• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cuidados com sua biblioteca particular

Shadowrunner

Usuário
Cuidados com sua biblioteca particular

Fonte: Zero Hora; Caderno Casa & Cia; nº 304.
Por: Rosele Martins

Indispensáveis em consultas profissionais ou adquiridos para alimentar o gosto pela leitura, livros são objetos que exigem cuidado ao serem armazenados. Ao planejar estantes, é preciso observar questões como insolação, umidade, ventilação e variação de temperatura da área na qual serão dispostos.

- As obras devem ficar afastadas de locais onde são guardados alimentos, para evitar ataques de insetos e roedores, bem como ser mantidas longe da luz, natural ou artificial. O ideal é colocar a estante em áreas sombrias, porém ventiladas e livres de umidade – diz a bibliotecária Neiva Vieira, coordenadora do setor de obras raras e acervos especiais da Biblioteca Central da PUCRS.

Neiva lembra a importância de manter os livros em uma temperatura constante – de preferência, entre 20 e 25 graus. Para isso, o melhor é ter um aparelho de ar-condicionado no ambiente onde se encontra a estante. Se não for possível utilizar o equipamento, vale posicionar o móvel distante de janelas pelas quais penetre muita luz solar.

Ao decidir entre móveis com ou sem portas, tenha em mente que o pó é um dos principais responsáveis por danos nas obras – principalmente em grandes cidades, pois a poluição tem produtos químicos que mancham e deterioram o papel. Em estantes fechadas, os volumes ficam mais protegidos, mas não esqueça da importância da ventilação: opte por portas com frestas ou encaixe respiradouros no fundo dos armários. E, periodicamente, limpe os livros com um pincel de cerdas macias.

______________________________________________________________
Se for do interesse dos demais, posso postar também cinco exemplos de bibliotecas particulares que tomam os devidos cuidados para a preservação do livro e aparência do local.
 
Ótimo post, certamente muito útil para várias pessoas aqui.
Eu armazeno os meus livros num compartimento bem espaçoso da estante. Os livros ficam longe da luz, da poeira e de qualquer outra coisa, o compartimento é todo fechado. Sabe, ficam bem conservados. :mrgreen:
 
Minha estante é fechada com vidro, mas entra um pouco de poeira. De tempos em tempos quando vou pra minha casa onde tem a estante eu dou uma limpada. O foda é que não tem como evitar a janela lá, então tem sempre luz, mas não vai direto na estante.
 
Nossa, esse post me deu medo, pq minha prateleira de livros é alta(perto da lâmpada), e perto da janela do meu quarto..... :disgusti: :disgusti: :tsc: :tsc:
 
rs, esse post eh para nego alarmista..... eu tenho umas 10 estantes... todas abertas.... eh logico q em lugar aberto e com boa ventilaçao, e alem disso tenho obrar bastante raras.... acho q apenas cuidado com os livros na hora da leitura ja eh uma boa forma de os conservar bem..... tenho obras de mais de 100 anos la em casa.... quando essa biblioteca era do meu avo nao existiam ar-condicionados.... e eu nao vou ter grana de por um ar-condicionado no meu escrtitorio por se tratar de um comodo bem grande...


para conservar livros eh so ter amor por eles, e cuidado... mas nao eh necessario um ciodado extremo como na materia... a mulher conserva obras rarissimas, papeis muito diferentes dos q existem hoje, livros q sao muito quebradiços por causa da idade essas coisas... alguem de vcs ja pegou num livro e ele quebrou na sua mao? papel velho faz essas coisas... mas tem q ser MUITO velho mesmo... uns 90 anos e mesmo assim se nao fosse papel bom.


Dwarf
 
Bom, quando li essa matéria, troquei meus livros para uma estante com portas de vidro, para melhor conservá-los, por causa da poeira.
Colocar ar-condicionado no cômodo onde está meus livros não é viável para mim e infelizmente não tem como eu colocar em local que não bata muita luz, pois a casa é pequena e com janelas em cada cômodo. Mas faço o que posso para manter meus queridos livrinhos o mais conservado possível.
Para alguns pode ser até exagero todos esses cuidados, mas acho que faz sentido a matéria pois tenho um livro a mais ou menos cinco anos e apesar de todos os cuidados em que tinha para manuseá-lo, ele já está com as beiradas amareladas, creio que é por que moro cercado por indústrias que são bastante poluentes(siderúrgica, fábria de acessórios de borracha, fábrica de telhas de amianto, etc), que provocam muita poeira aqui em casa. Agora meus livros estão mais protegidos desse mal.
 
Eu tenho meus cuidados com os livros que tenho e que leio. Presto atenção para não espor ao Sol, já que com o tempo as cores vão clareando. Mas não são cuidados exagerados, estou sempre limpando a estante do pó e maioria dos livros estão embalados em plásticos para evitar esses problemas.
 
o que faço e adianta mto é colocar uma estante em cima da janela do meu quarto. é embrulho os meus livros com aqueles plasticos que elvolve comida sabe? eles continuam perfeito e uma vez por mes eu retiro e fico brincando de dar folheada neles. Mas esse trabalho é cansadivo. Bancar uma biblioteca grande no litoral é quase inviavel!
 
Litoral ainda deve ter problema com maresia né. Deve avacalhar um pouco os livros creio eu, ou será que não influencia? Nesses casos o plástico realmente seria uma ótima idéia.
 
Uma coisa que fiz no meu Senhor dos Áneis Volume Único que acho q é valido:

Como o livro não é capa dura, ele facilmente cria "orelhas" na capa e é mais fácil de se deteriorar com o manuseio. Então eu plastifiquei a capa com Contact transparente para evitar esses riscos. Acho que para livros de capa mole essa é uma alternativa válida.

O que acham?
 
Sim, eu faço isso com meus livros. Na verdade levo em uma papelaria onde fazem isso bem feito, porque sou tosco pra essas coisas, hehehe. Aliás, tenho um monte de livro pra encapar ainda... :|
 
oi! aqui é a rosele martins. o renan é meu irmão e avisou que havia uma matéria minha postada aqui. tô usando o login dele pra dizer que fiquei bem orgulhosa de ver o meu texto utilizado como matéria-prima pra esse tópico. valeu, hein? legal ver o trabalho que eu faço valorizado.

obrigada!

rosele_m@yahoo.com é o meu emeio. fiquem à vontade pra mandar sugestões de matérias, comentários e xingamentos, se acharem que devem.
 
Shadowrunner disse:
Uma coisa que fiz no meu Senhor dos Áneis Volume Único que acho q é valido:

Como o livro não é capa dura, ele facilmente cria "orelhas" na capa e é mais fácil de se deteriorar com o manuseio. Então eu plastifiquei a capa com Contact transparente para evitar esses riscos. Acho que para livros de capa mole essa é uma alternativa válida.

O que acham?

Bom.. eu acho q eh legal...o q eu acho q num pode eh encapar com um plastico ou papel pardo e depois prender com durex, pq diz q a cola q tem no durex estraga o papel, deve fazer alguma oxidacao, sei lah... sei q depois de um tempo o papel fica mto feio... vixi...

Meus livros ficam numa estante q puts, num tem como fechar... mas... no comeco desse ano finalmente eu consegui colocar uma persiana na janela q ficava na frente da estante. Se bem q meus livros ficavam embaixo, neh... nem batia sol neles... heheheh... mas... agora eu to mais tranquila...
 
Meus livros ficam lá numa estante longe da janela e da lua, mas eu acho que é bem quentinho... eu vivo brigando com a minha irmã quando ela está lendo meus livros pq ela tem a pessima mania de deixa-los largados e abertos pra baixo em cima da cama, quando eu vou ver o livro tá todo amassado! :disgusti: Isso dá muita raiva, pq também não é só o lugar onde vc guarda, mas também tem que ter cuidados na hora de ler. Eu nunca tinha pensado em plastificar, mas achei uma boa idéia! :)
 
=|Andúril|= disse:
Shadowrunner disse:
Uma coisa que fiz no meu Senhor dos Áneis Volume Único que acho q é valido:

Como o livro não é capa dura, ele facilmente cria "orelhas" na capa e é mais fácil de se deteriorar com o manuseio. Então eu plastifiquei a capa com Contact transparente para evitar esses riscos. Acho que para livros de capa mole essa é uma alternativa válida.

O que acham?

Bom.. eu acho q eh legal...o q eu acho q num pode eh encapar com um plastico ou papel pardo e depois prender com durex, pq diz q a cola q tem no durex estraga o papel, deve fazer alguma oxidacao, sei lah... sei q depois de um tempo o papel fica mto feio... vixi...

Meus livros ficam numa estante q puts, num tem como fechar... mas... no comeco desse ano finalmente eu consegui colocar uma persiana na janela q ficava na frente da estante. Se bem q meus livros ficavam embaixo, neh... nem batia sol neles... heheheh... mas... agora eu to mais tranquila...

Bah, além de estragar o papel fica feio pra caramba! Aquele plástico folgado e aqueles durex que ficam pretos. Argh! Plastificar sim, encapar não!
 
Hoje eu comprei esse papel e já plastifiquei meus livros! Achei que ficou bom, é bem melhor do q quando é capa mole...
 
O máximo de organização que eu fazia era na estante de mangás por causa do nosso clube (empréstimo aberto). Daí gerávamos a lista com nome, autor, número de volumes, contagem final, foto do acervo e postagem no blog do clube. Para se acessar cada um tinha uma carteira.
 
As obras devem ficar afastadas de locais onde são guardados alimentos, para evitar ataques de insetos e roedores, bem como ser mantidas longe da luz, natural ou artificial. O ideal é colocar a estante em áreas sombrias, porém ventiladas e livres de umidade – diz a bibliotecária Neiva Vieira, coordenadora do setor de obras raras e acervos especiais da Biblioteca Central da PUCRS.
E devem ficar ainda mais afastadas das mãos de fariseus que com a truculência que lhes é característica, são capazes de detonar um velho, conservado e amado livro em questão de segundos.
 
Ainda bem que na fase atual da minha vida se preocupar com umidade e luz hoje é a menor das minhas preocupações quando se tem uma biblioteca digital cada vez maior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo