1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"1984" (George Orwell)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Eönwë, 11 Jun 2003.

1. Fëanor

Fëanor Fnord

Re: 1984 (George Orwell)

Acho que essa pergunta depende de outra: para quem?
    Acredito que para determinados grupos a coisa seria melhor sim, enquanto que para outros certamente não. Mas não acredito que o saldo final fosse positivo.

Opa, agora sim. :lol:

2. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

:rofl:

3. Kyra

Kyra I am Jack's smirking revenge.

Tudo bem que as pessoas perderiam a individualidade, a liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, mas pô... Quem precisa disse realmente? :roll:

4. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

ambos tem razão. E acho que justamente isso que o livro quer. Acho que o meio termo.
    Um mundo livre é esse que conhecemos. Mas que não seria nada ruim com algumas "regras" impostas assim com maiis força não?

5. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Eu gosto muito de ambos os livros, mas não li aos 14 :lol:, provavelmente entre 15 e 16.

E isso me lembra, tenho que procurar Admirável Mundo novo e Fahrenheit "esqueci o número". hahahahahahahahahaa

6. Pips

Pips Old School.

451

7. Fëanor

Fëanor Fnord

Mas isso também é bem relativo, hehe
    A própria noção de individualidade é muito pessoal. Se para mim liberdade é poder me reunir com amigos e amigas no boteco pra tomar cerveja até de madrugada e poder falar mal do governo, talvez para você seja algo mais filosófico, etéreo. E para fulano ou beltrano pode ser ainda outra coisa bem diferente.

Ainda pela ótica individualista pode-se analisar pela vivência da pessoa dentro do sistema. Digo, se ela já nasceu inserida nesse contexto, e os pais e pais dos pais dela, ela terá uma capacidade muito reduzida de analisar criticamente isso pelo simples fato de não ter um referencial para comparação. Caso contrário, se o sistema foi imposto durante a vida da pessoa, aí sim ela terá maior capacidade de fazer comparativos. Seguindo essa idéia, acho que é até meio sem sentido buscar uma comparação, uma vez que só poderíamos saber como um sistema desses seria para cada um de nós através da vivência. O livro meramente passa uma idéia, que se desenvolve em torno de um personagem.
    Só penso que eu não gostaria de perder minha cervejinha no boteco :g:

Acho complicado afirmações do tipo "o que o livro quer" por que na maioria das vezes não tem como saber a real intenção do autor nesse sentido, se é que há alguma. Em muitos casos, só cabe ao leitor mesmo decidir o que o livro significa para si.

Eu vejo 1984 como uma representação de como seria uma sociedade governada por um autoritarismo extremo, onde a liberdade de expressão é completamente suprimida. E o engraçado de certa forma é que o processo não pode sequer ser associado a uma pessoa, a um líder, mas sim à própria "sociedade construída" e governada de fato por uma tecnologia que aliena seus membros independentemente do "escalão" em que ele se encontre.

8. Jango

Jango Branca! Branca! Branca!

Regras? Que regras? Definidas por quem? Que se aplicariam a quem? Há pouco tempo prenderam um dono de tv na Venezuela porque ele criticava o governo.
    Concordo com Menegroth quando diz que o equilibrio seria o ideal. Mas em ambos os livros o que vemos é uma elite vendendo a idéia de melhorias para a população, mas o que fazem é apenas trocarem os mestres. Em 1984 é ainda pior. Desenvolvem um tipo de guerra contínua para manter o povo submisso e com medo. Alguém viu algo parecido por aí? Tipo nos E.U.A. E às vezes penso se esse sucateamento da justiça e polícia no Brasil não é uma manobra para manter o povo inseguro e a espera de um Messias.

9. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Eu diria que 1984 é uma distopia coletivista, do qual eu conheço, três grandes exemplos: o próprio livro do Orwell, Admirável Mundo Novo, do Huxley e Brazil, o Filme, do Terry Gilliam. Recomendo a leitura/visão dos três.

Os três, ou pelo menos os dois primeiros, tentam fazer com que o homem perca sua individualidade de forma total, a criação de um Estado eussocial, de um formigueiro humano.

Em 1984, a estrutura social criada tenta, de todas as formas, reprimir o acesso de todas as camadas da população à vontade própria e, mais que isso, à própria consciência e possibilidade de vazão da vontade própria. Outra coisa que a Oceânia e os outros dois governos (se existirem) fazem é bloquear, sob pena de morte, a chegada de conclusões sob o uso da capacidade inata que nosa espécie tem de raciocinar logicamente, introduzindo conceitos como duplipensamento e incutindo no indivíduo uma tempestade de informações contraditórias a todo o tempo, profuzindo perda de referencial.

No Admirável Mundo Novo, o caminho para se atingir tal feito é diferente. Ao invés de se impedir o acesso às vontades pessoais, essas são hiperestimuladas, através do sexo sempre gratuito e disponível para todos, além da utilização de uma droga, o soma. Quanto mais se estimula o prazer de origem natural e quanto mais se perde, em função da gratituidade desse, a necessidade de questionamentos mais profundos, mais a pessoa é considerada um modelo nessa nova sociedade, que é estratificada no nascimento das pessoas (já geradas com capacidade intelectual para terem os papéis de liderança ou de proletariado, em tubos - por ser danoso à estrutura, ninguém tem pai nem mãe).

Brazil, o Filme, do ex-Monty Python Terry Gilliam, inicialmente é derivado de 1984, mas o roteiro dá menos importância ao controle estatal firme, tornando-o uma coisa mais atávica, e torna o mundo num domínio quase que total da tempestade de informação. A poluição visual extrema, a burocracia totalmente ineficiente, que (literalmente) afoga seus funcionários com a papelada e a ocorrência de atentados dos quais ninguém conhece a origem, desorientando a grande população, contrapõe-se ao protagonista da trama, que (como nos dois livros) ousa pensar diferente. No caso, ele tem os sonhos de um amor idílico e resolve fechar os olhos e ignorar a veracidade de toda a torrente pseudonoticiosa entregue pelo Ministério da Informação (no qual trabalha) para correr, de modo meio pragmático e pouco ideológico, à sua realização. Também, e talvez por ser a mais recente das obras, há uma crítica à sociedade do consumo exagerado, da qual faz parte a mãe do heroi, uma socialite fútil que recorre às técnicas plásticas bizarras de sua época.

10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Um filme que eu achei muito bom também no ritmo do 1984 é Equilibrium com o Batman Christian Bale, é uma distopia onde alguém escolhe o que é bom para a coletividade e quem não gosta deve ser descartado, mas quem tem esse direito de escolher o que é bom e o que é mal? os EUA que tem bomba atômica e pode dizer quem não pode ter?, que tem que acabar com qualquer governo que vá contra o que eles acham certo, entendam Capitalismo, como fizeram na América inteira menos em Cuba, onde entrou um ditador que tirou o ditador anterior que era apoiado pelos EUA.

11. Tarik Khalil

Tarik Khalil Usuário

Equilibrium é 1984 com pancadaria e final feliz. :lol:
    ( brincadeira, o filme tem muitas particularidades e talvez fosse diminuir a obra dizer isso, se bem que, putz, adoro esse filme, nem vou falar nada :mrgreen: )

12. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

1984, livro de George Orwell Imagem: Reprodução

Setenta anos depois de sua publicação, o livro escrito pelo britânico George Orwell 1984 continua fascinando os leitores, em particular os mais jovens, fãs de distopias e mergulhados nas redes sociais.

"Alguns alunos ainda ficam escandalizados com o livro (...), outros consideram fascinante", conta o professor de Inglês Michael Callanan, que trabalha na escola Parmiter, de Watford, no noroeste de Londres.

"É o paradoxo desse livro. Embora tenha 70 anos, mantém sua atualidade", acrescenta este professor que participa da organização do Prêmio Orwell da Juventude, destinado a estimular os jovens a manifestarem suas opiniões políticas.

Escrito em 1948 - origem do título do livro, apenas com a inversão dos últimos dois números - e publicado em 8 de junho de 1949, 1984 descreve um futuro, no qual o Partido reina em um país totalitário sob o olhar inquisidor do Big Brother. O passado é reescrito e uma nova língua impede todo e qualquer pensamento crítico.

Para Jean Seaton, diretora da Fundação George Orwell, que perpetua a memória do escritor falecido em 1950 aos 46 anos, sua obra é "incrivelmente visionária".

Esta professora de História da Mídia na Universidade de Westminster compara os "dois minutos de ódio" do livro, um ritual em que a população é incitada a odiar o "Inimigo do Povo", às "pessoas vertendo seu ódio nas redes sociais".

Impulsionado por Trump

Em sete décadas, o livro nunca desapareceu da cena editorial e até registrou picos de vendas.

Em 2017, o fato de uma assessora de Donald Trump usar a expressão "fatos alternativos" - um termo empregado em 1984 - deu grande impulso e visibilidade ao livro, provocando novas reimpressões. Desde sua publicação, a obra já vendeu 30 milhões de exemplares nos Estados Unidos e, naquele ano, as vendas aumentaram 165% em relação a 2016, disse à AFP a editora Penguin Books.

No Reino Unido, as vendas dispararam em 2013, após as revelações do ex-analista americano Edward Snowden sobre a vigilância do governo americano promovida pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

O professor Callanan afirma que, "nos últimos dois anos, com o auge de Trump, um número significativo de estudantes se preocupou muito com a direção que o mundo está tomando".

Já Seaton aponta que o livro marca "mesmo aqueles que não o leram" por sua influência na cultura pop - dos filmes à música, passando pelos videogames.

Quando abrem o livro pela primeira vez, os alunos de Callanan "reconhecem imediatamente algumas coisas", como o Big Brother, a "novilíngua", ou a "polícia do pensamento". São "fórmulas de Orwell que estão de acordo com nosso tempo e que os jovens entenderam", completou o professor.

1984 se mantém como um clássico, porque "as pessoas leem quando jovem e, depois, releem mais velhos, adquirindo uma compreensão diferente das coisas", observa Seaton.

"As pessoas o leem buscando pistas sobre o que deveriam temer hoje em dia", acrescenta.

13. Pim

Pim God, I love how sexy I am!

Tentei ler esse livro ano passado e achei tao, mas tao chato que pulei da metade pras ultimas 50 paginas pra terminar logo e nao me arrependo.

Compartilhar