• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

12 Maiores torcida do futebol brasileiro.

Na pesquisa da Ipsos só entrevistaram classe A B e C, se pegassem D e E daria 97% Corinthians, certeza. TIMÃO ÊÔ

E se torcida ganhasse jogo o Flamengo não estaria onde está.
 
E se torcida ganhasse jogo o Flamengo não estaria onde está.
Nem o meu Bahia, que falei no meu post da página anterior, né... :mrgreen: :lol:
Nem o Atlético MG também...se bem que esse aprendeu a lição e deve voltar pra Série A. :-P

E é por essas e outras que eu não confio nessas pesquisas...tipo, tem bairros que tem mais torcedor de um time do que de outro, então imagina precisar qual time tem mais torcida no Brasil perguntando pra meia dúzia de pessoas. Em Minas, por exemplo: eu sempre escuto falar que o Atlético tem mais torcedor em BH e o Cruzeiro mais torcedor no interior (o que dá a ele a liderança numérica no estado de Minas - e no Brasil em geral), ou seja, você resolve fazer a pesquisa em só em capitais, em determinados bairros e entrevistando somente pessoas de determinadas classes, e muda o resultado real da coisa completamente.

Sei que existem amostragens e desvios padrões (já estudi estatística - duas vezes, nas duas faculdades que fiz), mas acho que pra uma pesquisa dessa fazer sentido iam ter que entrevistar MUITA gente MESMO...coisa inviável.

Bom, podiam começar a perguntar o time que as pessoas torcem no Censo do IBGE. :dente:

Acho que o termomêtro na maioria das vezes, é o estádio. No caso do Flamengo, contando mais os estádios de fora do Rio. :-P

Mas ainda assim é um "termomêtro" falho, já que dependendo do preço do ingresso, da posição do time no campeonato, etc, a presença da torcida muda muito...em suma, é complicado precisar esse tipo de coisa, mas dá pra ter uma idéia.

Pra terminar, só sei que alguns times aqui do Nordeste e do Norte tem MUITO mais torcida do que costumam comentar por aí (e raramente são lembrados numa lista como a que estavam fazendo aqui), como por exemplo Sport, Santa Cruz, Ceará, ABC de Natal, Remo, Paysandu, etc.
 
Flamengo so tem essa torcida enorme porque é o segundo time de todos os torcedores de times do NE, NO e CO.

Se tirassem eles, não ia ser nem a oitava.
Pode tirar os torcedores do NE, NO, CO, acima dos 50 anos, destros e de olhos castanhos que mesmo assim a torcida do São Paulo continuaria um desprezo frente a gente.
 
Não consigo achar o tamanho da torcida um parâmetro positivo em nenhum aspecto.
O que um clube que tem grande torcida tem a mais? Até porque a torcida é consequência da tradição e do histórico do clube, e não o contrário.
 
Não consigo achar o tamanho da torcida um parâmetro positivo em nenhum aspecto.
O que um clube que tem grande torcida tem a mais? Até porque a torcida é consequência da tradição e do histórico do clube, e não o contrário.

Eu não penso assim. Até que os chamados "simpatizantes", que nunca vão ao estádio nem nada, não fazem muita diferença. Agora jogar com a casa cheia, ou mesmo quando for jogar fora ter um bom número de torcedores (flamengo por exemplo) faz uma bruta diferença.
 
Não consigo achar o tamanho da torcida um parâmetro positivo em nenhum aspecto.
O que um clube que tem grande torcida tem a mais? Até porque a torcida é consequência da tradição e do histórico do clube, e não o contrário.
Você mesmo respondeu sua pergunta, hehe.
A palavra é reconhecimento. Tradição e títulos atraem torcedores novos. Times com mais torcida são times que obtiveram mais títulos, mais conhecidos (e REconhecidos) pelo público que gosta de futebol em geral, etc...basta ver que os gringos quando ouvem falar do futebol brasileiro, ouvem falar de Flamengo, São Paulo, Corinthians...

Na verdade, pra mim, os maiores patrimônios de qualquer clube são a sua torcida e os seus títulos. Qualquer um. Um time sem títulos importantes e sem uma torcida significativa (aka São Caetano, ou, porque não, Vitória da Bahia :mrgreen: ) são clubes com um "menor grau de significância futebolística" ( :-P ) pra mim, independentemente da situação atual do time.

Em outras palavras, eu respeito mais o Atlético MG, Sport e Coritiba que estão na série B, pelos seus títulos e suas torcidas, que o São Caetano e a Ponte Preta na série A. E eu respeito alguns times que, mesmo não tendo tantos títulos, têm um histórico foda (pela passagem de grandes jogadores) como o Botafogo. São times que têm uma possibilidade maior de ter a minha simpatia (não que a tenham de fato, já que na verdade eu não simpatizo com nenhum dos times que citei como respeitáveis. :-P)

Mas isso é obviamente uma opinião completamente pessoal. Talvez você ache que quem merece respeito é quem está bem no campeonato, o que faz bastante sentido por um lado. Mas pra mim as coisas são diferentes...
 
Você mesmo respondeu sua pergunta, hehe.
A palavra é reconhecimento. Tradição e títulos atraem torcedores novos. Times com mais torcida são times que obtiveram mais títulos, mais conhecidos (e REconhecidos) pelo público que gosta de futebol em geral, etc...basta ver que os gringos quando ouvem falar do futebol brasileiro, ouvem falar de Flamengo, São Paulo, Corinthians...

Não necessariamente. O Palmeiras tem mais títulos que os três clubes citados por você, só que vêm atrás dos três em matéria de torcida. Idem pro Santos. O fato é que uma época de seca de títulos como aconteceu com o Palmeiras de 1978 a 1992 e com o Santos de 1984 a 2002 são extremamente prejudiciais, por mais títulos que esses times tenham conquistados.

O que é estranho é que o Corinthians conseguiu ter a maior época de seca (1954 a 1977), mas a torcida se manteve praticamente estável, mas aí eu já relaciono que marginal sempre vai ser marginal e consequentemente corinthiano. :mrgreen:

E vale ressaltar a incrível quantidade de torcedores modistas do São Paulo, mas acho que isso ocorre sempre em períodos onde um time consegue se sobressair. Nos anos 90, talvez existissem alguns torcedores assim do Palmeiras.
 
Não necessariamente. O Palmeiras tem mais títulos que os três clubes citados por você, só que vêm atrás dos três em matéria de torcida. Idem pro Santos. O fato é que uma época de seca de títulos como aconteceu com o Palmeiras de 1978 a 1992 e com o Santos de 1984 a 2002 são extremamente prejudiciais, por mais títulos que esses times tenham conquistados.
Certo...eu ia acrescentar outros times como Grêmio, Palmeiras e Santos, mas preferi resumir nesses três.

Mas o Palmeiras e o Santos (principalmente), entram no meu padrão de times respeitáveis também.

É díficil um time estar sempre ganhando títulos. Então, a não ser que você não ganhe um título sequer há mais de 80 anos, os títulos antigos são algo relevante sim, mais que a série em que o clube está ou a posição do mesmo na tabela. Ou seja, essas secas de títulos são ruins, mas não diminuem o respeito que eu tenho por determinados times.

Enfim, o que é o maior patrimônio de uma pessoa? Sua casa e demais bens, sua família, seus amigos? O que seria o maior patrimônio de um time, senão a sua torcida e seus títulos?

Não que você esteja discutindo isso, eu só quis deixar meu ponto mais claro. :-P

E vale ressaltar a incrível quantidade de torcedores modistas do São Paulo, mas acho que isso ocorre sempre em períodos onde um time consegue se sobressair. Nos anos 90, talvez existissem alguns torcedores assim do Palmeiras.
Na verdade, o primeiro time que eu torci, quando comecei a gostar de futebol, foi o São Paulo, justamente depois do bi do Mundial.:mrgreen:
E meu irmão começou a torcer pro Palmeiras depois do Brasileiro de 93, em cima do Vitória, inclusive. :-P (e poque ele gosta de ser do contra. Aliás, aquele time do Palmeiras era foda)

Títulos atraem torcedores novos, não tem jeito. O fato é que a "tradição familiar" também pesa, é claro, o que explica times que não ganham nada importante há muito tempo continuarem tendo torcidas significativas.
 
O número de torcedores jovens do São Paulo é absurdo! Claroq ue isso vemn do afto das conquistas do inico dos anos 90. O Campeonato Mundial atraiu muuuito garoto novinho; não é dificl vc ver familai em que o pai, a mãe e o irmão amis velho são corinthianos/palmeirenses/santistas ams o irmão mais novo é são paulino.

Isso é fato: titulos atraem amis torcedores. Titulos de maior importnacia atraem ainda mais.
 
Nem o meu Bahia, que falei no meu post da página anterior, né... :mrgreen: :lol:
Nem o Atlético MG também...se bem que esse aprendeu a lição e deve voltar pra Série A. (será?) :-P

E é por essas e outras que eu não confio nessas pesquisas...tipo, tem bairros que tem mais torcedor de um time do que de outro, então imagina precisar qual time tem mais torcida no Brasil perguntando pra meia dúzia de pessoas. Em Minas, por exemplo: eu sempre escuto falar que o Atlético tem mais torcedor em BH e o Cruzeiro mais torcedor no interior (o que dá a ele a liderança numérica no estado de Minas - e no Brasil em geral).

Meri, desculpe ter "editado" teu post, mas no caso de Minas, vc tá coberto de razão! Sou CRUZEIRENSE e trabalho em BH. Aqui na capital, o atlético tem uma vantagem de quase 4 para um em relação à torcida cruzeirense. além disto, sua torcida lota o mineirão, pois acredito que goste de ir lá de qualquer forma, mesmo sem ter time pra disputar nada(desculpe, he,he, he, não resisti!). Já no interior, quase nem se fala em atlético mineiro. O pessoal torce ou pro CRUZEIRO ou para times de outros estados que fazem fronteira com Minas.

Um grande abraço!:cerva:
 
Pode tirar os torcedores do NE, NO, CO, acima dos 50 anos, destros e de olhos castanhos que mesmo assim a torcida do São Paulo continuaria um desprezo frente a gente.

Quem falou em SP?

Ê fixação pelo melhor do mundo que você tem heim?
 
Meri, desculpe ter "editado" teu post, mas no caso de Minas, vc tá coberto de razão! Sou CRUZEIRENSE e trabalho em BH. Aqui na capital, o atlético tem uma vantagem de quase 4 para um em relação à torcida cruzeirense. além disto, sua torcida lota o mineirão, pois acredito que goste de ir lá de qualquer forma, mesmo sem ter time pra disputar nada(desculpe, he,he, he, não resisti!). Já no interior, quase nem se fala em atlético mineiro. O pessoal torce ou pro CRUZEIRO ou para times de outros estados que fazem fronteira com Minas.

Um grande abraço!:cerva:
Mas não é pra tanto, né? :eek: :ahn?:

4 pra 1 é demais...minha namorada é cruzeirense e disse que você exagerou feio aí. :mrgreen:

O que eu acho que acontece aí em Belzonte é que os torcedores do Cruzeiro são, em sua maioria, pessoas de famílias mais "tradicionais", de classes mais altas e que não tem por hábito ir ao Mineirão. O Cruzeiro acaba sendo um time mais "familiar" mesmo, enquanto o Atlético tem aquela massa que está sempre no mineirão (e que sempre quebra tudo depois do jogo, segundo minha namorada :-P). Daí dá a impressão de que o Atlético tem bem mais torcida em BH, mas não creio que na realidade seja numa diferença tão brutal.

Atá porque, a imensa maioria dos belorizontinos que eu conheci até hoje torcem pro Cruzeiro...não que isso seja uma amostra confiável do ponto de vista estastístico, mas enfim. :mrgreen:



E a propósito, sem querer por lenha nessa discussão, mas já pondo: o São Paulo tem bastante torcida espalhada pelo Brasil sim, assim como o Corinthians e outros times de SP. Principalmente por causa da ausência de títulos importantes dos times do Rio (tirando o Vasco e desconsideando a Copa do Brasil :-P) nos últimos 10 anos, que tem atraído a adesão de novos torcedores aqui no Nordeste e cia.

Aliás, ultimamente, com o atual estado lastimável em que estão os times baianos, eu tenho escutado mais festa aqui na vizinhança em dias de jogo do São Paulo do que em dias de jogo do Bahia, Vitória ou Flamengo. Até porque quase todo o torcedor do Bahia tem uma simpatia pelo tricolor paulista, eu inclusive.
 
Mas não é pra tanto, né? :eek: :ahn?:

4 pra 1 é demais...minha namorada é cruzeirense e disse que você exagerou feio aí. :mrgreen:

O que eu acho que acontece aí em Belzonte é que os torcedores do Cruzeiro são, em sua maioria, pessoas de famílias mais "tradicionais", de classes mais altas e que não tem por hábito ir ao Mineirão. O Cruzeiro acaba sendo um time mais "familiar" mesmo, enquanto o Atlético tem aquela massa que está sempre no mineirão (e que sempre quebra tudo depois do jogo, segundo minha namorada :-P). Daí dá a impressão de que o Atlético tem bem mais torcida em BH, mas não creio que na realidade seja numa diferença tão brutal.

Atá porque, a imensa maioria dos belorizontinos que eu conheci até hoje torcem pro Cruzeiro...não que isso seja uma amostra confiável do ponto de vista estastístico, mas enfim. :mrgreen:

4 pra 1 realmente é exagero. E realmente tem esse negócio mesmo das familias de classe mais alta torcerem pro Cruzeiro, ou pelo menos parece, já que o público deles nos jogos realmente não é grande (fora quando o time está estupendamente bem, como em 2003).
Agora falando sério,a torcida do Cruzeiro tem MUITO mais mulheres do que a do Galo, até em Belo Horizonte. Mês passado tive que fazer um trabalho relacionado com estatíscas pra Matemática, e 1000 alunos do meu colégio foram entrevistados sobre essa questão do time que torce. Acho que a diferença foi de uns 40 torcedores a mais pro Atlético, mas olhando só pelo lado feminino o Cruzeiro ganhava por mais de 100 pessoas.

Todo mundo sempre falou isso, mas eu pelo menos pensava que era só discussãozinha boba entre fanáticos. Mas, a não ser que o resto da cidade seja completamente diferente do meu colégio, parece que é verdade
 
Segundo o meu avô, que mora em BH, o Atlético tem maioria nas classes mais baixas e nas mais altas, e que o Cruzeiro tem maioria na classe média metida a besta. É claro que a opinião dele não é das mais isentas, mas enfim... :lol:
 
Segundo o meu avô, que mora em BH, o Atlético tem maioria nas classes mais baixas e nas mais altas, e que o Cruzeiro tem maioria na classe média metida a besta. É claro que a opinião dele não é das mais isentas, mas enfim... :lol:

Na verdade nas classes altas é meio dividido. Nas médias realmente o Cruzeiro é maior, e na classe baixa o galo tem mais torcedores.
 
1º flamengo/23 milhões
2º corinthians/19 milhões
3ºvasco/16 milhões
4ºsão paulo/14 milhões
5ºpalmeiras/12milhões
6ºgrêmio/4 milhões
7ºcruzeiro/4 milhões
8ºatlético/3 milhões
9ºinternacional/3 milhões
10ºbotafogo/3 milhões
11ºfluminense/3 milhões
12ºsantos/3 milhões

[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]RIO - A Universidade de São Paulo (USP) divulgou pesquisa que coloca o Vasco como a terceira maior torcida do país. De acordo com a pesquisa, o Flamengo lidera com 23,1 milhões de torcedores, seguido pelo Corinthians com 19 milhões. O time de São Januário viria logo atrás, com 16,5 milhões.[/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]A partir daí viriam o São Paulo em quarto, com 14,2 milhões, o Palmeiras (12,7), Grêmio (4,8), Atlético-MG (4,6), Santos (4,5), Fluminense (4,3), Cruzeiro (3,9), Botafogo (3,7) e Internacional (3).[/FONT]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo