• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

20/10 Dia internacional do controlador de trafego aereo

Omykron

far above
Hoje comemora-se o dia internacional do controlador de trafego aereo.

Os Controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de voo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento.

No Brasil o serviço começou em meados da decada de 40, com a formação de 12 controladores. O unico que após o periodo minimo de serviço ficou como controlador fora Francisco Drezza.

Alem do mais, qualquer duvida sobe controle de trafego vocês perguntem para o Paraíba_Hi-tech pq ele é controlador em curitiba (para ser exato, no centro de controle de area de curitiba).

Fica aqui meus votos de congratulações aos homens e mulheres responsaveis pelo lado não romantico da aviação, responsaveis por manter todas as aeronaves ordenadas, evitando o caos nos céus.
:cerva:
 
Valeu pela lembraça, Omykron!!
Como vc bem disse, eu trabalho com controle de tráfego aéreo e tenho muito orgulho dessa profissão pouco conhecida (e pouco reconhecida) pela população em geral.
Se alguém se interessar pela área, seja em controle virtual ou em como se tornar um real ATCo, podem contar comigo pra ajudar!

Um abraço!
 
Parabéns a eles então!!!!!

tin tin


E o pouco reconhecimento pela população vem do fato de não conhecer nenhum aeroporto que se prontifique a explicar como funciona as operações que envolvem manter e controlar aeronaves, aliás raramente aparece filmes mostrando controladores de vôo, fica sempre uma aura de mistério sobre as coisas que ocorrem nos aeroportos mundiais (tem até um com o Billy Bob Thorton e o John Cusack que são controladores de vôo, competindo entre si e estressados) e fora o fato que nem toda população tem acesso a viagens aéreas.
 
Última edição:
Paraíba Hi-Tech disse:
Valeu pela lembraça, Omykron!!
Como vc bem disse, eu trabalho com controle de tráfego aéreo e tenho muito orgulho dessa profissão pouco conhecida (e pouco reconhecida) pela população em geral.
Se alguém se interessar pela área, seja em controle virtual ou em como se tornar um real ATCo, podem contar comigo pra ajudar!

Um abraço!

Você trabalha no CINDACTA II Paraíba?
 
Arnostalion ¥ disse:
Você trabalha no CINDACTA II Paraíba?
Exatamente, Arnostalion!
Pouca gente sabe, mas de lá, controlamos o tráfego aéreo de toda a região Sul, mais o estado do MS e metade do estado de SP.

Concordo com a Deza quanto a divulgação por parte da administração aeroportuária. Não sei realmente quais os motivos dessa obscuridade, já que é uma profissão fascinante e muito empolgante.
Talvez eles não queiram mostrar muito com medo de expor também os problemas e riscos que caminham junto com o deslumbre inicial...
Whatever...
 
Pra mim, tráfego aéreo só no flight simulator mesmo :mrgreen:
Parabéns a todos que não deixam o piloto do meu avião esbarrar em outro :joinha:
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Exatamente, Arnostalion!
Pouca gente sabe, mas de lá, controlamos o tráfego aéreo de toda a região Sul, mais o estado do MS e metade do estado de SP.

Concordo com a Deza quanto a divulgação por parte da administração aeroportuária. Não sei realmente quais os motivos dessa obscuridade, já que é uma profissão fascinante e muito empolgante.
Talvez eles não queiram mostrar muito com medo de expor também os problemas e riscos que caminham junto com o deslumbre inicial...
Whatever...
administração aeroporturaia = infraero
isso explica muito o medo do pessoal em divulgar.
vai que descobrem que tem mais equipamento inoperante do que funcionando, dos elefantes brancos da infraero.... ai a casa cai.

controle de trafego aereo é magnifico. sem contar a forma ordenada que é feito. são pessoas que detem minha admiração por fazer um trabalho que mal é reconhecido pelas pessoas.
 
Essa falta de divulgação não é só da Infraero.

É só olhar as propagandas da imprensa, especializada ou não, só aparece o pouco que é novo e funciona tanto da Infraero como das Forças Armadas, mas não mostram os problemas, que são em número muito maior...
 
Por exemplo se alguém aqui quisesse se tornar controlador de vôo, como se faz para chegar nessa profissão? *sinceramente faço a menor idéia*
 
Deza disse:
Por exemplo se alguém aqui quisesse se tornar controlador de vôo, como se faz para chegar nessa profissão? *sinceramente faço a menor idéia*
2 caminhos.
entrar em algum concurso publico para infraero e conseguir um posto para controlador de voo civil (ou concurso direto para tal).
Na cidade de navegantes - sc é um de alguns aeroportos com controladores de torre da Infraero.

Na area militar, o paraíba poderia confirmar
 
Realmente no Brasil só por meio de concurso público.

Sobre o concurso da Infraero eu não sei muitos detalhes. O que sei é que os aprovados fazem um curso de formação que dura, se não me engano, 10 meses. Esse curso é em São José dos Campos/SP. A prova é de nível médio, portanto não precisa ter diploma superior.

Já o concurso militar tem algumas restrições típicas da vida militar. A idade é a primeira delas. A pessoa precisa ter no máximo 23 anos incompletos para tentar o concurso. As demais são com relação ao porte físico. Há um exame médico e físico bastante rigoroso. Baixa estatura ou problemas de saúde podem eliminar um candidato. O resto é normal... A prova não é muito difícil, mas a concorrência giora em torno de 100 candidatos por vaga.

Para informações sobre calendário e editais, visitem a página da FAB:

www.fab.mil.br
 
Ecthelion disse:
8-O São muitos? :ahn?:

no dia que vc ter noção de como a infraero só faz besteira..... só para ter ideia, em são paulo não tem 2 auxilios navegação de extrema importancia (balizam procdimentos de saida e chegada para congonhas e guarulhos), a mais de ano.
sem contar as obras faraonicas que só visam o lucro rapido e imediato.
mas olha, isso que eu tou falando é mintira. a empresa mais rentavel do governo federal é perfeita :obiggraz:
 
Eö Calmcacil disse:
Baixa estatura? :?

O que isso tem a ver?

Como é um concurso militar, a baixa estatura tem a ver com a manutenção de um padrão dentro da Força. Em algumas áreas, a baixa estatura, ou uma estatura exagerada podem atrapalhar o cumprimento de certas funções, por isso essas regras.
 
Acabei de vir de uma exposição sobre controle de vôo no shopping Pátio Brasil, foi uma iniciativa bacana mostrar a quem quisesse os procedimentos de controle, fora o mapa cheio de códigos, deu para bater papo com os controladores, enfim foi ótimo.
 
legal mesmo é conseguir visitar a torre de controle em brasília...

teve uma vez que fui para o sindacta, e um controlador deixou eu passar a ultima instrução para um TAM...é bem diferente do que eu imaginei.
 
Ecthelion disse:
8-O São muitos? :ahn?:
Infelizmente são, Thiago!
Temos muitos materiais de primeira necessidade em situação de sucata, nossos radares após uma longa espera estão sendo revitalizados, mas ainda temos problemas na síntese das informações que eles recebem, as frequências VHF que usamos para comunicação Terra-Ar estão em estado deplorável, em diversos locais, sofremos com interferências de rádios piratas, cujas origens a ANATEL não tem condições de localizar com eficácia, a proliferação desordenada de antenas de celulares também tem interferido em nossas comunicações, há áreas em diversos pontos do Brasil SEM NENHUMA cobertura-radar e de comunicação VHF deficiente, enfim, há inúmeros problemas técnicos. E olha que eu não falei dos problemas humanos que se relacionam sobretudo à falta de pessoal, aos salários baixos e à inexistência de uma regulamentação da nossa profissão. É isso mesmo! No Brasil, a profissão de controlador de tráfego aéreo não é regulamentada.... Dá pra imaginar isso? E o resultado disso é que nós acabamos sendo submetidos a cargas horárias reguladas por uma lei que rege a atividade de um militar, que é bem diferente da atividade de um profissional de segurança de vôo. E os controladores civis estão numa situação ainda pior... pra vc's terem uma idéia, a carga de trabalho deles é calculada com base na atividade de um TELEFONISTA!!! Nada contra essa atividade, mas a minha é diferente...

Bom... acho que já desabafei um pouquinho!! Agora deixa eu ir que eu entro no trabalho às 13h30 e, se eu me atrasar, eu posso ser preso...

Fui...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo