• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é um fã católico?

Religioes no mundo pseudo civilizado como o nosso deveriam ser tratadas mais como cultura e tradicao do que como a resposta para todas as perguntas.
 
Seguinte.. por eu ter aberto o tópico... me sinto na obrigação de comentar sobre a discussão presente...
O que é blasfêmia ou deixa de ser não importa... acho que deu pra entender a intenção do rapaz...
Acho que, em se tratando de religião, não deve haver uma discussão em que fortes opiniões (talvez contrárias) batam de frente, certo? :wink: Acho que, pensando dessa forma, devemos agir com o devido respeito...

Eu poderia expressar também a minha opinião ao dizer que discordo em vários aspectos da opinião do Hurin, mas a respeito. Isso é o que há de mais importante!

Só queria pedir que não fôssemos tão adiante nesse ponto da discussão, afinal de contas, não queremos mais um topico anulado, certo? :wink:

-> Acho que deu pra entender o recado... :mrgreen:
 
Concordo plenamente with you meerah_vanya!
Ir mais adiante sepre dá confusão!
Eu respeito todas opiniões dadas aki, apesar de não concordar com muitas!

Deus pra mim não é aquela ser distante lá no céu ,inalcançável!
É meu amigo, que respeita a minha decisão, mesmo quando estou errada, e ainda me ajuda,quando me machuco! ((Pode tá parecendo que eu sou fanática, louca,etc.. mas quando vc conhece um pouco vê que não é impossível))

Eu prefiro não me rotular com uma religião, porque hj em dia tem mtas igrejas erradas, e qdo vc fala sua religião, as pessoas te julgam por esses erros ((Não existe igreja perfeita)). Sou seguidora de Jesus!

Mas se interessa vou à igreja Batista :mrgreen:

Ah só fazendo um coments sobre una cosita
Um deus de amor ñ deve ser temido, e sim amado!
Ter temor a Deus não significa ter medo, mas sim respeito, obediência, etc...

Bechus! =*

Ps: não estou impondo minha opinião...apenas expressando ela! :D
 
Sabemos que Tolkien era católico, e que inseriu aspectos religiosos em sua obra, então podemos dizer que eh uma mitologia baseada em outra?
Penso que não! Ele colocou algo que acreditava, e que achava belo ou mesmo importante para passar aos leitores, aprofundarmos em religiao , so acabara em maus entendidos,pq cada qual com a sua e acabamos por dizer que a minha eh melhor que a sua. Ha exageros em partes, mas que nao vamos discuti-las.
Vê-se que Tolkien inseriu bem claro aquilo que ele leu nas suas idas a bíblia:
Melkor, lembramos lucifer
Valar , os anjos
Galadriel, como uma pernoficação de Maria, so olhar seus trajes
São algum dos exemplos.


Se a religiao cristã eh uma mitologia , então Tolkien foi um grande fã.
 
Covenhamos que você releia seus conceitos, e ponto final. Discurssoes infundadas não acrecentará nada a esse tópico e sairemos da trilha que nos foi dada.Por favor não faça como os anões do hobbit, nem sempre a um Bilbo por perto...
 
conhece esta:
"Convicções são prisões as grandes mentes são céticas"

Concordo com a citação eu penso muito antes de formar uma opinião
e penso nos fatos que são muito mais gritantes do que qualquer fé prévia.
 

Interessante o ponto de vista da Lilith.
Sem fanatismo por favor,mas a biblia não é muito bem escrita mesmo.
Ela se contradiz o tempo todo.

Não só pelos pontos que a Lilith levantou,mas por vários outros,que eu poderia citar,se não houvesse fanatismo por parte dos católicos e que pudesse ser discutido na boa.
 
Era sobre isso que eu falava a obra do Tolkien tambem tem contradicoes mas nao é um queijo suiço e ele consertaria se tivesse tido tempo.

Sim o fanatismo é assim mesmo a lógica não chega aos seus ouvidos e quando chega é ignorada.
Vou citar uma frase de um grande filósofo novamente:
"Convicções são prisões as grandes mentes são céticas"
 
Tem-se notado uma breve saida da trilha, que podera acarretar no fechamento deste tópico_O que vcs acham a final que eh pra ser discutido aqui? :|
 
Eu tbm sou contra o fanatismo que começa a colocar mau onde não tem!
Eu, por exemplo (voltando finalmente ao assunto do tópico) não considero de maneira alguma que as obras de Tolkien vá contra os princípios cristãos! E afetem a fé de alguém (que realmente a tenha)!
Só não acho tbm que devemos confundir o fanatismo religioso com Deus! Ele não ensinou a religião em momento algum...foram os homens que criaram ela!

Bem, é isso....
=*
 
A partir do momento que voce pensa um pouco voce já está indo contra a biblia e já que Tolkien pensou bastante para escrever sua obra e criou um mundo mítico ele foi contra o livro santo.

Mas o que temos que relevar é que ambas as obras(do ponto de vista lógico) são fictícias.Partindo desse princípio ue duvido que alguem teria coragem de dizer que por exemplo o Silmarillion não é melhor do que a Bíblia.

Alguem ai já leu a biblia mais de 3 vezes?
Ou melhor já leu pelo menos 1 vez?

E o Silmarillion quantas vezes o lera?

O que te emociona mais moises a brindo o mar vermelho ou Fingolfin e o restante dos Noldor atavessando Araman?

sansão e dalila ou Beren e Lúthien?

Respondam se forem capazes.
 
A bíblia não é, como muitas pessoas tentam querer colocar, um livro cheio de dogmas e preceitos rígidos. Interpretar a bíblia literalmente é muito perigoso e PODE levar ao fanatismo. E aí estaríamos voltando aos tempos de Jesus, em que os fariseus liam o livro santo (o antigo testamento) e interpretavam tudo literalmente. Jesus os condenou por isso. A bíblia também é mágica, se conseguirmos ser suficientemente abertos em relação a ela.

Sou gnóstico, sigo o gnosticismo cristão universal. E ele mostra justamente isso, de que todas as religiões tem muitas bases em comum, e nos incita a compreender os princípios delas e trabalhar sobre nós mesmos para termos a experiência da grande realidade (na maneira com que dizem os budistas) de uma forma pessoal e íntima. Afinal, Deus, a meu ver, não é um personagem único, mas está em cada um de nós. Não é um só. Deus é Deuses e, ao mesmo tempo, é um só. Compreender isso nos faz entender muita coisa.

Apesar disso, me agrada muito mais a ficção de Tolkien do que os livros sagrados das religiões. De forma geral, me agradam as mitologias mais do que os livros sagrados. A mitologia nórdica e celta me fascinam, assim como gosto também da grega.

E sei que Tolkien também se baseou na mitologia nórdica para escrever a mitologia da Terra-Média.

Bem, acho que é isso.
 
Hurin,eu concordo plenamente com você.

No fundo,as pessoas concordam com você,mas tem medo de falar isso.Afinal,aquilo é o símbolo de sua religião,e seu Deus irá atirar um raio em sua cabeça se você for herege e falar que a biblía é mal escrita.
 
A que ponto chegamos? (vou tentar não me prolongar muuuuito... rsrsrs)

-> Sim. A Bíblia pode, de certa forma, ter sido "mal" escrita. Mas acontece que -apesar do fato de que
Interpretar a bíblia literalmente é muito perigoso
-, cabe a nós enxergar o verdadeiro sentido da Palavra. Um exemplo muito simples: Adão e Eva não existiram, são apenas símbolos da humanidade nos quais foi assoprado o Eespírito.

-> A Bíblia não é o livro "resposta para todas as suas perguntas". É simplesmente um caminho que se pode escolher. Ler um trecho da Bíblia todos os dias me leva a diversas reflexões. Isso não implicar em um dever de ler toda a Bíblia ou não.

-> Sim. Ler uma obra de Tolkien ao invés da Bíbli é um fato um tanto quanto... inevitável, por assim dizer. É muito mais prazeroso, pela diversidade de cenários, de descrições. A Bíblia não foi feita para lermos e sonharmos com seus mundos... Foi feita, pela ação do Espírito Santo - uma inspiração divina eu diria - para que possamos, a cada dia, viver mais intensamente.

-> Concordo em dizer que não traz dogmas da Igreja, pois estes vieram a ser reconhecidos mais tarde. Traz, simplesmente, questões básicas da moral: humildade, caridade, amor, temor, o bem e o mal.

-> Vou ser bastante sincera com vocês. Às vezes eu paro e fico pensando um montão de coisas. E uma delas é essa: como pode uma crença como essa ter permanecido por entre povos durante tanto tempo? Por vezes, passo a desacreditar em tudo o que me foi ensinado... Como pode um "Cara" como Jesus ter ressucitado e ascendido aos céus? Como Ele curou um cego, um paralítico, um leproso? É de se duvidar... É comum não crer na Palavra de Deus. Mas sei que devo bater de frente e combater com a fé. Eu acredito, muitos não... "Bem-aventurados os que crêem sem terem visto"

ACHO QUE BASTA... É lamentável ter de ler isso:
Tô de olho aqui.
:(

Então, acho que é hora de pararmos por aqui, como já disse antes, e começarmos novamente... :wink:

*********************************************************

Você é um fã católico? -> se você o é, como isso afeta na sua vida?? :o?:

-> Um fato curioso, que ainda não apresentei ainda: participo de um grupo de escoteiros, mas todos somos católicos. A maioria da turma de 12-15 anos gosta de HP (eu gosto de SdA...) mas vams à missa todos os domingos... às vezes vamos aos sábados juntos... Isso, graças à Deus, não afeta em nada... :mrgreen:

Infelizmente tem gente que pira legal e sai matando por aí, como podemos ver em relação ao RPG... E isso traz uma boa questão... E os fãs de SdA RPGistas? Conheço uma ou duas pessoas dessa turminha... Um deles saiu da Igreja... perdeu o interesse... Joga RPG até hj... :|

Só pra terminar: :wink:
"Eu vos digo: de toda palavra vã que se proferir há de se prestar conta, no dia do juízo" Mt 12.36 :D
 
Bom, é inevitável que algum tópico que mexa com religião termine nisso. Não tem como mudar esse comportamento. Cada um de vocês pensam de uma maneira diferente sobre a base da sua religião.

Uma coisa que eu acho que é vocês deveriam aprender é a não misturar a sua religião, uma doutrina pessoal e séria com um mundo de fantasia. Não façam isso. Continuem gostando da obra mas sem mexer no seu lado religioso. Se Tolkien era católico, isso era problema dele. Leia e desfrute do que ele escreveu e pronto.

Dando uma olhada por cima, todos que participaram desse tópico estão deixando esse mundo de fantasia com a sua religião. Opinem aqui de uma forma superficial, com base na vida do Professor, não da sua vida.

Se vocês começarem a transformar esse tópico em um lugar de defender a sua religião, eu tranco. Ou se alguém der o ar da graça de levantar a poeira...aí já são outros 500 né galera. Continuem com o assunto do tópico, por favor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo