• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Salve pessoal
Estou sumido faz muuuuuuuuuuuuito tempo, estou louco pra me manifestar!!!
Estava lendo os post acima, concordo com o ugluk, mandou bem no post. Tambem acho que o pessoal confunde muito o "uso" com o "fundamento" da arte marcial(não sei se usei as palavras certas). Hoje em dia, a arte marcial está sendo vista apenas como luta. A grande maioria das pessoas está esquecendo, ou deixando de lado, os ensinamentos que uma verdadeira arte marcial proporciona. Eu comecei a fazer karate quando tinha uns 11 ou 12 anos. Isso foi otimo pra minha vida. Aprendi muito mais do que lutar. Só que infelizmente, hoje, só se procura aprender a lutar. Grandes instrutores e mestres, que tentam passar a filosofia e outros valores das artes marciais, estão perdendo alunos. Isso, infelizmente é uma realidade.


*Abraço ao ugluk, não sei se lembra de mim. Mas já discutimos sobre varios assuntos aqui nesse topico de artes marciais. Mas tô devolta. Falou
 
Só que infelizmente, hoje, só se procura aprender a lutar. Grandes instrutores e mestres, que tentam passar a filosofia e outros valores das artes marciais, estão perdendo alunos. Isso, infelizmente é uma realidade.
O meu sensei não, as vezes ele até pede desculpa pelo tanto que ele fala. :lol:

Além do karate (shoto kan) eu pratico iai jutsu, alguém também?
 
Obrigada, Uglúk. Não pensei que o Krav Magá fosse tão violento como você disse.
E, se desse, gostaria de saber sobre o Ami Jitsu (é assim o nome)?.
 
E ae Menello... lembro sim. Q bom q vc voltou a sondar por aqui, esse tópico tava meio parado esses tempos.


A sobre o Ami Jutsu, então, eu tb conheço... alguns me disseram (paticantes mesmo) que se trata da arte do amor.. ok, brega pacas ne? hehe.. mas é algo como um arte baseada no amor pelo proprio homem, tb era uma das artes do bujutsu... Mas ela se apresenta quase como complemento das outras, deoutrinando apenas essa vilosofia de valorizaçao do ego e do amor ao proximo...

Pra fala a verdade eu nem sei se existe parte aplicada como luta em si nessa arte... mas bem.. e por ai mesmo.

Confesso e ri bastantante qdo eu fiquei sabendo q era a "Arte do Amor" hehehe.


A so um adendo pra não perder, sobre o lance de vc dizer q a arte é violenta, tb é um ponto de vista....

Arte marcial e quase um semiotica Pierciana hehehe... por qo fato é q eu posso treinar Tai Chi.. aparentemente ume stilo de kung fu bem zem, mas se eu quiser quebrar um cara no meio eu posso. Ou seja, é o uso q eu faço dela e não oe q ela representa q vai importar pra vc.

Então qdo vc diz, "Krav Magá" é um arte violenta, eu tb poderia dizer isso de todas as outras artes... :)


Mas Manello falou o lance de pessoas quererem mais lutar e ai veio o Entomeba embaixo... Por mais q parece mentira, as pessoas ligam muito para essa parte filosofica da arte marcial, na verdade oq elas mais procuram talvez seja isso... simples, essa é a parte Mitologica da arte marcial, a parte em q eles se sentem fazendo parte de algo milenar, algo com importancia e lendario durante milhares de anos... o q vc aprende em luta vem gregado a isso, ou pelo menos muitos acham.

O verdadeiro problema e qdo ocorre o contrario, o professor so ensina filosofia e diz q a arte e parar saude e se esquece da parte de luta... isso deixa a arte marcial mais fraca eficientemente...

Existem muita mestre q sabe enrolar bem por ai, mo labia.. ensinando filosofia e tal...mas na hora do vamos ver nem sabe fazer os movimentos direito... e em funçao primordial, é isso q importa...
 
krav-maga.jpg
left_middle_picture.gif


kravselflarge.jpg


Bem... pra mim o Krav magá não tem nenhuma filosofia a não ser a da "Porrada por Porrada"... é claro... visando a defesa. É uma forma unica e exclusiva de violencia, mesmo que usada com o intuito de se protejer. :twisted:
 
Sei... mas sinceramente prefiro o bom e velho Tai Chi Chuan... é calmo e relaxa, mas tem duas versões a para meditar e outra mais marcial, vi uma fita que o velhinho fazia show só usando chaves e tecnicas de derrubar...
 
Korlian Tahlareth disse:
Sei... mas sinceramente prefiro o bom e velho Tai Chi Chuan... é calmo e relaxa, mas tem duas versões a para meditar e outra mais marcial, vi uma fita que o velhinho fazia show só usando chaves e tecnicas de derrubar...

Na verdade existe mais de 20 linhagens de Tai Chi Chaun... ou Tai Ji Quan.

O que vc se refere é o Yang ( mais comum ) e o Chen ( mais forte para lutas )... q teóricamente são os dois mais opostos.

Mas existem ainda o Bu, os dois Wu, Peiji, Lon Mein e mais um monte.

Na verdade todos eles tem o mesmo principio básico marcial, quebrar o adversário no meio...hehe.


Então, não importa que linhagem de Tau Chi vc faça, se vc souber o q esta fazendo e estiver aprendendo direito... a te garanto que vc luta muito bem. hehehe...

Tai Chi sempre vai ser um dos estilos de kung fu mais poderosos q existem...
 
he he ... li o tópico todo.

Faz bastante tempo que eu to plenejando praticar algum estilo de artes marciais e agora (ano que vem) eu vou com certeza iniciar algum, isso me motivou a ler tudo o que foi escrito aqui. Valeu a pena, com certeza esse é um dos melhores tópicos do forum e me deu certas ideias também ...

Ahh ... eu já pratiquei judo ... duh
Mas eu era novo, foi entre 9 e 11 anos. Eu cheguei a passar no exame pra faixa laranja, mas como já tinha planejado parar de treinar eu nem peguei o diploma nem comprei a faixa. Sai pra fazer natação. So não digo que me arrependo porque adorei natação, mas hoje em dia gostaria muito de ter continuado.

Eu tava pensando ... em fazer Taekwondo ou algum estilo de Kung Fu (eu sei que esse termo serve para designar as artes marciais chinesas, mas eu falo do que foi popularizado como Kung Fu por aqui).
So que depois de ler esse tópico, fiquei com medo de entrar sem querer numa academia picareta :P
 
Faram¡r disse:
So que depois de ler esse tópico, fiquei com medo de entrar sem querer numa academia picareta :P

O que é comum ne? hehe.. e mais facil vc encontrar uma academia picareta do que séria. aqui no brasil... hehe

Mas a questão é justamente que existem estilos bons aqui no Brasil tb, estilos de linhagem antiga q estão por ai... Mas ai q esta, as vezes um professor desse estilos de linhagem antiga e um cocô grande... Porq não adianta nada ele ser dicipulo d euam linhagem foda, se ele for um lixo, nunca treinou direito e ainda por cima esta preocupada em como aumentar sua renda... a sim, e claro.. não tem um nivel de estudo adequado para mestrar aulas. Isso acaba tornando ele mais picareta do q um cara q inventou um estilo... hehehe.


Porem tb tem o contra senso, tem caras q supostamente ninguem sabe onde aprenderam, todo mundo duvida de suas linhagens... mas ele detona todos os outros, tanto em formas como em lutas, e ate mesmo em ensino filosofico, historico e fundamental das artes marciais...

Então.. ta ai algo q vc precisa de bom senso, mas esse bom senso é mais adiquirido com conhecimento de toda essa historia tradiçao e tudo mais....
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Na verdade todos eles tem o mesmo principio básico marcial, quebrar o adversário no meio...hehe.


Então, não importa que linhagem de Tau Chi vc faça, se vc souber o q esta fazendo e estiver aprendendo direito... a te garanto que vc luta muito bem. hehehe...

Tai Chi sempre vai ser um dos estilos de kung fu mais poderosos q existem...

Interessante que a única derrota que Mas Oyama (o criador do karatê kyokushin) admite em todos os seus confrontos foi para um mestre de Tai chi chuan.
 
O que sempre admirei no Tai Chi seja para lutar ou para meditar é serenidade do movimento é claro que eu percebi mesmo no modo de meditar onde os movimentos são feitos de forma lenta é que se os mesmos fossem acelerados seriam muito eficientes.
 
Pois é... no Yang mais praticado de hoje em dia, os movimentos são em geral bem mais lentos que o normal... Mas o que eu acho foda mesmo nao é o estilo Yang, e sim o estilo Chen, que é o mais agressivo, como o Uglúk falou.

Outro dia perguntei pro meu instrutor e ele me explicou a diferença básica entre os dois, e comecei a entender legal a diferença. O negócio é que o Yang utiliza energia movimentando-se de forma circular (o Tui Shou é o exemplo perfeito), enquanto o Chen tem a energia movendo-se em espiral. O instrutor aplicou cada estilo em mim, e fiquei assustado com a energia que ele desferiu com um simples movimento do Estilo Chen. Cara, se tem uma arte marcial que eu quero aprender, é o Chen com finalidade marcial e Garra de Tigre. Aliás, existe Garra de Tigre no Brasil? Não falo de Hung Gar nem de Boxe dos Cinco Animais, e sim do Tigre. Tem?
 
Tem sim, o Fhu Jiao Pai... Garra de Tigre, ensinado por um professor aqui em SP em taboão da serra, porem em outro lugar desconheço se tem. Parece ser ume stilo bem legal, e tem raiz direta no Tigre de Shaolin mesmo... ele é antigo no kung fu aqui no Brasil, faz um trabalho sério.


Sobre o Tai Chi, so um adendo... o lance de movimentos lentos, não tem nada dessa de "se fizer rapido", a questão é que ele deve ser lento mesmo, justamente em situaçoes de combate. O movimento é lento porem é desencadeado de uam forma a qual todos os musculos responsaveis pelo movimento estejam trabalhando em conjunto... a questão é "Newtoniana", física, bsearce no qeuilibrio dos pontos opostos para estabelecer um centro, na qual pode-se desiquilibrar o adversario, em todos os sentidos... se ele espande, vc contrai, se ele contrai, vc espande... defender um golpe não é o único jeito de vc dete-lo, o Tai Chi mostra um forma de vc assimilar o golpe, fazendo seu corpo agir como uma mola: Quando vc ;e golpeado vc gera o encadeamento de movimentos que alinhe os muslculos e tendoes corretos para um contra empulso, vc contrai assimila o golpe... Yang.. então vc libera a mola: seus musculos alinhados contrairam e agora espanda eles, seu adversario vai estar em um situaçao de ponto estremo, pois acabou de liberar o golpe, o espansão gera o ponto oposto, que desliquilibra o adversario e tira sua base q seria o ponto onde ele chegou... a mola se estica, arremeçando o adversario totalmente desequilibrado com uma energia acumulada da contração que vc assimilou o golpe.... fim. Adversário arrmeçado.... hehe.

Não tem magica, mas é uma ciência antiga gerada por uma filosofia, eles não conheciam ci6encias exatas... mas o Taoismo com certeza é uma representaçao exata dos extremos de equilibiro, e como um anula o outro, alem de ter o ponto de equilibrio total

Isso se aplica ao combate com majestria se observarmos q as tecnicas de ataque tem inicio e fim... prepare, contrai e ataque, espande... ai q mora a ciência do Tai Chi... se baseando em anular esses pontos gerando o oposto, ou o mesmo para dequilibrar as conexoes de movimentos e musculares do adversario, o inutilizando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo