• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobrenome Hobbit

... eu dei uma pesquisada a respeito, mas como sao mtos e mtos tópicos, pode ser que tenha passado desapercebido. Enfim:

Porque os hobbits tem esses sobrenomes? Bolseiro, Sacola-Bolseiro, Justa-Correia, entre outros nomes relacionados a objetos. Sempre me perguntei isso e nunca encontrei explicação satisfatória na minha cabeçinha :mrgreen: ...
 
acredito que por ser um povo simples eles recibiam esses sobrenomes pelo modo de viver, atividades que fazem e outras coisas das famílias, como antigamente que produzia figos, tinha o sobrenome figueira, quem produzia ferro era ferreira, meu próprio sobrenome (spadini) era pq meu antepassado fazia espadas
 
pois é, eu ja sabia a respeito da origem de sobrenomes através da profissão dos antepassados. Mas será que isso se aplica aos sobrenomes hobbits?
 
Este processo é comum às sociedades que desenvolvem este tipo de identificação dos seus membros, os sobrenomes se tomam geralmente das profissões ou dos lugares de trabalho ou de moradia, assim como do nome do pai e mais raramente dalgum defeito físico.
Em português encontramos exemplos como "Ferreira" (que trabalha na ferreira ou ferraria), "Lago" (que mora perto do lago), "Fernandes" (< port. ant. "Fernândez" < lat. "Ferdinándici", ou seja, próprio de Ferdinandus ou Fernando), "Leitão" (semelhante a um leitão).
 
Oriental

Esse processo não ocorre apenas no ocidente, veja o nome japonês bem comum Fujiyama, que significa Monte Fuji!
 
os nomes hobbits vem como uma erança para eles, por exemplo, "lago", então a familia sempre morou e sempre morará perto de um lago? :eek:
 
Débora Elbereth disse:
... eu dei uma pesquisada a respeito, mas como sao mtos e mtos tópicos, pode ser que tenha passado desapercebido. Enfim:

Porque os hobbits tem esses sobrenomes? Bolseiro, Sacola-Bolseiro, Justa-Correia, entre outros nomes relacionados a objetos. Sempre me perguntei isso e nunca encontrei explicação satisfatória na minha cabeçinha :mrgreen: ...

Eu discordo de você que os sobrenomes dos hobbits estejam sempre relacionados a objetos, mas vamos analisar casa o caso.
Bolseiro, no original Baggins, é um sobrenome que existiu realmente na Idade Média, e se relaciona à uma bolsa de ouro, o que justifica a riqueza dos Bolseiros (já que para Tolkien, primeiro vinha o nome e depois a história para justificá-lo) .
Justa-Correia, é o mesmo que um cinto apertado, porque os hobbits geralmente tem barrigas protuberantes.

Ao colocar nomes nos hobbits, Tolkien teve a preocupação de os criar com a a maior familiaridade possível, afinal nas obras o Condado é uma espécie de "lar". Ele também orientou os tradutores para que trabalhassem mantendo essa familiaridade em sobrenomes hobbitescos, e parece que chegou até a traduzir para algumas línguas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo