• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 16º livro - Cyrano de Bergerac (Edmond Rostand)

Qual dos cinco títulos abaixo será o 16º livro do Clube de Leitura?

  • Graça Infinita (David Foster Wallace)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    10
  • Votação encerrada .
Fui ver seu poste só agora, Jorge. Sim, sim, é isso mesmo -- embora eu ñ saiba dizer o quê do Hugo exatamente foi captado... A questão do feio e do heroico, quem sabe?
 
Nem tinha lembrado disso do feio e do grotesco, Mavericco, mas é verdade. Estava pensando mais na versificação, com os alexandrinos usados e abusados pelo Victor Hugo. Talvez a peça deva bastante ao Prefácio de Cromwell, então.

E daí poder ser classificada como neo-romântica ou romântica tardia, né? Ou só romântica mesmo, se considerarmos a teoria de Michael Löwy e Robert Sayre de que o Romantismo seria mais um estado de espírito anti-moderno, enfim.
 
Que primeiro ato! :grinlove: :clap: Vai Cyrano!

Vou colocar um resuminho de cada cena para ver se ajuda. Depois comento.

1) A cena começa num teatro. Teatro de 1640 (com toda a sua bagunça) dentro do teatro de 1897. Vemos uma grande variedade social no público: de ladrões a condes. Bêbados, duelistas e jogadores.

2) Somos apresentados a Christian de Neuvillette. Jovem bonito, mas ruim com as palavras. Tímido.
- Depois temos Ragueneau, dono de uma taverna, onde se passará o Ato 2, e amante de poesia. Troca comida por versos.
- Ragueneau anuncia a disputa de Cyrano com o ator Montfleury. E o caráter de Cyrano é apresentado indiretamente por várias pessoas.
- Descobrimos que Christian gosta de Roxane, prima de Cyrano, e que ela está prometida pro visconde de Valvert.

3) Christian descobre uma cilada contra Lignière e sai correndo pra salvá-lo. Maldito de bom caráter. Cyrano tá mal...
- A peça começa e Cyrano cumpre sua promessa.

4) Temos a disputa entre Cyrano e todo o teatro e o pobre do ator.
- Temos um primeiro anúncio do nariz, símbolo de muitas qualidades.
- Valvert ofende Cyrano e ele faz uma lista de ofensas sobre o nariz. É como se ele fizesse uma enumeração das várias ofensas que já recebeu na vida.
- Ele duela com Valvert enquanto compõe uma balada. Um exagero.

5) Descobrimos que Cyrano está apaixonado e por quem.

6) Uma ama de Roxane vem pedir um encontro com Cyrano e ele surta.

7) Cyrano sai do teatro com um cortejo prometendo proteger Lignière.
 
Confesso que estou sofrendo horrores pra conseguir entender esse texto.
Minha edição é uma da abril, com aquele português antigo, sem falar em alguns erros (de revisão, acho) aqui e ali.

Ainda não li os posts anteriores, mas acho que terei que ler pra conseguir compreender alguns detalhes, já que o geral eu consigo entender, até porque a história é famosa, tipo Romeu & Julieta que poucos leram mas a maioria conhece o enredo principal.
 
Confesso que estou sofrendo horrores pra conseguir entender esse texto.
Minha edição é uma da abril, com aquele português antigo, sem falar em alguns erros (de revisão, acho) aqui e ali.

Ainda não li os posts anteriores, mas acho que terei que ler pra conseguir compreender alguns detalhes, já que o geral eu consigo entender, até porque a história é famosa, tipo Romeu & Julieta que poucos leram mas a maioria conhece o enredo principal.

@Clara, a sua edição é aquela da coleção da Teatro Vivo da Abril Cultural? A minha é justamente esta; realmente não esta muito fácil ler.
 
@Clara, a sua edição é aquela da coleção da Teatro Vivo da Abril Cultural? A minha é justamente esta; realmente não esta muito fácil ler.
Essa mesmo, Spartaco. :/
Vou continuar a leitura porque dá pra ler bem rápido (desisti de compreender aqueles termos calionescos :lol: ) já que é uma peça.
Fosse algo mais extenso e eu já teria desistido.
 
Essa mesmo, Spartaco. :/
Vou continuar a leitura porque dá pra ler bem rápido (desisti de compreender aqueles termos calionescos :lol: ) já que é uma peça.
Fosse algo mais extenso e eu já teria desistido.

É por isso que estou lendo, ao mesmo tempo, um romance do Jorge Amado. ;-)
 
Então, daí que terminei de ler a peça, meio aos trancos e barrancos, e a única coisa que valeu foi ter finalmente lido um clássico.
Mas confesso que não gostei de nada, apenas achei interessante algumas coisas.
O Cyrano é um chato fanfarrão e pedante, nada me cativou nessa história, não torci por ninguém e nem consegui ver beleza alguma no texto.
Uma pena, mas acho que definitivamente este não é o meu estilo de leitura. :-(

O que achei interessante foi a "participação especial" do D'Artagnan indo cumprimentar o Cyrano e o discurso sobre as diversas maneiras de se ofender alguém narigudo.
Lembrei do Steve Martin em Roxanne. =]

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo