• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gildor Inglorion

Se me lembro bem, li em algum lugar que Gildor e os elfos que com ele andavam formavam uma espécie de "elfos ciganos", que viviam "perambulando". E era exatemente isso que estavam fazendo quando encontraram os hobbits. Chegando em casa eu tento procurar algo nos meus textos... onde foi que eu li isso? :roll:

EDIT: Acabei de ler em um lugar que Gildor estava sim indo para os Portos... mas vou procurar mais a respeito...

EDIT 2 - Terminei de reler RdR hoje e nem me lembrava de uma coisa: Gildor estava junto de Elrond, Galadriel e outros elfos, indo para os Portos. Ou seja, quando os Hobbits o encontram em SdA, ele não estava indo para os Portos; ele só vai para lá no final de RdR.
Ainda estou procurando o texto que fala das "companhias de elfos errantes"...
 
Eu também procurei isso e não encontrei, lembro de ter lido sobre isso também. :osigh:

Enfim, Gildor do Silmarillion era um Homem, um proscrito que viveu com Barahir e Beren depois da Bragollach.
O elfo do conto de Túrin é Gwindor, e até onde eu sei, não tem nada a ver com o Gildor do SdA, que é um noldo do povo de Finrod.
 
Talvez eu saiba do que vocês estão falando. Fui olhar e achei um trecho, pouco depois da parte em que os hobbits ouvem os elfos de Gildor na mata, em que o Frodo diz que havia companhias de elfos que vagueavam pelo Shire na Primavera e no Outono. Agora, esses elfos que vaguevam assim parece que não eram Noldor, pois essa fala de Frodo foi antes dele perceber que naquele momento se tratava de uma companhia Noldorin, e isso o deixou admirado. E de fato, acho que os Noldor não eram muito de vaguear por aí, longe de suas moradias. Isso está mais para os Teleri.
 
Achei o trecho!!! Está npo texto do Michael Martinez A mágica dos menestréis.

Michael Martinez em "A Mágica dos menestréis" disse:
Um aspecto da cultura Élfica que permanece grandemente obscuro é a tradição das Companhias Errantes. Embora Frodo, Sam e Pippin tenham encontrado Gildor Inglorion e seu povo, eles eram Exilados, Noldor, que estavam retornando de uma espécie de perigrinação em Lindon para suas casas em ou perto de Valfenda. Eles não estavam muito interessados em assuntos da Terra-média e os mantinham para si mesmos.

No início da Segunda Era existiam muitas Companhias Errantes em Eriador, e estas pareciam ser compostas principalmente de Nandor. Seus interesses parecem ter sido muito diferentes daqueles do povo de Gildor, que estavam apenas "enrolando" um pouco antes de finalmente partirem para o Mar. As Companhias Errantes Nandorin devem ter sido eventualmente integradas com a civilização Eldarin de Lindon, tanto porque os Elfos de Lindon aumentaram sua população e expandiram-se para o leste quanto porque os Nandor teriam sido forçados a tomar refúgio com os Noldor e Sindar em Lindon durante a Guerra dos Elfos e Sauron.

As Companhias Errantes podem então ter tido um papel significativo na grande cultura dos Elfos durante a maior parte da Segunda Era. Eles devem ter se tornado condutores de notícias e canções. Eles podem ter se tornado entretenedores viajantes. Embora Tolkien nunca tenha comparado as Companhias Errantes a ciganos ou trupes circenses, eles devem ter compartilhado algumas similaridades com essas culturas.
 
Eu me arriscaria a dizer que isso é um exagero do Michael Martinez. Os Teleri de fato eram conhecidos por gostarem de liberdade. O Silma diz alguma coisa sobre o modo de vida dos Sindar antes do estabelecimento de Menegroth e do Cinturão de Melian, para quem quiser ter uma idéia; os Sindar viviam espalhados e livres por toda Beleriand naquela época. Mas eu duvido que isso fosse além de se acampar por dias no meio da mata nas vizinhanças de onde eles moravam, por exemplo. Não me lembro de nenhuma evidência de que essas tais Companhias Errantes viajassem por longas distâncias e por tempo necessário para promoverem intercâmbios culturais e de informações entre comunidades élficas distantes.
 
Bom, povo, obrigado pelo empenho. Até descobri mais do que esperava! E ao reler pela 4ª vez a saga do anel, vi que Gildor foi para os Portos junto com Elrond, Frodo, Galadriel e Gandalf. Obrigado.
 
Ser da Casa de Finrod não necessariamente significa ser filho dele, creio eu.
Mas o fato é que, se não me engano, na época em que Tolkien escreveu a passagem em que Gildor encontra com os Hobbits, a situação do Silmarillion era a seguinte: Finrod se chama Inglor. Finarfin se chamava Finrod.
Inglorion, o sobrenome de Gildor, significa "Filho de Inglor". Isso faria com que Gildor fosse filho do Senhor de Nargothrond e neto do irmão de Fëanor.

Não sei se o texto do Silmarillion publicado, tratando de Finrod é anterior ou posterior ao SdA, mas de qualquer forma acaba rolando uma contradição então. O nome Finrod passou a ser do rei de Nargothrond, que não se casou nem teve filhos, e o nome Inglor foi abandonado. Assim, a ascendência de Gildor permanece misteriosa, creio eu.
 
Ser da casa é ser da família.
Mesmo assim, não consigo encaixá-lo em nenhuma árvore genealógica.

Quando O Senhor dos Anéis foi escrito (ou, pelo menos, revisado), acredito que já estava tudo na perfeita ordem, pois no Apêndice B Finrod Felagund é citado como senhor de Nargothrond, o que faz com que ele não seja Finarfin.
 
A proposito: Aragorn diz para Frodo ... "ficou sabendo que Gandalf havia sumido...o povo de Gildor que contou"..."e mais tarde fiquei sabendo que voce tinha deixado sua casa, mas não soube de noticia alguma sobre sua partida da Terra dos Buques..." É impressão minha ou ele encontrou o povo de Gildor duas vezes? Se não, porque ele diz "mais tarde" e não disse tudo numa frase só?
Ou a construção da frase é assim? Não tenho o original em ingles, portanto agradeço qquer esclarecimento. :think:
 
Pandatur disse:
Ser da Casa de Finrod não necessariamente significa ser filho dele, creio eu.
Mas o fato é que, se não me engano, na época em que Tolkien escreveu a passagem em que Gildor encontra com os Hobbits, a situação do Silmarillion era a seguinte: Finrod se chama Inglor. Finarfin se chamava Finrod.
Inglorion, o sobrenome de Gildor, significa "Filho de Inglor". Isso faria com que Gildor fosse filho do Senhor de Nargothrond e neto do irmão de Fëanor.

Não sei se o texto do Silmarillion publicado, tratando de Finrod é anterior ou posterior ao SdA, mas de qualquer forma acaba rolando uma contradição então. O nome Finrod passou a ser do rei de Nargothrond, que não se casou nem teve filhos, e o nome Inglor foi abandonado. Assim, a ascendência de Gildor permanece misteriosa, creio eu.

Todo dia se aprende um pouco...dessa eu não sabia

Neera disse:
A proposito: Aragorn diz para Frodo ... "ficou sabendo que Gandalf havia sumido...o povo de Gildor que contou"..."e mais tarde fiquei sabendo que voce tinha deixado sua casa, mas não soube de noticia alguma sobre sua partida da Terra dos Buques..." É impressão minha ou ele encontrou o povo de Gildor duas vezes? Se não, porque ele diz "mais tarde" e não disse tudo numa frase só?
Ou a construção da frase é assim? Não tenho o original em ingles, portanto agradeço qquer esclarecimento. :think:
Acho que ele tinha meios de saber diretamente do pessoal do condado, não necessariamente do pessoal de Gildor
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo