• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[L] [*Guinevere*] [Influenciáveis]

Ephemera

Usuário
[*Guinevere*] [Influenciáveis]

Bem, minha estréia aqui no CdE, começo por uma crônica sobre a influencia da midia nas pessoas, relacionado com literatura. Por favor galera sejam sinceros e se tiver ruim demais pode falar! Eu sei que as vezes passo dos limites!
_____________________________________________________________


Influenciáveis

Passe em uma livraria e olhe a lista dos livros mais vendidos , ou melhor, abra uma revista e procure por isto, ou ainda melhor, e menos cansativo: siga a teoria dos influenciáveis e responda por si mesmo quais são os best-sellers da semana. Isto passa a ser simples a partir do momento em que vivemos em uma sociedade totalmente influenciável, movida pela mídia.

Agora me responda, qual é o best-seller da semana? Se você respondeu “O senhor dos anéis ” de J.R.R. Tolkien sinto lhe informar que chegou com meses de atraso, mas se esta fosse sua resposta em novembro/dezembro de 2003 teria acertado em cheio. Tolkien foi quem mais sofreu sob a teoria dos influenciáveis nos últimos três anos, claro, devido a filmagem de sua trilogia. A cada anúncio de mais um filme da trilogia o livro atingia a primeira posição nos mais vendidos. E o que eram os livros de Tolkien antes da filmagem da trilogia? Uma espécie de Bíblia para uns poucos (ditos) loucos, seguidores de alguma seita secreta. E o próprio Tolkien? Quem? Agora vejamos o “Tolkien pós-filmagem”, grande autor Inglês, seus livros são best-sellers e deram origem a mais fantástica produção Holywoodiana dos últimos tempos. Ainda existem alguns que não reconhecem este nome, Tolkien, mais com certeza sabem o que é senhor dos anéis e já assistiram os filmes. Existe ainda aquele tipo mais abominável de ser humano, o que leu o livro e nem mesmo se deu ao trabalho de ver quem escreveu, leu apenas para seguir a teoria dos influenciáveis.

Agora pensando na influência da mídia na cabeça, pior, no gosto literário da população brasileira, me responda: qual é o best-seller da semana? Você provavelmente acertou se respondeu um dos seguintes livros : “Olga” de Fernando Morais, “Rei Artur” de Allan Masie, “Tróia, romance de uma guerra” de Cláudio Moreno ou “Eu, Robô” de Isaac Asimov.

Vês? Não precisas de passar em uma livraria ou olhar em jornais ou revistas para saber quais são os mais vendidos da semana. Basta saber quais os filmes que estão em cartaz ou “coming soon” e se houver um livro que deu origem a este filme, bingo! Este será o best-seller da semana, do mês, enfim, enquanto o filme estiver em cartaz. Mais isto passa pois a teoria dos influenciados deve perdurar, assim como Tolkien começa a voltar as trevas, senhor dos anéis não se encontra mais entre os dez mais vendidos, o rostinho bonito de Brad Pitt em Tróia sai de cartaz e “Tróia, romance de uma guerra” também sairá da lista de mais vendidos.

Mais esperem! Existe um erro aqui! O livro que deu origem ao filme “Tróia” foi a “Ilíada” de Homero! A sim, mais os pobres influenciáveis de nosso país nem imaginam isto, não sabem nem mesmo da existência de tal livro ou mesmo ouviram falar de Homero, mais se ao invés de Ilíada o livro de Homero chamasse Tróia, aí sim estaria entre os mais vendidos.

Pobres influenciáveis brasileiros que nem imaginam que o livro no qual se basearam para filmar “Tróia” foi a “Ilíada” de Homero, o qual por ser um clássico da literatura pode ser encontrado a venda por um quarto do preço de “Tróia, romance de uma guerra” em edição de bolso.

Mais então o que é a teoria dos influenciáveis? Resumindo, o filme de hoje é o best-seller de amanhã.
_____________________________________________________________

Editando: Apenas separei em paragrafos, fiz isso muito rapidamente devido a falta de tempo, possíveis repetições não foram desfeitas (ainda) espero poder revê-las
 
Hm... As idéia tão legais, mas vc não soube dividir elas em paragráfos pequenos...

Se torna extremamente cansativo ler assim, além do que há algumas repetições desnecessárias e devido aos paragráfos, o texto não tem meio que um ritmo. Isso atrapalha bastante na hora de motivar uma pessoa a compreender as idéias que vc quer passar.

Mas eu gostei da enfasê e principalmente da relação livro e filme de Tróia que vc apontou. A idéia, como eu disse, está muito boa.

Porém, uma dissertação pede calma e habilidade para que o leitor a absorva ou entenda plenamente As seis qualidades da escrita (tópico fixo do kabral) podem te ajudar bastante nesse e em outros aspectos.

No mais, continue e escrevendo e se aprimorando. Eu espero poder ver outros textos, contos ou dissertações, seus ^^
 
Skylink disse:
Hm... As idéia tão legais, mas vc não soube dividir elas em paragráfos pequenos...

Revendo aqui, eu não apenas não soube dividí-las em paragrafos pequenos como eu não dividí em paragrafos! E esse defeito é seríssimo em mim, meu professor de ingles sofre lendo meus textos e ele já me disse isso algumas (muitas) vezes!

Eu vou revisar isto, separando em paragrafos e tal, realmente ta confuso de se ler... Editarei isto o mais rapido possível.

Bem, foi editado rapidamente... Valeu Skylink pela força e dicas!
 
A-D-O-R-E-I!!!

Quando fui ver "o Retorno do Rei" tive que ouvir um "especialista" em Tolkien dizer que a língua que estava escrita no anel, e a língua que os elfos falavam era árabe.
Infelizmente as pessoas são mesmo influenciáveis. Até mesmo aqui nesse fórum. No tópico sobre tróia, ddiscutiu-se mais sobre o Brad Pitt e o Orlando Bloon do que a carnificina que fizeram no filme. :disgusti:

Eu tentava explicar que o filme é uma aberração, do ponto de vista da adaptação e ninguém me ouvia. parecia que estava falando com surdos.
Ainda teves algumas pessoas que se salvaram e fizeram coro ao meu protesto com a adaptação do Ilíada, mas foram poucos, pelo menos até o momento em que sai daquele tópico. :x
 
A mensagem do texto é muito bem passada, porém não vou criticar como podia ser isso e aquilo agora, porque vou esperar os ajustes.

Mas um fato que eu gostaria de comentar é que justamente esse assunto se encaixa comigo; o motivo é que meu pai tem uma livraria e eu presencio isso de perto: "Tróia - O Romance de Uma Guerra" era bem vendido aqui, porém ninguém mais compra ele já faz um tempo. Quem sabe aparece uma pessoa um dia desses e compre ele, assim como A Casa das Sete Mulheres e outros que originaram filmes e produções...

Livros, ou são clássicos - que semprem vendem vez ou outra - ou são momentâneos - que vendem só num período -. Por falar em SdA: na época dos filmes era muito bem vendido, atualmente o SdA fica meio parado, mas vende quando alguém ainda se lembra. O que vende mais aqui de Tolkien não é o SdA, mas outros dele, que levam o nome "Tolkien": Silma e Hobbit.

Bem, esse foi um comentário para reforçar a idéia da Influência que a Guinevere falou. :D
 
Guinever, nao precisa agradecer. Infelizmente vivemos em um país que os outros dizem o que devemos pensar, como devemos agir, e vc soube expor isso brilhantemente.
concordo com o cara de cima. Clássicos serão sempre vendidos, mas esse teto se aplica a tudo nesse adorável pais... :disgusti:
 
Guinevere muito certo o que vc diz,assumo que sou um influenciavel pois nem sabia quem era JRRTolkien antes dos filmes... :oops: fazer o que??????? :(
 
Mas cara Etuerpe, ninguem, repito, ninguem escapa da teoria dos influenciaveis e muito disto vêm da propria curiosidade mesmo, quando você vê algum livro no topo de todas as listas de vendas é claro que você tem vontade de adquirí-lo para descobrir porque ele faz tanto sucesso. Certo? Eu sabia quem era Tolkien atravéz de uma amiga que bem antes do filme estava lendo o SdA, ela mesma não curte o livro e eu que so após o primeiro filme fui ler o livro sou apaixonada...

Ser influenciável não é de todo mal, mas tudo depende, você deve ler sim livros que se encontra no topo da lista de vendagem, mas não apenas eles, tem muita, muita coisa excelente ai que se encontra escondida.
 
mas tenho vergonha disso,tem pessoas que fazem questão de te jogar isso na cara! :oops: e as vezes quando escrevo me sinto copiando o Tolkien mas estou tentando me livrar disso...mas tudo bem eu assumo :tsc:
 
Guinevere, só passei aqui para dizer que adorei pakas o seu texto!
Nunca vi uma crítica do ponto de vista que você pôs, e ficou excelentemente boa!

No entanto, o único erro sério que reparei foi o uso do "mais" como elemento de contradição ou ambiguidade de idéias. Seria muito mais aconselhável o uso do "mas", porque o mais que vc usou passa uma idéia de adição. [Credo... to parecendo minha fessôra de protuguêis... :| )
Exemplo do q eu tô falano:
Mais isto passa pois a teoria dos influenciados deve perdurar

Desculpe se fui chato! Bjos!

P.s.: valeu pelas dicas que vc me deu no conto dos palácios perdidos. num sei sevc se lembra dele mas foram muito boas e me ajudaram bastante! :wink:
 
Nossa, excelente.

O único porém, é que parece que você estava meio... afoita para escrever, ou algo do tipo.
 
Thoriën disse:
Guinevere, só passei aqui para dizer que adorei pakas o seu texto!
Nunca vi uma crítica do ponto de vista que você pôs, e ficou excelentemente boa!
Valeu Thorien! O seu texto aqui no CdE também tava muito massa.

Thoriën disse:
No entanto, o único erro sério que reparei foi o uso do "mais" como elemento de contradição ou ambiguidade de idéias.
Caramba cara eu não paro com esse erro nunca, você está certo mesmo e não está sendo chato não! Alias, acho que isso é coisa nossa, Mineirinhos, é porque eu só falo "mais" e na hora de escrever não me livro do vicio... um cara aqui do forum já me alertou quanto a isso muitas vezes também, mais continuo...

Entamoeba Socrástica disse:
Nossa, excelente.

O único porém, é que parece que você estava meio... afoita para escrever, ou algo do tipo.
Xiii... isso é normal, eu não tenho muito costume de escrever, so escrevo quando algo não sai da minha cabeça e começa a me incomodar muito...ai o texto sai assim...afoito... eu vou tentar perder essse mal costume.
 
Continue com suas belas teorias, Guiniver! Quero vê-las mais dando as caras aqui no CdE! :D
P.s.: nós, mineiros, somos viciosos e viciantes msm, de nascência! :obiggraz:
 
Somente agora eu li.

Lê-se pouquíssimo neste país; costume cultural. acostumei-me. O livro é mais legal quando transformado em filme, aquela banda soa-lhe melhor quando de repente passa a fazer sucesso na rádio. As pessoas são assim. Sorvem com gosto o que a mídia arrota, todos os dias.

:)

É possível escrever textos inúmeros a partir desse tema, ousando em outros universos e realidade. A psicologia humana é tão... previsível.

:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo