1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

2ª Profecia de Mandos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por lipetavares, 23 Out 2006.

  1. lipetavares

    lipetavares Olórin

    Fala moçada...estou com um dúvida...
    Estava lendo a segunda profecia de mandos e tem esta passagem:
    "Então deverá ser travada a última batalha sobre os campos de Valinor. Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwe e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Conquistador do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor sua morte e fim definitivo; e então as Crianças de Hurin e todos os homens estarão vingados."
    Eu procurei algumas traduções e não achei nenhuma para o nome Fionwe...
    Quem seria esta figura??? Seria Finwë ou Finrod??
    To esperando resposta moçada...Abraços...
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Fionwë seria o filho de Manwë e Varda, à epóca dos "Contos Perdidos". É um proto-Eonwë.
     
  3. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Sim, explicando melhor, mais tarde Tolkien abandonou a idéia de que Ainur pudessem ter filhos e mudou o nome de Fionwë para Eonwë. (não sei se as duas mudanças foram ao mesmo tempo)

    E eu não sei explicar direito, mas tem uma explicação para o como Melian teve Lúthien.
     
  4. lipetavares

    lipetavares Olórin

    Saquei, mas é falado sobre esta figura no silma??
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Sim, ele é o arauto de Manwë e considerado um dos Maiar mais poderosos.

    Dê uma olhada no Glossário do Silma para ver os trechos em que ele aparece no livro.
     
  6. lipetavares

    lipetavares Olórin

    engraçado que eu procurei no glossário do silma e do contos e naum achei
    naum...
     
  7. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Lipe, tem sim! Página 415 do Silmarillion, está da seguinte forma: "Eönwë Um dos mais poderosos dos Maiar; chamado de Arauto de Manwë; líder do exército dos Valar no ataque a Morgoth, no final da Primeira Era. 21, 317, 322-3, 331, 363"

    Um abraço!
     
  8. lipetavares

    lipetavares Olórin

    Saquei, mas intaum naum utiliza no silma o nome fionwe naum né...
    é por isso que eu naum achei, eu tava procurando por este nome...
    po... ele, tulkas e turin turambar contra melkor deve ser uma luta manera...
     
  9. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Melkor só não morria de medo de Tulkas porquê era imortal... e O Senhor do Destino, matador do Magnífico Glaurung, com sua Espada Negra sempre sedenta .... seria Éonwë quem separaria a briga, para os outros dois não reduzirem Melkor a poeira de estrelas....
     
  10. lipetavares

    lipetavares Olórin

    que pena que naum deu para tolkien terminar toda a obra de sua vida...
     
  11. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Ou deu. Vai saber?...
     
  12. lipetavares

    lipetavares Olórin

    putz, será que os filhos dele estão escondendo o jogo??????
    imagina se daqui a uns 10 anos aparece tudo completo, com histórias contadas até uns 1000 anos atrás...
     
  13. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Cara, eu acredito que os filhos não estejam escondendo nada, o negócio que eu disse, é que talvez, ele pretendesse contar histórias somente até a Terceira Era, inclusive, eu acho isso muito pusível, já que ele começou a escrever um conto ambientado na Quarta Era, mas desistiu no meio, o que nos mostra que ele descartou a possibilidade de continuar, tendo terminado sua obra.
    Mas é claro que eu lamento isso, seria muito melhor se ele tivesse deixado mais livros...
     
  14. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Sim, e a Segunda Profecia de Mandos também foi descartada por Tolkien.

    Mas eu acredito que ele continuaria modificando os contos da Primeira Era até hoje se estivesse vivo. (bem, talvez não até hoje, mas durante muito tempo)
     
  15. lipetavares

    lipetavares Olórin

    Não quis dizer isto em sentido negativo sobre os filhos de tolkien naum...
    mas reformulando minha opinião, seria muito bom intaum que ainda existissem muitos escritos sobre a 1ª, 2ª e 3ª eras.
    Escritos tipo tornando o silma tão detalahdo quanto o LOTR sacou?? tipo mais umas 10000 páginas de escritos...
    Seria muito bom aprofundar na geografia e nos personagens criados por Tolkien...
     
  16. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    É Eönwë quem recebe Eärendil em Aman e quem aconselha Sauron a se render aos valar. Se não me engano foi ele também que falou com Maedhros e Maglor e recusou que as silmarills lhes fossem dadas.

    É uma pena que não deu tempo para ele atualizar essa parte final da história. Me pergunto com que forças Melkor voltaria na versão atual. E como Túrin derrotaria definitivamente Melkor, já que nem Eru pode destruí-lo por completo. Creio que no final seria Túrin que reinaria sobre a Arda Curada (pelo menos seria ele o rei de todos os Filhos, de elfos e homens).
     
    Última edição: 29 Out 2006
  17. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Alguém poderia me passar uma fonte confiável ou trecho onde é deixado claro o fato de que Tolkien descartou essa versão da profecia? Não que eu esteja duvidando, mas estou discutindo o assunto com algumas pessoas e elas insistem que a profecia ainda é válida. :tsc:
     
  18. Tilion

    Tilion Administrador

    A última versão existente da Segunda Profecia de Mandos se encontra na Quenta Silmarillion presente no volume 5 da HoME, The Lost Road and Other Writings, e lá em nenhum momento é dito que Tolkien descartou essa versão: CT só diz que a QS inteira foi deixada de lado em 1937, provavelmente devido ao envolvimento de Tolkien com outros trabalhos, como o próprio Hobbit.

    No volume 11 da HoME, The War of the Jewels, há os comentários de CT sobre a reescrita dos últimos capítulos d'O Silmarillion (presente nesse volume), mostrando que a reescrita não foi muito além da história do Túrin, mas não há nada que diga que Tolkien, caso tivesse tido tempo e paciência, não reescreveria essa parte também para eliminar as inconsistências.

    O fato de não existir uma versão tardia da Profecia não significa que todo o conceito da mesma foi rejeitado por Tolkien. Ele simplesmente não chegou até esse ponto da reescrita.
     
  19. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Mas então essa profecia faz parte de uma versão antiga do legendário, e que seria descartada e renovada. Provavelmente alguns conceitos como Túrin vala e etc, seriam retirados. Não digo a idéia da profecia, mas esse texto tal como está aí seria reescrito e adequado ao legendário mais atual caso Tolkien tivesse a oportunidade. Estou certo?
     
  20. Tilion

    Tilion Administrador

    Essa versão da Profecia no HoME 5 faz parte do mesmo texto que foi usado como base para o Silmarillion de 1977. A versão mais antiga, que já havia sido trabalhada nesta última, está no HoME 2 e 4. A versão do HoME 2 deixa claro que Túrin (e Nienor!) transforma-se num Vala, enquanto que essa última versão não relata a coisa da mesma forma, dizendo apenas que Túrin passou a "ter um lugar entre os filhos dos Valar", o que ainda assim pode deixar subentendido muita coisa.... ou não. Ele poderia apenas ser considerado como um "filho" pelos Valar, por afeto e consideração, mas não literalmente.

    Tolkien só precisaria reescrever esse trecho sobre Túrin. Todo o resto do texto da Profecia não contradiz nada do legendário tardio.
     
    Última edição: 31 Out 2006

Compartilhar