• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 13º Livro: Razão e Sensibilidade (Jane Austen)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Conforme indicações e enquete ocorridos neste tópico, o 13º livro escolhido para o Clube de Leitura Valinor é: Razão e Sensibilidade (também conhecido no Brasil pelo título de Razão e Sentimento) de Jane Austen.

Começaremos a discussão no próximo dia 08/09/2015, após o feriado de 7 de setembro, enquanto isso o tópico está aberto para postagem de informações sobre a obra (publicações, editoras, traduções etc.) e a autora.

Lembrando sempre que: pirataria é crime, portanto não postem links ou endereços ligados à essa prática feia e boba; que todos os usuários do fórum podem participar das discussões e que maiores detalhes sobre o funcionamento do Clube podem ser lidos neste tópico aqui.

Cronograma:
(Conforme nota do editor no exemplar da Penguin & Companhia, Razão e Sensibilidade foi lançado originalmente em três volumes, mantendo a divisão, o cronograma informa volume e capítulo da primeira edição e entre parênteses o número do capítulo em sequência numérica contínua.)

08/09 - Volume I: Capítulo I até Capítulo X (Capítulos 1 a 10);
14/09 - Volume I: Capítulo XI até Capítulo XX (Capítulos 11 a 20);
21/09 - Volume I: Capítulo XXI até Volume II: Capítulo VI (Capítulos 21 a 28);
28/09 - Volume II: Capítulo VII até Capítulo XII (Capítulos de 29 a 34);
05/10 -Volume II: Capítulo XIII até Volume III: Capítulo VI (Capítulos de 35 a 42);
12/10 -Volume III: Capítulo VII até Final (Capítulo 43 até Final)
 
Última edição:
O romance Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade ou Razão e Sentimento) de Jane Austen foi o primeiro livro publicado da escritora (1811), que utilizou o pseudônimo de "A Lady".

colecao_ja_lpm.jpg

A história relata os relacionamentos de Elinor e Marianne Dashwood, duas filhas do segundo casamento de Mr. Dashwood. Ao longo da história, as duas irmãs buscam o equilíbrio entre a razão (ou a pura lógica) e a sensibilidade (ou a pura emoção) na vida e no amor.

Em 1811, Thomas Egerton, da Military Library, uma editora em londrina, aceita os manuscritos para a publicação do romance, em 3 volumes. Austen paga para o livro ser publicado e paga ao editor uma comissão nas vendas. O custo da publicação é mais de um terço de sua renda familiar e, mesmo assim, ela tem lucro.

No Brasil, a tradução mais antiga, nos anos 1940, de Dinah Silveira de Queiroz para a José Olympio Editora, traz o título Razão e Sentimento, assim como a tradução de Ivo Barroso, para a Nova Fronteira, em 1982. Há, porém, outras traduções, tais como a de Therezinha Monteiro Deutsch, Adriana Sales Zardini (Editora Landmark) e Roberto Leal Ferreira (Martin Claret), que trazem o título Razão e Sensibilidade, o mesmo título que recebeu o filme de Ang Lee.
 
Ai, eu piro nessa coleção com as capinhas super fofas da L&PM que o Spartaco postou, cada vez que eu vejo tenho vontade de comprar. Mas cadê o dinheiro? :hihihi:
 
Amigos, comprei. Quem quiser uma dica de onde achar, a edição da Saraiva de Bolso, que conta com tradução de ninguém menos que Ivo Barroso, está em promoção, saindo a 12 dilmas, salvo engano. O título é Razão e Sentimnto. "Sensibility" é uma palavra que dá pano pra manga, né?
 
Eis o cronograma, pessoal.
Vou copiá-lo no primeiro post pra facilitar a consulta.

Cronograma:
(Conforme nota do editor no exemplar da Penguin & Companhia, Razão e Sensibilidade foi lançado originalmente em três volumes, mantendo a divisão, o cronograma informa volume e capítulo da primeira edição e entre parênteses o número do capítulo em sequência numérica contínua.)

08/09 - Volume I: Capítulo I até Capítulo X (Capítulos 1 a 10);
14/09 - Volume I: Capítulo XI até Capítulo XX (Capítulos 11 a 20);
21/09 - Volume I: Capítulo XXI até Volume II: Capítulo VI (Capítulos 21 a 28);
28/09 - Volume II: Capítulo VII até Capítulo XII (Capítulos de 29 a 34);
05/10 -Volume II: Capítulo XIII até Volume III: Capítulo VI (Capítulos de 35 a 42);
12/10 -Volume III: Capítulo VII até Final (Capítulo 43 até Final)
 
Eu não li NADA no feriado. Passei ele todo colocando trabalhos da faculdade em dia, mas essa semana já pego ele, está no tablet e eu tenho tempo no ônibus pra ler :dente:
 
Eu não li NADA no feriado. Passei ele todo colocando trabalhos da faculdade em dia, mas essa semana já pego ele, está no tablet e eu tenho tempo no ônibus pra ler :dente:

Já comecei a ler (os quatro primeiros capítulos) e achei o enredo bem interessante, mostrando logo de cara os problemas familiares existentes.
 
Comecei a ler ontem a noite, já li 5 capítulos até agora :hihihi:
Achei bem interessante o começo do enredo, e de cara o que me chamou a atenção foi como a Jane Austen bate na tecla das mulheres não herdarem. Talvez eu ter reparado mais nisso se deva justamente ao fato de que estou estudando Sucessões esse semestre e vimos que hoje, independente do sexo, herdeiros são herdeiros e também a maior proteção que se dá ao cônjuge, seja ele homem ou mulher, no sentido de que, mesmo que não haja meação, ele concorrerá como herdeiro do patrimônio do autor da herança. (ok, sai do foco aqui, foi mal)
Enfim, não estudei muito a vida da Austen, mas penso que essa devia ser uma questão que incomodava muito ela, já que ela dá uma atenção especial a ele em seus livros.
Também deu pra perceber a diferença gritante entre as personalidades das irmãs e dos outros parentes próximos. E, vamos falar, que meio irmão pau no "piiiii", hein?
 
Comecei a ler ontem a noite, já li 5 capítulos até agora :hihihi:
Achei bem interessante o começo do enredo, e de cara o que me chamou a atenção foi como a Jane Austen bate na tecla das mulheres não herdarem. Talvez eu ter reparado mais nisso se deva justamente ao fato de que estou estudando Sucessões esse semestre e vimos que hoje, independente do sexo, herdeiros são herdeiros e também a maior proteção que se dá ao cônjuge, seja ele homem ou mulher, no sentido de que, mesmo que não haja meação, ele concorrerá como herdeiro do patrimônio do autor da herança. (ok, sai do foco aqui, foi mal)
Enfim, não estudei muito a vida da Austen, mas penso que essa devia ser uma questão que incomodava muito ela, já que ela dá uma atenção especial a ele em seus livros.

@Erendis, para saber um pouco da vida dessa escritora, recomendo o livro JANE AUSTEN - UMA VIDA REVELADA de Catherine Reef (Editora Novo Século). Apesar de ser um livro pequeno, trata-se de uma biografia muito boa, além de perspicaz e divertida da autora que é, para muitos, a mais importante do século XIX.

GRD_986_Jane%20Austen.jpg
 
Que raiva desses Dashwood! Quanta mesquinharia... aquela sra. John Dashwood, então... muito chata aff. (adoro odiar esses aristocratas sem caráter da Jane Austen)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo