1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"1984" (George Orwell)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Eönwë, 11 Jun 2003.

  1. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Quem já leu ese livro, o que achou?

    [spoiler:98cbb99083]Acabei de terminar 1984. As últimas 50 páginas, quando o protagonista é interrogado, torturado, e tem sua mente "modificada" são terrivelmente perturbadoras.[/spoiler:98cbb99083]

    1984 me lembrou muito Matrix, nas sugestões de que a realidade é só o que os humanos percebem, e portanto pode ser completamente alterada, se conseguirem controlar as mentes das pessoas.

    Editado pelo Gildor: não vamos esquecer a tag
    , please :roll:
     
  2. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    tipo.....valeu pelo spoiler :x :x :x

    eh um livro que eu muito quero ler.....procuro por ele em varia livraria e sebos e nunca acho......
     
  3. Rage

    Rage Usuário

    é um livro muito bom mesmo. Mas não é assim tão difícil de achar pra vender
     
  4. Eönwë

    Eönwë Usuário

    A edição que eu li é uma antiga, da década de 70, eu acho, que era do meu pai. Eu procurei edições mais recentes em livrarias e não achei nada. Devia ser fácil de ser encontrado, por ser um clássico, mas parece que não é assim.

    :tsc: Falha minha... foi mal... :wink:
     
  5. Gildor

    Gildor Usuário

    :grinlove:

    Se eu fizesse um TOP 10 livros mais marcantes, 1984 estaria nele. Eu sou apaixonado por esse livro, teve uma época em que ele foi muito marcante pra mim. É uma daquelas histórias em que você consegue entrar pra valer no mundo que é construído pelo autor. O personagem (Smith) é apaixonante em sua humanidade e vontade de viver.

    [spoiler:6df610290d]
    Alguns dizem que o livro é recheado de clichês e dava pra saber desde o início o que ia acontecer com o Smith. Mas ainda assim, é impressionante ver o ponto até onde conseguem levar o personagem.[/spoiler:6df610290d]

    Enfim, é um livro imperdível pra quem não leu e inesquecível pra muitos dos que já leram. Recomendo com firmeza. :D
     
  6. Ogden

    Ogden Usuário

    ká ouvi falar, e muito bem...
    tem aqui em casa, vou dar uma lida nele qdo tiver tempo :obiggraz:
    tem um filme tb baseado no livro né...

    eu peguei o finzinho do filme
    não entendi nada :mrgreen: :disgusti:

    pelas minhas discussões com alguns amigos q leram acho que é um livro praticamente obrigatório pra formar idéias concretas sobre a sociedade e tudo o mais, não?
     
  7. Gildor

    Gildor Usuário

    Tem mais aqui
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :mrgreen:
     
  8. Orion

    Orion Jonas

    Eu quero muito ler esse livro, minhas espectativas estão no espaço e provavelmente comprarei-o para ler nas férias.
     
  9. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Eu quero ler, mas não sei onde achar...livraria é mto caro!
    Mas parece ser mto interesante, pelo que já ouvi falar. Todos que já leram e me falaram adoraram!^^
     
  10. Carcharoth

    Carcharoth Usuário

    Saranel... pelo que eu vi nas livrarias aqui no rio, esse livro nao eh mt caro nao...

    Po... onde vc mora?
     
  11. *LiSa_SimpSon*

    *LiSa_SimpSon* Usuário

    Eu comecei a lê-lo...mas num consigui terminar...Eh um livro que exige muita atenção...e eu tava cheia de outras coisas pra ler na época...mas o pouco que eu li foi fascinante...recomendo muito... :mrgreen: Tenho que criar coragem de voltar na biblioteca pra pegar ele e ler ateh o final... 8-)
     
  12. Derfel

    Derfel Usuário

    aí pessoal!
    Este livro é muito bom.Ele faz a pessoa refletir sobre a nossa sociedade.Para eu o livro pode ser perfeitamente enquadrado nos nossos dias.Depois que eu vi um satélite da CNN conseguindo ver carros andando nas ruas de Bagda eu fiquei me perguntando o que o governo americano não teria de tecnologia de espionagem.
    O livro faz nos lembrar das mentiras inventadas pela mídia que de tanto aparecerem acabam se tornando verdade.
    Um outro livro que vale apena ler é A Revolução dos Bixos que é mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
    uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    iiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    ttttttttttttttttttttt
    ooooooooooooooooooooooooo
    bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
     
  13. Golgo13

    Golgo13 Usuário

    1984 é obrigatório, está na lista dos dez mais de qualquer pessoa q já o tenha lido.
     
  14. Zorba o Grego

    Zorba o Grego Usuário

    É, eu li esse livro, e não é difícil de achar não galera. Ele é vendido como Pocket Book, em qualquer rodoviária tem. E é bem legal porque parece que o cara tinha escrito A Revolução dos Bichos que é uma crítica direta à revolução russa, e depois 1984 onde temos uma sociedade de extrema direita ou esquerda. Daí o livro foi muito publicado nos EUA na época para fazer a cabeça das pessoas de que o capitalismo é democrático e tal, mas na verdade eu acho que este livro faz crítica a toda e qualquer sociedade. O Big Brother é o grande 'tirano' do livro, e eu acho que na nossa sociedade ele tá refletido nos meios de comunicação em massa e no interesse do capital!!
     
  15. Derfel

    Derfel Usuário

    concordo plenamente...o "Big Brother" são os meuios de comunicão que tentam controlar nossas mentes com uma lavagem cerebral sem precedentes.....
     
  16. Lórien

    Lórien Última General de Nanto

    O interessante desse livro é que não estamos muito longe disso... Para um convívio nessa sociedade caótica talvez os poderosos em breve tenham que usar de artifícios como esses para controlar o que hoje não se controla.
    Crime, pessoas automatizadas.
    Violência, pessoas cegas.
    Abusos, pessoas condicionadas.
    É um estupro ao livre arbítrio, uma depravação total e completa, querer controlar tudo e todos dessa forma.
    Sinceramente, eu não acho que nos tornaremos exatamente dessa forma, mas, talvez, um pouco parecidos.
    Parece que o ser humano ainda não aprendeu a respeitar a si mesmo... então, vai ter que ser obrigado a aprender a respeitar. Penso muito nisso. Vou ler o livro novamente.
     
  17. Gabão

    Gabão Usuário

    Esse livro e muito bom , e não e dificil de achar como tem gente falando não...
    por sinal ... Eu tenho!!!!
    em qualquer sebo por ai vc consegue ele por uma pechincha, quem num quiser compra aposto ke na maioria das bibliotecas tem :wink:

    o filme baseado nele tb e bem legalzinho retrata bem o livro ...mas como sempre o livro e superior

    Dane- se o grande irmão
     
  18. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    eh um livro muito bom..... principalmente na forma como ele lida com a politica e como ele lida com a parada da realidade no fim do livro ... eu recomento para todas as pessoas q acrediam q o socialismo ou o comunismo sao perfeitos....



    abrsços Dwarf

    ps.: a questao linguistica do livro tb eh excelente......
     
  19. Avenger

    Avenger Usuário

    Sem dúvida um dos melhores livros q já li.
    A realidade retratada no livro serve pra qualquer regime totalitário de direita ou esquerda. Muito do que é falado no livro sobre forjar/adulterar documentos e informações foi amplamente usado na segunda guerra mundil.
    Lembro na escola de ter visto fotos de pessoas do governo nazista onde na original apareciam umas pessoas, e depois uma foto edita onde um pessoa (um traidor) já nao estava mais nela. Vi a mesma coisa pra antiga Uniao Sovietica, os comunistas faziam muito esse tipo de coisa....
    O controle da populaçao já é bem flagrante, visto q as pessoas pensam e agem de acordo com oq "aprendem" nas midias de massa, se portam como um verdadeiro rebanho sem questionar nada. Da internet com seus spywares, o Echelon e outros dispositivos não falta tanto assim pra uma teletela.
    Já a questao do idioma eh um ponto central. Qto menos palavras menos idéas, menos chance de questionamento. O "emburrecimento" da populaçao é um fator primordial para um regime desse tipo manter-se no poder (Por isso no mundo inteiro passam Teletubbies na tv...). Hoje em dia na "era da informação" parece q estamos longe disso, mas nao é oq vejo. A avalanche de informacoes nao permite q se analise a verdadeira situacao de qualquer coisa deixando as pessas sabendo quase nada sobre quase tudo.
    Por essas e outras, esse livro a meu ver é obrigatório para nao deixar o mundo se tornar como é descrito nele.
     
  20. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Jean Baudrilard, e as suas teorias sobre o simulacro e a sociedade de simulações, Foucault e a microfísica do poder, Louis Althusser e os aparelhos ideológicos.

    Desde que li esse livro os nomes desses filósofos e suas idéias sempre parecem pra mim as fontes de inspiração mais explícitas de Orwell.

    E a ficção científica dos fins dos anos 70 e começo dos 80, que tiranizam a máquina e vêem para a humanidade um futuro de subserviência, também inspiraram. Filmes como 2001, 2020, Blade Runner, Alien, e por aí vai...

    E não tenha dúvida, Eönwë, que 1984 inspirou Matrix. Pra falar a verdade as mesmas obras que inspiraram 1984 foram a base para Matrix. Os irmãos W. adoram filosofia...
     

Compartilhar