• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

1001 Filmes Indicados pela Valinor

Título: Mar Adentro (idem) [Espanha/França/Itália, 2004, dir.: Alejandro Amenábar]

mar_adentro.jpg


Sinopse: Após um acidente que lhe deixou tetraplégico, Ramón (Javier Bardem) luta para conseguir se livrar de sua atual condição física. Após 26 anos deitado e dependendo de todos à sua volta para tudo, ele chama uma advogada para tentar conseguir legalmente o direito de cometer eutanásia. Lúcido e inteligente, levantará questões morais, com a igreja e a sociedade, tudo baseado em uma história real.(Fonte)

Um ótimo filme, que não vitimiza o tetraplégico e, ao abordar o tema delicado que é reconhecimento do direito de dar cabo de si mesmo, não cai em moralismos baratos e nem em auto-ajuda vazia.

Trailer:


E termina de forma tocante:

 
Última edição por um moderador:
Cantona, é só uma indicação por semana, mas como já é quase domingo, essa sua última indicação já fica valendo como se fosse dessa próxima semana, ok?
 
Citizenkane.jpg

Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941)

Sinopse: Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst (publicamente, Welles negava), e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.

O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de Kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia. Entrevistando pessoas do passado de Kane, o jornalista mergulha na vida de um homem solitário, que desde a infância é obrigado a seguir a vontade alheia. Ninguém a seu redor importa-se com Kane, que busca por meio da aquisição de bens a adoração das pessoas.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Confesso que não gostei muito de Kane :oops:. Assim, a parte técnica eu adorei - a câmera a fotografia etc. Mas não gosto muito de quando contam uma história do jeito que foi contada - toda hora mostrando aspectos da vida do cara, sempre do início de algo marcante na vida dele ao fim de tal período... sei lá, não gostei - vi o filme em uns 3 ou dias, cada dia via um pedaço =P Mas entendo o porque dele ser importante...
 
mulholland_drive_movie-25159.jpg


Cidade dos sonhos(Mulholland Dr.) - David Lynch, 2001

Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Stalker (Сталкер, 1979 - Andrei Tarkovsky)

5862eacd.jpg

Sinopse: O Stalker (Alexander Kaidanovsky) é um sujeito que trabalha como guia que leva pessoas para "A Zona", uma área rural de acesso proibido, que foi abandonada após a queda de um asteróide, que supostamente alterou as leis da física no local. As pessoas que vão à Zona pretendem chegar até "A Sala", um lugar que materializaria os desejos mais profundos de cada pessoa. Os próximos clientes do Stalker são o Escritor (Anatoli Solonitsyn) e o Professor (Nikolai Grinko). Conforme eles avançam no território da Zona, mantêm conversas filosóficas a respeito dos motivos pelos quais querem chegar até A Sala.

Vídeos:


[video=dailymotion;xeyxxe]http://www.dailymotion.com/video/xeyxxe_andrey-tarkovsky-stalker_creation?search_algo=2#.UN_RcXchOxU[/video]


Curiosidade:
Um dos locais de gravação do filme, onde atores e equipe permaneceram algum tempo, era em uma hidroelétrica. Rio acima havia uma indústria química, que despejava resíduos no rio. Várias pessoas envolvidas com o filme desenvolveram reações alérgicas na época. Poucos anos mais tarde, Tarkovsky e sua esposa Larisa, que também trabalhou no filme, morreram de câncer, assim como o ator Anatoli Solonitsyn.


Citação:
Stalker: "Let everything that's been planned come true. Let them believe. And let them have a laugh at their passions. Because what they call passion actually is not some emotional energy, but just the friction between their souls and the outside world. And most important, let them believe in themselves. Let them be helpless like children, because weakness is a great thing, and strength is nothing."
 
Última edição por um moderador:
Título: O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos) [Espanha/Argentina, 2009, dir.: Juan José Campanella]

O+Segredo+Dos+Seus+Olhos.jpg

Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta (Fonte)

Ótimo filme, que tem como pano de fundo os anos de ditadura na Argentina.

Trailer:

 
Última edição por um moderador:
MV5BMzMxNzE4NDkyOV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTQyMDIzNA@@._V1._SY317_CR9,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Bronenosets Potyomkin (O Encouraçado Potemkin) - Sergei M. Eisenstein - 1925


Sinopse:
[wiki]
O Encouraçado Potemkin é a realização mais importante e conhecida do russo Serguei Eisenstein. O filme é considerado um marco na montagem cinematográfica. Filmado em 1925, o filme parte de um fato histórico de 1905 - rebelião de marinheiros de navio de guerra - para criar uma obra universal que fala contra a injustiça e sobre o poder coletivo que há nas revoluções populares.
O filme é dividido em cinco partes que se ocupam em provocar uma situação tal de espaço-tempo onde todos os pormenores apresentam um significado a ser apreendido pelo espectador. De forma a transcrever ideias complexas e ideologias profundas, Eisenstein chegou ao uso de técnicas de montagem inspiradas nos ideogramas orientais. Se determinado ideograma significa "telhado" e outro, "esposa", a união dos dois é lida como lar. Desta forma, é o choque entre duas imagens aparentemente díspares que cria o impacto, o sentido a que se quer chegar.
[/wiki]

Videos:

Curiosidade:
- Filme é de domínio público:
Internet Archive
 
Última edição por um moderador:
Em Busca do Ouro (The Gold Rush, EUA, 1925)

em-busca-do-ouro-poster04.jpg

Sinopse: No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece o gordo McKay (Mack Swaim), com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina (Georgia Hale).

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Título: "Mal dos Trópicos" (Sud Pralad) - Apichatpong Weerasethakul, 2004

Sinopse: A vida é feliz e o amor é simples para os jovens Keng e Tong. Keng é um soldado e Tong trabalha no campo.
O tempo passa, ritmado pelas noites na cidade, pelos jogos de futebol e pelas agradáveis reuniões na casa da família de Tong.
Um dia, quando as vacas da região começam a ser decapitadas por um animal selvagem, Tong desaparece.
As lendas locais dizem que um ser humano, de alguma maneira, pode ter se transformado na tal criatura.
Tem início, então, um conto sobre um soldado que parte sozinho para o coração da floresta, onde o mito é freqüentemente real.
Ou assim parece.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Título: Fale com ela (Hable con ella) - Pedro Almodóvar - 2002:
Link do IMDb: http://www.imdb.com/title/ttpFRL-VbRco40287467/
Sinopse: Benigno e Marco são dois desconhecidos que acabam virando amigos em decorrência do destino. Enquanto esperam com toda a esperança possível as mulheres por quem são apaixonados, – Alicia e Lydia –, saírem do estado de coma do hospital, acabam tendo uma afinidade muito grande. Benigno possui uma espécie de amor platônico por Alicia, pois apaixonou-se sem ter tido tempo de ser correspondido, antes do acidente dela. Marco, em contrapartida, após o acidente, não consegue definir muito bem seus sentimentos com relação a Lydia, e tem dificuldades de lidar com ela na cama do hospital. Ambos só podem fazer uma coisa enquanto esperam: falar com elas.
Trailer:

Título: Vicky Cristina Barcelona(Idem) - Woody Allen - 2008
Link do IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0497465/
Sinopse: Duas jovens americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam para Barcelona para passar as férias de verão. Vicky é sensível e está com casamento marcado já Cristina é uma aventureira tanto emocionalmente como sexualmente. Em Barcelona, elas se envolvem em uma série de encontros românticos com Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático pintor, que ainda está envolvido com sua ex-esposa tempestuosa Maria Elena (Penélope Cruz). Com o luxuoso visual do Mediterrâneo e a sensualidade de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona é uma engraçada e liberal celebração do amor e todas as suas configurações.
Trailer:

Com destaque para Penélope Cruz que ta incrível no filme.

A noite posto os traillers.
 
Última edição por um moderador:
Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo, 1966 - Sergio Leone)

attachment.php

Sinopse: Três pistoleiros sem muitos escrúpulos têm seus caminhos cruzados quando se envolvem na caça por um mesmo tesouro. O problema é que cada um sabe apenas uma parte diferente do quebra-cabeças que leva ao dinheiro, e precisam de alguma maneira obter as informações restantes com os demais. Em meio à plena Guerra de Secessão, o "Bom" (Clint Eastwood), o "Mau" (Lee Van Cleef) e o "Feio" (Eli Wallach) travarão um combate mortal em nome da fortuna.

Vídeos:


Esse trailer so é meio zoado, pq o narrador troca o "bad" pelo "ugly"

A partir dos 45 segundos, a melhor cena da história do cinema



the-good-the-bad-and-the-ugly-hd_mp4.jpg
 
Última edição por um moderador:
attachment.php

A Liberdade é Azul (Trois couleurs: Bleu,Krzysztof Kieslowski,1993)

Sinopse: Julie (a bela Juliette Binoche) perde o marido (famoso compositor) e a filha pequena em um acidente de carro. Tenta se matar mas não consegue pois se acha fraca para fazer isso. Fica só. E ser livre é, muitas vezes, difícil. Um flautista de rua lhe diz que é preciso se agarrar a algo mas ela já não quer mais nada pois bens, recordações, amigos, vínculos, são tudo armadilha. Gostaria mesmo é de pular no espaço, no céu azul, mas no fundo sabe que não se pode renunciar a tudo. Kieslowski transforma dor em sublimação. Bleu é um filme silencioso mas todos os sentimentos são para qualquer um tocar. Cada um é livre para fazer o que quiser embora a liberdade maior seja estar vivo. A fotografia é linda e a trilha sonora, do inseparável Zbigniew Preisner, sinfônica e imponente.

Trailer:
 

Anexos

  • movie-trois-couleurs-bleu-poster-.jpg
    movie-trois-couleurs-bleu-poster-.jpg
    40,8 KB · Visualizações: 82
Última edição por um moderador:
Brazilposter.jpg

Brazil, o Filme
(Brazil, Reino Unido, 1985 - Terry Gilliam)

Sinopse: O filme, dirigido pelo ex-Monty Phyton Terry Gilliam, gira em torno da história de Sam Lowry (Jonathan Pryce), um sonhador funcionário público de baixo escalão em busca de uma mulher que aparece recorrentemente em seus sonhos, voando como um anjo, em meio a um mundo distópico, dependente de máquinas que não funcionam durante a maior parte do tempo e no qual seus indivíduos estão permanentemente imersos numa torrente frenética de (des)informações desencontradas.

Trata-se quase que de uma versão histriônica do universo de 1984, de George Orwell. A grande diferença é que o cacete do Estado é substituído, em quase todos os casos, por um consumismo a um nível esdrúxulo e a já mencionada tempestade informacional. O filme é uma crítica voraz à sociedade metropolitana moderna, onde a pressa, o excesso de acontecimentos e o consumismo por influência e pressão da publicidade privada, do governo e da sociedade ao redor impossibilita o indivíduo a, simultaneamente, desenvolver espírito crítico, escolhendo um ideal pelo qual viver e obter sucesso profissional e interpessoal.

Brazil explora ainda outras faces do capitalismo contemporâneo, como a obsolescência planejada, a perda completa da ligação entre a estética e o espírito e a alienação do indivíduo em relação ao seu próprio trabalho, uma vez que não é possível apreender o sentido de algo do qual cada cidadão é apenas um parafuso numa imensa cadeia de produção.

Eu recomendo, principalmente para quem curte Monty Phyton.

Trailer:

Curiosidade: O filme é embalado por "Aquarela do Brasil", música que aparece no filme sempre que algo de fantasioso, idílico ocorre, e sobretudo nas aparições oníricas da amada do próprio Lowry. Daí o nome do filme.
 
Última edição por um moderador:
Título: 12 homens e uma sentença (12 Angry Msn) - Sidney Lumet - 1957:
Link do IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0050083/?ref_=sr_1
Sinopse: Uma prova que para um bom filma não precisa de muito dinheiro, e sim uma boa ideia. O filme mostra 12 jurados dentro de sua sala especial debatendo sobre a sentença de um acusado de homicídio, 11 estão tranquilos quanto a sentença (culpado), porém um tem uma dúvida quanto a ela. Agora eles tem que debater até chegar à sentença unanime.
Trailer:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo