• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

100 Obras Essenciais da Pintura Mundial

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
"100 Obras Essenciais da Pintura Mundial", esse é o título de uma edição especial da revista Bravo! (2008). E o conteúdo é... bem... as 100 obras essenciais da pintura mundial na opinião dos editores da revista.

Mais uma publicação da lista "As X coisinhas essenciais de assunto X". Nada original, admitamos, mas sempre legal. Todo mundo gosta, nem que seja pra criticar. Fora que é uma excelente introdução de assunto para leigos e amadores.

As tais 100 obras vão de pinturas conhecidas e populares até outras bem desconhecidas da do grande público e da maioria das pessoas (arte é desconhecida do grande público, mas enfim...). Temos de Giotto e Bosch a Warhol, de Da Vinci a Dalí e os abstracionistas, pra ficar nos mais conhecidos.

As 5 primeiras obras na revista, por exemplo são:

Mona Lisa
Leonardo Da Vinci
attachment.php

Técnica: óleo sobre madeira
Tamanho: 77 x 53 cm
Local: Museu do Louvre, Paris

Guernica
Pablo Picasso
attachment.php

Técnica: óleo sobre tela
Tamanho: 349,5 x 776,6 cmm
Local: Museu Nacional Reina Sofia, Madri

A Noite Estrelada
Vincent Van Gogh
attachment.php

Técnica: óleo sobre tela
Tamanho: 73 x 92 cm
Local: Museu de Arte Moderna, Nova Iorque

A Criação do Homem
Michelangelo
attachment.php

Técnica: afresco
Tamanho: 280 x 570 cm.
Local: Capela Sistina, Vaticano

As Meninas
Diego Velázquez
attachment.php

Técnica: óleo sobre tela
Tamanho: 318 x 276 cm
Local: Museu do Prado, Madri


O que achou da seleção? Concorda?
 

Anexos

  • Guernica.jpg
    Guernica.jpg
    136,3 KB · Visualizações: 7.766
  • Noite estrelada - Van Gogh.jpg
    Noite estrelada - Van Gogh.jpg
    47,5 KB · Visualizações: 7.350
  • criacao-do-homem.jpg
    criacao-do-homem.jpg
    34,7 KB · Visualizações: 7.321
  • as-meninas - Velázquez.jpg
    as-meninas - Velázquez.jpg
    27,7 KB · Visualizações: 6.974
  • Mona Lisa.jpg
    Mona Lisa.jpg
    211,1 KB · Visualizações: 7.705
A Criação, Guernica e Monalisa são hours concour, ganham todas!

As outras apesar de não tão famosas fazem jus aos seus criadores. De todas ali prefiro A Noite Estrelada. ;)
 
Eu não cheguei a ler a edição toda.
A Bravo! tem essas seleções que eu acho muito fod*s (100 filmes, 100 musicas clássicas, 100 livros, 100 invenções, 100 pinturas, etc). Tenho todas.
Infelizmente não tenho noção técnica de artes. Mas sempre achei "A Criação do Homem" sensacional.
 
Mona e a Criação muito bons...excelentes, faltou aí a obra de Rembrandt pintor holandês muito bom...veja algumas obras dele...

0,,13735181-EX,00.jpg
Moisés com os Dez Mandamentos, segundo visão do pintor renascentista Rembrandt

anatomy-webgall.jpg
Aula de anatomia.

Click aqui e conheçam outras obras deste pintor...

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_K0YKaX8i2cQ/SP4_Ai7WsRI/AAAAAAAADEc/vNJeZcnCj4E/s400/881193.jpg&imgrefurl=http://fontanatrevi.blogspot.com/2008/10/el-rembrandt-ms-naturalista-en-el-prado.html&usg=__dfn2l07cRPhU5S3r9paOoYG6nb8=&h=400&w=332&sz=33&hl=pt-BR&start=65&um=1&tbnid=2RKN-ASPOW1oCM:&tbnh=124&tbnw=103&prev=/images%3Fq%3Dpintor%2BRembrandt%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D60%26um%3D1

Mas nos que foi citado fico com Mona Lisa e todo seu ar de mistério.
 
Última edição:
Eu bem que podia ter encontrado uma imagem melhorzinha pro quadro do Velázquez, né? :dente:

A Criação, Guernica e Monalisa são hours concour, ganham todas!

A primeira ser a Mona Lisa chega a ser marmelada já...

As outras apesar de não tão famosas fazem jus aos seus criadores. De todas ali prefiro A Noite Estrelada. ;)

Também prefiro A Noite Estrelada entre as cinco, curto bastante Van Gogh. Além de ser um artista genial, era uma personalidade interessante.

Entre as cinco primeiras, me surpreendeu mesmo a presença do Velázquez, as outras são mais conhecidas

Mona e a Criação muito bons...excelentes, faltou aí a obra de Rembrandt pintor holandês muito bom...

"Aula de Anatomia do Dr. Tulp" do Rembrandt só aparece em 54º lugar na lista da Bravo...

Nas tais 100 obras essenciais, achei muitas pinturas medievais, que seguem mais ou menos a mesma linha, enquanto a pluralidade da arte do final do século XIX pra cá foi comparativamente menos valorizada. Obras essenciais = obras ocidentais com vários séculos de história?

Também achei fraca a presença de movimentos importantes na arte, como o Romantismo, representado apenas pela "Liberdade Guiando o Povo" do Delacroix.
attachment.php

Um representante do movimento romântico alemão, um tanto conhecido, e bastante querido por mim é o Carl Spitzweg, cujo principal quadro é "O Poeta Pobre".
attachment.php

Outro pintor que gosto muito é o expressionista norueguês Edvard Munch, que só aparece com "O Grito".

attachment.php

Munch tem diversas outras obras muito boas, nesse mesmo estilo, mas menos perturbador... esse site tem várias obras dele (todas?): http://www.edvard-munch.com/gallery/index.htm
 

Anexos

  • delacroix.jpg
    delacroix.jpg
    145,5 KB · Visualizações: 6.055
  • Poeta Pobre.jpg
    Poeta Pobre.jpg
    29,5 KB · Visualizações: 6.464
  • o-grito.jpg
    o-grito.jpg
    52,6 KB · Visualizações: 5.846
...Surprendi-me com a aparição de Velázquez em uma das 5 primeiras colocações! Não discordo de sua genialidade como pintor, por outro lado, achei que talvez houvesse uma segunda aparição de Da Vinvi ou Michelangelo e até uma colocação para Rafael Santi entre as primeiras colocações.

Ótima lista.
 
Há alguns quadros que eu gosto especialmente

Rapariga com brinco de pérola, de Johannes Vermeer
Girl%20with%20a%20pearl%20earring%20oil.jpg

Fado, de José Malhoa
jose_malhoa_fado3.jpg

Tentação, de Salvador Dali
Salvador_Dali-Tentacao.jpg
 
Última edição:
acho A Criação do Homem sensacional. Não apenas siua tecnica como sua historia. um artista como Michelangelo, mais amante da escultura, e sempre mais aplicado à ela, fazer um trabalho desses para provas que é, sim, um dos maiores mestres de todos so tempos.
 
Sou um admirador do surrealismo, e senti falta de "A Persistência da Memória" do Dalí nessa lista.

Não concordo com Guernica na segunda colocação. É uma obra bem icônica e importante, mas não mais que "A Criação do Homem", por exemplo.

"As Meninas" poderia ceder o 5º lugar para outra obra.
 
Sempre gostei da Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte de Georges Seurat
seurat_dimanche.jpg
 
Última edição:
E dos brasileiros, ninguém sente falta nessa lista???
Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari, Di Cavalcanti...

Gosto muito desse da Tarsila:

%27A%2BLua%27%2B-%2BTarsila%2Bdo%2BAmaral.jpg
 
Última edição:
Dessa lista, sem dúvida são merecedores, mas eu não aguento mais ver esses quadros...Gosto muito do Brueghel, bastante detalhista. Dalí também é meu xodó. Podiam fazer uma seleção: os 100 melhores quadros fora DaVinci, Picasso, Van Gogh...=B
 
Dessa lista, sem dúvida são merecedores, mas eu não aguento mais ver esses quadros...Gosto muito do Brueghel, bastante detalhista. Dalí também é meu xodó. Podiam fazer uma seleção: os 100 melhores quadros fora DaVinci, Picasso, Van Gogh...=B


Poderiamos fazer então os 100 melhores quadros não tão badalados assim dos grandes mestres. O que acham?
 
Poderiamos fazer então os 100 melhores quadros não tão badalados assim dos grandes mestres. O que acham?

Excelente, olha, taí uma coisa para movimentar um pouco a seção de artes que está bem apagadinha.
 
"A noite estrelada" é o meu preferido. E concordo que "As meninas" podia ter cedido o 5º lugar, candidatas para o possível lugar vago -> obras como:

"Impressão: O Nascer do Sol", de Claude Monet:



"A leitora" de Renoir:

leitura-renoir.jpg


"Noite estrelada sobre o Reno" de Van Gogh:

01%20Starry%20Night%20over%20the%20Rhone%20by%20van%20Gogh.jpg


E, é claro, "Os girassóis" de Van Gogh:

7jKLccSYnbSHIEegiKte
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo