• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2. Realm of The Elf-Lords – O melhor dos Quendi

Lançado em julho deste ano, esta segunda expansão centra-se principalmente - como o nome já indica – nos elfos. No lado sombra, os servos de Isengard também recebem tratamento especial, ganhando um novo subtipo – os orcs de Isengard, e também contando com a chegada de seu maior líder, Saruman, sem contar os três anéis de poder, pertencentes a Elrond, Galadriel e Gandalf. Com 122 cards, sendo 40 deles raros, esta expansão tem o mesmo número de cards da primeira, seguindo os moldes prometidos pela Decipher.
Esta expansão promete revolucionar algumas estratégias do jogo, principalmente com os vários recursos que proporciona a uma fase até hoje pouco utilizada: o Reagrupamento
 
Segue uma breve descrição das melhores cards para cada cultura:
</P>


Anões
Poucos cards para eles (mas Moria foi gentil com os anões…). Além destas abaixo, apenas Gimli´s Pipe pode ser interessante (e como sinceramente nunca vi um baralho de Pipes competitivo…)
Book of Mazarbul – Esta Condição Lenda permite que você compre um card a mais na sua fase de Irmandade para cada Companheiro anão. Uma excelente alternativa para Escavação (Delving), ainda melhor por aumentar a força de Glóin, pois é uma Lenda.
Song of Durin – Mais uma Condição Lenda muito boa. Como os decks “Swarm” nunca saem de moda, utilize esta condição que além de aumentar a força de Glóin ainda pode descartar duas condições de Moria ao ser sacrificada (adeus Enxame Goblin e Eles Estão a Chegar). Como se não bastasse, o custo das armas de Moria aumentam em 2 (baralhos baseados em Arsenal Goblin vão sofrer um pouco…).</P>


Elfos
Quem gosta dos Quendi tem suas preces atendidas. Aqueles loucos pela Arwen tem aqui uma versão incomum (não precisam mais chorar pela foto da Liv Tyler…), bem como armas para Legolas e eventos e aliados que enchem a casa de Elrond e a Floresta de Lórien
Arwen, Elven Rider – 6/3/?. Incomum, ela ajuda Frodo a sobreviver prevenindo dano contra ele, ao se descartar três cards. Começa a chegar ao fim o reinado de Witch King Twilight, bem como de “decks bomba” contra nosso bom Hobbit. Não se sabe ainda qual será seu sinete, mas provavelmente será do Frodo… como é Ranger, a meu ver é melhor que a rara desta expansão
Calaglin, Elf of Lórien – Aliado 3/3 Casa 6; Companheiro de Orophin e Rúmil, este elfo não deve estar na borda da floresta, pois seu poder apenas funciona no Reagrupamento. Em compensação ele pode ferir qualquer tipo de vassalo, e é mais um arqueiro Casa 6 para um seguro duplo movimento após a passagem pela ponte e a luta com o Balrog.
Dinendal, Silent Scout – Aliado 3/3 Casa 6; Esforce-o para remover 2 MP; Este elfo, além de ser mais um arqueiro Casa 6 pode funcionar muito bem em baralhos Ranger que utilizem o Boromir Defender of Minas Tirith, pois permite que ele se cure gratuitamente. O melhor para se utilzar com ele é a Galadriel de Irmandade do Anel, que pode curá-lo todos os turnos.
Elrond, Herald of Gil-Galad – Aliado 8/4 Casa 3. No começo de cada turno, cura duas feridas de um aliado Casa 3. Esforce Elrond duas vezes para curar um companheiro na fase de reagrupamento. Assim ele pode sempre curar um companheiro na fase de reagrupamento, bem como curar completamente Saelbeth ou Golradir, diminuindo a força de seus inimigos.
Galadriel, Lady of the Golden Wood – Aliado 3/3 Casa 6. No começo de cada turno, cura 1 de dano de um elfo. Na fase da Irmandade, você pode esforçar Galadriel para colocar a próxima localidade, se for de floresta. Este elfo pode tanto ser aliado quanto companheiro, então ela é interessante… mas a Galadriel de Irmandade do Anel ainda parece ser melhor.
Long Knives of Legolas - +1 força; –2 para cada Orc ou Uruk-Hai em combate com Legolas. As garotas já podem gritar por socorro, pois agora Legolas pode se aproximar dos inimigos…
Legolas, Son of Thranduil – 6/3/Aragorn; Arqueiro. +1 de arqueiria se estiver em um rio ou floresta. Muito bom com Aragorn, Rei no Exílio, e mais flechas sempre são bem vindas, mesmo que apenas no fim do jogo (onde estão a maioria das florestas e rios…)
Nenya – Anel Artefato– Usado por Galadriel com ele você pode descartar dois cards no Reagrupamento, repondo normalmente estes cards, o que ajuda a reciclar a mão. Além disso aumenta a vitalidade de Galadriel em 1, o que é útil após o lançamento de Terrible as the Dawn, que a matava tranquilamente...
Phial of Galadriel – Para jogar esforce um elfo; +2 resistência para o Portador do Anel; Os Nazgul e Sauron que sentiam prazer em corromper terão mais dificuldade após este presentinho dado por Galadriel…
Voice of Nimrondel – Este Evento Lenda permite que se esforce um elfo num rio ou floresta para cancelar um combate envolvendo o mesmo, sendo muito interessante para baralhos Overpower… Utilize Hobbits Stealth e Intuition no início e Voice of Nimrondel no final para destruir O Anel quase sem ter de lutar…</P>


Gandalf
Nosso bom velhinho também teve poucas cartas adicionais, mas agora tem maiores condições de proteger os pequenos. Seu Anel de Poder é uma ótima adição, pois aumenta sua vitalidade, permitindo utilizarmos mais e melhor os poderes do cajado, bem como suas cartas que exigem que ele se esforçe…
Depart Silently – Este Evento, usado na manobra, impede que nos locais de 1 a 5 qualquer hobbit entre em combate, e nos outros locais dê +3 força para um hobbit se você estiver vendo Gandalf. Só resta saber quem vai segurar todos os vassalos da mesa sem ser destruído…
Fireworks – Embaralhe até dois cards Gandalf ou Hobbit da sua pilha de descarte em seu deck de compra. Muito bom para recilcar aquelas cartas que salvam sua vida, como Ó Elbereth!Ghiltoniel!, Feiticeiro Misterioso, Dorme Caradhras…
Narya – Anel artefato – Usado por Gandalf, aumenta a vitalidade do bom velhinho em 1; Adicione 3MP na fase de irmandade para remover um fardo. Mais uma carta que compromete a eficácia dos decks corrompedores… </P>


Gondor
Os humanos tiveram opções para seus companheiros, e alguns eventos que aumentam a utilidade das que já existiam. Porém sofrem com as cartas que podem destruí-los como Such a Little Thing e Can You Protect Me From Yourself ?
Aragorn, Heir to the White City – 8/4/Frodo; Ranger. Toda vez que a irmandade se move na fase da irmandade, remove 2. Uma maravilhosa adição para os baralhos “choke”, além de ser um ótimo companheiro para Boromir Defender of Minas Tirith, pois permite que o mesmo se cure “gratuitamente”.
Banner of White Tree – Este Evento Lenda faz um Companheiro de Gondor força +3 e defensor+1 até a fase de Reagrupamento ao esforçarmos o mesmo. Uma ótima opção para Elendil´s Valor, além de ser terrível contra decks “swarm”.
Boromir, Defender of Minas Tirith – 7/3/Gandalf. Ranger, adicione 2MP para curar Boromir; Excelente carta, pois com o novo Aragorn e com Dinendal, você pode curá-lo duas vezes por turno sem aumentar em nada o TP ! E por ser Ranger, entra tranquilamente em qualquer baralho Choke.
Horn of Boromir – Esta possessão utilizada por Boromir permite que esforcemos Boromir e escolhamos um aliado, que ganhará força +3 participará da fase de arqueiria de combate até a fase de reagrupamento. Se utilizarmos um Bilbo em conjunto com Consorting with the Wizards, fica complicado para o oponente nos pegar desprevenidos…
The Shards of Narsil – Este Artefato permite que se coloque sobre ele qualquer card de Gondor durante a Irmandade. Também permite que se adicione 1MP para retirar a carta de cima dele para sua mão. É um Artefato poderoso para rodar a mão, mas deve ser usado com sabedoria sobre quais cards devem estar na sua mão ou não...
We Must Go Warily – Evento; Se a Companhia se mover durante a fase de Reagrupamento, esforce um Companheiro de Gondor para fazer o custo de cada vassalo +2 até a próxima fase de Reagrupamento; Para decks de duplo movimento, uma das melhores adições, principalmente se for utilizado nos últimos locais. Combinado com cartas como Galdor, pode ser o golpe final para a vitória da partida</P>


Isengard
Além do todo-poderoso Saruman, vem à tona os orcs de Isengard. São mais fracos que os Uruk-Hai, porém são mais baratos e casa 4, como seus parentes de Moria. Eles têm, em geral, interessantes habilidades na fase de reagrupamento, para combater os poderes das Gentes Livres, e foram a cultura Sombra mais beneficiada nesta expansão.
Isengard Smith – 8/3/4; No Reagrupamento, esforce este vassalo para descartar uma arma (ou todas as possessões de Gentes Livres se você avistar cinco Companheiros); Com a força deste vassalo, não será difícil fazê-lo sobreviver ao combate, e a menos que ele lute com algum Companheiro que tenha Dano +1, poderá usar seu poder (até duas vezes se ele vencer a batalha). Com Saruman Servant of the Eye, isso pode ser praticamente garantido…
Orc Overseer – 10/4/4; No reagrupamento esforce este vassalo duas vezes para deixar um companheiro exausto (exceto o Portador do Anel). Sua força faz com que seja difícil vencê-lo, e novamente Saruman Servant of the Eye pode ajudá-lo a vencer o combate e utilizar sua habilidade
Saruman, Keeper of Isengard – 8/4/4. Não pode receber dano na fase de arqueiria e não pode ser comandado para combate. Todos os Uruk-Hai são ferozes, e você pode esforçar Saruman para prevenir 1 ferida num Uruk-Hai; A melhor carta desta expansão para quem joga com Uruk Hai, pois aguentar aqueles feiosos duas vezes no mesmo combate é difícil…
Saruman, Servant of the Eye – 8/4/4. Não pode receber dano na fase de arqueiria e não pode ser comandado para combate. Esforce Saruman para comandar um vassalo de Isengard para lutar contra um companheiro (exceto o Portador do Anel). O jogador de Gentes Livres pode esforçar aquele companheiro para prevenir isso; Este Saruman  comum é muito bom para quem for jogar com os orcs de Isengard, pois escolher contra quem vão lutar aumentam em muito as chances deles sobreviverem para utilizarem seus poderes de Reagrupamento.
Tower of Orthanc –Condição. Para jogar aviste um vassalo de Isengard. Sempre que a irmandade se mover, adicione 3 se existir um companheiro exausto; Os que jogam contra Uruk Hai sabem que isso não é difícil, e mesmo os que jogarem contra orcs descobrirão mais cedo ou mais tarde que não é difícil ficar exausto...</P>


Moria
Após a explosão de Moria na expansão passada, nada de muito bom veio nesta expansão…
Such a Little Thing – Evento. Manobra: Veja um vassalo de Moria para ferir Boromir três vezes. O jogador de Gentes Livres pode descartar duas possessões para prevenir este efeito; Pois é, para acabar com aquele Boromir chato com Armadura que insiste em não temer seu Balrog Flame of Udun, aqui está uma boa carta. Mesmo que não consiga destruir Boromir, descartar duas possessões sempre é muito bom, e Moria não tinha nada que fizesse isso. Duas ou três destas no deck garantem sua eficácia</P>


Espectros do Anel
Os Nazgûls, como das outras vezes recebem poucas cartas, mas que tem condições de entrar em qualquer deck já existente. Ficam lentamente cada vez mais perigosos (como se já não fossem perigosos o suficiente), e as principais cartas foram corrompedoras, para compensar a facilidade que a Companhia ganhou para se proteger deste tipo de deck
Gates of the Dead City – Condição. Cada vez que uma carta de Espectro do Anel adicionar um fardo, esforce um companheiro; Uma ótima adição para os baralhos Nazgûls corrompedores, com Witch King Twilight e Drawn to Its Power.
The Ring Draws Them – Condição. Cada vez que a irmandade se mover adicione 1 para cada fardo. No final de cada fase Sombra, esforce um Nazgûl ou descarte esta condição. Num baralho corrompedor, vai ser mais fácil baixar os Nazgûls à mesa, pois todos sabemos como são caros. Uma ótima alternativa para Morgul Gates…
Ulaire Ostea, Ringwraith in Twillight – 9/3/3. Se vencer um combate, esforce para transferir um Blade Tip de sua área de suporte para o portador do Anel. Blade Tip adiciona um fardo todo início de turno, e esse Nazgûl é muito bom para baralhos corrompedores…</P>


Sauron
Os vassalos de Sauron continuam ferindo, e agora ainda ganharam alguns reforços de peso. Não é mais tão difícil ser destruído por um desses, principalmente com as armas que possuem. Continuam sendo bons lados Sombra num deck de descarte, o que não ocorreu com os anões e Isengard nesta expansão.
His Cruelty and Malice – Condição. Esforce um vassalo de Sauron para que o jogador Gentes Livres descarte a carta do topo de seu deck; bom para baralhos de descarte, com vassalos de baixo custo e boa vitalidade
Massing in the East – Evento. Esforce um vassalo de Sauron para descartar uma carta do topo do deck Gentes Livres para cada raça que você veja na Companhia: Anão, Elfo, Homem, Feiticeiro; Outra boa carta de descarte, principalmente para quem usa o Gandalf, Amigo do Shirefolk.
Orc Butcher – 6/2/6 +1 força para cada condição de Sauron. Ótimo, pois não lembro de ter visto um Sauron sem Sob o Olho que Vigia e Arqueiros Orc…
Orc Pillager – 10/3/6 -1 força para cada card de irmandade no companheiro que estiver lutando contra este orc. E como ele é forte, os Anões fortificados e Aragorn podem ter sérias dificuldades com este vassalo.
Orc Swordsman – 9/3/6 +2 força se usar uma arma. Com uma Vile Blade ele será praticamente invencível contra Homens e Elfos (será que eles serão comuns ?), e mesmo com uma Orc Scimitar eles podem facilmente chegar a 14…
Tower of Barad Dur – Condição. Cada vez que a Companhia se mover, o jogador Gentes Livres deve descartar uma carta da mão; Quanto mais cartas ele descartas, mais vai comprar, e mais rápido acaba o deck…</P>


Shire
Os hobbits, como os Espectros do Anel, recebem uma quantidade de cartas bem parecida com as da outra expansão, sem muita coisa excelente, mas com cartas medianas que podem entrar nos decks de acordo com a estratégia do jogador
Bill the Pony – Possessão Montaria. O número de MP de cada localidade é –1, descarte em localidades subterrâneas. Com Sam raro de primeira edição, ponha dois destes no deck, busque um no primeiro local e um no sexto… boa adição para baralhos “choke”
Frying Pan – Portador tem que ser Hobbit. Força +1. Esforce um hobbit para ferir um Orc contra quem ele esteja lutando; Esta frigideira é muito útil, principalmente com a proliferação de orcs nesta expansão. Como os hobbits tem alta vitalidade, pode ocupar tranquilamente o lugar das Espadas Hobbit em muitos decks
Melilot Brandybuck – Aliado 2/2 Casa 1. Se um fardo for colocado por uma carta Sombra, esforce este aliado para que isso não aconteça; Ótimo contra corrompedores, principalmente se jogado com Frodo, Old Bilbo´s Heir
Seek and Ride – Evento. Veja 2 Companheiros Shire para fazer um vassalo perder todos os bônus de dano; Os Uruk vão detestar esta carta… e o melhor é que pode ser em qualquer vassalo na mesa…</P>


Locais
Apesar da grande expectativa, não houve nenhum novo local 5 (como foi sugerido pela própria Decipher).Os que odeiam Balrogs terão de esperar o lançamento de Duas Torres…
Caras Galadhon – Local 6, MP 3. Floresta, não mais do que um vassalo pode ser comandado para cada combate; O movimento duplo para o local 6, além dos vários arqueiros, receberam de presente este local para quem tem poucos companheiros…
Eregion Hills – Local 4, MP 2. Quando a Companhia se mover para cá adicione um fardo; Indispensável para baralhos de corrupção.
Gates of Argonath – Local 8, MP 8. Rio, eventos de manobra não podem ser jogadors; Muit obom contra muitos baralhos, pois não será possível utilizar Ranger´s Versatility, Disquiet of Our People, etc. Em compensação não poderemos usar Hate e outras Sombra terríveis</P>
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo