• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2005 - Física

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Opa.

Crio esse tópico em antecipação ao ano q vem para homenagearmos uma área tão linda da ciência....a Física.
Como devem saber, ano q vem será o Ano Mundial da Física pelos 100 anos do incrível ano em que Einstein mostrou sua teoria da Relatividade Restrita ao mundo. (e também aos 50 anos de sua morte).....

Como bom aspirador a físico, naum poderia deixar de lembrar a kem se interessa para irem já ajeitando suas agendas para os eventos que estarão ocorrendo no Brasil e mundo afora já no final desse ano e no próximo.

Einstein é considerado o maior gênio do século XX e dos maiores crânios de todos os tempos (pra muitos, o maior).....
E não só pelas contribuições concretas para a ciência, como suas teorias e fórmulas.....mas também pelo legado deixado aos otros cientistas por sua grande vontade de sempre buscar a unificação das teorias conhecidas em uma única e geral.....

bom.....
se alguem kiser discutir suas teorias (mas hein?) ou kiser arrumar alguma coisa para os eventos.....


PS: a Scientific American desse mês (outubro) vem com um especial sobre Einstein (quase a revista toda) muito boa pruma revista (não acredito que Galileu ou Superinteressante venha a ser melhor se fizer uma reportagem dessas).....
 
Caro colega

:roll: Tambem sou aspirante a fisico (um pouquinho mais a frente que ti) !! Legal saber que tem gente que gosta de Física no local, discutir Einstein é legal, estou disposto a faze-lo! não só Einstein, mas Newton, Galileu, e qual quer outro que surgir !!! VIVA os FìSICOS e boa sorte na sua empreitada, caso siga em frente!
 
Pra quem acha que física é só pra quem é fera em matemática, olha umas coisas que einstein (supostamente) falou:

"Não se preucupe com seus problemas com matemática. Os meus são maiores"

"Depois que os matemáticos 'invadiram' minha teoria [da relatividade], não consigo sequer reconhece-la"

(essa segunda eu não lembro bem como é a tradução literal, mas o sentido é esse mesmo)
 
Não que a física seja só para quem é fera em matemática, mas é importante ter uma boa base matemática para conseguir seguir na física, pois, ela é a ferramenta usada pelos físicos para tentar "explicar" os fenômenos que ele observa.
 
ser fera em matemática pode ajudar a vera.....
só q a Física tem mais liberdade de fazer aproximações e restrições do q a matemática.....
(considerando o piano uma esfera.... :mrgreen: )

eu me amarro em matemática.....tenhu uma dificuldade absurda, mas adoro..... :obiggraz:
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]ser fera em matemática pode ajudar a vera.....
só q a Física tem mais liberdade de fazer aproximações e restrições do q a matemática.....
(considerando o piano uma esfera....:mrgreen: )
eu me amarro em matemática.....tenhu uma dificuldade absurda, mas adoro..... :obiggraz:

Concordo que na física temos mais liberdade de aproximar e fazer restrições, mas nem por isso exclui a importância da matemática, e de saber usa-lá em quanto ferramemta, para fazer as tais aproximações que nos dão tanta liberdade.

Não quero dizer que ser fera em matemática é tudo, mas ajuda muito. Veja o meu caso, tenho dificuldades em matemática, mas fiz e faço FÍSICA.

:mrgreen: dinheiro não é tudo, mas é 100% !!!
- parafraseando => matemática não é tudo, mas ajuda MUITO!!! 8O
 
eu sei......naum disse q naum era importante......
mas tá bem longe do rigor q alguém q faz um bacharelado em matemática ou matemática aplicada tem q passar.....
assim como um engenheiro naum tem a profundidade q nós temos (no meu caso, terei) em física.....

faço algumas matérias matemáticas (Calculo, Alg Linear, etc) numa sala de Matemática Aplicada.....e a diferença é absurda......

to me fudend* legal nas notas......mas naum largo mão do q aprendi......
a compreensão física é facilitada DEMAIS se vc tiver uma ótima noção matemática......
 
Tumunzahar disse:
Não que a física seja só para quem é fera em matemática, mas é importante ter uma boa base matemática para conseguir seguir na física, pois, ela é a ferramenta usada pelos físicos para tentar "explicar" os fenômenos que ele observa.
Não é tão importante assim. Einstein era muito ruim em matemática. Se ele não conseguiu "seguir na física", eu nunca ouvi falar de alguem que tenha o feito.

Ele não usava a matemática para explicar os fenômenos que ele observa. Ele usava a imaginação. Eu posso parafrasear uma outra frase dele para reforçar isso, bem mais famosa:

"A imaginação é mais importante que o conhecimento"

Isso é tanto verdade que aquelas equaçõeszinhas complicadas da teoria da relatividade não foi ele quem fez. Ele não era um (bom) matemático.
 
a visão de Einstein sobre a Física era algo completamente geométrica.....
geometria, até onde eu sei, faz parte da matemática.....apesar de ser um ramo q depende mto da capacidade intuitiva da pessoa.....

d qlq forma.....vc tá kerendo dizer q um físico pode ser uma topeira em matemática?
 
É, mas deixa pra lá.. :? :mrgreen:

Quando falei em matemática, quis dizer os cálculos matemáticos. Não matemática teórica (?? acho que isso não existe :think: whatever, vc entendeu :mrgreen:). Enfim, pra mim geometria é mais intuição/abstração (como vc falou) do que matemática.

Mas, vamos lá, falem algum assunto de física polêmico :mrgreen: . (desde que não seja a origem do universo, que já tem tópico proprio e taus)

ps: sabe, estou muito desleixado em física. não sei nada dos cálculos do movimento harmonico simples e movimento ondulatório, e.. estou f-o-d-i-d-o bunito :mrgreen: perdi tbm conservação do momento linear no começo do ano, n assisti nenhuma aula.. e tem assunto de termodinamica que eu boio. só estou sabendo direito refração e reflexão da luz, acho.. :( só não perdi mais conteúdo em física do que em biologia :cry: (se bem que conteúdo perdido em biologia é benéfico :) )

pps: ih, unica coisa que lembro do ano passado é mecânica clássica e gravitação universal, tbm. oh meu deus :cry: :cry:

edit: ahn, eu lembro um pouquinho de conservação da energia tbm.. oq não é grande coisa..
 
Dark Light disse:
Einstein era muito ruim em matemática. Se ele não conseguiu "seguir na física", eu nunca ouvi falar de alguem que tenha o feito.

Ele não usava a matemática para explicar os fenômenos que ele observa. Ele usava a imaginação. Eu posso parafrasear uma outra frase dele para reforçar isso, bem mais famosa:

"A imaginação é mais importante que o conhecimento"

Isso é tanto verdade que aquelas equaçõeszinhas complicadas da teoria da relatividade não foi ele quem fez. Ele não era um (bom) matemático.

MAS AONDE ELE NÃO FOI UM BOM MATEMATICO ????

Ah perai um pouco ! Tu me prova que ele era um mau matemático ! Prova !

Einstein era um grande matemático e era muito inteligente. Existe um boato que ele não entrou na universidade devido a uma nota baixa em matemática, mas foi em conhecimentos gerais.

Einstein era muito bom em matematica e explicou muita coisa matematicamente. Não venha me dizer o contrario. O que foi o Efeito Foto-Eletrico ? O Movimento Browniano ? A propria Relatividade é uma matematica muito violenta e coerente.

Agora ele ia alem, e adotava uma intuição fisica acerca do que ele estava estudando. A sua contribuição pra mecanica estatistica nenhum mau matemático faria. Eu me quebro pra resolver uma equaçãozinha dele... puxa mau matematico uma ova.

Ele pode ter usado argumentos não matemáticos em seus famosos embates contra a mecanica quantica sob forma proposta do Neils Bohr. Ele usava os "experimentos mentais" para explicar seus pontos de vista e seus furos porque existe um rompimento da interpretação dos fenomenos fisicos quando estudamos fenomenos quanticos, que muitos conceitos ficam complicados. Einstem ficou famoso por discutir acerca de conceitos que ainda não eram bem firmados, porem não ficou apenas nisso. O Paradoxo EPR é bem demonstrado matematicamente. Ele não tirou nada "do nada", nunca fez um 'blablabla" sem fundamento.
 
ai numa boa.... se vcs estao fazendo fisica achando q nao vao ter q ser feras em matematica podem desistir...... mas desistam agora mesmo.... fisica eh SO matematica, so q eh matematica aplicada... nada mais..... e eu vi q alguem falou de geometri, q geometria eh menos matematica..... HAUAHUAHAUHAUAH vc tem q estudar geometria analitica..... ai sim q vc vai entender geometria... depois q vc tiver craque em descobrir as equaçoes parametricas vc pega parabolas e faz solidos de revoluçao com elas.... ai vc pode calcular o momento angular usando uma derivada q fica mais facil.....



geometria eh bizarro se vc ver a fundo... como todos q fazem fisica tem q ver...

Dwarf
 
Einstein era um ótimo matemático sim, sua teoria da relatividade e todo seu estudo sobre o universo são de grande embasamento e corpo matemático, leiam sua biografia que poderam observar porque sendo tão mal aluno ainda conseguira ser o gênio do século XX. E para mim a matemática é uma ferramenta, que você aplica em (n) áreas como a física e a química.

Tomara que o ano que vêm seja sim um ano de muita festa :dance: para todos os adimiradores da ciência e da física. :mrgreen:
 
Sou formado em ELETRÔNICA e como a mesma é um braço da Física, o que por sinal não é pouco, espero que minha área esteja bem em evidência neste ano.

A descoberta dos semicondutores foram fundamentais para que o homem pudesse chegar a Lua e termos a maior parte da tecnologia que usamos hoje.. e sem a Física nada disso seria possível.
 
VIVA A FÍSICA!
Não que eu goste de Física, alias, longe disso, mas meu pai é Físico então se não fosse a física talvez eu não tivesse o que comer nesse momento! :lol:

Acho uma ciência interessantíssima, mas realmente o don que sobra ao meu pai me falta, sou um fracasso da física...
 
Eu to no 1º colegial,ou seja, naum sou um grande entendedor de Física.Mas desde q comecei a estudá-la(na 8ª), me apaixonei.Até agora, só tirei 10 em todas as provas (NERD!!!!).A Física é a matemática aplicada ao meio ambiente.É muito melhor q Matemática,por isso:ela trata de coisas reais,q existem.Ela tem conceitos e nuances e talz.Pra achar uma grandeza,vc pode aplicar diversas interpretações....é isso q eu adoro em Física.
Mas eu axo q pra ser bom em Física,vc tem q ser bom em Matemárica ,sim.Isso é mais do q óbvio.Física é puro raciocínio lógico assim como Matemática.A diferença é q Física é mais fácil pq é concreta .E a Matemática é mais fácil pq é mais exata.

Alguém mais aki adora Física,mas naum gosta de Óptica??????Será q eu sou o único??
 
fico impressionado com o ensino pífio de física q eu tive na escola......
vejo aki gente falando em ótica no 1º ano e otro falando em oscilações e talz.....
agora vejo pq tive um certo baque na hora de começar a faculdade.....e não só por causa do calculo, mas tb por defeitos nos meus conceitos.....

fazer o q, neh?

se bem q tudo q aprendi em física na escola não me ajudou em nada mermo.....pra falar a verdade, já até apaguei da cabeça tudo d fisica q eu sabia pro vestibular......
 
Eu to no 1º colegial,ou seja, naum sou um grande entendedor de Física.Mas desde q comecei a estudá-la(na 8ª), me apaixonei.Até agora, só tirei 10 em todas as provas (NERD!!!!).A Física é a matemática aplicada ao meio ambiente.É muito melhor q Matemática,por isso:ela trata de coisas reais,q existem.Ela tem conceitos e nuances e talz.Pra achar uma grandeza,vc pode aplicar diversas interpretações....é isso q eu adoro em Física.
Mas eu axo q pra ser bom em Física,vc tem q ser bom em Matemárica ,sim.Isso é mais do q óbvio.Física é puro raciocínio lógico assim como Matemática.A diferença é q Física é mais fácil pq é concreta .E a Matemática é mais fácil pq é mais exata.

Alguém mais aki adora Física,mas naum gosta de Óptica??????Será q eu sou o único??

Existe uma discussão sobre um assunto até mesmo bobo: a física é parte da matemática ou esta é que é uma ferramenta da física? Na verdade acho que a física não existiria sem a matemática. Todo o estudo dos fenomênos, do universo e até mesmo de nossa origem está na física, mas também é bem verdade que este estudo não só é feito mas começou através da matemática. "Antes" o homem não era capaz de saber a verdade, ou melhor, a realidade dos acontecimentos por isso chamava-os (os acontecimentos) de Deuses e inventavam histórias mirabolantes que apaziguavam a curiosidade das pessoas ignorantes. Mas só a partir do primeiro matemático é que se começou a ter dúvidas sobre essas explicações e assim a estudar meios de prova-las ou recusa-las através da matemática exata e clara. Daí é que se vêm a física, a astronomia etc. Daí é que veio a filosofia que nos faz discutir como verdadeiros ou falsos os fatos apresentados. A matemática apesar de, as vezes, bem chatinha é o meio pelo qual o homem prova "a maioria" das coisas que deseja saber. Portanto se você gosta de física pode aprender a gostar de matemática . :D


Ah e na minha opinião no colegial a óptica é bem chatinha comparada ao quanto ele fica interessante aplicada na física quântica e em outros "meios" que não sejam espelhos, ar e água. :lol:
 
a matematica eh apnas uma ferramenta para a fisica... no fim das contas tudo eh fisica... afinal nao temos distancias negativas ... e isso eh meio q normal aparecer em matematica.... entao o fisico vai la e descarta as coisas q nao condizem com a realidade....


abraços Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo