• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

100 melhores livros de fantasia e ficção científica de todos os tempos

caRaquel disse:
Do Michael Crichton eu li "Devoradores de Mortos" na época em que gostava muito de vikings, tirando o que é classico por aqui eu não conheço quase nada. Até gostaria de sugestões do pessoal que entende...XD

Digo e repito: corram atrás de sebos. Além da Franscisco Alves, vc encontra livros de bolso de uma coleção portuguesa que tem muitos e muitos títulos. Uma editora nova que anda publicando é a Aleph. A Devir também trouxe algumas antologias legais. Já ouvi dizer que editoras grandes têm preconceito com o gênero FC (mais até do que o de fantasia).

Uma "dica" é dar uma espiada nos artigos de Bráulio Tavares, um escritor-poeta-jornalista-compositor que é bastante respeitado no meio FC brasileiro (e português) e que tem um blog onde publica seus artigos no Diário da Paraíba.

Muitos de seus artigos falam de livros de ficção científica... Não sei quantos foram publicados no Brasil... Mas acho que "equivale" a uma boa introdução sobre o tema. Eu acho ele um bom começo, pois alguns fãs e blogueiros são radicais demais, implicam com tudo... E eu acho que isto "afasta" mais do que atrai.

http://mundofantasmo.blogspot.com/
http://mundofantasmo.blogspot.com/search/label/fic%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica

Outro lugar interessante é este: http://capacitorfantastico.blogspot.com/
 
Pode crer Zzeugma, acompanho diariamente esses blogs. Tem um que publica várias coisas legais que é o Universo Fantástico, desde Ficção Científica até Fantasia, lançamentos de filmes, livros e mangás...bem divertido, o link, para quem se interessar, é:

http://universofantastico.wordpress.com/
 
Achei uma boa lista. E acho que com isso só digo que tenho alguns gostos em comum com o autor dela. Gostei de ver "The Moon is a Harsh Mistress" (traduzido como "Revolta na Lua" em uma coleção obscura, acho meio impossível de se encontrar hoje) e "The Dispossessed" ("Os Despossuídos", esse bem acessível nos sebos) bem colocados. Não tem jeito, esse tipo de coisa é muito pessoal. Como já apontaram, especialmente o Zzeugma, percebe-se que o cara é fã do Gene Wolfe, do Jack Vance e do Stephenson, e não gosta do Gibson, da C. J. Cherryh, do Alfred Bester, do Frederik Pohl, etc, que são escritores que sempre estão nas listas de melhores.

Mas uma vantagem certa dessa lista é que ela está bem atualizada.

Zzeugma disse:
Outro detalhe importante é que alguns autores estão super-representados. O ideal seria pegar o melhor de cada para ficar algo mais amplo... Ou será que estes são tão superiores assim aos demais.

Na minha opinião, sim, eles são superiores aos demais. Não seria justo colocar um só de Heinlein, Le Guin, Bradbury, Clarke, etc. Mas talvez limitar a três, no máximo, fosse justo. Mas mesmo assim, é só uma lista pessoal, como falar em justiça? Será mesmo possível imaginar uma lista absoluta dos melhores?

Octavia Butler (Parable of the *.*) William Gibson (Neuromancer?) Stanislaw Lem (Solaris, The Invincible, Constructors, etc.) Jules Verne (What the f--k is wrong with you?) Lois McMaster BuJold (Memory?)
David Gerrold (When Harlie Was One, War Against the Cthorr, The Man Who Folded Himself, The Flying Sorcerors?) Olaf Stapledon (First and Last Men?) Greg Benford (Too much to summarize) Greg Bear (Blood Music, The Forge of God) Terry Pratchett (Too much to summarize) Charles De Lint (Everything.) PHILLIP JOSE FARMER (Too much to summarize) Neil Gaiman (Sandman? Hello!!) JG Ballard (Too much to summarize) John Brunner (Too much to summarize, plus a major editor!) David Brin (Startide Rising, Sundiver, Heart of the Comet.) Samuel Delaney (Too much to summarize)
Mervyn Peake (Titus Groan!) John Crowley (Little Big.) Alfred Bester (Too much to summarize) Harlan Ellison (How could you forget him? Duh!)
John Varley (Titan, Wizard, Demon, Blue Champagne, Press Enter, etc.)
Charlie Stross (Already too much to summarize) Robert Holdstock (The Mythago Wood.) Fritz Leiber (Fafhrd and the Grey Mouser) Mark Jacobsen (Gojiro) Robert Silverberg (You could damn near make a whole list just from him!) China Mieville, (Perdido St. Station, The Scar) Edgar Rice Burroughs (Tarzan, Pellucider, John Carter) Fred Pohl (Heechee, etc.)
Michael Moorcook (Dancers at the End of Time, Eternal Champion, etc.)
James Morrow, (Wine of Violence, etc.) C.J. Cherryh (Too much to summarize) EE. (Doc) Smith (Lensmen, Skylark?) AE Van Vogt (Slan?)

O cara desse comentário sabe do que está falando, resolvi até repetí-lo aqui, a partir do que o Zzeugma já tinha citado. Todas as sugestões dele são muito sensatas...

A lista que costumo usar como referência é a de uma eleição feita entre os leitores da revista Locus, mas ela está desatualizada, foi feita pela última vez em 1998. Pelo menos ela divide, como o Zzeugma e a Anica queriam, entre FC e Fantasia. Com certeza ainda assim poderiam ser apontadas injustiças, mas pelo menos essa é a opinião geral:

http://www.locusmag.com/SFAwards/Db/LocusAT1998.html

Enfim... Serve para a gente ter uma noção do quanto não chega aqui...

Nossa, é realmente terrível a situação da FC em português (não estou tão por dentro de fantasia, mas assumo que seja o mesmo). Dessa lista da Locus fiz um levantamento dos 10 primeiros, dos primeiros!, e nem 50% estavam disponíveis nas livrarias, só "Duna", a "Trilogia", "A Mão Esquerda da Escuridão" e "O Jogo do Exterminador". Mas qual a saída para isso? Parece que não existe mercado suficiente no Brasil. Mesmo os livros que a Aleph tem traduzido estão ficando encalhados, encontrei vários na ponta de estoque da Siciliano...
 
(A lista feita por eleição entre os leitores da Revista Locus em 1998)

SF NOVEL (BEFORE 1990)

1. Dune, Frank Herbert (1965)
2. The Moon is a Harsh Mistress, Robert A. Heinlein (1966)
3. The Left Hand of Darkness, Ursula K. Le Guin (1969)
4. The Foundation Trilogy, Isaac Asimov (1953)
5. Stranger in a Strange Land, Robert A. Heinlein (1961)
6. The Stars My Destination, Alfred Bester (1957)
7. A Canticle for Leibowitz, Walter M. Miller, Jr. (1959)
8. Childhood's End, Arthur C. Clarke (1953)
9. Ender's Game, Orson Scott Card (1985)
10. Hyperion, Dan Simmons (1989)
11. Gateway, Frederik Pohl (1977)
12. The Forever War, Joe Haldeman (1974)
13. More Than Human, Theodore Sturgeon (1953)
14. Lord of Light, Roger Zelazny (1967)
15. Neuromancer, William Gibson (1984)
16. Startide Rising, David Brin (1983)
17. The Time Machine, H. G. Wells (1895)
18. The Man in the High Castle, Philip K. Dick (1962)
19. The Dispossessed, Ursula K. Le Guin (1974)
20. Stand on Zanzibar, John Brunner (1968)
21. Nineteen Eighty-Four, George Orwell (1949)
22. The Demolished Man, Alfred Bester (1953)
23. The Martian Chronicles, Ray Bradbury (1950)
24. Starship Troopers, Robert A. Heinlein (1959)
25. *Downbelow Station, C. J. Cherryh (1981)
25. *Ringworld, Larry Niven (1970)
27. 2001: A Space Odyssey, Arthur C. Clarke (1968)
28. The War of the Worlds, H. G. Wells (1898)
29. Fahrenheit 451, Ray Bradbury (1953)
30. The Mote in God's Eye, Larry Niven & Jerry Pournelle (1974)
31. Way Station, Clifford D. Simak (1963)
32. Star Maker, Olaf Stapledon (1937)
33. Dying Inside, Robert Silverberg (1972)
34. The City and the Stars, Arthur C. Clarke (1956)
35. Dhalgren, Samuel R. Delany (1975)
36. Rendezvous with Rama, Arthur C. Clarke (1973)
37. Mission of Gravity, Hal Clement (1954)
38. *City, Clifford D. Simak (1952)
38. *Cyteen, C. J. Cherryh (1988)
40. Flowers for Algernon, Daniel Keyes (1966)
41. *Double Star, Robert A. Heinlein (1956)
41. *Earth Abides, George R. Stewart (1949)
43. *The Door Into Summer, Robert A. Heinlein (1957)
43. *Last and First Men, Olaf Stapledon (1930)
43. *Ubik, Philip K. Dick (1969)
46. *Norstrilia, Cordwainer Smith (1975)
46. *The Witches of Karres, James H. Schmitz (1966)
48. *Frankenstein, Mary Shelley (1818)
48. *Have Space Suit -- Will Travel, Robert A. Heinlein (1958)
48. *Time Enough for Love, Robert A. Heinlein (1973)
51. Do Androids Dream of Electric Sheep?, Philip K. Dick (1968)
52. *The Gods Themselves, Isaac Asimov (1972)
52. *"Riverworld" series, Philip José Farmer (1971)

FANTASY NOVEL (BEFORE 1990)

1. The Lord of the Rings, J. R. R. Tolkien (1955)
2. The Hobbit, J. R. R. Tolkien (1937)
3. The Book of the New Sun, Gene Wolfe (1983)
4. "Earthsea" series, Ursula K. Le Guin (1968)
5. Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll (1865)
6. "Gormenghast" series, Mervyn Peake (1950)
7. The Once and Future King, T. H. White (1958)
8. Little, Big, John Crowley (1981)
9. Nine Princes in Amber, Roger Zelazny (1970)
10. "The First Chronicles of Thomas Covenant", Stephen R. Donaldson (1977)
11. Dragonflight, Anne McCaffrey (1968)
12. "The Belgariad", David Eddings (1983)
13. The Chronicles of Narnia, C. S. Lewis (1950)
14. The Anubis Gates, Tim Powers (1983)
15. "The Dying Earth" series, Jack Vance (1950)
16. The Wonderful Wizard of Oz, L. Frank Baum (1900)
17. Dracula, Bram Stoker (1897)
18. *The Last Unicorn, Peter S. Beagle (1968)
18. *The Mists of Avalon, Marion Zimmer Bradley (1983)
20. The Stand, Stephen King (1978)
21. Watership Down, Richard Adams (1972)
22. The Riddle-Master of Hed, Patricia A. McKillip (1976)
23. The Worm Ouroboros, E. R. Eddison (1922)
24. Glory Road, Robert A. Heinlein (1963)
25. Mythago Wood, Robert Holdstock (1984)
26. "Alvin Maker" series, Orson Scott Card (1987)
27. A Wrinkle in Time, Madeleine L'Engle (1962)
28. Witch World, Andre Norton (1963)
29. "The Fionavar Tapestry", Guy Gavriel Kay (1986)
30. Deryni Rising, Katherine Kurtz (1970)
31. "Discworld" series, Terry Pratchett (1983)
32. *"Elric" series, Michael Moorcock (1972)
32. *Replay, Ken Grimwood (1987)
32. *Something Wicked This Way Comes, Ray Bradbury (1962)
35. *"Fafhrd & Gray Mouser" series, Fritz Leiber (1970)
35. *The Incomplete Enchanter, Fletcher Pratt & L. Sprague de Camp (1941)
 
10. "The First Chronicles of Thomas Covenant", Stephen R. Donaldson (1977)

[align=justify]Isso não chegou a ser traduzido para o português, não é?
Existe algum tipo de listagem de obras de Ficção Científica e Fantasia traduzidas para o português? Conheço o Bibliowiki, mas acho ele meio confuso em alguns aspectos. Sei que a coleção Argonauta publicou bastante coisa do gênero aqui no Brasil, mas nunca fui atrás de sumário de publicações ou algo do tipo. Alguém sabe alguma coisa a respeito?[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
10. "The First Chronicles of Thomas Covenant", Stephen R. Donaldson (1977)

[align=justify]Isso não chegou a ser traduzido para o português, não é?
Existe algum tipo de listagem de obras de Ficção Científica e Fantasia traduzidas para o português? Conheço o Bibliowiki, mas acho ele meio confuso em alguns aspectos. Sei que a coleção Argonauta publicou bastante coisa do gênero aqui no Brasil, mas nunca fui atrás de sumário de publicações ou algo do tipo. Alguém sabe alguma coisa a respeito?[/align]

Lucas, não tenho certeza, mas não consegui encontrar nenhuma tradução...

Poxa, seria muito bom ter uma lista de tudo que já foi traduzido. Geralmente eu procuro na Livraria Cultura, que tem um catálogo bem completo, e no Estante Virtual, mas aí é preciso consultar um a um.

Quanto à coleção Argonauta, no site da ediotra, a Livros do Brasil (mas que é portuguesa), é possível ver os títulos que foram publicados, embora não sob forma de listagem sumária:

http://www.livrosdobrasil.com/index.php
 
[align=justify]De acordo com a Wikipedia em inglês, a série do Thomas Covenant é originalmente uma trilogia, que foi seguida por mais uma trilogia (The Second Chronicles of Thomas Covenant) e finalizado com uma tetralogia (The Last Chronicles of Thomas Covenant). [/align]
[align=justify]
Em relação a coleção Argonauta vou caçar alguma coisa quando tiver um pouco mais de tempo, talvez mandar e-mail para a editora que a publicava no Brasil, às vezes eles podem mandar uma listagem das obras.[/align]
 
Zzeugma disse:
Uma outra crítica interessante levantada por outro comentário é se FC e Fantasia poderiam ser misturados assim tão facilmente... Eu até diria mais... Em termos de fantasia, será que não deveríamos incluir mais coisas clássicas (Gargântua e Pantagruel?) ou "classudas" (Borges? Calvino?)... Como ele definiu FC e Fantasia?

Por coincidência, o Braúlio Tavares acabou de publicar um artigo onde fala das diferenças e semelhanças entre Fantasia e FC... E ainda menciona o Gene Wolfe:

1796) FC ou Fantasia (11.12.2008)

http://mundofantasmo.blogspot.com/2010/03/1796-fc-ou-fantasia-11122008.html
 
Realmente falta alguns autores que deveriam estar com pelo menos algum livro na lista, mais eu até que gostei da lista, principalmente por ter muitos autores que desconhecia( e que caso eu não comece a ler em inglês, (provavelmente) nunca irei ter a oportunidade de ler seus livros).
Agora, eu fiquei interessado nos livros do George R.R. Martin, há algum tempo saiu um post no Sedentário rasgando elogios ao Martin( e também dizendo que o primeiro livro dele vai ser lançado aqui, em terras tupiniquins, no segundo semestre deste ano), e agora ele está presente nesta lista, afinal, alguém que já leu, pode dizer se os livros dele são realmente bons como costumam dizer?
 
A série A Song of Ice and Fire (ainda incompleta, o 5º volume está sendo escrito), do Martin, é basicamente a melhor obra de fantasia a surgir desde O Senhor dos Anéis.

Serve? :g:
 
[align=justify]Até que enfim, já não era sem tempo. George R.R. Martin no Brasil, uhull \o/
Zzeugma, tu que é um cara que tem mais experiência que eu no que tange a Ficção Científica e Fantasia, sabe se as crônicas do Thomas Covenant chegaram a ser traduzidas para o português?[/align]
 
Tilion disse:
A série A Song of Ice and Fire (ainda incompleta, o 5º volume está sendo escrito), do Martin, é basicamente a melhor obra de fantasia a surgir desde O Senhor dos Anéis.

Serve? :g:

Melhor obra de fantasia desde SdA?! Preciso ler isso... :hihihi:
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Até que enfim, já não era sem tempo. George R.R. Martin no Brasil, uhull \o/
Zzeugma, tu que é um cara que tem mais experiência que eu no que tange a Ficção Científica e Fantasia, sabe se as crônicas do Thomas Covenant chegaram a ser traduzidas para o português?[/align]

Não Lucas, eu não tenho tanta experiência assim... Li alguma coisa de terror, alguma coisa de FC, bem pouco de fantasia (a não ser que vc aceite a inclusão do Borges, Calvino, Michael Ende, etc)... Mas gosto muito de quadrinhos e acabava esbarrando no assunto fatalmente.

Não conheço nada do Convenant, exceto uma matéria que saiu no Universo Fantástico ou no Cronópios... Tem um herói leproso, não é isto? Minha pesquisa não deu em nada: acho que não foi publicado...

Achei uma pequena resenha aqui:
http://www.100nada.net/mais-livros-a-precisarem-de-limpeza/2006/04/27/

Gostaria só de avisar que daquela lista lembrei dos livros pelo nome ou pelo autor... Pode ser que algum da lista tenha sido publicada e eu desconheça...

Abs
 
Li esse livros:

SF NOVEL (BEFORE 1990)

1. Dune, Frank Herbert (1965)
3. The Left Hand of Darkness, Ursula K. Le Guin (1969)
8. Childhood's End, Arthur C. Clarke (1953)
9. Ender's Game, Orson Scott Card (1985)
12. The Forever War, Joe Haldeman (1974)
15. Neuromancer, William Gibson (1984)
18. The Man in the High Castle, Philip K. Dick (1962)
19. The Dispossessed, Ursula K. Le Guin (1974)
21. Nineteen Eighty-Four, George Orwell (1949)
24. Starship Troopers, Robert A. Heinlein (1959)
27. 2001: A Space Odyssey, Arthur C. Clarke (1968)
29. Fahrenheit 451, Ray Bradbury (1953)
36. Rendezvous with Rama, Arthur C. Clarke (1973)
43. *Ubik, Philip K. Dick (1969)
48. *Frankenstein, Mary Shelley (1818)
51. Do Androids Dream of Electric Sheep?, Philip K. Dick (1968)
52. *The Gods Themselves, Isaac Asimov (1972)

FANTASY NOVEL (BEFORE 1990)

1. The Lord of the Rings, J. R. R. Tolkien (1955)
2. The Hobbit, J. R. R. Tolkien (1937)
4. "Earthsea" series, Ursula K. Le Guin (1968) O feiticeiro de Terramar e As tombas de Atuan

A maioria dos livros de fantasia não foram traduzidos para o português.
Recomendo a todos os livros de Ursula K Le Guin. Quem não a conhece, fale comigo para dicas!!
 
Zzeugma disse:
Não conheço nada do Convenant, exceto uma matéria que saiu no Universo Fantástico ou no Cronópios... Tem um herói leproso, não é isto? Minha pesquisa não deu em nada: acho que não foi publicado...
Achei uma pequena resenha aqui:
http://www.100nada.net/mais-livros-a-precisarem-de-limpeza/2006/04/27/

[align=justify]Deu mais vontade ainda de ler. Pena que não há tradução, aliás, é uma pena que a maioria daqueles títulos da lista não tenham tradução para o português. Isso mostra como esse gênero não tem tanta força assim aqui no Brasil.
[/align]
 
Fiquei surpresa ao ver que da lista só li 8!!!!!!!!! E alguns nunca antes tinha ouvido falar!!!! Não vejo a hora de começar o curso de inglês para poder ler os livros no original mesmo sem ter de esperar as traduções tão demoradas!!!

Os que li:
* As Brumas de Avalon
* Nas Montanhas da Loucura
* O Hobbit
* A Guerra dos Mundos
* O Senhor dos Anéis
* Duna
* Frankenstein
* Alice no País das Maravilhas

E sou louca para ler os livros da Ursula Le Guin!!!
 
Da listinha, li:

1984 by George Orwell
Alice in Wonderland by Lewis Carroll
A Clockwork Orange by Anthony Burgess
Brave New World by Aldous Huxley
Frankenstein by Mary Shelley
 
BFreitas disse:
Realmente falta alguns autores que deveriam estar com pelo menos algum livro na lista, mais eu até que gostei da lista, principalmente por ter muitos autores que desconhecia( e que caso eu não comece a ler em inglês, (provavelmente) nunca irei ter a oportunidade de ler seus livros).
Agora, eu fiquei interessado nos livros do George R.R. Martin, há algum tempo saiu um post no Sedentário rasgando elogios ao Martin( e também dizendo que o primeiro livro dele vai ser lançado aqui, em terras tupiniquins, no segundo semestre deste ano), e agora ele está presente nesta lista, afinal, alguém que já leu, pode dizer se os livros dele são realmente bons como costumam dizer?

Tilion disse:
A série A Song of Ice and Fire (ainda incompleta, o 5º volume está sendo escrito), do Martin, é basicamente a melhor obra de fantasia a surgir desde O Senhor dos Anéis.

Serve? :g:

Esse sim eu fiquei muito, muito a fim de ler. Sai só no segundo semestre, e pelo visto já foi uma batalha pra conseguirem publicar aqui.
 
quais são os livros da Ursula K. Le Guin que tem tradução para o português (brasileiro)
vocês sabem se o The Word for World is Forest é traduzido?
 
Odin disse:
quais são os livros da Ursula K. Le Guin que tem tradução para o português (brasileiro)
vocês sabem se o The Word for World is Forest é traduzido?

Felipe, eu estou lendo esse em portugues de pt, o título é Floresta é o nome do mundo. Fica um pouco estranho no começo, mas depois é sussa!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo