• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

nao intendi as partes Quenya/Portugues e Sindarim/Portugues ...
aki no Valinor tem MTP (Modo Tengwar Portugues)...
www.duvendor.hpg.com.br na parte de As Linguas de Arda no link Escrita em Tengwar tem uma apostila lah falando xP
bjuss =**
 
Acho difícil de encontrar.Penso também que as pontuações que vi na Dúvendor eram uma mera invenção... Até agora nem sei mesmo se existem esses caractéres...

Mas de qualquer forma, vou continuar minha procura. Valhew. 8-)
 
Existem sim os caracteres que você achou na Dúvendor, não são meras 'invencões' já as que você não achou não há necessidade de usar-los, no curso de Sindarin, por exemplo, o "Dos Chifre" alterna as fontes para indicar os personagens que estão falando e a fala dos mesmos sem a necessidade dos "dois pontos".
 
Rapaz eu tambem queria saber algumas coisas com relação à pontução no MTP, mas as pontuações que estou me referindo é ex: ( á, à, especificamente a acentuação da letra a.)

Quem puder me responder fico muito agradecido Valew :D
 
Nao Vc deve escrever com Wylia porque se vc for parar pra pensar vc pode usa-lo sempre que tiver uma palavra desse tipo: Lua ,rua, crua mesmo sendo ditongo ou não, porque a separação das palavras não influi nos tengwar que vc tem que usar, tem um porém se vc escrever sem Wylia estará errado, de acordo com o que eu estudei, estará errado.

Se não respondi com clareza me envie uma MP blz :D
 
Salve Andrëas!

Seguinte, este fórum fala exclusivamente dos alfabetos inventados por Tolkien. Pelo que pude compreender você acabou confundindo as línguas com os alfabetos, o que é um erro bem comum, então vou fazer um resumo:

  • O Quenya e o Sindarin, assim como o português, são línguas, não um alfabeto;
  • O Tengwar é um alfabeto, ou seja, um sistema de escrita que você pode utilizar para escrever o Quenya e o Sindarin.
  • Existem fontes para o computador que se chamam Tengwar Quenya e Tengwar Sindarin. Elas não possuem caracteres diferentes, são apenas traços diferentes. A diferença é praticamente a mesma de uma fonte Arial para uma fonte Times New Roman.
  • Supondo que o que você procura é ou aprender as línguas Quenya e Sindarin (nesse caso eu recomendo que você visite a Ardalambion BR).
  • Caso o seu interesse seja no alfabeto Tengwar para escrever nas línguas Quenya e Sindarin,, sugiro a tradução dos artigos do site Amanyë Tenceli no site Dúvendor neste endereço: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Tengwar/Idiomas_Quenya_Tengwar_2.htm
  • Caso seu interesse seja em um modo para escrever em português com o alfabeto Tengwar, eu sugiro outro artigo também na Dúvendor neste endereço: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Idiomas/Tengwar/Idiomas_Quenya_Tengwar_1.htm

Sére ar tenn' enomentielva!
Slicer
 
O segundo link que o Slicer te indicou é exatamente a tradução do Amanyë Tenceli dos modos Quenya e Sindarin.
 
Somente os ditongos são escritos com tengwa e tehta representando vogais. Caso as vogais formem um hiato, deve-se escrever as vogais separadamente e não como se fosse um ditongo. :)
 
Isso mesmo, não há a diferenciação nesse caso (á, à) porque não há a alteração fonética. O MTP é totalmente baseado na fonética e não na gramática.

100+ 8-)
 
Phreddie Cadarn disse:
Isso mesmo, não há a diferenciação nesse caso (á, à) porque não há a alteração fonética. O MTP é totalmente baseado na fonética e não na gramática.

100+ 8-)

O MTP não é totalmente baseado na fonética, de forma alguma :)
 
hum...
geralmente os MTP comentam sobre algumas coisas de Tengwar Ingles... mais nao o suficiente pra te responder isso...
bjuss =**
 
kra, segundo eu especulei nos Apêndices do SdA, um tengwa que poderia ser usado para "w" é o... esqueci o nm, pq tow sem o livro aki :D , mas é aquele igual ao "r" sonoro com um traço cortando-o embaixo, sabe? e o "h" é aquele que parece o ditongo "i" decrescente, mas com a haste maior. mas não tenho plena certeza apesar disso, e só os mestres do tengwar daki site podem ratificar ou negar isso, caso eu esteja redondamente enganado. :wink:
 
Hwesta Sindarinwa? (parece um "d") Vala?

Agarwaen, acho que no caso de Rockmage a letra E é representada por um ponto sob o tengwa que representa o G, por não ser pronunciado.


Tenn' enomentielva!
 
qto à escrita da palavra "muito", devo escrever "muinto", como a palavra eh pronunciada? pq, nesse caso, eh um erro popular, e nao regra de fonética...

obs. jah faz uns meses que postei essa mensagem. respondam, por favor!
 
Última edição:
n entendi direito. os ditongos só são usados quando há "tritongos"? no caso de LUA, pode-se usar o tehta de U sobre o L e pôr o A numa haste curta separada?
 
pode ser baseado na fonetica, mas como qualquer alfabeto tem q ter concordancia na escrita. eu inventei um sinal para o dois pontos (um traço, com um ponto superior e outro inferior) e escrevo as aspas normais, tal qual as reticências...: fazer oq? :roll:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo