1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[2º Salão do Fogo] SdA1, I:I - Uma festa muito esperada

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Tilion, 12 Nov 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Tilion

Tilion Administrador

Salve, Ardalië!

Dia 15/11 será realizado no canal #dagorlad da ValinorNet o 2º Salão do Fogo da Valinor, começando um ciclo de discussões que seguirá a seguinte ordem: em cada encontro, um capítulo d'O Senhor dos Anéis será discutido em todos seus detalhes, seguindo a ordem em que se encontra nos livros.

Assim, o tema do SdF do dia 15 será:

A Sociedade do Anel, Livro I, capítulo I: "Uma festa muito esperada"

Dá tempo de fazer a "lição de casa" (isto é, ler o capítulo em questão) direitinho para não fazer feio na hora. :mrgreen:

A sessão começa às 19:00h desse sábado, com duração de 2 horas.

Compareçam e vamos conversar sobre a Festa de Bilbo e outras coisas hobbitescas! :cheers:

2. Skywalker

Skywalker Great Old One

Seria interessante se vocês disponibilizassem os logs dessas sessões na Valinor...

3. Tilion

Tilion Administrador

4. Olwë

Olwë Usuário

A menos que caia um meteorito no meu pc até lá, eu vou! :wink:

5. Link

Link The Hero of Time

Contem comigo! 8-)

6. Ruby Moon £

Ruby Moon £ Usuário

Se minha irmã não estiver empacando o pc, estarei lá mais uma vez!

Viva, dessa vez são 2 horas! :dance:

:mrgreen:

7. Deriel

Deriel Administrador

e depois disso, SEMANAL :dance:

(Aliás, eu criei um outro tópico pra por como notícia da Valinor... se transformasse esse em notícia ele ficaria perdido no meio da página)

8. UrUbU

UrUbU Kaizoku-ou

espero poder ir dessa veiz... a principio naum tenho nada esse fds... :think: provavelmente estarei lah!!!! :dance: :dance: :dance:

9. Chester Cubano

Chester Cubano Chester_Cubano

Jah estou mandando mensagens aos usuarios com isso oh:

Salao de fogo hoje as 19:00 horas, no chat valinor!!!Imperdivel com a participacao ilustre de Chester_Cubano!!!

10. Tilion

Tilion Administrador

Pessoal, eis o log da discussão sobre o primeiro capítulo do SdA - "Uma festa muito esperada".

Várias pessoas compareceram e, no pico de movimento, tivemos umas 30 online ao mesmo tempo. :dance:

Nem todas falaram (como é natural, claro), mas mesmo esses disseram depois que gostaram muito... e, realmente, foi ótimo! :clap:

Apenas alguns avisos:

1) não reparem nos erros de ortografia: mirc é assim mesmo, e não corrigi muita coisa para não tirar a espontaneidade do pessoal.

2) Essa foi uma discussão mais descontraída, mesmo porque o próprio cap. o é, sendo inclusive cômico em vários momentos. E mantivemos esse clima nesse Salão de Fogo. :obiggraz:
    Mesmo assim, editei (e MUITO) o log para deixar, dentro do possíve, apenas coisas relevantes para a discussão do capítulo em si (eita pessoal que se desvia do assunto... :roll: ).

Enfim, confiram como foi. Logo, logo tem mais! :mrgreen:

=====================

<@Imrahil> Tilion, faça as honras

<@Tilion> ok

<@Tilion> ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!

<@Tilion> vamos começar o 2º Salão do Fogo da Valinor

* Litzhel se arruma na cadeira

<@Tilion> e discutir o primeiro cap. do Sociedade do Anel: "Uma festa muito esperada"

*** Tilion colocou o modo: +m

<@Earendil> ;)

<@Tilion> ok, atenção agora

<@Tilion> esse modo +m significa que só os ops, os que tem @ antes do nick, podem falar

<@Tilion> coloquei para não dar confusão agora no início

<@Tilion> mas vou tirar já, já

<@Tilion> não se preocupem ;)

<@Tilion> bem, o tema é o primeiro cap. do Sociedade do Anel

<@Tilion> não vamos fazer uma discussão "formal"

<@Tilion> será mais uma exposição de opiniões pessoais sobre o capítulo em questão

<@Tilion> não se intimidem em falar o que quer se seja sobre ele

<@Tilion> a única coisa que eu peço é respeito

<@Tilion> uns com os outros

<@Tilion> para temos alguns momentos divertidos aqui, ok?

<@Tilion> bem, vamos lá

*** Tilion colocou o modo: -m

<Chester_Cubano> quem vai começa?

<@Imrahil> Pode ser vc, Chester

<@Imrahil> um por vez, por favor

<@Imrahil> ;-)

<Chester_Cubano> nha, que responsabilidade

<NeoDeSampa> Bom, se ninguém fala

<@Tilion> ok, deixa eu dar a direção, então

<@Imrahil> isso

<Skylink> Bom, se é pra falar sobre algo do capitulo... Acho interessante a parte
    aonde Gandalf utiliza..

<Chester_Cubano> pq eh q a festa era tao esperada?

<@Tilion> ah

<@Tilion> boa

<Skylink> diversas formas de persuasão para ajudar Bilbo a se livrar do anel

<@Tilion> pela idade incomum de Bilbo, mesmo para os hobbits

<NeoDeSampa> Eu li primeiro o hobbit, e estava acostumado com um estilo. Acho que Uma festa muito esperada, é uma mescla do estilo do hobbit e do estilo sda. para que o leitor não sinta o choque

<@Tilion> e o quanto Bilbo não envelheceu nesses 111 anos

<@Tilion> NeoDeSampa: acho o mesmo

<@Tilion> é uma "transição", do Hobbit para o SdA

<bombadil> Eu sempre achei interessante que o primeiro capítulo de O Hobbit, chama-se Uma Festa Inesperada e o 1º cap de SDA Uma Festa Muito Esperada.

<Chester_Cubano> eh mais pra diverssao esse capitulo!

<@Imrahil> e também outro fator de atração é a grande riqueza de Bilbo

<@Earendil> vamos com calma pessoa, um assunto de cada vez... acho mais pertinente primeiro responder a questão do chester

<bombadil> Será que Tolkien fez isso propositalmente?

<@Tilion> bombadil: aham

<Litzhel> Na verdade, se você for reparar bem. Toda a história segue esse rumo. vai "amadurecendo" aos poucos

<@Tilion> é "brincadeira" começa aí :)

<|Mr_W|> fora a maioridade de Frodo, o q deixava os Sacola-Bolseiros realmente irritados, já q ele seria o herdeiro de Bilbo

<NeoDeSampa> sim, pode ver que não há tanto conversa narrador-leitor, mas ela está presente, o que não há no Sda

<Mirthrandir> para mim era uma festa esperada pq Gandalf jah tinha sua decisaum formada do Um Anel

<tolkien_onering> No aniversário, os hobbits tinham de dar presentes para todos. Acho que isso fez com que Bilbo tivesse uma ajudinha para deixar o Anel pra trás, para Frodo

<@Tilion> Tolkien tinha determinada idéia para o SdA

<@Tilion> inicialmente, seria uma "história de hobbits"

<@Tilion> como os editores tinham pedido a ele

<@Tilion> algo no estilo do Hobbit

<@Tilion> mas a coisa foi crescendo demais

<Mirthrandir> Axo, Tolkien_Onering q os hobbits fazem isso ah um bom tempo!

<@Tilion> e "meio" que fugiu do "controle" dele

<@Tilion> a história em si foi amadurecendo

<@Tilion> e ficando mais "séria", em um tom diferente do Hobbit

<The_White> Torna-se mais densa

<Olwe> [Tilion]: Mas Tolkien chegou a cogitar de fazer Tom Bombadil o herói da continuação para o Hobbit. Ele submeteu o esboço do Uma festa muito esperada meio sem convicção de que seria um bom começo.

<Irmo> é...

<Litzhel> É, foi o que eu disse. Se você perceber, no primeiro capitulo, que discutimos agora, ainda tinha ligação bem mais forte com o estilo de escrever que Tolkien teve em O Hobbit.

<Litzhel> Dos capitulos em diante foi crescendo, se desenvolvendo, e ficando uma leitura mais "formal"

<@Tilion> Olwe: sim, sim, mas me refiro ao que os editores lhe pediram inicialmente

<Skylink> [Litzhel]: hum, verdade

<Skylink> da pra notar o quanto tolkien descreve as peculiaridades de diversos hobbits

<NeoDeSampa> Um exemplo dessa diferença na escrita é o trecho "Essa era a marca de Gandalf, é claro, e o velho era Gandalf, o Mago, cuja fama...." Pg 25 Paragrafo 2

<@Tilion> sim... o capítulo poderia muito bem fazer parte d'O Hobbit

<NeoDeSampa> No hobbit vemso essas descrições mais simples, algo na linha do hobbit

<@Imrahil> de fato

<NeoDeSampa> mas que você não ve na apresentação de galadriel

<@Imrahil> mas mesmo assim, as primeiras versóes do capítulo

<Eowyn> concordo no começo ele era bem mais semelhante ao hobbit ate quando eles saem do condado e um raposa para e pensa nossa hobbits... isso é bem tipico do hobbit

<@Imrahil> são muito mais hobbitescas ainda

<Irmo> nO Hobbit a escrita é muuuuuuito mais facil q os outros livros... e o 1º capitulo do Sda tb...

<@Imrahil> acreditem, ele modificou enormemente

<@Imrahil> até o primeiro capítulo

<@Imrahil> embora naum pareça tanto

<@Tilion> e ainda assim continuou hobbitesco

<NeoDeSampa> Eu acho esse capitulo importante. é oque inciia a história. o que liga o hobbit e sda. localiza o leitor e lhe expoem os fatos

<Mirthrandir> e a escrita amadureceu depois de cartas, e da guerra tmb!

<Olwe> [Imrahil]: Isso é uma coisa que eu acho muito interessante. Segundo o Letters, Tolkien não achava que fosse capaz de escrever mais nada sobre Hobbits depois de O HObbit. Então ficou ciscando até sair algum gancho interessante.

<@Tilion> exato

<@Imrahil> exatamente

<@Imrahil> ele fez rabisco atrás de rabisco

<@Imrahil> cogitou as coisas mais esdrúxulas

<NeoDeSampa> Isso fica claro em sda

<@Imrahil> até um ataque de dragões ao Condado

<Olwe> Nossa

<@Imrahil> fora os nomes, claro

<NeoDeSampa> Vemos a festa, seu estilo de escrita e tudo mais. Depois os personagens. Tom Bombadil, Strider, Galadriel

<NeoDeSampa> há uma evolução

<Skylink> entre elas, daria pra colocar o Aragorn como hobbit, tb^^ Mas isso depois que Sda já estava mais definido

<@Imrahil> bom, primeiro era pro Bilbo ser o herói de novo

<@Earendil> o_O

<@Imrahil> depois veio o sensacional "Bingo"

<@Imrahil> que depois virou Frodo

<The_White> Tolkien não tinha idéia do mendo que iria criar quando escreveu o Hobbit, tanto que o mapa só mostra A Floresta das Trevas

<@Imrahil> ah, e nem havia sinal do Sam

<@Imrahil> The_White: na verdade, o que ele tinha era o mundo do Silmarillion

<@Imrahil> esse estava bem desenvolvido

<NeoDeSampa> Sim é onde marca de evz a transição hobbit sda

<@Tilion> The_White: ele não achava que chegaria a desenvolver o leste das Montanhas Azuis com tantos detalhes, uma vez que o Silmarillion, que já existia, se passava em Beleriand, do outro lado das Montanhaas

<tolkien_onering> sim, eu li isso no livro do David colbert

<@Imrahil> mas a gente está fugindo do tema ;-)

<@Tilion> uhum

<@Earendil> estamos mesmo

<Gandalf_The_White> o Aragorn lida com os hobbits de igual, pra igual, como se fosse um.

<@Earendil> pessoal, uma questão de cada vez por favor...

<@Earendil> voltem para Uma Festa Muito Esperada :)

<@Imrahil> ok

<Irmo> Tolkien queria q o Sda fosse só hobbits? tipo O Hobbit?

<NeoDeSampa> Sim a festa. gostei do clima que é passado do condado

<NeoDeSampa> O condado não foi tão eplorado no hobbit

<@Imrahil> Irmo: queriam que ele fizesse desse jeito (os editores)

<@Imrahil> de fato, Neo

<@Imrahil> vc tem só uma lista de sobrenomes

<@Earendil> na minha opinião, era uma festa muito esperado não só pela idade dos aniversariantes, mas pelo tamanho da festa em si, e pelo rumor da quantidade enorme dos presentes, fogos de artifício, etc...

<NeoDeSampa> era apenas o lar de bilbo. não nos falava tão bem das pessoas, das terras

<@Imrahil> e alguns dados sobre os Tûks

<Chester_Cubano> Eu acho q era muito esperada tbm por causa da chegada do gandalf a festa!

<Gandalf_The_White> Fogos de artificio... G de grande... de Gandalf

<@Earendil> concordo, chester

<bombadil> uma festa que criou enorme alvoroço, afinal TODOS foram convidados

<@Tilion> uma coisa que eu gosto quanto ao clima do Condado é que ele lembra e MUITO o interior da Gra-Bretanha como um todo, naquelas cidadezinhas onde todos sabem de todos, e se reúnem em bares para fofocar sobre a vida alheia

<NeoDeSampa> Não eu descordo

<@Tilion> e isso ocorre nesse cap.

<NeoDeSampa> Gandalf não era bem visto pelo que me lembro

<tolkien_onering> não ele não era.

<NeoDeSampa> gostavam de seus fogos mas evitam proximidades

<The_White> Acho que a trama do livro tem início apenas no finalzinho do 1o. capítulo, quando Gandalf passa a desconfiar seriamente do anel e parte do Condado

<@Earendil> realmente nao era, mas ele causava muita curiosidade nos hobbits de qualquer maneira

<Ratulco_Leogolas> eh verdade

<Mirthrandir> naum era naum Neo....era um pertubador da paz

<|Mr_W|> concordo Tilion, lembra mt o interior da gra-betanha

<Gandalf_The_White> esse interior nós temos aqui...

<Mirthrandir> e foi mais mal visto depois q Bilbo partiu

<@Earendil> principalmente nos jovens hobbits

<Chester_Cubano> entao era por causa dos fogod

<NeoDeSampa> fogos tb naum chester

<Irmo> é verdade NeoDeSampa...

<Mirthrandir> tmb

<NeoDeSampa> os fogos é só para deixar a história bonitinha e uma maneira do gandalf se aproximar dos hobbits sem causar alvoroço

<@Imrahil> o Tolkien diz que esse é o aspecto mais infantil dos hobbits

<Gandalf_The_White> mas ele era um mestre com fogos

<|Mr_W|> mas os hobbits já se aproximavam dele naturalmente, pelo menos os mais jovens

<tolkien_onering> e se você ver no filme e no livro tem uma diferença... quando galdalf tá chegando no condado ele "espanta" os hobbitzinhos pra não solta os tão esperados fogos. e no filme ocorre justamente o contrário.

<@Imrahil> esse gosto pelos fogos de artifício

<NeoDeSampa> pra festa correr bem, afinal já bastava o bilbo sumir do nada, então o gandalf vai lah e deixa todo mudno alegre e bobo com fogos

<Gandalf_The_White> e usou isso como uma profissao

<Mirthrandir> aham

<NeoDeSampa> Sim, um disarce

<Skylink> (NeoDeSampa): Acho que não tem esse motivo. Não combina com Gandalf

<Olwe> [Tilion]: Uma diferença entre o condado do começo de SDA e o Condando de O Hobbit é que aquealas viagens de "invenção do golf", etc. dão lugar a uma estrutura social mais verossimel. A propósito: o "Acerca dos Hobbits" foi escrito depois do primeiro capítulo ficar pronto, não é mesmo?

<Skylink> Acho que ele simplesmente fez isso para divertir os hobbits, seria algo mais apropiado pro jeito dele

<NeoDeSampa> Gandalf é astuto, ele não pode ser o centro das atenções. nem deixar que bilbo seja. então entram os fogos

<GilGalad> O interesse pelos fogos vem das lendas sobre eles. No capítulo diz que nem mesmo o mais velho entre os velhos tinha visto fogos do Gandalf.

<@Tilion> Olwe: sim, mas ainda há resquícios dessas "viagens" no prólogo do livro... ainda bem que elas param por ali :)

<|Mr_W|> mas inicialmente os hobbits achavam q ele so iria tratar dos fogos realmente, como diz o inicio da pg 25

<Skylink> NeoDeSampa: se a intenção dele fosse distrair, era só mandar mais vinho pro hobbits^^

<NeoDeSampa> Olwe, sim está correta. O hobbit como dito pelo Imrahil só fala dos tuks e sobrenomes

<NeoDeSampa> Skylink, num livro infntil não se usa vinho

<NeoDeSampa> se usa fogos de artifício

<Irmo> acho brilhante o Bilbo, oq ele faz com os parentes q não gosta... os presentes se encaixam para cada um...

<Gandalf_The_White> e eles sabiam que se não era pra tratar da festa... longe!!! imaginaram o que deu na mente deles...

<@Imrahil> É, aquilo é muito engraçado

<@Imrahil> é realmente uma despedida

<@Deriel> Proudfeet!

<Skylink> Mas mesmo assim... se houver tal propósito, cumpriu?

<The_White> Somente Bilbo e Frodo sabiam do real poder de Gandalf, já que Bilbo viu Gandalf em O Hobbit usar seus poderes contra os lobos.

<Gandalf_The_White> isso

<@Tilion> The_White: nem eles sabiam realmente

<merenor_lanfast> mas isso foi depois

<@Imrahil> como se ele tivesse morrido mesmo e pudesse falar o que quisesse de quem quisesse

<Skylink> Bilbo foi o centro das atenções por semanas

<Gandalf_The_White> bilbo o amava

<merenor_lanfast> depois da festa...

<Chester_Cubano> por anos

<Skylink> acho que os fogos foram apenas para divertir os hobbits

<@Earendil> com certeza

<merenor_lanfast> ele sempre faz fogos

<@Earendil> era uma festa, afinal ;)

<merenor_lanfast> para divertir tudo

<Olwe> e para que mais seriam?

<@Tilion> claro

<merenor_lanfast> mas essa certamente nao e a pricipal função dele

<Gandalf_The_White> que festa

<Skylink> não não... Os fogos dele eram lendas

<NeoDeSampa> Eu acho que, como o Imrahil já disse. Tolkien fala que a infantilidade dos hobbits vem dos fogos. Se você quer chegar eprto de uma criança asustada, você leh da um doce, um brinquedo. Ela esquece do que sente pro você

<Skylink> no condado

<@Tilion> para os hobbits, Gandalf era só "um velhinho mágico"

<Irmo> e a "Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade

<@Tilion> e não passava disso

<Irmo> de vocês a metade do que vocês merecem. Isso foi inesperado e muito

<Irmo> dificil.

<Irmo> isso foi legal

<NeoDeSampa> Tilion será?

<Irmo> elogio ou insulto?

<@Tilion> ele não era bem visto no Condado por ser responsável pelo "desencaminhamento" de Bilbo

<NeoDeSampa> eleslembro da relação dos tuks com gandalf, aquilo não é coisa de velhinho mágico

<@Tilion> e levar ele em aventuras

<|Mr_W|> talvez para facilitar a entrada de Gandalf no condado, ja q ele seria somente mais uma pessoa organizando a festa, assim n desconfiariam da verdadeira natureza dele, se bem q nunca iriam desconfiar

<Skylink> Não só bilbo, eu acho

<Gandalf_The_White> era muito misterioso o Gandalf... entrava e saia do condado sempre na manha... isso deixava todos curiosos...

<Skylink> Mesmo no inicio de o hobbit, já havia rumores de pessoas que ele havia levado em aventuras

<|Mr_W|> exatamente

<NeoDeSampa> sim o que falei

<NeoDeSampa> a relação do gandalf com os Tuks

<The_White> Eu acho incrivel a idéia do gandalf e causar o clarão na hora da despedida de Bilbo para dar a entender que houve um truque

<NeoDeSampa> tanto que é assim qeu ele se aproxima de Bilbo no hobbit

<Eowyn> ele não era bem visto mais todos tinham muita curiosidade na pessoa dele

<@Imrahil> Neo: acho provável

<@Imrahil> afinal, ele parte com os anões

<Olwe> Se o Bilbo tivesse levado o Um Anel para Valfenda as coisas teriam sido mais fáceis ou mais difíceis? Elrond possivelmente reconheceria o Um-anel?

<@Imrahil> que vieram ajudar a organizar a festa

<tolkien_onering> Eu tenho uma pergunta: se os hobbits gostavam tanto de fogos, por que eles só se dedicavam à registros genealógicos?

<Gandalf_The_White> anoes ajudaram na festa

<The_White> Olwe tb já pensei nisso

<Skylink> [The_White]: Sim, ele tinha que dar algum motivo para o desaparecimento de bilbo...

<|Mr_W|> Olwe: reconheceria, já q ele estava com Isildur no fia q ele deveria ter livrado-se dele

<Irmo> mais dificeis Olwe... eles saun mais poderosos.. imagine elfos com o um...

<GilGalad> Porém Bilbo o esconderia, como sempre fez

<@Imrahil> de fato

<The_White> Mas temos que ver que o Anel já estava exercendo poder sobre Bilbo, talvez ele não conseguisse levar o anel a Valfenda

<@Imrahil> é o costume inglês

<Skylink> conseguir, conseguiria

<Eowyn> Será que se Bilbo não tivesse ido embora e não tivesse passado o UM a Frodo ele teria ido p/ Mordor como foi Frodo?

<@Imrahil> só se ele revelasse a existência do Anel

<Gandalf_The_White> acho que nao

<@Imrahil> e eu acho isso difícil

<Skylink> mas ficaria ainda mais dificil ele largar por vontade própia se ficasse mais tempo com ele

<Irmo> axo q Glorfindel levaria o Um se fosse para valfenda... ou Aragons quem sabe...

<The_White> O anel já exercia poder sobre ele

<|Mr_W|> seria mt arriscado Eowynm pq Gollum ja sabia q ele tinha o 1 anel

<Chester_Cubano> e acho q se o bilbo usasse mais o anel ele seria contaminado

<Irmo> Bilbo morreria crei eu

<The_White> Ele não conseguiria realizar a ato de Frodo, já estava com o anel há muito tempo

<Gandalf_The_White> bilbo seria dominado

<Skylink> Ele já estava na beira de um ponto irreversível, ou quase

<|Mr_W|> Bilbo sucumbiria ao Um

<Chester_Cubano> Oq vcs acham dos presentes do bilbo para seus amigos????

<@Earendil> vamos tentar colocar uma questão de cada vez, se possivel ;)

<Gandalf_The_White> presentes certos para pessoas certas

<Sra_Eowyn> estranhos os presentes

<Chester_Cubano> tah mas oq vcs acham deles?

<Irmo> os presentes saun perfeitos e muito bewm pensados

<@Tilion> os presentes foram a última brincadeira de Bilbo com os hobbits

<Chester_Cubano> tipo o guarda chuva pra adelard tuk!!!

<Gandalf_The_White> acho que só bilbo poderia ter pensado...

<Skylink> bem escolhidos, de acordo com a visão de bilbo^^

<ElaineLan> eu achei q cd um mereceu os presentes..

<@Tilion> principalmente as colheres de prata para Lobélia

<@Tilion> aquilo foi ótimo

<@Tilion> :)

<@Earendil> na verdade a festa toda foi uma grande brincadeira

<Sra_Eowyn> eh

<The_White> Acho que Tolkien quis dar um toque humorístico quandi escreveu sobre os bilhetes

<@Imrahil> ou trote

<@Earendil> mas com um objetivo importante

<Eowyn> Achei que Bilbo tinha um grande senso de humor ao dar os presentes

<@Imrahil> um practical joke, como se diz em inglês

<Gandalf_The_White> Bilbo estava radiante na festa

<Chester_Cubano> e pro milo covas???

<@Tilion> pegadinha

<@Tilion> :P

<Skylink> Tudo isso era para...

<@Imrahil> exato, foi coisa do João Kléber

<@Imrahil> :oP

<Skylink> facilitar o verdadeiro objtivo, que era dar o anel para frodo

<Gandalf_The_White> hihi

<@Earendil> era pro Bilbo se livrar do Anel

<Irmo> "Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da
    metade de vocês a metade do que vocês merecem. Isso foi inesperado e muito dificil." oq acham? Elogio ou insulto?

<Olwe> [Earendil]: entrar no clima para o dar o Um Anel para o Frodo. Certo?

<@Earendil> por isso Gandalf ajudou tanto

<Gandalf_The_White> elogio

<@Tilion> Chester: o Milo Covas ganhou uma caneta, por nunca responder as
    cartas que recebia :)

<tolkien_onering> é verdade... antes de tudo Bilbo era um brincalhão.

<Chester_Cubano> Elogio!

<Irmo> acho q ele quis elogiar...

<@Imrahil> Irmo: ao mesmo tempo brincadeira

<@Imrahil> e elogio

<Chester_Cubano> Ah, sim, entendi!!!

<@Imrahil> demonstração de carinho, quero dizer

<@Earendil> era mais facil, depois de dar tantos presentes, dar o Anel e Bolsão para o Frodo

<Chester_Cubano> Mas ele n mandou pq ele n tinha caneta???

<Eowyn> Tudo pompas e circunstancias p/ distrair Frodo do objetivo principal de Bilbo e p/ diverti-lo logico

<The_White> Tolkien queria mostar a diferença entre a paz dos Condado e o que iria acontecer em seguida, suponho

<@Imrahil> apesar de estar cansado do Condado, ele ainda amava o lugar e as pessoas

<@Tilion> sim, é elogio... mas dito de uma forma "complicada" para deixar os hobbits pensando sobre aquilo propositalmente

<@Tilion> para ficarem na dúvida

<Olwe> Não entendo muito bem por que Gandalf concordou com a "brincadeirinha de sumir", se ainda não tinha certeza de que aquele anel era O Anel. Quero dizer: se suspeitava que era o Anel Governante, não devia tratar a questão com muito mais seriedade?

<Ratulco_Leogolas> acho q ele disse complicado assim pra dar tempo de desaparecer

<@Tilion> e depois ainda veio a "Grosa", e aí eles se ofenderam mesmo

<Skylink> .:Earendil: Bilbo pensava assim embora, no final, não tenha sido fácil

<@Earendil> Olwe de qualquer forma Gandalf sabia que se tratava de um anel mágico... e como ele diz em algum lugar nesse cap., anéis mágicos não eram brincadeira...

<Gandalf_The_White> qualquer hobbit que estivesse na festa... depois de uns goles e muita comida... se fosse perguntado: o que Bilbo disse? Bilbo é esquisito...

<Skylink> «Olwe» Ele concordou com a intenção da brincadeira, eu acho

<@Earendil> Olwe ele tinha bastante desconfiança a respeito... Bilbo não envelhecia, etc

<@Tilion> Olwe: talvez por ser um desaparecimento rápido, de poucos minutos... acho que não implicaria em "danos" maiores

<Skylink> Olwe: já que tudo aquilo era pra passar o anel para frodo

<@Earendil> Olwe Gandalf diz que tem um "interesse profissional" no Anel

<The_White> Depois que Bilbo disse as palavras de gollum Gandalf deu mais importancia aos assunto

<Gandalf_The_White> sabiam que a condição de Bilbo... " não é natural e trará problemas..."

<@Tilion> e ele ainda apenas desconfiava do Anel

<@Imrahil> pois é

<@Tilion> creio que ele tinha esperanças de que não fosse o Um

<@Imrahil> é um continuum de suspeita

<@Tilion> mas isso é para o segundo capítulo

<@Imrahil> a coisa vai esquentando cada vez mais

<@Imrahil> até que fica irrefutável

<@Imrahil> de fato

<Skylink> -=Tilion=- Verdade... ele começou a ficar mais apreensivo depois dos últimos acontecimentos com bilbo

<Olwe> [Earendil]: Certo. A impressão que eu tenho é que Gandalf só não tomou medidas mais drásticas imediatamente porque respeitava aquela interdição de interferir diretamente... Saruman teria tomado o Anel à força, mesmo que fosse apenas um anel mágico "simples"

<Eowyn> Acho que talvez no fundo Bilbo não pretendia deixar o anél p/ Frodo

<Skylink> acho que isso justifica as várias visitas que ele fez depois

<@Earendil> Olwe ou teria usado algum tipo de subterfúgio para tomar o Anel :)

<@Earendil> eu concordo

<Skylink> Eowyn: Ele pretendia... tanto que deixou

<@Tilion> Eowyn: sim, ele dá a entender isso... mas a "corrupção" do Anel não tinha sido grande nele ainda

<@Tilion> e os hobbits têm uma resistência incrível

<Olwe> [Earendil]: como a persuasão

<Skylink> [Eowyn]: mas tinha a corrupção do anel

<@Tilion> como todos não deixam de notar e se supreender

<Skylink> Eowyn: que já estava começando a se apoderar dele

<@Tilion> com o empurrãozinho de Gandalf, foi mais fácil pro Bilbo se desfazer do Anel

<@Tilion> talvez ele não o conseguisse se demorasse mais uns anos

<@Earendil> no fundo Bilbo tinha plena confiança de que Frodo ia saber utilizar o Anel com sabedoria... e mesmo Bilbo não tnha lá muita noção dos seus efeitos nocivos

<Ratulco_Leogolas> empurrão ou quase a força ?

<@Tilion> empurrão

<Skylink> (Earendil): Tinha um pouco, mas não entendia que a causa era o anel

<The_White> Bilbo se esqueceu duas vezes de colocar o anel sobre a lareira isso significava que estava sucumbindo ao Anel

<Gandalf_The_White> mas gandalf foi pego de surpresa... Bilbo estava muito dominado.

<Olwe> [Ratulco_Leogolas]: Não poderia ser à força. gandalf era proibido de interferir diretamente

<Skylink> por exemplo, o fato de ele se sentir esticado

<@Tilion> isso já era a influência do Anel, Skylink

<@Imrahil> é como se o Anel fosse uma droga

<Skylink> exatamente

<@Imrahil> quanto mais tempo de posse e de uso

<The_White> Bilbo estava decaíndo

<@Tilion> levando Bilbo a se parecer com Gollum

<Skylink> mas ele não sabia, até então

<@Imrahil> maior a dependência

<@Tilion> a longo prazo

<@Tilion> tanto que ele diz que o Anel era o "precioso" dele

<Irmo> E a História dos pais do Frodo!? Morreram afogados? Um empurrou o outro?! O peso de Drogo afundou a barca?!

<@Tilion> como Gollum havia dito

<The_White> Estava sendo submetido ao anel

<Olwe> [Irmo]: Foi um acidente

<@Tilion> acidente mesmo

<Gandalf_The_White> passar pouca manteiga no pedaço de pao, não é com os hobbits... que gostam de fartura... tinha algo errado

<Irmo> é oq eu acho mas taun sem graça assim?

<@Tilion> aumentado por fofocas

<@Tilion> típicas dos hobbits

<tolkien_onering> Hein, se os hobbits gostavam tanto de fogos, por que eles só
    se dedicavam à registros genealógicos, como é dito no prólogo?

<The_White> Foi pela já iniciada escravidão ao anel que Bilbo entrou em conflito com gandalf

* Imrahil concorda com Tilion

<Ratulco_Leogolas> os pais de frodo sabiam nadar ?

<Chester_Cubano> Pq era mais importante!!!

<Gandalf_The_White> fizeram as arvores depois

<Irmo> naun Ratulco_Leogolas

<Gandalf_The_White> e depois escreveram mais

<Irmo> se naun eles tariam vivos...

<Skylink> [tolkien_onering]: Talvez pq não tivessem mestres na arte

<@Imrahil> tolkien: pq eles tinha medo de coisas mecânicas complicadas

<GilGalad> Talvez porque a arte de manipular o fogo daquela maneira era "exclusividade" de Gandalf

<@Tilion> tolkien_onering: eles gostavam de assitir aos fogos... criá-los já é outra coisa, e deixavam isso pro Gandalf, que era "expert" para eles :)

<Sra_Eowyn> hobbits não gostam de agua

<tolkien_onering> mas gandalf só aparecia de geração em geração.

<@Tilion> com exceção dos Brandebuques, Sra_Eowyn

<bombadil> inda mais do Brandevin, considerado um rio GRANDE.

<@Tilion> hehehe

<Ratulco_Leogolas> mas ela naum era brandebuque ?

<@Imrahil> realmente era grande

<@Earendil> heheheheh

<@Tilion> por isso que foram passear de barco

<Ratulco_Leogolas> a mãe dele

<@Tilion> ela não tinha medo

<@Tilion> ;)

<Skylink> -=Ratulco_Leogolas=- não, isso é uma familia

<@Imrahil> imagino que nem os Brandebuques soubessem nadar bem

<Chester_Cubano> mae do frodo?

<@Imrahil> embora tivessem menos medo da água

<Olwe> [Imrahil]: Smeagol nadava muito bem

<@Tilion> a mãe do Frodo, Prímula, era Brandebuque

<@Earendil> mesmo assim, os Brandebuques eram considerados
    hobbits "estranhos", por morarem perto, e pior, na margem ERRADA do rio heheh

<Skylink> [Olwe]: longos anos de prática^^

<@Tilion> hehehehe

<NeoDeSampa> Bilbo era meio Tuk né?

<@Earendil> perto da Floresta Velha

<tolkien_onering> perto da floresta

<@Imrahil> Sim, e ele ainda era Grado

<@Imrahil> original de fábrica, digamos

<@Tilion> todos os hobbits eram "meio" alguma coisa

<NeoDeSampa> Grado, Tuk..surgem os baggins

<@Imrahil> da época que eles viviam num pântano

<@Tilion> muitos casamentos cruzados :)

<Irmo> bilbo era neto d Tuk né?

<The_White> Não acham meio engraçado o fato da morte dos país de Frodo, se é que os fofoqueiros estavam certos?

<NeoDeSampa> neto do rgande tuk

* Imrahil concorda com Tilion

<@Tilion> Velho Tûk

<Gandalf_The_White> estórias de bares...

<Gandalf_The_White> fofcas

<NeoDeSampa> Bom, mas uma coisa legal desse capitulo

<NeoDeSampa> é que começam a colocar a Erva na história

<Gandalf_The_White> claro

<@Earendil> huauhahuahua

<Irmo> e aquela Erva-de-fumo... esquisita... pra mim aquilo é maconha! (hehehe)

<@Tilion> mas os Tûks eram considerados os "piores", por volta e meia se aventurarem por aí

<Maglor> Não é não...

<NeoDeSampa> a erva da quarta sul começa no sda. ela num tem destaque no hobbit

<Gandalf_The_White> fala serio

<@Tilion> por isso falavam da influência do sangue Tûk em Bilbo

<Skylink> Sim, eles não eram tão respeitáveis como os Bolseiros

<Skylink> até a época de Bilbo

<NeoDeSampa> uma prova de que a história vai crescendo é que inserem cerveja e fumo

<Skylink> Mas...

<Gandalf_The_White> o filho dele tinha crescido

<Skylink> Bilbo já fumava no hobbit

<Skylink> apenas não tinha a tradição ou a história da erva

<NeoDeSampa> Skylink eles apenas citam

<@Tilion> sim, a história da erva surge no prólogo do SdA

<Gandalf_The_White> e cachimbos são bem vistos

<NeoDeSampa> no sda a cerveja e era recebem destque

<Olwe> Não lembro bem... os anões de O Hobbit não fumavam?

<Chester_Cubano> Bilbo eh um ladrao neh?? pq ele robo o anel do gollum!!!

<Gandalf_The_White> acho que sim

<@Earendil> se não me engano fumavam, Olwe

<NeoDeSampa> fumavam, mas não se falava " a erva do condado"

<Ratulco_Leogolas> ele acho o anel eu acho

<@Tilion> Chester_Cubano: não era... ele achou o Anel no chão da caverna

<NeoDeSampa> Como dito esse capitulo serve para explorar mais o condado

<@Tilion> ele não sabia que era de Gollum

<The_White> não se usava a palavra condado em O Hobbit

<Gandalf_The_White> tenho uma pintura do hildebrant, com a chegada dos anoes em bolsão... todos fumavam

<Skylink> sim, pq até então não era a erva do condado

<The_White> Apenas Bolsão

<Skylink> essa idéia veio depois, eu acho

<@Tilion> aliás, NÃO era de Gollum tb, hehehe

<Irmo> Estranho como Bilbo faz uma façanha daquelas d derrotar o Dragão.. e
    no condado eles naun ficaram sabendo, pq eles duvidam...

<@Earendil> de qualquer modo, se a tal erva tivesse efeitos "alucinógenos" ou coisa parecida, isso seria explicitado :P afinal Tolkien era extremamete detalhista (e tb era mto certinho ;))

<NeoDeSampa> sai da lista de sobrenoms e mundo Tuk, como dito pelo Imrahil e passma a aprte social

<NeoDeSampa> e economica

<@Tilion> Chester_Cubano: Gollum acaba achando que foi Bilbo que roubou o Anel

<@Tilion> principalmente depois da pergunta

<NeoDeSampa> tolikien começa a flar da economia do condado

<@Tilion> "o que eu tenho nos bolsos?"

<@Tilion> que Gollum não soube responder

<@Imrahil> é, tem até um comentário engraçado sobre economia

<@Imrahil> os hobbits reclamando que Bilbo devia comprar as provisóes da festa

<@Imrahil> na sua região

<NeoDeSampa> acho isso interessante. é a prova maior de que a história sai do mundinho de criança para o mudno adulto

<@Imrahil> em vez de importar de Valle ;-)

<@Tilion> ah, sim

<@Tilion> muitos dos presentes tinham a marca "Valle" neles

<Gandalf_The_White> os anoes trouxeram muitos dos presentes para a festa

<@Tilion> e os hobbits olharam torto para eles

<@Imrahil> e são chamados de mágicos

<The_White> Todos eram muito bem feitos

<@Tilion> mas logo deixaram isso de lado, por serem presentes lindos, hehe

<NeoDeSampa> sim

<NeoDeSampa> quando falo da erva e da cerveja falo disso

<@Imrahil> hobbits protecionistas ;-)

<@Tilion> :lol:

<Ratulco_Leogolas> capitalistas

<The_White> Hobbits são materialistas de um certo modo

<Chester_Cubano> eu imagino essa festa como kela do filme do Asterix

<Gandalf_The_White> muita comida

<tolkien_onering> por isso as tocas se entulhavam de coisas inuteis

<Skylink> Não era propiamente uma festa

<@Tilion> isso é meio discutível... gostavam de receber seus presentes, mas os
    davam aos montes tb

<@Tilion> com algumas exceções, claro

<@Tilion> como os Sacola-Bolseiros

<Skylink> e sim vários entretenimentos reunidos

<Gandalf_The_White> e gente dançando e cantando...

<NeoDeSampa> Eu achoq ue se aprar pra pensar

<@Tilion> esses pegavam o que podiam

<NeoDeSampa> os hobbits sejam um dos povos mais diga,os, egoistas

<@Tilion> e ficavam para si mesmos

<NeoDeSampa> mostram o sentimento infantil

<Eowyn> e eram "nacionalistas" tudo que fosse de fora eles pensavam duas veses antes de aceitar

<NeoDeSampa> então é um sentimento infantil

<Gandalf_The_White> nao se importavam com isso mas muitos deram volta por
    tras e pegaram presentes mais de uma vez

<@Tilion> eles são "simplórios", NeoDeSampa

<@Tilion> a seu modo

<NeoDeSampa> será?

<@Tilion> alheios ao mundo lá fora

<@Tilion> de fato, nem se interessam por ele

<Olwe> Eles eram é conservadores e desinformados

<NeoDeSampa> Eles são gananciosos, medrosos, gostam das histórias mas não
    se aventuram nelas

<Gandalf_The_White> e o mundo a eles... o que gandalf agradecia

<@Tilion> eles são acomodados

<Olwe> Com algumas exceções

<The_White> são gulosos

<@Tilion> mas convenhamos

<Eowyn> e por opção eles eram alheios eles realmente nem queriam saber dos
    asuntos de fora

<NeoDeSampa> o que acha Imrahil ?

<@Tilion> com um paraíso idílico como o Condado, qualquer um se acomoda

<@Earendil> se alguem aqui morou ou mora em uma cidade pequena nao deve
    ter nenhuma dificuldade em identificar os "hobbits" hoje em dia... :D

<Eowyn> estavam satisfeitos c/ sua "ignorancia"

<NeoDeSampa> Tílion eles são infantis

<@Earendil> eu gosto de comprara a minha cidade de origem com o Condado hehehe

<Skylink> Verdade Ea...

<warry> todos gostam de comparar..

<@Tilion> NeoDeSampa: são ingênuos a seu modo

<NeoDeSampa> Quem gosta de histórias de aventura?

<NeoDeSampa> qem gosta de receber presente de tal maneira?

<Skylink> mas existem milhares de hobbits, inclusive nas capitais^^

<Olwe> Eu fico imaginando como podia haver tanta estabilidade no Condando se
    haviam famílias pobres.

<Eowyn> Bilbo percebe que a um mundo fora do Condado... um mundo bom cheio de coisas belas e aventuras... mais ele sabe tb que os hobbits não querem isso c/ poucas exeções acho que foi por isso que ele adotou Frodo viu nele uma certa curiosidade

<Skylink> Olwe: Hum... mas o que a gente vê, é a visão de frodo e sam

<Olwe> [Skylink]: Não sei não... Ao que me parece havia um certo conformismo sim. Mas não entendo como.

<warry> os fogos de artificio do gandalf

<warry> são da hora..

<Skylink> A hora que a sombra de Gandalf cresce...

<Chester_Cubano> Sim ele sabe fazer uns efeitos bem bons!

<Gandalf_The_White> eita

<Gandalf_The_White> bilbo gelou

<Skylink> é meramente ilustrativo ou ele mostra parte do que ele realmente é?

<Gandalf_The_White> e gandalf ficou brabo mesmo

<The_White> A família de Sam ao que parece sempre foi especializada em jardinagem, por que isso?

<@Earendil> ele mostra um pouquinho do poder dele, eu acho

<NeoDeSampa> boa The_White

<@Imrahil> acho que é um jeito de ele mostrar o que é sim

<tolkien_onering> acho que ele começa a mostrar como realmente é

<Olwe> Skylink... Boa pergunta.

<Chester_Cubano> pq a familia dele gosta de jardinar

<Gandalf_The_White> jardinagem está no ramo de tolkien

<Olwe> [Imrahil]: Mas o hobbit não pode ver o mundo invisível.

<NeoDeSampa> Caimos outra vez no assunto

<Gandalf_The_White> botanica

<@Imrahil> é um aspecto dele enquanto usuário do Anel do Fogo

<Olwe> [Imrahil]: Ou pode?

<@Earendil> alias, essa parte é a minha preferida nessa capitulo

<Ratulco_Leogolas> pq bilbo joga o anel no chão ao invez de dar na mão de gandalf ?

<NeoDeSampa> esse capitulo mostra uma sociedade

<NeoDeSampa> seu comercio

<NeoDeSampa> economia e sociedade

<Skylink> -=Olwe=- pode, eu acho

<NeoDeSampa> por isso existem os prestadores de serviço

<Gandalf_The_White> certo

<NeoDeSampa> ou eja, tem jardinehiro, leiteiro, apdeiro e pro aih vai

<Skylink> (Olwe): Frodo consegue ver o anel de Galadriel

<Chester_Cubano> Pq ele estava triste pq ele ia ter q abandonar o anel

<NeoDeSampa> triste naum chester

<@Earendil> Ratulco_Leogolas o proprio Gandalf prefere que o Anel não seja entregue a ele

<The_White> Justamente por estar sendo influenciado pelo anel

<Gandalf_The_White> e para as plantas tolkien queria alguem especial

<Olwe> [Skylink]: mas o anel da galadriel faz parte do mundo visível

<Skylink> -=Olwe=- até certo ponto, acredito que possa sim

<Irmo> pq Bolseiro? faziam bolsas??? hehhe

<@Earendil> e pede que deixe em cima da lareira

<@Earendil> pra nao cair em tentação, quem sabe :)

<NeoDeSampa> Não

<NeoDeSampa> é apenas um nome

<Skylink> Olwe: Não... o anel está invisivel, tanto que Sam não o vê

<Chester_Cubano> Assim como tem gente q tem Rosas no nome

<NeoDeSampa> O anel é visível sim

<Skylink> para aqueles que possuem tal habilidade, neo

<Olwe> [Skylink]: É visível. Apenas passa despercebido

<The_White> Claro que os anéis são visíveis

<Gandalf_The_White> o anel adapta-se ao dedo de quem usa

<@Earendil> Frodo já estava familiarizado com "anéis" e "elfos"... por isso
    conseguiu identificar o Anel de Galadriel

<@Earendil> Imrahil ou terei errado?

<@Earendil> :D

<NeoDeSampa> acho que acertou

<@Imrahil> ou isso

<@Imrahil> ou a afinidade dele com todos os Anéis

<NeoDeSampa> na verdade frodo puxou algo do bilbo.

<NeoDeSampa> ser observador

<@Imrahil> como Portador do Um

<@Earendil> isso tb, NeoDeSampa

<Skylink> Tb tem o fato de ele ter crescido

<@Imrahil> é que lhe deu esse insight

<Skylink> na força de vontade

<Irmo> ou talvez ele tivesse ouvido hist'rias em Valfenda sobre os tais...

<Chester_Cubano> o Condado eh grande?

<Skylink> simplesmente por usar o um e ver o que estava no mundo invisível

<NeoDeSampa> um, o fto dele ser o portador do um me parece uma boa justificativa

<warry> (Chester_Cubano): é bem extenso sim!

<Gandalf_The_White> demorou pra sairem do condado, assim que partiram

<warry> todo mundo fica apenas concentrado an festa

<The_White> Gandalf estava aonde antes de vir ao Condado?

<warry> alguem poderia me explicar porque Bilbo fez uma festa tão grande e com tantas coisas?

<Gandalf_The_White> peregrino

<Irmo> pra despedir-se warry

<@Earendil> muito bem, o titulo desse capitulo é a Festa... mas mesmo a festa NÃO É o ponto central do capitulo...

<Gandalf_The_White> amigo dele fazer o que

<@Tilion> warry: pq era a despedida dele do Condado

<@Earendil> Tilion era exatamente isso

<NeoDeSampa> o ponto principal é

<NeoDeSampa> o anel é dado a frodo

<Olwe> [warry]: para despedir-se e porque ele precisava criar o clima para conseguir dar o Anel para Frodo

<@Earendil> e vai além disso tb

<NeoDeSampa> não é despedida

<@Earendil> serve para mostrar desde o inicio o poder de influencia do Anel

<@Earendil> logo de cara

<NeoDeSampa> é para falar a quem leu o hobbit

<NeoDeSampa> olha sai bilbo e entra frodo

<Gandalf_The_White> mas para bilbo que seria o mais velho de todos, era a festa, a despedida

<Skylink> Gandalf poderia ter usado uma habilidade semelhante a de Saruman, com a voz, ou o poder do anel de fogo para ajudar a persuadir Bilbo?

<NeoDeSampa> ahh tem um outro hobbit e o veio loko tah aih de novo

<Gandalf_The_White> nao

<@Earendil> o ponto alto do capitulo é o atrito entre Gandalf e Bilbo na hora de se desfazer do Anel

<@Tilion> isso nas entrelinhas, NeoDeSampa, mas no contexto da história, é uma despedida sim

<Gandalf_The_White> tambem

<Olwe> Outra coisa que eu acho intrigante no capítulo é o fato de Gandalf ter
    juntado o envelope em que o anel estava.

<NeoDeSampa> a despedida é só um modo disso aocntecer

<Gandalf_The_White> existem focos nos capitulos

<Skylink> [Olwe]: realmente...

<@Earendil> Olwe, na certa Gabdalf não queria dar uma outra oportunidade para o Bilbo ficar furioso

<@Tilion> Olwe: ele tinha visto a reação "gollumiana" de Bilbo antes, e quis evitar isso

<Olwe> Gandalf depois passou a evitar QUALQUER contato com o Um Anel

<@Tilion> sim

<Gandalf_The_White> qualquer

<Skylink> «Olwe» será que o anel só tinha um efeito maior quando estava descoberto ou era tocado?

<@Tilion> creio que aí a suspeita dele sobre o Anel aumentou muito

<@Earendil> inclusive voltou para aconselhar Frodo

<Gandalf_The_White> o anel sempre foi vivo

<Olwe> [Skylink]: Acho que não. Gandlaf se arriscou muito fazendo aquilo

<@Earendil> antes de partir

<NeoDeSampa> o anel é sempre vivo

* Skylink concorda com Tilion

<The_White> O anel poderia realçar o poder de gandalf mas tb corrompê-lo, por
    isso não o toca

<NeoDeSampa> mas ele so fununcia emsmo no dedo

<Gandalf_The_White> ele sabia do mal do anel

<Skylink> por isso que imediamente após resolver as coisas com Frodo, ele parte
    pra descobrir a origem do anel

<NeoDeSampa> a questão é. gandalf sabe qu enumv ai conseguir usar o anel no pescoço

<Gandalf_The_White> tinha até uma curiosidade mas nao passa disso

<@Tilion> Gandalf_The_White: não sabia, mas desconfiava

<Olwe> Tecnicamente, Gandalf portou o Anel nesse momento?

<NeoDeSampa> não

<Skylink> acho que não

<@Earendil> Gandalf não sabia como o anel funcionava, apenas desconfava... e por isso tinha aquele interesse todo especial

<NeoDeSampa> ele não o possuiu

<NeoDeSampa> enquanto estava no chão

<Skylink> ele iria sentir o poder, se fizesse isso

<NeoDeSampa> era de ninguem

<@Earendil> e por isso partiu para ter a opiniao de Saruman

<@Tilion> nem tocou o Anel em si

<@Tilion> e sim o envelope

<Gandalf_The_White> desconfiava, isso

<@Tilion> o contato direto com o anel era importante tb

<@Tilion> carne/metal

<The_White> Gandalf segura Bilbo para não pegar o anle no momento que ele cai ao chão, isso é para que Bilbo se livre de vez anel?

<Gandalf_The_White> sim

<Skylink> a visão tb, certo?

<@Tilion> visão?

<@Tilion> a visão do Olho é só no filme

<Olwe> [Tilion]: Então aquela cena do Sauron usando o anel sobre a armadura (no filme) não faz muito sentido.

<@Earendil> ele nao chega a segurar Bilbo

<@Tilion> Olwe: não mesmo

<@Earendil> Gandalf apenas é mais rapido

<Skylink> a visão do anel. Algo que talvez tenha influenciado o desejo de Boromir

<@Tilion> Olwe: é apenas estético

<Gandalf_The_White> penso até hoje que sauron estava no anel

<@Tilion> Olwe: no filme

<@Earendil> tanto que Bilbo chega a ficar com uma pontinha de raiva novamente

<@Tilion> Gandalf_The_White: o que estava era uma boa parte do poder dele

<@Tilion> não ele em si

<Gandalf_The_White> sim mas o poder dele era ele mesmo

<Skylink> [Gandalf_The_White]: sim, mas o anel não pensava

<Skylink> no máximo tinha alguns instintos

<Skylink> eu lembro do Deriel ter falado algo assim

<Olwe> Que interesse os anões tinham em ajudar Bilbo com a festa? Eles foram pagos por aquilo?

<Gandalf_The_White> o anel nao pensava?

<@Tilion> amizade, acho

<Skylink> Retribuição de amizade

<@Earendil> concordo com Tilion

<@Tilion> os anões prezavam muito o Bilbo

<Gandalf_The_White> os anoes gostavam do bilbo

<Skylink> tb concordo

<@Tilion> pelo o que ele fez n'O Hobbit

<@Earendil> Bilbo virou um heproi, de certa forma :)

<@Tilion> sim

<@Tilion> entre eles

<Ratulco_Leogolas> so o bilbo ou todos os hobbits ?

<@Tilion> provavelmente Dáin e os outros enviaram ajudantes

<NeoDeSampa> uma pergunta

<NeoDeSampa> me esqueci

<NeoDeSampa> os anões vão a festa?

<Skylink> vão sim

<Olwe_away> Os anões lucraram, no mínimo, com a venda dos brinquedos

<Skylink> é dito

<NeoDeSampa> sim Skylink. isso pode ser um pensmento interessante

<Skylink> que havia anões na barraca, eu acho

<Olwe_away> Os anões ajudaram na cozinha, durante a festa

<NeoDeSampa> aragorn levaria o anel? seri auma perda grande, ams um
    hobbit..pff..literalmente uma perda pequena

<@Earendil> hahahaha

* Earendil imaginando os anoes ajudando na cozinha

<@Earendil> deve ser uma cena e tanto!

<Skylink> [NeoDeSampa]: Ele não aguentaria

<Skylink> (NeoDeSampa): Ir até onde frodo foi, eu acho

<NeoDeSampa> os anõe siriam por amizade

<NeoDeSampa> balin, gloin , bonfur..(sei lah os q eosbreviveram)

<NeoDeSampa> eles tveram um apego enorme a bilbo

<The_White> Todos os anões partem com Bilbo?

<@Tilion> mas eles não precisariam ir pessoalmente para lucrar com os
    brinquedos que fizeram para serem presentes

<Chester_Cubano> mas entao pq nesse tempo q o bilbo estava com o anel o sauron n pegou dele?

<Olwe_away> Acho que talvez Balin. Os outros... não sei

<@Tilion> poderiam receber o pagamento depois

<Skylink> pq ele não sabia, chester

<Chester_Cubano> qm n sabia??

<@Earendil> ninguem sabia que aquele era o Um Anel

<Skylink> ele só soube alguns anos depois, quando gollum foi capturado

<Ratulco_Leogolas> sauron

<Chester_Cubano> ah sim

<@Earendil> nem Bilbo, nem Gandalf

<Chester_Cubano> mas o sauron num sabia de tudo^?

<@Tilion> Sauron nem sabia que existiam hobbits nessa época

<NeoDeSampa> uma coisa

<Skylink> O único que tinha uma idéia da origem do anel era Gandalf

<Ratulco_Leogolas> nuam ?

<@Tilion> só ficou sabendo depois de torturar Gollum

<Skylink> mas mesmo ele não imaginava que fosse o um

<Eowyn> Acho que Sauron mal tinha ideia do que eram hobbits

<@Earendil> muito bem, pessoal... mas tentando outra vez voltar ao tema principal... alguem tem mais perguntas sobre o capitulo?

<@Tilion> ok, ok

<@Earendil> vamos deixar os orcs, o conselho branco e tudo mais para as discussões futuras ;)

<Skylink> ah, eh mesm...^^

<Chester_Cubano> Qm eram os pehs sorbebos????

<@Tilion> uma das famílias hobbits

<Tork> hobbits

<Chester_Cubano> Qual era a familia mais importante?

<merenor-fora> eu diria que a mais importante sao os Tuks

<Chester_Cubano> pq sao os tuks???

<Tork> axu q os bolseiros eram os mais ricos, os tuks os mais corajosos...

<@Tilion> bem, pq o Thain do Condado era Tûk

<Chester_Cubano> oq eh thain???

<Tork> Urratouro era o q??

<Ratulco_Leogolas> isso q ia perguntaer

<@Tilion> como se fosse o "governador"

<@Earendil> era o "prefeito"

<@Tilion> não

<@Tilion> governador

<@Earendil> isso

<@Tilion> prefeito tinha na Vila dos Hobbits

<Tork> Urratouro era o q??

<@Earendil> é vero

<Tork> d q familia

<Skylink> Os tûks eram mais ricos

<@Earendil> ele seria tipo um "conde" entao? ;)

<@Tilion> Tork: Tûk

<@Earendil> já q se tratava dum Condado? heheh

<@Tilion> Earendil: exato :)

<Skylink> tanto que o pai de Bilbo fez bolsão em grande parte com o dinheiro da mulher

<Tork> skylink: bem colocado!

<Chester_Cubano> Mas gastava tanto dinheiro pra montar uma casa???

<Gandalf_The_White> nao

<Tork> naum era casa era toca

<@Tilion> só casas grandes

<Skylink> no caso de uma toca abastada, sim

<Gandalf_The_White> o trabalho era comunitario

<Chester_Cubano> e o bolsao era grande??

<@Tilion> como a Sede do Brandevin, dos Brandebuques

<Skylink> as pobres eram meros buracos, quase sem ventilação

<Eowyn> Nunca consegui entender direito :p em que parte do condado o prefeito mandava e em que o thain mandava??

<@Tilion> era, Chester

<@Tilion> Eowyn: o Condado tinha várias vilas e cidades... o prefeito cuidava
    dessas, e o Thain de todo o Condado

<Chester_Cubano> Po entao o condado era péqueninho!!!!

<NeoDeSampa> não

<Gandalf_The_White> nao

<@Tilion> não era

<Gandalf_The_White> sabe que nao

<NeoDeSampa> o condado sempre foi grande enquanto condado

<NeoDeSampa> quando chegaram lah, nã era condado

<NeoDeSampa> mas o condado sempe foi grande

<NeoDeSampa> mas soi foi bem explorado (digo historia) no sda

<Olwe_revolutions> Acho que Saruman começou a se interessar pelo condado um pouco depois da época de O HObbit. Na época da festa muito esperada ele já deveia conhecer a erva de fumo

<Gandalf_The_White> o condado e vieram de bri alguns tambem, e os anoes

<Chester_Cubano> mais tah dizendo no livro q foram 144 pessoas!!

<@Tilion> não

<Olwe_revolutions> [Chester_Cubano]: Um grosa era dentro da tenda

<@Tilion> 144 do saguão principal

<The_White> 144 na festa particular

<@Tilion> isso

<Tork> uma Grosa

<@Earendil> na sala vip

<@Earendil> ;D

<Chester_Cubano> ahtah!!!

<Olwe_revolutions> Camarote

<Gandalf_The_White> convidados parentes

<@Tilion> isso

<@Tilion> esses 144 eram os que tinham algum parentesco com Bilbo e Frodo

<Chester_Cubano> ah a festa era em todo o condado ou soh nakela area?

<@Earendil> isso, exceto a tenda

<@Tilion> e alguns amigos

<@Tilion> como Gandalf

<Chester_Cubano> ah entendi!!

<Gandalf_The_White> todos comeram bem e beberam

<@Tilion> era uma comilança ininterrupta

<The_White> Bilbo convidou 144 para completar a data do aniversário dele com o
    de Frodo e isso foi uma grande ofença aos convidados

<Gandalf_The_White> 111 com 33

<@Tilion> sim: 111 do Bilbo + 33 do Frodo

<Chester_Cubano> ah entendi !!!

<Chester_Cubano> a festa jah havia sido acontecida!

<@Tilion> ainda acontecia

<@Tilion> mas Bilbo só quis falar a esses 144

<Tork> uma Grosa era uma forma ofensiva para se dirigir as pessoas

<Skylink> Hum... como seria a vida social de um hobbit na vintolescência?

<Chester_Cubano> ah tah!

<Gandalf_The_White> os dois aniversariantes do dia da primavera 22 de setembro

<@Earendil> Tork na verdade era uma forma vulgar

<MarrecoHerunole> uma grosa n eh ofensivo.. eh apenas uma forma de contagem..

<@Earendil> :)

<MarrecoHerunole> seria como dizer 12 duzias

<@Tilion> grosa se usa para contar animais, geralmente

<@Tilion> por isso ficaram ofendidos

<Gandalf_The_White> hehe

<@Earendil> era uma forma q eles consideraram ofensivo, por ser vulgar

<@Earendil> pq era usada pra contar coisas

<@Earendil> nao pessoas

<Ratulco_Leogolas> ah

<MarrecoHerunole> pod ser!

<Ratulco_Leogolas> entendi

<@Earendil> bom... nessa meia hora final acho que o papo pode descontrair um
    pouco...

<@Tilion> Earendil: mais do que já tá? :P

<@Earendil> Tilion hehehe

<Ratulco_Leogolas> deviamos ter mais salões de fogo

<Ratulco_Leogolas> durante a semana

<Tork> sim!

<@Earendil> bueno

<@Earendil> encerramos entao?

<@Earendil> (oficialmente)

<@Tilion> sim, por hoje acho que já foi o suficientemente "sério"

<Chester_Cubano> Sim