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Notícias 20 anos de Daytona USA

Tópico em 'Jogos Eletrônicos' iniciado por Turgon, 25 Mar 2014.

  1. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Em 1992 a SEGA brigava com outras desenvolvedoras para fazer o melhor jogo de corrida para arcades. Virtua Racing era a sua aposta àquela época, mas a disputa era acirrada e era preciso mais. Dois anos depois, em março 1994, a empresa lança um jogo que iria revolucionar e desbancar todos os outros concorrentes: Daytona USA.

    Daytona USA tem uma história interessante sobre o seu desenvolvimento. No início da década de 1990, Toshihiro Nagoshi, diretor da SEGA, foi visitar os Estados
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    para assistir uma corrida de NASCAR. Ele e sua equipe estavam à procura de uma maneira de melhorar a experiência em um jogo de corrida. Dias depois, eles saíram com a ideia de Daytona, pois nada melhor que tentar projetar a experiência da NASCAR nas máquinas de Arcades, utilizando a mesma base de Virtua Racing.

    Com a idéia em mente, agora era hora de botar a mão na massa e dar vida ao projeto mentalizado pelo grupo. O foco era criar algo divertido e não realista. A SEGA queria que o público procurasse algo que lhes prendesse pelo
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    , que juntasse um grupo de pessoas para jogar e dar risada. Daytona USA surgiu com esses propósitos. O nome do jogo, aliás, foi dado em homenagem a pista de corrida localizada na praia de Daytona, nos EUA.

    As clássicas cabines
    O primeiro passo foi o desenvolvimento das cabines, os clássicos arcades que marcaram a série. Ao entrarnelas e de cara o joador via o volante, os pedais e o câmbio, tudo que um carro de verdade possuía - era só acelerar e vibrar. Nas cabines é que estava a parte mais bacana de Daytona USA, não por que era parecida com um carro, mas sim por que havia a interação multiplayer também.

    Era possível jogar com até oito pessoas simultaneamente em quatro cabines duplas acopladas. Um fato interessante, mas no Brasil pouco se viu, é que ainda existiam as cabines da versão "deluxe", onde elas possuíam uma câmera frontal que mostrava para os outros participantes as caretas do jogador.

    Ainda que focasse na
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    e não nos gráficos, Daytona USA dá um show de realismo no visual. Mesmo um pouco inferior a Virtua Racing em resolução, as pistas foram totalmente mapeadas em texturas de verdade, o que dava a ele um visual bem mais fiel - sem contar que rodava em 60FPS, mesmo com inúmeros adversários na tela.

    As pistas de Daytona
    Three-Seven Speedway (iniciante) – Esta é a primeira do jogo, nela você já começa com o carro em movimento e tem de percorrer um circuito oval contra 40 carros, sendo eles jogadores reais ou inteligência artificial. Esta pista é baseada na Daytona International Speedway, que é onde ocorre a primeira disputa de NASCAR da temporada todos os anos desde 1959 e a trilha
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    é a The King of Speed.

    Dinosaur Canyon (avançado) – Diferente da primeira, esta não é baseada em uma pista original da NASCAR, sendo projetada especialmente para o jogo. Aqui você terá de correr em um terreno montanhoso cheio de relevos, o que irá dificultar o controle do carro e fará com que você bata muitas vezes. Ao invés de 40 carros, agora são apenas 20, porém não pense que isso facilita, pois a pista impõe muitos desafios ao longo do caminho e a trilha sonora é a Let's Go Away

    Seaside Street Galaxy (experiente) – Se a pista anterior já era difícil, imagina esta. Obviamente ela é a mais difícil do jogo e a única a oferecer múltiplos caminhos para o jogador, além de conter também uma estátua do Jeffry de Virtua Fighter e a trilha sonora é a Sky High.

    As simples mecânicas
    A mecânica era bem simples, eis o grande segredo de Daytona para alguns. O jogador podia escolher entre três pistas diferentes, cada uma com suas características. Após isso escolhia entre câmbio automático ou manual. Se o jogador optasse pelo câmbio manual, e soubesse usar bem ele, a velocidade atingida pelo carro era bem mais alta do que pelo automático, trazendo assim um desequilíbrio à partida.

    Daytona USA possui uma inteligência artificial a frente de seu tempo. Ela analisa o jogador na primeira volta, e com base nisso, toma providências para o restante da corrida. Se o jogador fez um bom tempo ela fará os carros dificultarem mais nas pistas, por exemplo.

    O jogo ainda foi lançado em 1995 para Sega Saturn. Um lançamento feito às pressas, que gerou muita insatisfação - o título rodava a 20 FPS. Ele também foi planejado para o 32X, mas pela capacidade gráfica limitada do console a versão foi cancelada. Além de ter sido lançado pra PC em 1996, e Dreamcast em 2001, Daytona USA ainda recebeu versões para Xbox 360 e PS3 em 2011,via Live e PSN.

    Daytona USA é até hoje o jogo que mais gerou lucro para a indústria de arcade. O jogo continua inesquecível para quem viveu a época de seu lançamento e teve a oportunidade de jogar em uma velha cabine de Daytona.

    Fonte: Omelete
    ________________________

    Eu cheguei a jogar muito isso no fliperama. Era diversão garantida! Até hoje dá para encontrar algumas máquinas do jogo.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Esse foi o primeiro jogo de corrida que joguei de forma mais realista com volante e pedais.

    Me lembro que quando começou no Brasil foi foi uma febre. O primeiro lugar que joguei foi no antigo Playcenter de Sampa lá na Barra Funda.
     
  3. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Nossa! Não lembro o primeiro lugar aonde joguei isso. :lol:

    O mais legal era que dava para tirar corridas multiplayer. Era uma das melhores coisas desse jogo.
     
  4. Eu lembro bem, foi na Playland do Shopping Metrópole (@Neithan me corrija, mas acho que está lá até hoje), nos tempos de ETE Lauro Gomes. Mas nunca fui muito bom em jogos de corrida. :lol:
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Está sim. Mas não tem mais Daytona.
     

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