• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2005 - Física

pra mim a matemática é uma arte q se autosatisfaz......mas é uma abstração racional.....o q o torna perfeito pra físicos ou qlq outra ciência exata.....

só o q eu axo é q, assim como a engenharia só está no nivel q tá hj devido à Física, a Física só tá no nivel q tá hj por causa dos avanços dos matemáticos......
 
Em matéria de importância de importância,eu axo q elas se igualam,mas eu axo a Física mais abrangente e inexplorada(+ complexa tbm)....a ultima descoberta signifivativa em Mat foi ha qto tempo?Um milênio??Já a Física teve uma de suas grandes descobertas no seculo XX
 
Coiote disse:
.a ultima descoberta signifivativa em Mat foi ha qto tempo?

Dizer hoje seria um exagero, mas eu apostaria que algo muito importante foi descoberto pelo menos nesse último mês, ou, no máximo, esse ano. E não só em matemática, mas em todas as áreas: em química, física, biologia, história, medicina...

muita pesquisa, em todas as áreas. Basta ver a quantidade de revistas especializadas.
 
importância (dependendo do seu conceito de importância) em descobertas matemáticas são bem complicadas de se discutir.....principalmente se formos pensar q importância se dá qdo alguma teoria ou conceito matemáticos tem alguma relevância na vida prática das pessoas.....
pq mtas dessas teorias acabam sendo necessárias pras otras áreas do conhecimento bem mais tarde de qdo foram formuladas.....


o q eu penso em termos de importancia é simplesmente q a humanidade precisa da engenharia.....a engenharia precisa da física......e a física precisa da matemática.....
é preciso q alguem pense em termos completamente abstratos......alguem q pense em termos completamente práticos.....e alguem q intercale os 2.....
 
Bom, pessoal, estou concluindo o 3º ano do ensino médio e técnico em informática(juntos). Apesar de meus trabalhos em robótica (e atuação em torneio nos EUA), pretendo seguir a Astrofísica, e vou prestar vestibular para Bacharelado em Física na FEG (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá) da UNESP e, posteriormente, me inscrever para o mestrado em Astrofísica no DAS (Departamento de Astrofísica) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) daqui de São José dos Campos.

Sou um grande fã de Einstein e sua obra, recomendo MUITO o livro "Einstein: The Man and his Achievement", que ganhei no ano passado. Bom, a edição de outubro da SciAm também é altamente recomendada :D

Bom, alguém aí ouviu falar do curso A Física do Século XX - 100 anos de física em 100 horas dado pelo IFT (Instituto de Física Teórica) da UNESP?
Recomendo que dêm uma olhada, infelizmente vai ser difícil para eu fazê-lo... :?
 
Cildraemoth disse:
Coiote disse:
.a ultima descoberta signifivativa em Mat foi ha qto tempo?

Dizer hoje seria um exagero, mas eu apostaria que algo muito importante foi descoberto pelo menos nesse último mês, ou, no máximo, esse ano. E não só em matemática, mas em todas as áreas: em química, física, biologia, história, medicina...

muita pesquisa, em todas as áreas. Basta ver a quantidade de revistas especializadas.

Eu me referia a descobertas estruturais para a Ciência.De importância revolucionária e talz
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]as vezes leva tempo até uma descoberta matemática passar a ter importancia pra alguma área da ciencia.....

Sim, matemática aplicada realmente é um ramo relativamente lento em descobertas de "interesse público", vamos assim dizer.

Na década de 90 a única descoberta que me recordo (mas em matemática pura, mais precisamente em teoria dos números) foi a comprovação do Último Teorema de Fermat, mas sua ligação com equações elipticas e certas conjunturas trouxe algumas certezas que até então não existiam em algumas áreas.

Os limites da matemática estão na criatividade humana...
 
Olha... existem sim várias descobertas significativas (pelo menos probabilisticamente hehe). Imaginem o tanto de material inédito que não sai em teses de mestrado, doutorado, etc.

Quanto à celebre frase de Einstein... ele disse que os problemas dele com matemática eram bem maiores não pela incompetencia, mas pq ele tinha que encarar uma matemática bem mais complexa do que a maioria das pessoas. Só isso :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo