• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudantes dão diagnóstico de Gollum.

LONDRES (Reuters) - Gollum, o personagem estranho e repulsivo da trilogia "O Senhor dos Anéis," que tem personalidade dupla e voz bizarra, teria sofrido de uma desordem de personalidade esquizóide, segundo um grupo de estudantes de medicina.

Trinta estudantes do University College London foram instruídos a explicar o comportamento esdrúxulo manifestado pelo personagem nos filmes baseados na trilogia de J.R.R. Tolkien.

Os estudantes observaram seus hábitos solitários, seu comportamento rancoroso e vingativo, seus interesses estranhos, sua dificuldade em fazer amizades, sua instabilidade emocional, seu nervosismo e sua paranóia.

A Dra. Elizabeth Sampson, que chefiou a equipe de pesquisa, disse na sexta-feira ao periódico British Medical Journal que o personagem "satisfaz sete dos nove critérios que definem a desordem de personalidade esquizóide. Se tivéssemos que rotular os problemas de Gollum, achamos que este seria o diagnóstico mais preciso".

O fato de ele ter duas personalidades, Gollum e Smeagol, convenceu alguns dos estudantes que seu caso era de esquizofrenia ou desordem de múltiplas personalidades.

Mas a hipótese da esquizofrenia foi eliminada porque as ilusões não se incorporam com a cultura de Gollum. A interação entre as duas personalidades mostra que Gollum tem consciência de Smeagol e Gollum ao mesmo tempo, o que não condiz com a desordem de múltiplas personalidades, na qual as personalidades normalmente se alternam.

Os estudantes também disseram que os olhos arregalados e a perda de peso do personagem sugerem que ele tivesse um problema de tireóide.

Retirado de: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2004/12/20/ult26u18076.jhtm


Agradecimentos ao Lordpas, que também nos deu a dica dessa notícia.
 
puutz.. como esse povo viaja :lol:

quer dizer entao que o Anel causa problemas de tireóide.... vou ficar longe dele agora :lol:
 
Pois é... 8O Agora a culpa do gollum ficar daquele jeito "bunitinho" é da tireóide... O Anel não tem nada a ver com isso!!!
Mas até que é legal os caras analisarem a personalidade do gollum, que é meio bizarra... Mas acho que valia a pena considerar o estrago que o anel fez tbm...
 
Putz...SdA está sendo usado até para pesquisas psicológicas...interessante, apesar que concordo que deve ser levado o fato dele ter usado o anel por muito tempo. Mas pensando bem é uma forma legal p/ se estudar...hehe...
 
Acho que o problema dele era falta de mulher... :lol:
Mas, fiquei preocupado. Tive um probleminha com a minha tireóide e olho no meu dedo a minha aliança... Eu sou o elo ou uma evolução entre o Gollum os Homens e os Hobbits??? :lol: :lol: :lol:
 
Tirando a parte da tireóide, gostei muito da pesquisa...
Será que Gollum se recuperaria se fizesse terapia? :eh:
 
Por incrível que pareça, Tolkien dá a entender (e ele mesmo acreditava) que Gollum se recuperaria, sim, estando longe do Anel e, obviamente, se Sam não agisse como agiu com ele.
 
Não é uma questão de fanatismo. Foi só um jeito diferente de atiçar a curiosidade dos alunos. E por sinal foi muito criativo da parte da professora.

Já a parte:
Os estudantes também disseram que os olhos arregalados e a perda de peso do personagem sugerem que ele tivesse um problema de tireóide.
Sem comentários... :lol: :rofl: :rofl: :rofl:
:lol:
 
"Os estudantes observaram seus hábitos solitários, seu comportamento rancoroso e vingativo, seus interesses estranhos, sua dificuldade em fazer amizades, sua instabilidade emocional, seu nervosismo e sua paranóia".
Sim, até parece que esses hábitos foram a causa e não consequência!!!!!!!!!!!
E Vëon Alcarohtar, concordo inteiramente com vc, pois há fatores mais externos do se imagina na manifestações dessa ordem.
Em Medicina excluiria seu argumento por ser inverdade, no sentido positivista, pois vc não conseguiria provar. Em Psicologia, vc além de ter razão, conheceria a metáfora do anel para Gollum. É psicose.
 
E Perola Brandybuck, isso não tem nada haver com Psicologia e sim com Psiquiatria, deixemos claro!!!!!!!!!
 
Ué, mas vendo pelo lado da pesquisa em torno de um perosnagem fictício de uma obra de um autor complexo em detalhes, é de elogiar o trabalho.

Pode até ser um pouco exagero, mas é interessante ver este lado científico do personagem. É de se ver o quanto de detalhismo faz com que Tolkien passe uma imagem com várias interpretações.
 
Que ótimo, hein.
Agora posso dormir em paz, sabendo que ele pode ser curado.
Mas o problema é que ele não terá dinheiro para o tratamento.
Todos fazendo uma "vaquinha" para a cura do Gollum!

Ah, qualé.
 
Rubis disse:
Que ótimo, hein.
Agora posso dormir em paz, sabendo que ele pode ser curado.
Mas o problema é que ele não terá dinheiro para o tratamento.
Todos fazendo uma "vaquinha" para a cura do Gollum!

Ah, qualé.
Não dá. O maior problema é que o Gollum já morreu :roll:
 
é óbvio que eles deixaram o anel de lado e trataram isso como uma causa, por que, se não, não fariam a pesquisa né.. :x
 
por isso que a ciência existe: ela desconsidera aquilo que a diz não verdade para torna-se verdade. Por isso que ela é falha para a "cura" de pessoas com este tipo de sofrimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo