• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

12 conselhos de Roberto Bolaño

Entendo, heimmrich, mas acho que não há como se separar essas influências, não há como considerar que o Bolaño saiba quem são as influências positivas e negativas, em qualquer sentido, sem aceitar a autoridade dele e, consequentemente, sua ascendência. Por isso acho que um conselho mais abrangente e livre, seguindo uma certa interpretação do Calvino, seria: procure seus próprios modelos.
 
Ele parece ter se preocupado mais em atacar desafetos do que falar sobre seus métodos de criação.

Meu único conselho é ter um bloco de notas sempre à mão. Sabe-se lá quando a inspiração vai chegar...
 
Eu acho errado alguém dizer que é preciso ler autores X e Y para escrever contos...

Eu concordo... mas parece um texto estranho, no estilo deboche... dicas meio debochadas, não sei se levaria a serio o que foi proposto mesmo que quisesse.
 
Terminei a primeira parte de Os detetives selvagens, e avancei um pouco na leitura de 2666, e acho que cabe dizer que eu retiro a heresia que eu postei em 29/12/2010 (meu deus, quanto tempo).

A saber:

Ainda pretendo terminar o 2666, mas, ao fim de 130 páginas de romance e passando por diversas ideias do Bolaño e sobre o Bolaño, se eu tivesse que afirmar hoje, diria que não gosto do escritor que ele foi. Não gosto também do pensador que ele foi.
 
Lendo sobre porque todos adoramos Bolaño comecei a gostar foi do Villalobos. Que texto bacana!

Quanto ao Bolaño, mais pra frente tento novamente já que o Estrela Distante não desceu muito bem.
 
13- Leia todos os conselhos de Bolaño e não siga nenhum. Escreva respeitando o seu próprio ritmo (Desconsidere esse também).
 
Estou lendo Bolanos e isso me trouxe a esse post. A impressão que fica é que alguns colegas levaram-no muito a sério.

"Leia Borges ,leia Rulfo, leia Poe, leia Checov..."

Pombas.. ler esses caras é bom até pra quem é padeiro, escriturário, polícia.


Vlw, Bolanos - criador do Chaves.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo