• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

103 Contos de Fadas (Angela Carter)

Anica

Usuário
attachment.php


[align=justify]Durante o início da década de 1990, a escritora inglesa Angela Carter coletou em dois volumes, para a editora Virago, contos de fadas do mundo inteiro, tendo concluído a segunda coletânea pouco antes de morrer. 103 contos de fadas, baseado em uma edição póstuma publicada na Inglaterra em 2005, reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares. Escritas em uma época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras. Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos oferecem correndo por detrás da trama um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outros detalhes que com o tempo se perderam. Mais que isso, na tradição das histórias italianas reunidas por Italo Calvino, estes contos de fadas oferecem um registro precioso de algumas matrizes que posteriormente acabaram sendo assimiladas pela literatura ocidental.[/align]

Comecei a ler ontem e estou achando no mínimo curioso. Para quem acha que contos de fadas são só Chapeuzinho Vermelho e afins, é para se surpreender. Até porque alguns são extremamente cruéis, daqueles que você fica com uma baita interrogação na testa pensando "Hein? Acabou? Assim? E o final feliz?"

Quando terminar de ler comento mais.
 
Ouvi falar desse livro quando comecei a ler Fables, tinha uma nota do tradutor falando sobre ele.
Esse é um dos livros que eu gostaria de ler o mais rápido possivel, agora e só procurar vendendo.
 
Eu vi na livraria mas não dei nem uma lida no começo, achei que era infantil.
Da próxima vez vou ao menos dar uma olhada pois, pelo que a Anica escreveu, parece interessante.
 
Adoro contos de fadas, infantis ou não (tá, eu sou uma criança crescida, eu sempre falo isso :P).
O título me interessou tb, mas acabei de gastar a maior grana na Livraria da Travessa, eu deveria ter incluído esse na minha lista =/ Bom, já tá na minha lista de desejos lá na Travessa :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo