• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

10 equações matemáticas que mudaram o mundo

Os 2 primeiros eu achei meio pops do que por importância.

Eu vejo a transformada de Fourier talvez devesse estar melhor posicionada. A descrição ali não tava muito correta, tava bem restritiva. A transformada de fourier é fundamental pra qualquer ciência que precise trabalhar com multiplos espaços.
E além disso, é uma equação igualmente importante para a matemática em si em vez de apenas ter utilidade em física e seus derivados.

Se fosse escolher na física, as equações de Maxwell e, principalmente, a sua origem e o que representou, eu colocaria mais acima também.
 
Também achei que as duas primeiras estão ali mais por babação no Schrödinger e no Einstein.
Acho que o Teorema Fundamental do Cálculo merecia, se não o primeiro lugar, uma posição mais alta, afinal a maior parte das equações desse top 10 vieram dela! O que seria Maxwell, Schrödinger, Fourier e outros sem limite, derivada e integral?
 
A lista tá boa mas as fórmulas no vídeo tão meio estranhas... Aquele não é o teorema fundamental do Cálculo né? E a equação de Schrödinger tá errada também. :razz: E as de Maxwell poderiam estarem escritas de melhor forma...

Concordo que Fourier deveria estar melhor posicionada, colocaria talvez as transformações de Lorentz no lugar de E = mc² e colocaria F = ma na lista e em uma boa posição, dispensando a lei da gravitação, afinal aquela representa melhor o programa da física newtoniana como um todo.

A fórmula de Euler de poliedros é tão importante e tem tantas aplicações mesmo? Pensava que era mais uma curiosidade matemática...
 
Vídeo interessante, mas como bem notaram algumas equações estão erradas. A citada como sendo o 1º TFC é, na verdade, como já disseram, a definição de derivada de uma função: [; f'(x) = \lim_{x \to a} \frac{f(x)-f(a)}{x-a} ;]. O 1º TFC postula que, se [; F(x) ;] é uma primitiva de [; f(x) ;], então o valor da integral definida [; \int_a^b f(x) \, dx ;] é dado por [; \int_a^b f(x) \, dx = F(b) - F(a) ;].

No meu ver esses dois conceitos - o de derivada e o de integral - são os dois mais importantes conceitos de todos os tempos e mereciam estar em uma posição mais elevada, seguida pela 2ª Lei de Newton: [; \frac{d \vec{p}}{dt} = \vec{F} ;].


[]'s!
 
E a primeira que aparece no vídeo, usada para o cálculo de derivativos financeiros, é a única da qual jamais havia ouvido falar. Mas cá pra nós, eu imagino que não deva ser nem a 100ª equação mais revolucionária da história. Quer representar algo que tenha utilidade para a economia? Talvez aquela equação simples, de convergência de séries geométricas fracionárias.

Sobre as duas primeiras, é mais babação de ovo do que tudo, como já foi dito. Da Física, daria uma importância maior para as equações de Maxwell. Se fosse citar alguma de Newton, talvez botasse a expressão geral para força resultante ao invés da gravitação universal. Talvez colocasse a equação geral para onda também. Quanto à da entropia não tenho opinião formada. Talvez, para reduzir a profusão de Física na lista, substituía o conceito termodinâmico por aquela da entropia de informação, do Shannon.

E sim, a transformada de Fourier está pesarosamente subestimada ali. Nosso século XX dependeu dela a todo momento. Física, computação, matemática, todas as tecnologias de telecomunicação...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo