1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

10 equações matemáticas que mudaram o mundo

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Lord Leonan, 21 Out 2012.

  1. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Achei legal e resolvi compartilhar com vocês.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Concordam com a lista?
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Os 2 primeiros eu achei meio pops do que por importância.

    Eu vejo a transformada de Fourier talvez devesse estar melhor posicionada. A descrição ali não tava muito correta, tava bem restritiva. A transformada de fourier é fundamental pra qualquer ciência que precise trabalhar com multiplos espaços.
    E além disso, é uma equação igualmente importante para a matemática em si em vez de apenas ter utilidade em física e seus derivados.

    Se fosse escolher na física, as equações de Maxwell e, principalmente, a sua origem e o que representou, eu colocaria mais acima também.
     
  3. Também achei que as duas primeiras estão ali mais por babação no Schrödinger e no Einstein.
    Acho que o Teorema Fundamental do Cálculo merecia, se não o primeiro lugar, uma posição mais alta, afinal a maior parte das equações desse top 10 vieram dela! O que seria Maxwell, Schrödinger, Fourier e outros sem limite, derivada e integral?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    A lista tá boa mas as fórmulas no vídeo tão meio estranhas... Aquele não é o teorema fundamental do Cálculo né? E a equação de Schrödinger tá errada também. :razz: E as de Maxwell poderiam estarem escritas de melhor forma...

    Concordo que Fourier deveria estar melhor posicionada, colocaria talvez as transformações de Lorentz no lugar de E = mc² e colocaria F = ma na lista e em uma boa posição, dispensando a lei da gravitação, afinal aquela representa melhor o programa da física newtoniana como um todo.

    A fórmula de Euler de poliedros é tão importante e tem tantas aplicações mesmo? Pensava que era mais uma curiosidade matemática...
     
  5. Verdade, não tinha me tocado disso. A equação do vídeo é a definição de derivada usando limite.
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Também não concordo com a ordem dos dois primeiros, mas no geral é uma lista aceitável.
     
  7. Excluído047

    Excluído047 Banned

    Vídeo interessante, mas como bem notaram algumas equações estão erradas. A citada como sendo o 1º TFC é, na verdade, como já disseram, a definição de derivada de uma função: [; f'(x) = \lim_{x \to a} \frac{f(x)-f(a)}{x-a} ;]. O 1º TFC postula que, se [; F(x) ;] é uma primitiva de [; f(x) ;], então o valor da integral definida [; \int_a^b f(x) \, dx ;] é dado por [; \int_a^b f(x) \, dx = F(b) - F(a) ;].

    No meu ver esses dois conceitos - o de derivada e o de integral - são os dois mais importantes conceitos de todos os tempos e mereciam estar em uma posição mais elevada, seguida pela 2ª Lei de Newton: [; \frac{d \vec{p}}{dt} = \vec{F} ;].


    []'s!
     
  8. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    E a primeira que aparece no vídeo, usada para o cálculo de derivativos financeiros, é a única da qual jamais havia ouvido falar. Mas cá pra nós, eu imagino que não deva ser nem a 100ª equação mais revolucionária da história. Quer representar algo que tenha utilidade para a economia? Talvez aquela equação simples, de convergência de séries geométricas fracionárias.

    Sobre as duas primeiras, é mais babação de ovo do que tudo, como já foi dito. Da Física, daria uma importância maior para as equações de Maxwell. Se fosse citar alguma de Newton, talvez botasse a expressão geral para força resultante ao invés da gravitação universal. Talvez colocasse a equação geral para onda também. Quanto à da entropia não tenho opinião formada. Talvez, para reduzir a profusão de Física na lista, substituía o conceito termodinâmico por aquela da entropia de informação, do Shannon.

    E sim, a transformada de Fourier está pesarosamente subestimada ali. Nosso século XX dependeu dela a todo momento. Física, computação, matemática, todas as tecnologias de telecomunicação...
     

Compartilhar