• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obra de Tolkien e o Cristianismo

Foi O Único quem disse "Eä! e determinou a criação do Mundo, os ainur não tinham ese poder. Eles usaram a sua capacidade sub-criativa para "moldar" a sua visão particular de Arda, mas sem a Criação primordial de Eru, nunca haveria nada. Os ainur deram forma ao que já estava concebido.

Do contrário, caso de fato os ainur pudessem "criar" (entenda aqui "criar" como fazer surgir, surgir algo do próprio pensamento, inclusive a vida), estaríamos validando o politeísmo em Tolkien, o que não é, de forma alguma.
 
Eu penso que as principais obras de Tolkien não fazem nenhuma referência ao cristianismo.

Por outro lado eu posso não ter enxergado isto diretamente, mas mesmo assim os elementos são totalmente substitutivos, por exemplo, Tolkien criou Eru no lugar de Deus, os Valar como divindades, os Maiar e etc; logo Arda é um mundo independente e não está de nenhuma forma relacionada com a Terra ou aos seus elementos (religião, política). Mas se alguns fatos fazem alusão à religião ou política, eu entenderia isso como o reflexo do meio externo na obra do autor.
 
Estive pensando... Os padres católicos da Idade Média coroavam os reis para indicar que aquela pessoa era o escolhido de Deus... Lembrei logo de Gandalf: será que ocorre a mesma situação com Aragorn? Além disso, Tolkien dá muita ênfase a esse mago, sendo um verdadeiro "salvador da pátria" da luta contra Sauron. Será que ele queria passar a mensagem que, sem ele, que é um representante de Deus (Istari > Ainur > Manwë > Eru), a Terra-Média não seria salva, ou seja, "Sem Deus não há salvação"? Ou seria uma coincidência, algo feito ao acaso? O mesmo acontece com a luta contra Melkor: somente os deuses (ligados diretamente a Eru, em especial Manwë) puderam derrotá-lo. Será que o autor queria passar a idéia que, "Sem Deus o mal (o Satanás [Melkor]), não pode ser derrotado.”?

Vocês poderiam me indicar um texto que indica bem o Cristianismo na obra de Tolkien, ou mesmo as "mensagens” contidas na mesma, como a indústria no mundo, a vida simples de Bombadil, etc?
 
Escrevi em diga amigo e entre:

"Melkor parece Satanás. Um anjo que queria desafiar Deus(ou Eru).

Aragorn, de alguma forma, parece um messias (Aliás Neo de Matrix e Anakin Skywalker de Star Wars também). Aliás, Gênesis 49:10 diz: "O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comandante de entre os seus pés, até que venha Siló; e a ele pertencerá a obediência dos povos." Muitos sugerem que Siló seria Jesus. Seria como se os reis de Israel fossem regentes até a chegada deste Siló(Jesus), a quem pertencia a verdadeira realeza. Os regente fizeram seu papel até a chegada Elessar(Aragorn), a pedra élfica. Aragorn e Jesus, porém antes de se revelarem levam uma vida simples.

Moria(onde estava o balrog) é o nome da elevação rochosa onde Salomão construiu o templo e hoje está o Domo da Rocha.

Dizer Fulano, filho de Beltrano, parece-se muito a forma bíblica de introduzir alguém."

Sei que podemos traçar paralelos entre a obra de Tolkien e muitas idéias não-cristãs também. Mas que é interessante, é ... mesmo assim, muitas de nossas interpretações e analogias podem nem de longe ter passado na cabeça dele.
 
O Senhor dos Anéis possui muitos valores cristãos. É claro que Tolkien não teve a intenção de evangelizar por meio de seus livros, portanto, é natural que não seja um livro com muitos elementos bíblicos. =]
 
possui valores cristões pq Tolkien foi influenciado pelos mesmos
suas obras tocam pontos importantes como Incesto,suicidio,cultos
negros e a eterna batalha entre bem e mal
 
"O Senhor dos anéis é uma obra católica, inconscientemente na produção, conscientemente na revisão"- J.R.R.tolkien numa das suas cartas editadas em Letters of J.R.R.Tolkien

Conscientemente na correcção, logo tolkien fez de propósito para inserir elementos católicos nas suas obras.
 
Vendo essa discussão, me veio um pensamento: vocês perceberam que o local de adoração a Eru era no topo do uma montanha, sem nenhuma construção e locais de adoração a Melkor eram construídos. Será que Tolkien quis demonstrar com isso que Deus deve ser cultuado na sua criação, não em prédios como igrejas, etc?
Mesmo que indiretamente, pois ele não gostava de alegorias.
 
Eferos Masopias disse:
Escrevi em diga amigo e entre:

"Melkor parece Satanás. Um anjo que queria desafiar Deus(ou Eru).

Concordo plenamente.

Aragorn, de alguma forma, parece um messias (Aliás Neo de Matrix e Anakin Skywalker de Star Wars também). Aliás, Gênesis 49:10 diz: "O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comandante de entre os seus pés, até que venha Siló; e a ele pertencerá a obediência dos povos." Muitos sugerem que Siló seria Jesus. Seria como se os reis de Israel fossem regentes até a chegada deste Siló(Jesus), a quem pertencia a verdadeira realeza. Os regente fizeram seu papel até a chegada Elessar(Aragorn), a pedra élfica. Aragorn e Jesus, porém antes de se revelarem levam uma vida simples.

Aragorn e Jesus parece uma comparação um tanto forçada, tudo bem que os dois tiveram uma vida simples, eram seres bondosos e etc. Mas se vc realmente analisar o encaminhamento da vida deles, eles possuem mais diferenças que semelhanças.

Moria(onde estava o balrog) é o nome da elevação rochosa onde Salomão construiu o templo e hoje está o Domo da Rocha.

Não consigo ver que relação há (até por um pouco de ignorância sobre o assunto) entre Moria e o Templo, além do nome. Se é que Tolkien pensou nisso quando criou Moria.

Dizer Fulano, filho de Beltrano, parece-se muito a forma bíblica de introduzir alguém."

Essa era uma forma comum de identificação na Idade Média.


Sei que podemos traçar paralelos entre a obra de Tolkien e muitas idéias não-cristãs também.

Com certeza, como já foi dito aqui, Tolkien se baseou em várias mitologias pra escrever sua obra.
 
Após tantas palavras sábias, só posso dizer que um tópico comoe ste devaria ser lido por todos os fãs de Tolkien!
Acho que as obras do professor possuem sim influência do catolicismo, e como ele mesmo disse o Sda foi uma obra de caracter católico. Mas que, como já disseram, não tinha função de evangelizar ninguém.
Talvez Tolkien tenha utilizado valores católicos, pois os acahava atraentes e nobres, mas não acredito que ele tenha tido como objetivo escrever um a biblia com um pouco mais de ação, longe disso, existem minlhoes de coisas em todas as obras com características de varias outras culturas e religiões!
Me voy! Serë!!
 
axo q o fato de todos esperarem a volta de Aragorn como o Rei Elessar oq traria a paz a Gondor e deixava Sauron com medo, seria uma analogia a espera do Messias como na Bíblia, mas não quer dizer q Aragorn seja Jesus Cristo.
Eu não li O Silmarilion ainda, mas no SDA dá pra perceber alguns pontos q se referem ao mesmo que se trata na Bíblia, porém eh tudo muito implícito (bem do jeito q eu gosto), vc tem q ter uma visão mais abrangente da obra pra perceber esses pontos.
Axo q qndo uma história copia muito da Bíblia naum fica muito legal, como no As Crônicas de Nárnia.
 
Para mim o cristianis mo influênciou tanto na obra de Tolkien quanto qualquer outro conhecimento que ele adquiriu em sua vida. Não acredito que ele tenha feito qualquer alusão ao cristianismo em sua obra propositalmente, mas existem histórias que assemelham-se, por exemplo a crianção do mundo não pode fugir muito do que conta a bíblia quando se tem um criador.
Na minha opinião (desculpem-me os que discordam, inclusive Tolkien) a maior semelhança da obra de Tolkien com o Cristianismo está que ambos criaram histórias fantasiosas que "contagiaram" milhões de pessoas.
 
Axo q qndo uma história copia muito da Bíblia naum fica muito legal, como no As Crônicas de Nárnia.
Para essa conclusão tome por base "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", que realmente assemelha-se muito a bíblia tornando-se um previsível, mas considerando a obra como um todo é muito criativa e interessante, uma ótima história infantil, bem escrita e muito emocionante (considere que é infantil).
 
Não sei há tantas refrências bíblicas na obra de Tolkien além do Ainulindalië. A representação da Luta do Bem e do Mal nas história da humanidade é bem mais antiga do que o Cristianismo. Em algumas das Cartas ele mesmo não gostava de colocar qualquer simbologia em seus contos. A fonte onde o Mestre bebeu vem de contos extraídos nos Eddas, Bëowulf e outras narrativas. Sendo Tolkien um apaixonado pelas línguas antigas e a forma como eram construídas, é mais provável acreditar que o mundo criado pelo Mestre é uma representação dessa paixão por línguas exóticas.
 
Pessoal, alguns aspectos fundamentais da doutrina cristã são:

1 - Deus ùnico e sem intermediários, sem representação iconográfica, interferindo diretamente na vida de suas criações ou através de profetas por ele inspirados.
2 - Inexistência de alma, espírito ou qualquerelemento consciente que subjaz a matéria que é "inspirada" por Deus para que adquira vida.
3 - Estabelecimento de pactos que resultam em doutrinas, regras e deveres assumidos por seu "povo" para que continuem sob sua proteção. o menor desvio é "recompensado" com dor, desgraças, punição.
4 - Existência de um inimigo que lhe é inferior, porém que ele permite que tente seus fiéis, talvez para aprimorá-los em sua lealdade, mas que um dia também será eliminado por sua força absoluta.

Bom, tendo por base estes quatro aspectos, acho um tanto difícil encontrar tanto no SDA quanto no Silma uma tentativa de aproximação com a doutrina bíblica ou mesmo cristã. Eru cria um "Olimpo" em Arda e o entrega a uma disputa de subdivindades, Elfos, homens e tantos outros seres possuem "espíritos" imortais que se encontram em lugares determinados, os Valar são fracos e omissos com seus "protegidos" e muitas vezes também responsáveis por suas desgraças (aqui eu emito uma opinião um tanto particular, admito) e, finalmente, é apenas na Segunda Professia de Mandos, texto alheio às duas obras citadas, que Melkor encontra seu fim pelas mãos de Túrin Turambar, um Homem que dá fim a um semi-deus!

Acho que Tolkien quiz, no fim da vida, fazer "uma média" com os cristãos (nada contra, também sou católico praticante), mas a obra em si é mais pagã em suas estrutura do que qualquer outra coisa.
 
Acho que Tolkien quiz, no fim da vida, fazer "uma média" com os cristãos (nada contra, também sou católico praticante), mas a obra em si é mais pagã em suas estrutura do que qualquer outra coisa.
Acho que foi bem isso mesmo que ele quis passar em seus livros, porque ele mesmo não negava sua crença (era um católico fervoroso), porém até discutiu com um de seus amigos, C. S. Lewis, por este criar uma obra muito cristã.
Só com isso já dá pra perceber que Tolkien não queria ser taxado como "escritor cristão", mas como um escritor de um estilo que fundiu várias crenças e mitologias.
 
Eu li numa entrevista na Valinor que o Tolkien não tinha intenção de falar sobre cristianismo nas suas obras. Ele inclusive detestava analogias, razão pela qual ele nunca aprovou os trabalhos do Lewis.
Pode até ser que tenham alguns aspectos que lembram o cristianismo, mas nenhum deles é proposital.
Na minha opinião seriam mais como mitos, o herói, o vilão, o sábio, a princesa, etc.

Não sei se fui bem clara.
 
O catolicismo está fundido em toda a obra em diferentes elementos em diversos lugares. Não há como listar algum mais forte, mas se eu tiver que fazer isso seria a própria existência de Eru e dos Ainur.

Tal comparação pode ser feita Glaurung, levando em conta suas habilidades únicas, porém isso ignora a existência do Único. Acaba sendo relevante compará-los à anjos (ou arcanjos). Isso ilustra bem melhor Melkor, como sendo o "anjo caído".

Podemos traçar paralelos entre os ainur e os anjos, mas jamais igualá-los. Em Valaquenta, no Silma, está a prova escrita de que os valar não eram anjos. Anjos, segundo o cristianismo são desprovidos de sexo, não há anjo e anja. Mas entre os valar há até mesmo casamentos: Aulë e Yavanna, Manwë e Varda, Oromë e Vána etc. Por isso acho que os Valar estão mais para deuses e deusas da mitologia grega e romana. Mas também não estou igualando-os. Os ainur têm sua porção angelical e sua porção mitológica.
Para mim a maior presença do cristianismo nas obras de Tolkien está ilustrada em Eru. Eru é o único Deus, o único que poderia criar Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo