• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"1984" (George Orwell)

E não tenha dúvida, Eönwë, que 1984 inspirou Matrix. Pra falar a verdade as mesmas obras que inspiraram 1984 foram a base para Matrix.
E mesmo que digam que não, é inegável a forte semelhança entre 1984 e o renonado "V de Vingança", de Alan Moore. 8-)
 
discordo totalmente de vc..... em V For Vendeta nao existia uma sociedade comunista mas sim um capitalismo forte...... pos guerra muito diferente do q vemos em 1984 alem do fato de um ser uma ode ao anarquimo e o outro ser um livro politico totalmente conta o comunismo.........




Dwarf
 
:eh:

Deixa ver...

Um mostra a dura realidade de um mundo pós-guerra. O outro... também.
Um mostra um estado que controla a vida dos cidadãos com mão de ferro. O outro... também.
Um se preocupa em passar uma mensagem firme sobre liberdade. E o outro.. :roll:

Desculpe por não ter analisado 100% dos aspectos entre as duas obras antes de fazer minha comparação. É que na minha memória, não lembro de ter lido outras obras que exploraram esses pontos acima o suficiente pra eles já terem se tornado clichês. :?
 
o 1984 nao mstra uma realidade pos guerra nao...... mas o fato das duas controlarem a vida dos cidadaons eh verdade mas a finalidade e a forma de controle sao bem diferentes........




abraçois Dwarf
 
Gildor disse:
E não tenha dúvida, Eönwë, que 1984 inspirou Matrix. Pra falar a verdade as mesmas obras que inspiraram 1984 foram a base para Matrix.
E mesmo que digam que não, é inegável a forte semelhança entre 1984 e o renonado "V de Vingança", de Alan Moore. 8-)

Olha, sinceramente acho que é seu lado "fã de gibi" que tá escrevendo isso... existem inúmeros testos e gibis sobre sociedades totalitárias e buscar semelhanças entre 1984, V, Brazil (dentre outros) não tem tanto sentido... seria como mostrar as semelhanças que exoistem sobre os filmes de guerra.
 
1984 é um soco na cara pra quem le...literalmente.
E retrata muito bem para onde o mundo se encaminha. Domínio da massa pela supressão de raciocínio (novilíngua? inglês internético é tosko o suficiente), grandes blocos, nenhuma privacidade (isso já existe hoje em dia, 11 de setembro só foi uma justificativa pra uma coisa pré-existente).
Mas apesar do final do livro, eu tive uma esperança um tanto infantil quando acabei de lê-lo: uma sociedade como a do 1984 não é sustentável por muito tempo. Os recursos naturais acabariam e com eles a sociedade (não a humanidade, que é que nem barata, sobrevive até a guerra nuclear).

Eu esperava algo do tipo quando li Admirável mundo novo...mas esse não me impressionou tanto.
 
Quando me referi a Foucault, chamava atenção para a idéia do panóptico como fundo para a construção de todo o universo concebido por Orwell em 1984.

Vou tentar explicar do que trata e vcs vêem se não faz sentido:

A sociedade diciplinar consiste num sistema minucioso de coersões materias cujo nascimento coincide com a ascenção da burguesia, e que substitui progressivamente o sistema fundado na soberania. A transição das sociedades fundadas na soberania pelas sociedades diciplinares se dá nítidamente no Império Napoleônico, no século XVIII, quando as técnicas e pesquisas pra dominação começam a se apoiar não mais em terras e produtos, mas nos corpos e seus atos. Instrumentos de dominação, vide aparelhos de saber, produtores de ideologias, passavam então a estabelecer um poder contínuo pela vigilância, com o objetivo de extrair o máximo de tempo e trabalho dos corpos. Há um caráter heterogêneo nas sociedades diciplinares, já que vinham para substituir as sociedades fundadas na soberania, excluíndo inclusive a presença de um soberano físico, mas preservam a teoria soberana no código napoleônico, de modo a, através do judiciário, camuflar o exercício efetivo de poder, ocultando técnicas e procedimentos de dominação. A repressão passa a se dar por meio dos discursos das ciências humanas, que classificavam os indivíduos na sociedade de acordo com a sua utilidade e produtividade no meio social, e os confinavam em espaços e sistemas fechados que obedeciam a um molde, o panóptico. Definido primeiramente por Bertham, o panóptico corresponde ao modelo de arquitetura padrão dos meios de confinamento, aonde os indivíduos são dispostos em celas com janelas para fora e para dentro, que equidistam de uma torre central, formando um círculo. A torre central corresponderia ao lugar de onde um vigia poderia observar os presos sem por eles ser observado, o que, como efeito, produziria neles a sensação de estarem sendo continuamente vigiados. O modelo do panóptico pode ser observado em todas as instituições de confinamento que se consolidaram a partir desse período, vide as escolas, os hospitais, os hospícios, o exército e as fábricas.

Ah, isso também me lembra muito a base para a construção do universo Matrix...
 
pra quem quiser ta começando o filme 1984 agora 1:35 no telecine emotion :wink:
Bom filme pra quem for ver ....
eu ja to indo num passa nada melhor na tv mesmo
 
acho Revolução um pouco irônico... 1984 é mais realista.. mais cruel.. incrivel a semelhança entre esse e Admirável mundo novo... ambos crueis, um sobre a forma da submissão e outro a 'liberdade' demasiada ao mesmo tempo castradora... gosto muito de George Orwel, ele mostra uma realidade q ninguem quer ver nem lutar contra... otima leitura.. mas é bom começar por Revolução com suas lições de moral e tudo mais... :obiggraz:
bjim a todos
 
1984 marcou a minha vida... lembro que acabei de ler e fiquei meio prostrado na cama, sem ação, tamanho o choque que aquela leitura tinha causado em mim.

E fiquei meio "bolado" por uns dias, pensando naquilo tudo. Sei lá, considero leitura obrigatória pra qualquer um... é uma porrada necessária.
 
Deriel disse:
Gildor disse:
E não tenha dúvida, Eönwë, que 1984 inspirou Matrix. Pra falar a verdade as mesmas obras que inspiraram 1984 foram a base para Matrix.
E mesmo que digam que não, é inegável a forte semelhança entre 1984 e o renonado "V de Vingança", de Alan Moore. 8-)

Olha, sinceramente acho que é seu lado "fã de gibi" que tá escrevendo isso... existem inúmeros testos e gibis sobre sociedades totalitárias e buscar semelhanças entre 1984, V, Brazil (dentre outros) não tem tanto sentido... seria como mostrar as semelhanças que exoistem sobre os filmes de guerra.

Ah, eu não tinha visto isso ainda. 8O

É claro que V de Vingança foi influenciado por 1984, isso é óbvio. Só o lance da paranóia-constante-vigilância-líder-idealizado-e-invisível-protagonista-subversivo-etc já faz "V" ser muito mais parecido com 1984 do que "Brazil", por exemplo, que se apóia em uma linha similar, mas focalizada em outros aspectos.
 
O livro nos abre portas para uma reflexão da nossa sociedade.Se vc for pensar, tudo que tem no livro sobre o controle de massa, hoje temos tecnologia e temos governantes com mentalidade para usar todas estas formas para oprimir o povo.
Eu acho que o BIG BROTHER nos observa 24h. :lol: :lol: :lol:
Toda pessoa que quer ver o mundo de uma forma crítica tem que ler Orwell.
 
Definitivamente, livros têm épocas certas para serem lidos. Quando 1984 caiu nas minhas mãos pela primeira vez, eu tinha lido para agradar um namorado que vivia falando sobre o livro.

(não me culpem pelo motivo fútil para procurar o livro: acredito que qualquer coisa que induza a leitura já é um bom motivo 8-) )

Mas, como já era de se esperar, o livro acabou não surtindo o efeito que surtiu agora com uma nova leitura. A sensação que tive enquanto lia vai desde "soco na boca do estômago" até "perturbador".

De hora em hora tinha que deixar o livro um pouco de lado para tentar colocar a cabeça em ordem: é muita informação, muita *indagação* na verdade. Para ser bem sincera, não digeri o livro ainda.

Só sei que depois do capítulo 4 e dos capítulos 18 ao 23 eu fiquei -> 8O poutz, poutz, poutz. Fazia tempo que eu não ficava assim depois de ler um livro. Retorno ao que disse: livros têm épocas certas para serem lidos. Do jeito que 1984 mexeu comigo dessa vez, acho que era a época. :grinlove:
 
Como jah disseram aí éum verdadeiro soco na cara .... Aquele livro q tem a capacidade de te deixar bobo , imóvel e desacreditado ...
Nele está uma das frases mais marcantes da literatura pra mim :"Liberdade é poder dizer que 2+2 são quatro."
 
Eu lembro que quando fui começara ler esse livro, era já de madrugada e li um capítulo e fui dormir. Simplesmente, todos os sonhos dessa noite tiveram alguma coisa a ver com 1984, tudo era proibido e perigoso, sensação de estar sendo vigiado. E olha que foi só o primeiro capítulo!

Algumas horas é muito angustiante ver tudo o que o protagonista sofre. Tanto que no final( SPOILER)
na parte da tortura, eu estava torcendo para o Winston aceitar logo o governo e sair daquele lugar.
 
Eu sinceramente peguei 1984 como se fosse um livro de ficção. É alucinante como não é isso, e tem tantos e tão verdadeiros pontos de verossimilhança com a realidade.

E esse livro joga na nossa cara certos aspectos do nosso mundo de forma tão vívida em nossas mentes que fica definitivamente gravado. Perturbador, sim, mas terrivelmente bom.

^_^ Um dos melhores que já li até hoje.
 
Acabei de ler, não tem nem 10 minutos, estou prostrado, perturbado, a ficha custando a cair........... nunca li um livro, vi filme, ou coisa parecida que me deixou tao pasmo quanto 1984, nada que me fez pensar tanto quanto ele, que me enchia a mente enquanto lia, e que me perseguia nos sonhos, como disse o Minas Etchelion acim........ a sensação de soco no estômago é a descrição perfeita para o q eu estou sentindo agora, ainda nao pude organizar uma linha de pensamentos lógicos para realizar o real impacto desse filme no que um dia foi minha consciencia política, do real, do verdadeiro e do que é falso........ acho q essa consciencia simplesmente nao existia antes de lê-lo........ não tenho mais palavras para descrever oq sinto agora.
 
ae galera vcs tem q ler mais..... serio.... eh um bopm livro... muito bom mesmo....mas existe muita coisa melhor... eu gostei muito do livro... mas ele terminou falando verdades obvias paras as pessoas q como eu deixaram de ser idealistas a muito tempo... talvez vcs q tenhas sido atingidos tao fortemente pelo livro ainda sejam idealista.... e eu vos digo para nunca deixarem de o ser.... mas sob o ponto de vista de uma pessoa q se utiliza da logica para extrapolar u7m futuro o livro nao traz tantas novidades....


Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo