• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida quanto a Gollum!

Cësárin

Usuário
Eu tava reparando uma coisa: quando Bilbo cedeu o anel a Frodo, ele começou a envelhecer rapidamente tudo que não havia envelhecido durante os anos em que possuiu o anel. Lembro que ele disse que se sentia fino e esticado, e no entanto Gollum, mesmo tendo ficado 500 anos com o anel, não começou a envelhecer rapidamente como Bilbo. Não só permaneceu jovem como teve forças pra levar os hobbits até Mordor.
 
Mas creio que como ficou 500 anos com o anel, ele sofreu alguma mutação, que é bem visível por sinal. Portanto quando perdeu o anel, não mudou muito. (pois se envelhecesse mais morreria)
Pode ser que o anel retardasse o envelhecimento, mas não pode causar a morte do Portador caso este se desfaça dele.
Claro, isso é só uma suposição. :wink:
 
Bom, ele não permaneceu jovem... claro, já tava bem envelhecido e "esticado". O consenso geral é que foi o poder do Anel ou a vontade de retomar o Anel que manteve o Gollum vivo por mais todas essas décadas.

Tem muitos tópicos de discussão sobre esse assunto, dá uma procurada:

Gollum e seus mais de 500 anos!!!
 
A questão seria pq Bilbo envelheceu e ele não correto?!

acredito muito no tempo em que ambos ficaram com o UM...Gollum ficou 500 anos com o UM..e isso lhe causou uma mutação, onde seu envelhecimento apos a perda do Anel pode não ter sido percepitivel!


ate mais...
 
Além disso Golum usava muito mais o anel que Bilbo, e tendo possuído o mesmo por 500 anos só mesmo a destruição do mesmo poderia matá-lo a meu ver, pois enquanto o anel existisse ele iria procurá-lo. Mas ele também envelheceu depois que abandonou o anel, é só ver os relatos da aparência dele quando começou a guiar Frodo e Sam e quando ataca eles nas encostas de Orodruin.
 
Eu acho que Bilbo começou a envelhecer mais rápido pelo fato de ele ter se separado do Anel, pois como Gandalf disse: ele não tinha mudado nada (quando Bilbo faz 111 anos) da época de O Hobbit (agora não lembro quentos anos ele tinha no Hobbit), ou seja, enquanto Bilbo estava com o Um Anel ele não envelhecia, mas a partir do momento que esse se separou dele ele começou a envelhecer novamente, não sei, é isso que eu acho...

Mas ele também envelheceu depois que abandonou o anel, é só ver os relatos da aparência dele quando começou a guiar Frodo e Sam e quando ataca eles nas encostas de Orodruin.

Assim como Bilbo quando se separou dele!
 
Eu acho que a pessoa apenas para o envelhecimento, e quando o anel é retirado ele volta a envelhecer normalmente, e não "tira o atrasado"
 
sim

Gollun ficou muito mais tempo separado do anel do que Bilbo, mas ficou muito mais tempo com ele tb.

Bilbo tinhas por volta de 60 anos quando saiu para a aventura até a montanha solitária e acabou achando o Um e ficou até 111 com ele... gollun era jovem e ficou com ele 500 anos. Há de ter aí uma diferença, pois realmente depois que Gollun perdeu o Um pra Bilbo parece não ter perdido muito de sua aparência tb e tão pouco vitalidade. Mas há de se lembrar que Gollun, logo após perder o UM, acabou nas garras de Sauron que o torutrou e enviou atrás do Um. Pode ter havido aí uma intervencão do senhor do escuro nesse caso já que era de seu interesse que Gollun permanecesse vivo e bem pra ir atrás do UM. Sauron sabia que Gollun tinha sede e fome do Um e não pararia de buscá-lo até encontrar.

:o?:
 
Pelo que a Arwen fala no fim de RdR, parece que Bilbo só envelhece depois da destruição do anel. Isso explicaria pq Gollum nunca mudou. Aliás, o próprio Gollum diz que se o anel fosse destruído ele morreria na hora, pois sua vida estava prolongada muito além do normal.
 
O filme mentiu um pouco (ou muito :mrgreen: ), pq quando os hobbits mais Aragorn chegam em Valfenda, Bilbo já está aparentemente mais velho!

Sei que os filmes não são referencia...citei pra saber se é mais uma falha dos filmes...é?! :o?:



ate mais...
 
Gollum envelheceu no tempo que ficou sem o Um, porém não morreu devido ao desejo que ele tinha pelo Anel. Estava tão obcecado que aquilo virou a sua única meta, ele vivia para ter o Anel. Esse desejo de obte-lo de volta o manteve vivo.

Bilbo também envelheceu quando se separou do Anel.
 
E Gollum era tão obcecado pelo UM pq passou 500 anos com ele, ou seja, acho que passou até mais tempo que Sauron com o UM.... :mrgreen:

Bilbo ficou apenas 60 anos e para ele não foi taaaao dificil deixar o UM a Frodo! :wink:


ate mais...
 
Pode pesar também, o fato de Sméagol ser de uma "espécie" diferente de hobbit.
Ele estava em uma época em que os hobbits eram viajantes e mais aventureiros, enquanto Bilbo estava em uma época de mais sedentarismo.Pode ser uma questão de genética.

Blz. 8-)
 
Bilbo não envelheceu rapidamente depois que se separou do Um.
Sua vida durou muito, e quando Frodo o encontra em Valfenda ele ainda não está tão velho, só um pouco mais velho do que era, mas, isso só era estranho, pois ele não demonstrou seu envelhecimento quanto tinha o anel, Golum deve ter envelhecido e muito, mas, tinha força de vontade o suficiente para continuar buscando o anel, acho que devia ser um Hobbit novo quando pegou o anel, por isso acho que o envelheceu normalmente, mas, essa ideia não foi passada pelo livro porque sendo Bilbo, o unico que viu Golun quando esse era dono do anel, frodo não poderia saber se estava mais velho ou não, isso é claro é reforçado se lembrarmos que O Hobbit e SDA foram baseados no "Livro vermelho" e por isso se baseiam tambem na visão dos Hobbits e não na de um "narrador onipresente"!!
 
no entanto Gollum, mesmo tendo ficado 500 anos com o anel, não começou a envelhecer rapidamente como Bilbo

É, mas veja o que aconteceu com Gollum. O Anel acabou acabando - literalmente falando - com ele. Ele acabou se tornando um ser totalmente pertubado, com dupla personalidade e sofreu várias mutações até chegar naquilo que ele é. E eu creio que o que fez Gollum viver tanto tempo foi aquele sentimento que ele mantinha pelo seu precioso Anel roubado. Como ele O queria de volta, isso lhe dava mais forças pra continuar com a sua busca.

Não só permaneceu jovem como teve forças pra levar os hobbits até Mordor.

Ele teve essa tamanha força, porque ele sabia que o Anel estava muito, muito próximo e que se Frodo vacilasse, ele poderia te-lo de novo. E deu no que deu.
Acho que não só a força o mantinha vivo, mas o desejo pelo Anel. Mas, Gollum também envelheceu.

Talvez ele não tenha sofrido tanto quanto Bilbo pelo fato de não ser 100% hobbit.

Bom, é isso que eu acho!
 
Andrëas The Blind_Noldo escreveu:

Pelo que eu saiba gollum não é, mas um dia já foi um hobbit igualzinho a Bilbo...

Gollum não é 100% hobbit, ele é de uma raça próxima aos do hobbit, tipo um antepassado.
Entendeu? :)
 
Gollum não é 100% hobbit, ele é de uma raça próxima aos do hobbit, tipo um antepassado.
Entendeu?
Hum, pelo que eu sei o Gollum é um Hobbit sim.... da raça dos Grados, uma raça diferente da do Bilbo e do Frodo, mas é um Hobbit....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo