• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

1001 Filmes Indicados pela Valinor

MV5BMjA5MDY0NzM2M15BMl5BanBnXkFtZTcwNzI2NTA0MQ@@._V1._SY317_CR5,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título: Ladri di Biciclette (Ladrões de Bicicleta) - Vittorio de Sica - 1948

Sinopse:
Ladri di Biciclette (br: Ladrões de Bicicleta; pt: Ladrões de Bicicletas) é um filme italiano de 1948 dirigido por Vittorio De Sica.
O filme se passa na Itália durante o período pós-guerra, sendo um dos exemplos do neo-realismo italiano. Foi um dos primeiros longas-metragens a vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro, que na época ainda não era uma categoria própria.
O filme apresenta a situação de muitos italianos que, depois da guerra, estavam desempregados. Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) é um deles, até o dia em que consegue um emprego como colocador de cartazes. Entretanto, para conseguir o trabalho, precisava de uma bicicleta, o que o fez penhorar objetos de casa para conseguir adquirir uma. A trama se desenrola a partir do dia em que é sua bicileta é roubada e, junto com seu filho Bruno (Enzo Staiola), ele a procura por toda Roma. O drama é capaz de transportar o espectador para a situação vivida por Ricci de maneira tão forte que os sofrimentos são refletidos em quem assiste.
[Wiki]

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
attachment.php


Amadeus - Milos Forman (1984)

Sinopse: Na segunda metade do século XVIII, o ex-compositor da corte austríaca Antonio Salieri, internado em um asilo para loucos depois de tentar o suicídio, conta a um padre a história de sua vida e seu relacionamento com Wolfgang Amadeu Mozart, de quem Salieri acredita ser o causador da morte prematura.

O roteiro é baseado na peça homônima de Peter Shaffer, livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que viveram em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII.

O filme foi indicado para 53 prêmios, e recebeu 40, incluindo oito Oscars (entre eles o de melhor filme), quatro prêmios BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prêmio DGA.

Em 1998, Amadeus foi classificado como o 53º melhor filme dos Estados Unidos pelo American Film Institute, em sua lista AFI's 100 Years… 100 Movies.

O ator inglês Kenneth Branagh, em sua autobiografia Beginning, afirma que foi considerado originalmente para o papel de Mozart, porém foi preterido no lugar de Tom Hulce quando Forman decidiu fazer o filme com um elenco exclusivamente dos Estados Unidos, para que as plateias daquele país não fossem "distraídas" pelos sotaques britânicos. Hulce teria usado as célebres alterações de humor do tenista John McEnroe como fonte de inspiração para a sua caracterização do gênio imprevisível de Mozart.

Meg Tilly foi escalada originalmente para ser a esposa de Mozart, Constanze, porém rompeu um ligamento no dia do início das gravações. Foi substituída por Elizabeth Berridge. Simon Callow, que fez o papel de Mozart na produção teatral original de Amadeus, em Londres, interpretou Emanuel Schikaneder, o libretista da Flauta Mágica.

O filme foi gravado em locações em Praga, Kroměříž e Viena. Formam pôde filmar cenas no Teatro do Conde Nostitz, onde Don Giovanni e La Clemenza di Tito tiveram suas estreias dois séculos antes. Diversas cenas foram filmadas nos Estúdios Barrandov.

O ator Mel Gibson chegou a fazer teste para interpretar Mozart no filme Amadeus.

Amadeus é também o título de uma peça teatral escrita em 1979 por Peter Shaffer, baseada na vida de Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri. Shaffer se inspirou numa peça chamada Mozart & Salieri de Aleksandr Puchkin, adaptada para uma ópera por Rimsky-Korsakov. A peça, no qual o filme se baseou, foi apresentada pela primeira vez no National Theatre, em Londres, em 2 de novembro de 1979.

Fonte


 

Anexos

  • amadeus.jpg
    amadeus.jpg
    21,7 KB · Visualizações: 352
Última edição por um moderador:
Mais indicações, vamos lá pessoal :uhu:

Minha segunda indicação é uma incrível obra de arte que, na minha humilde opinião, todas as pessoas (especialmente as não cinéfilas) deveriam ver, é uma amostra linda de toda a emoção que envolve o cinema, "aquele pequeno golpe no coração quando a luz se apaga e o filme começa".

Cada Um Com Seu Cinema (Chacun son cinéma ou Ce petit coup au coeur quand la lumière s'éteint et que le film commence) - encomendado por Gilles Jacob, 2007

Sinopse: Encomendado pelo presidente do Festival de Cannes, para a comemoração do 60º aniversário do evento, 34 cineastas apresentam curtas de 3 minutos cujo tema é o amor ao cinema. Dirigido por Abbas Kiarostami, Aki Kaurismäki, Alejandro González Iñárritu, Amos Gitai, Andrey Konchalovskiy, Atom Egoyan, Bille August, Claude Lelouch, David Cronenberg, David Lynch, Elia Suleiman, Ethan Coen, Gus Van Sant, Hou Hsiao-hsien, Jane Campion, Jean-Pierre Dardenne, Joel Coen, Kaige Chen, Ken Loach, Lars Von Trier, Luc Dardenne, Manoel de Oliveira, Michael Cimino, Nanni Moretti, Olivier Assayas, Raoul Ruiz, Raymond Depardon, Roman Polanski, Takeshi Kitano, Theodoros Angelopoulos, Tsai Ming-liang, Walter Salles, Wim Wenders, Wong Kar-wai, Youssef Chahine e Zhang Yimou.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
attachment.php

Persona - Quando duas mulheres pecam (Persona, 1966) - Ingmar Bergman

Sinopse:A atriz Elizabeth Vogler deixa de falar durante uma representação teatral de Electra. Seu mutismo em relação aos que a rodeiam é total, sendo então internada numa clínica. Não está doente, simplesmente optou pelo silêncio. Alma, uma jovem enfermeira, fica encarregada de tratar dela. Quando, a conselho médico, as duas se isolam em uma ilha, passam a desenvolver uma intimidade e cumplicidade crescentes. Com isso se estabelece uma constante troca de identidades.

Tem uma das melhores aberturas do cinema mundial e um dos monólogos provam que não é necessário usar flashbacks a todo momento.


27a.jpg
 
Última edição por um moderador:
Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd., 1950)

Sinopse: No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável. (fonte).

Esse filme é simplesmente genial. Quem não viu, deveria ver. Gloria Swanson como Norma Desmond chega a partir o coração. E Billy Wilder = s2.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
Foi apenas um sonho (Revolutionary Road) [EUA, 2008, dir.: Sam Mendes]

Foi apenas um sonho.jpg

Sinopse: Frank (Leonardo DiCaprio) e April (Kate Winslet) formam um casal cheio de ideais, na suburbana Connecticut dos anos 50. A rotina, no entanto, empoeira os sonhos e termina por mesclá-los a mediocridade da qual acreditavam estar imunes. Um emprego burocrático, os afazeres domésticos e a silenciosa exigência da felicidade enlatada os corroem. Buscam, desesperadamente, uma saída, o resgate das antigas aspirações. Juntos, conseguirão? Filme baseado na obra de Richard Yates, Revolutionary Road.
Destaque, também, para as ótimas interpretações de Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e Michael Shannon (na pele do insano John).


Foi apenas um sonho é um desses filmes que não terminam. Tudo permanece nítido, doendo. Sam Mendes, mais uma vez, avança pela vida dos subúrbios americanos (vide Beleza Americana, que também merece estar na lista dos 1001 da Valinor) para denunciar a existência vazia que se tenta, de todas as formas, preencher.

Quando o assiti pela primeira vez, havia acabado de ler O nascimento das fábricas (Edgar de Decca). Nele, o historiador afirma que a maior vitória da sociedade burguesa, nos primórdios da Revolução Industrial, foi o de introjetar um relógio moral dentro do coração de cada trabalhador. Sendo assim, o conceito de tempo útil, também apregoado pela Igreja, determinou uma forma de conduta ao homem, de dedicação e glorificação ao trabalho, imposta com sutileza através das ideias e não mais da força bruta, que gerava contestações igualmente violentas. Vindo lá de trás, Edgar de Decca escreve que o próprio conceito da palavra trabalho ganhou novo significado, deixando de ser vendido como castigo, mas como algo que "enobrece o homem". Com um requinte maior de marketing trabalhista, o trabalho alardeou-se como fator de mobilidade social. O homem simples poderia ascender socialmente através de seu próprio suor. O pobre, finalmente, poderia ser introduzido ao meio burguês.
Numa sociedade como a nossa, onde o Deus Trabalho é soberano e somente quem rende sacrifícios a ele pode ser considerado cidadão de bem, todos crescemos bombardeados por esses conceitos e o reproduzimos geração após geração. Mas a insatisfação que notamos em todos os setores, inclusive nos mais elevados, mostram que a verdadeira natureza do homem é andarilha, criativa, artística e não devota do trabalho alienante. Frank, de Foi apenas um sonho, e Lester Burnham, de Beleza Americana, só para ficarmos em Sam Mendes, são dois personagens que travam essa batalha entre as aspirações humanas e a realidade imposta pela carteira profissional. Uma realidade sedutora, pois oferece - sabendo que não se vive sem esperança - o acesso ao mundo burguês, com carro do ano, casa própria e férias remuneradas numa pousada na praia ou no campo, junto da família perfeita e feliz. No entanto, há a rotina desgastante que acaba por desfazer as ilusões. A família sufoca, os sonhos cobram a conta, o emprego adoece. Distribui-se a culpa entre todos, menos ao Deus Trabalho, por condicionamento. Troca-se de mulher, compra-se uma TV de 60 polegadas para compensar a frustração dos sonhos desfeitos e muda-se de emprego. Um novo emprego, que também exigirá uma subida ao altar para o sacrifício ao Deus impiedoso, mas que garante o FGTS e um descanso depois de 35 anos de adoração:

- Eu prometo me renunciar em teu nome... Amém.

* digo trabalho, mas o homem, por natureza, se realiza no trabalho. A crítica é em relação a divisão social do trabalho, que cindi o homem, o aliena.

Enfim, é uma das possíveis leituras. Há outras, evidente. Portanto, assistam.
 
Última edição por um moderador:
600full-dances-with-wolves-poster.jpg

Dança com Lobos (Dances with Wolves, EUA/Reino Unido, 1990)

Sinopse: Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:
attachment.php

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, Richard Linklater,1995)

Sinopse:Jesse (Ethan Hawke) conhece Celine (Julie Delpy) em um trem pela Europa e se identifica bastante com o seu jeito. Ele acaba a convencendo a descer na mesma estação que ele, para ficarem juntos uma noite inteira, já que ele pegará o avião de volta para os EUA pela manhã. Só que nesta noite uma paixão avassaladora irá surgir entre os dois, tornando o inevitável e próximo adeus cada vez mais difícil.


Trailer:
 

Anexos

  • Before_Sunrise_film.jpg
    Before_Sunrise_film.jpg
    208,3 KB · Visualizações: 274
Última edição por um moderador:
tá aí um filme que preciso rever. lembro que odiei, mas uma amiga ama de paixão e ela acha uma grande falha de caráter não gostar do filme. =S
 
attachment.php


Os Sete Samurais, Shichinin no samurai
- Akira Kurosawa (1954)

Sinopse: Clássico gerador de clássicos (como Sete Homens e Um Destino) conta a história de uma aldeia no Japão do século XVI, durante a era Sengoku, habitada por camponeses em constante estado de pobreza devido aos saques promovidos por bandidos. Os fazendeiros pedem a ajuda do guerreiro samurai Kambei Shimada (Takashi Shimura), um guerreiro veterano que acabou de chegar na aldeia, para que os ensine a lutar e assim consigam resistir aos ataques dos ladrões e assassinos.

Os personagens e os atores de Os Sete Samurais (Fonte)

Kambei Shimada (島田勘兵衛, Shimada Kanbei), vivido por Takashi Kimura, é o sábio e experiente samurai que constrói e lidera o grupo de guerreiros no reconhecimento da justiça da defender os produtores rurais da aldeia das montanhas.

Katsushiro Okamoto (岡本勝四郎, Okamoto Katsushiro), interpretado por Isao Kimura, é o samurai jovem que, proveniente de uma família aristocrática, nunca lutou e que busca se tornar discípulo de Kambei.

Gorobei Katayama (片山五郎兵衛, Katayama Gorobei) (Yoshio Inaba) — Recrutado por Kambei. é o samurai habilidoso em arquearia que age como o imediato no comando na criação do plano mestre de defesa da aldeia.

Shichiroji (七郎次), vivido por Daisuke Kato, é o samurai que, já tendo lutado outras guerras com Kambei, encontra-se com ele por acaso na cidade e que, convidado por ele, aceita imediatamente assumir este papel.

Heihachi Hayashida (林田平八, Hayashida Heihachi), vivido por Minoru Chaki, é o samurai recrutado por Gorobei Kaatyama, que embora não tendo tanto treino como guerreiro, tem o charme e vontade necessárias para manter seus camaradas afáveis diante da adversidade.

Kyūzō (久蔵), vivido por Seiji Miyaguch, é o samurai sério, frio e altamente habilidoso como espadachim e treinado nas artes de guerra que, após ter inicialmente declinado de oferta de trabalho de Kambei, muda de ideia e pede para se juntar ao grupo.

Kikuchiyo (菊千代), vivido por Toshiro Mifune é o último guerreiro a adentrar o grupo. Pretende ser um samurai e para isso até apresenta uma falsa certidão de nascimento. Na verdade é um filho de produtor rural que luta até provar seu valor. Mercurial e temperamental, identifica-se com os produtores e sua luta.

 

Anexos

  • seven-samurai.jpg
    seven-samurai.jpg
    68 KB · Visualizações: 126
Última edição por um moderador:
attachment.php

Donnie Darko - Richard Kelly (2001)

Sinopse: Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

 

Anexos

  • Donnie Darko.jpg
    Donnie Darko.jpg
    105,5 KB · Visualizações: 125
Última edição por um moderador:
MV5BMTI2MTQxOTI4MF5BMl5BanBnXkFtZTcwNzkwOTQxMQ@@._V1._SY317_CR5,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título: Toukyou Monogatari (Era Uma Vez em Tóquio / Tokyo Story) - Yasujirou Ozu - 1953

Sinopse:
Um filme que conta a história de um casal de idosos morando no interior do Japão que resolvem visitar seus filhos, já adultos, na cidade grande.
O longa retrata o contraste de prioridades de pessoas de gerações distintas e funciona como uma crítica a vida acelerada que todos passaram a ter. Apesar de ter sido produzido há 60 anos atrás, ainda se mostra como um retrato bastante relevante e coerente, não só da sociedade japonesa mas universalmente.

"いやねえ、世の中って"


Videos:
 
Última edição por um moderador:
Esparramando para o iniciozinho do século passado.





MV5BMTcyMzYyNjI3Nl5BMl5BanBnXkFtZTYwOTgyNzM5._V1._SY317_CR10,0,214,317_.jpg


[size=+1]IMDb | Wiki[/size]​

Título:
Broken Blossoms or The Yellow Man and the Girl (Lírio Partido) - D.W. Griffith - 1919

Elenco:
Lillian Gish, Richard Barthelmess, Donald Crisp, et.al.

Sinopse:
[wiki]
Em 1919, no porto de Londres, um chinês que havia saído de seu país para espalhar a mensagem de paz, de Buda, já não tem mais fé nem vontade. Agora, ele tem uma loja e é viciado em ópio.
Em outro canto deste mesmo porto existe uma jovem, que vive em um casebre, junto com o seu pai, que é um boxeador. Ele é um homem violento, e costuma espancar a sua filha.
Após uma dessas surras, a jovem sai sem rumo pelas ruelas do porto, até ser encontrada pelo chinês, que a leva para sua casa, onde toma conta dela - e, também, acaba se apaixonando.

O Lírio Partido foi baseado no livro Limehouse Nights, de Thomas Burke. E, ao contrário dos filmes anteriores de Grifth, como o épico O Nascimento de Uma Nação (o mais famoso filme de Griffth), esse filme foi quase uma peça filmada, utilizando, apenas, dois pequenos sets, que eram rearranjados de acordo com as necessidades do diretor de fotografia Henrick Sartov.
[/wiki]

Videos:

Curiosidade:
- Filme é de domínio público:
http://archive.org/details/brokenblossoms1919
 
Última edição por um moderador:
eu ia indicar Laranja Mecânica - um ótimo filme (arrisco dizer que é melhor que o livro) que vai muito além da ultra-violência e do good and old in-out in-out. enfim, como já indicaram, só posso reforçar a indicação!

a minha sugestão é Amnésia (Memento, 2000) de Christopher Nolan.

Sinopse: A man, suffering from short-term memory loss, uses notes and tattoos to hunt for the man he thinks killed his wife.
Maiores detalhes aqui.
 
Título: Amnésia (Memento, 2000 - Christopher Nolan)

Memento-2000-Poster.jpg

Sinopse: Uma pessoa que não pode se lembrar dos fatos recentes. Esse é Leonard. E a última memória fixa em sua mente é a de que sua esposa foi estuprada e assassinada. Então ele usa tatuagens e anotações no verso de fotografias que ele tira com sua Polaroid para juntar as peças que levam ao assassino. Mas até que ponto Leonard está certo dos fatos? Até onde ele pode confiar em si mesmo?


Vídeos:



Citações:

Leonard Shelby: "I have to believe in a world outside my own mind. I have to believe that my actions still have meaning, even if I can't remember them. I have to believe that when my eyes are closed, the world's still there. Do I believe the world's still there? Is it still out there?... Yeah. We all need mirrors to remind ourselves who we are. I'm no different."

Leonard Shelby: "We all need mirrors to remind ourselves who we are. I'm no different."
 
Última edição por um moderador:
Título: Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso) [Itália/França, 1988, dir.: Giuseppe Tornatore]

cinema-paradiso1.jpg

Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Totó (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Totó (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido. (Fonte)

Um filme que fala sobre cinema, sobre infância, sobre sonhos e nos dá a certeza de que a arte tem sempre uma resposta.

Trailer:


O final dilacera: Totó, já adulto, vê as cenas remontadas por Alfredo dos beijos censurados nos filmes exibidos no vilarejo de sua infância. Não tem viva alma que não sinta um aperto na garganta.

 
Última edição por um moderador:
Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused) - Richard Linklater, 1993

Sinopse: 1976. Loucura total no dia de graduação numa escola do Texas: os veteranos aprontam ao máximo com os calouros antes do início da noitada e todos estão em busca da festa mais selvagem e divertida. Os rapazes pilotam carros velozes e exibem toda sua agressividade, enquanto as garotas discutem o futuro e se contorcem em jeans apertadíssimos. As drogas são servidas à vontade e a cerveja rola solta. É nesse clima de vale tudo que os veteranos convidam os calouros para uma entrada antecipada ao mundo descolado da insanidade colegial.

Trailer:
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo