• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10 maneiras de fazer o seu computador iniciar mais rápido

BeorZenni

Usuário
Configure a sua BIOS
Por padrão, a BIOS do seu computador vem configurada para funcionar da forma mais cômoda possível. Basta colocar o DVD do Windows, por exemplo, e ligar o computador para que a instalação do sistema seja iniciada. Isso significa que toda vez que você liga o computador, a BIOS busca primeiro o boot via CD - em alguns casos, até o drive de disquete é examinado. Quando nada é encontrado, o HD é automaticamente iniciado. Mas como você não instala o Windows toda vez que liga o seu computador, que tal então desabilitar esta função?



Para configurar a BIOS, tudo que você deve fazer é pressionar a tecla DEL ao ligar o computador e modificar a ordem do boot no menu. Em alguns modelos de BIOS, basta ativar a opção “Quick Boot” para que o HD seja priorizado na ordem da inicialização. Caso a sua BIOS não possua esse recurso, você deve definir a opção “First Boot Device” para “Hard Disk”. Feito isso, não se esqueça de salvar as alterações antes de sair.

(Cuidado! Se você esquecer de colocar a inicialização do seu HD no boot, você não conseguirá inicializar o Windows. Em alguns modelos, ao invés de "Hard Disk" será exibida a marca do HD - ex.: Seagate, Samsung,...)


Remova programas da inicialização



Certamente esta é a maneira mais eficaz de melhorar o tempo de inicialização do seu computador. A maioria dos programas, quando instalados, se configura automaticamente para iniciar junto ao sistema. Isso geralmente melhora o desempenho do programa, mas deixa o seu computador vários segundos mais demorado para inicializar.




Você não precisa que o Adobe Reader seja iniciado junto com o Windows, certo? Nem o MSN, não é? O sistema operacional da Microsoft conta com um assistente para gerenciar o que é iniciado quando o computador é ligado. Para acessá-lo, digite “msconfig” (sem aspas) no menu Iniciar (vá em "Executar", se você usa o XP) e abra o primeiro resultado encontrado. Na guia “Inicialização de Programas”, deixe só o essencial ativado (antivírus, driver de vídeo, e o que mais achar necessário). Pode remover sem medo o Messenger, Adobe Reader, Office e outros “programas folgados”.


Atrase a inicialização de serviços



Paralelamente aos programas, o Windows também carrega vários serviços na inicialização do sistema -- você pode vê-los na guia “Serviços” do tópico anterior. Esses serviços são componentes do Windows e outros programas, e geralmente assumem uma importância maior dentro do sistema. Entretanto, dependendo do perfil de usuário e dos componentes do seu computador, nem todos são necessários.

Para abrir o gerenciador de serviços do Windows, digite “services.msc” (no menu "Executar" em Iniciar, se você usar o XP), e abra o primeiro resultado. Agora você poderá ver todos os serviços ativados, a descrição de cada um deles, e desativar o que for desnecessário.
Por exemplo: se seu computador possui um único usuário, você não precisa do serviço “Logon secundário”. Para desativá-lo, basta clicar duas vezes sobre ele e selecionar a opção “Desativado” em “Tipo de inicialização”. Além disso, é possível atrasar alguns serviços com um grau de importância menor, ou configurá-lo como “Manual” - neste caso, ele só será iniciado se for realmente necessário.



Modifique o menu de dual boot



Se em seu computador houver mais de uma edição do Windows instalada, em dual boot, um menu perguntando qual versão do sistema você deseja iniciar deverá aparecer logo após a tela da BIOS. Por padrão ela vem configurada para iniciar a última instalação do Windows, mas pode demorar até 30 segundos se você não pressionar Enter.




Novamente no menu Iniciar, digite “msconfig” e abra o primeira resultado. Na guia “Inicialização do Sistema” é possível alterar algumas configurações. Você pode definir o sistema operacional padrão que será iniciado em caso de indecisão, e diminuir o tempo de espera do menu. Para isso, selecione a versão do Windows desejada e clique em “Definir como padrão”, e modifique o tempo “Tempo limite” (o mínimo é 3 segundos).


Desative hardware não utilizado



Um computador é composto por diversas peças de hardware - placa de vídeo, rede, som, dentre muitas outras. Em alguns casos, algumas peças podem ser duplicadas - por exemplo, se a sua placa mãe já possuía um vídeo onboard (integrada) e você comprou uma placa de vídeo nova, mais potente. Se você não estiver utilizando as duas peças de hardware semelhantes, é possível desativar uma delas.



Para isso, abra o “Painel de Controle” e busque por “gerenciador de dispositivos” (sem aspas). No “Gerenciador de Dispositivos”, expanda a categoria, clique com o botão direito do mouse sobre o hardware desejado e clique em “Desativar”. Em um notebook, por exemplo, se você só utiliza a internet wireless, pode desativar a placa de rede. Só não se esqueça de habilitá-la mais tarde caso precise utilizar a internet cabeada.

Mantenha o seu antivírus sempre atualizado

O antivírus geralmente faz o efeito contrário das dicas acima - adiciona mais uma entrada a lista de programas e serviços que são iniciados com o sistema. Felizmente, os antivírus (e a capacidade de processamento dos computadores) evoluíram bastante nos últimos anos, ou seja, eles já não representam tanto peso assim. Além disso, o antivírus é uma importante ferramenta na luta contra malwares, que são responsáveis por travamentos e muita demora na inicialização do sistema (já que eles ocupam mais tempo e processamento do seu computador, quando instalados em seu computador). Portanto, esta é uma medida preventiva e à favor da segurança.


Remova fontes desnecessárias


Além de programas e serviços, o Windows também carrega as fontes na inicialização do sistema. Se você tem o Microsoft Office instalado, é provável que seu computador tenha cerca de 200 fontes instaladas. Mas você usa todas elas? Se a resposta for não, vale a pena desativar algumas fontes.



Para isso, acesse o diretório de fontes do Windows pesquisando por “Fontes” (sem aspas) no “Painel de Controle”. Por fim, selecione as fontes que você não usa e clique em “Ocultar”. As fontes continuarão instaladas, mas não serão carregadas junto com o Windows e nem estarão disponíveis para ser utilizadas no Office e outros programas. Se algum dia você precisar das fontes desabilitadas, basta voltar ao diretório de fontes e ativá-las.

Configure um IP estático




Por padrão, o Windows vem configurado para detectar automaticamente o endereço de IP da rede da sua casa. Mas ao inicializar o computador, é claro que o sistema vai acabar gastando mais alguns preciosos segundos para fazer isso. É possível, no entanto, configurar um IP estático (definitivo) e acabar com esse problema - além de facilitar o gerenciamento da sua rede, já que cada computador terá um endereço de IP fixo.
Para isso, no “Painel de Controle” do Windows 7, pesquise por “conexões de rede” (sem aspas) e clique em “Exibir conexão de redes”. Acesse as propriedades da sua conexão, selecione “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)”, e clique no botão “Propriedades”. Por fim, defina um endereço de IP e clique em “OK”. Certifique-se de não usar o mesmo IP nas outras máquinas da sua rede (para variar o IP entre as máquinas, deixe uma delas com o IP 192.168.1.101, outra com 192.168.1.102, 103, 104,...)

Faça um upgrade de memória RAM



Memória RAM sempre foi sinônimo de velocidade, e isso não mudou. Uma das melhores formas de acelerar o seu computador é instalando mais memória. Mas não pense que quanto mais RAM, melhor. Você deve saber a sua necessidade e ater-se a ela. Em geral, 4 GB de RAM é o suficiente para a maioria das pessoas hoje em dia.

Se você só usa o computador para navegar na Internet e conversar no MSN, 4 GB dá e sobra. Por outro lado, se o seu computador roda aplicativos específicos (e pesados), talvez seja melhor investir em um pouco mais de memória RAM. Outro detalhe é que, dependendo da quantidade de memória, você precisará de um sistema de 64 bits, que também deve ser suportado por seu processador.


Instale um SSD



É a forma mais radical de melhorar o desempenho e a velocidade de inicialização do seu computador. O seu HD provavelmente é o maior causador de gargalos na inicialização do Windows. Se você quer melhorar a velocidade de inicialização do seu computador a qualquer custo, sua última opção é instalar uma unidade de estado sólido (SSD). O upgrade de HD não sairá nada em conta, mas a diferença no tempo de carregamento do sistema é espantosa.


Para finalizar...


Na Internet existem mil e uma maneiras que supostamente fazem o seu computador iniciar mais rapidamente. Os 10 tópicos que apresentei acima são as formas mais confiáveis e eficazes de fazer isso. Se você seguiu alguns deles, é provável que seu computador esteja no mínimo alguns segundos mais rápido. E esqueça os programas que prometem inicialização mais rápida: eles mesmos acabam entrando na inicialização e, para tentar gerenciar os aplicativos, acabam consumindo memória e tempo.
 
Última edição:

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Artigo muito bom

O único detalhe importante sobre memória RAM que não mencionou é que não basta apenas adicionar mais RAM pra melhorar o desempenho e sim verificar qual é a sua geração, pois quanto mais recente menor é o tempo de acesso aos dados e mais veloz será na prática.

Ex: uma RAM de 2 GB tipo DDR-III é mais veloz que uma DDR-II e por consequência muito mais que uma DDR-I
 
Vou complementar o tópico para quem usa Linux, com apenas uma dica:

1- No Linux, diversos serviços, como o CUPS (pra impressora), rodam no background e são iniciados automaticamente quando da inicialização do sistema operacional. Muitas vezes nem todos esses serviços são de utilidade para o usuário e apenas tornam o boot mais lento. Quem não tem impressora não precisa do CUPS; quem não usa acesso remoto não tem necessidade do SSH (que, neste caso, ficar ativado, é um grande perigo, pois possibilita um cracker a acessar seu OS). Então nada mais natural que desativá-los. Para tanto basta consultar a página e/ou a documentação oficial da sua distro. No Slackware, que é a distro que eu uso, faz-se isso da seguinte forma:


a) Abra o terminal e logue como root:

bash-4.1$ su -
Password:
[email protected]:~#


b) Abra o pkgtool:

[email protected]:~# pkgtool

c) Abra o menu Setup, cuja descrição é "Choose Slackware installation scripts to run again"

d) Selecione (com a barra de espaço) a opção services, cuja descrição é "Select/deselect system daemons (services)" e abra ele com um enter

e) Utilizando a barra de espaço selecione/deselecione os daemons que você preferir e então dê ok com um enter.


Pronto. Seu boot será um pouco mais rápido, agora.



[]'s!
 

Oakenshield

Usuário
Bem legal o post! Já utilizava otimização pelo msconfig, agora quero fazer as outras otimizações para iniciar mais rápido ^^
 

Raphael S

Desperto
Sério mesmo? Omg... -_-.

Vou dar a minha contribuição a este tópico.

"Olá user novato em informática, ou children de 12 anos que achou o fórum super supimpa e divertido com pessoinhas superpoderosas falando altos agitos sobre o Senhor dos Anéis e surfar com escudo no Pc, ou qualquer que não saiba o que é boot, ou bot, ou nub...
Eu sou Raphael S...
sim, sou eu.
...Sim, eu tenho certeza disso.

Simplesmente, não faça nada acima, se você quer ter o poder para executar estes movimentos reliquiósos de informática no seu micro você tem três opções.

A: Pague um técnico ou suborne um amigo competente para fazê-lo.
2: Faça um curso de informática básico ou decente, não apenas o autodidata MSNORKUT Express que vc acha que aprendeu sozinho, mas foi vendo os amiguinhos.
III: Pergunte se seus responsáveis deixam vc fazer estes esportes radicais nas teclas e no mouse do pc deles.

Well, sim, eu exagero, e sim alguns vários dos procedimentos acima podem bagunçar em vez de melhorar seu micro se forem feitos por alguém que não tiver noção do que está fazendo e aí vc irá passar raiva, ficará chateado, emotivo, e de mal com o mundo.

Faça por sua conta e risco.

By Raphael S
I Love Machines and Hate your Hand
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.595,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo