• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artaqueti Valinórëo 01 - A NOVA SOMBRA

Não sei de que conhecimentos da Música e dos desígnios de Eru vocês falam que Borlas possuía. De qualquer forma, como lembraram, ele era filho de Beregond, Capitão da Guarda-Real de Faramir. Seu pai tinha contato com Faramir e pode ter-lhe contato muita coisa, assim como os anciões na época em que Borlas era jovem. Mesmo assim, o conhecimento que Borlas parece possuir não é nada além da sabedoria de um velho que tem muitos anos nas costas.

Quanto ao fato do povo de Gondor ler os documentos e livros presentes em Minas Tirith por exemplo, como fizera Gandalf, eu acho pouco provável. Tais estudos das antigas tradições e histórias deveria ser gozo apenas da nobreza. O "povão" já tinha muito com que se preocupar em cuidar de suas famílias e trabalhar. Sequer deviam ter acesso a tais materiais escritos.

O conhecimento que tinham, como o Peregrino lembrou, deveria ser adquirido via oral mesmo, e é assim que as histórias vão se distanciando da realidade e se tornando lendas. Vide o próprio caso dos Hobbits em SdA. O diálogo de Ioreth e sua prima é uma prova disso. O povo de Gondor pensava que eles eram príncipes e guerreiros em suas distantes terras ao Norte, e que um deles chegou até mesmo a entrar na Torre Negra, venceu Sauron e ateou fogo em Barad-dûr.


Mudando rapidamente o assunto, vou postar aqui uma passagem do texto que desde a primeira vez que o li me marcou, tanto que a anotei:

"Se o menor dos filhos de um lenhador sente o frio do inverno, a mais orgulhosa árvore não ficará ofendida se for ordenada a ceder sua madeira para aquecer com fogo uma criança. Mas a criança não pode estragar a árvore com brincadeiras ou malvadezas, cortar sua casca ou quebrar seus galhos. E o bom lavrador usará primeiro, se ele puder, madeira morta ou uma árvore velha; ele não derrubará uma árvore jovem e a deixará apodrecer, sem outra razão a não ser em seu prazer em lidar com o machado."

Viver em harmonia com a Natureza é isso. Exatamente o que os homens foram perdendo com o passar dos anos.
 
Não Sauron não continuou vivo, senão me engano a idéia do texto era de uma seita que surgiu em Gondor e que reverenciava espíritos malignos, algo assim...e para ser Mal não precisa ser Sauron, afinal em toda Arda há o elemento morgoth.
 
Pandatur Parmandil disse:
"Se o menor dos filhos de um lenhador sente o frio do inverno, a mais orgulhosa árvore não ficará ofendida se for ordenada a ceder sua madeira para aquecer com fogo uma criança. Mas a criança não pode estragar a árvore com brincadeiras ou malvadezas, cortar sua casca ou quebrar seus galhos. E o bom lavrador usará primeiro, se ele puder, madeira morta ou uma árvore velha; ele não derrubará uma árvore jovem e a deixará apodrecer, sem outra razão a não ser em seu prazer em lidar com o machado."

Viver em harmonia com a Natureza é isso. Exatamente o que os homens foram perdendo com o passar dos anos.

Tolkien prezava muito a natureza, e sempre deixou claro isso em sua obra, inclusive o fato de repudiar a indústria, sempre tratado como uma coisa má (Vide SdA - "O expurgo do Condado") e destruidora.
 
senão me engano a idéia do texto era de uma seita que surgiu em Gondor e que reverenciava espíritos malignos, algo assim...
mas isso parece ocorrer pq o elessar morreu, a falta desse rei influencia algo?
 
Não, Eldarion reinava, não é a falta de um rei, mas sim o fato da maldade tb ser inerente do ser humano, asim como a bondade, as vezes o ser humano procura o mal, whatever...
 
-Felagund- disse:
ñ entendi direito o final, mas acho q tipo, sauron permaneceu vivo em espectro ñ?
se for ele sentiu esse mal? ou alguma outra agitação em mordor?

O que aconteceu depois da Destruição do Anel foi que ele morreu definitivamente. Seu espírito ficou no Vazio, sem interferir em mais nada, nem sequer no pensamento de alguém.
 
Foi exatamente aí que vi, mas tb em uma entrevista com Tolkien, acho, ou numa nota do C. Tolkien, não tenho certeza, mas é isso aí que o 10º postou.
 
Bom, acerca dos cultos, etc, sabemols que os Homens do Leste e do Sul adoravam a Sauron. Não por serem necessariamente maus, mas por não terem recebido o conhecimento e a sabedoria que os Edain obtiveram. Logo, foram influenciados e ludibriados por Sauron e passaram a segui-lo.

Dificilmente Aragorn conseguiria em seu reinado exterminar as raízes que Sauron plantou na cultura desses povos. É mais ou menos como se a gente olhar no nosso mundo real. Mesmo "endemoniando" os cultos e seitas pagãos ao longo de séculos, a Igreja não conseguiu erradicar as raízes mais profundas dessas religiões. Na Terra-Média foi semelhante. E foi uma questão de tempo para que o culto a Sauron ultrapassasse as fronteiras e chegasse a Gondor. É o que vemos claramente em "A Nova Sombra" como mostra o trecho a seguir:

"Por quê, aqueles que ouviram o chamado do nome, claro," respondeu Borlas sem se perturbar. "Eles não são muitos ainda, para or contra todo o povo de Gondor, mas o número está aumentando. Nem todos estão contentes desde que o Grande Rei morreu, e alguns agora estão com medo."

* Creio que temos um erro aqui, e que esta fala seja na verdade de Saelon, não de Borlas. Vou tentar confirmar depois.
E a parte "para or contra todo o povo (...)", creio que o correto seja "para se opor contra todo o povo (...)". Também verei se confirmo isso depois.

Segundo o trecho, parece sim que a morte de Aragorn tem relação com a expansão do culto negro. Elessar foi um grande homem e um grande rei, e parece que após a sua morte o povo de Gondor começou a temer "os novos tempos". Pelo histórico de Elessar, a perda de um governante como ele realmente abala as estruturas de um reino, e abre espaço para que "inimigos ocultos" comecem a se mostrar.

'Eu estarei vestido de preto, e qualquer um que vá comigo deve estar vestido da mesma maneira. Adeus por agora, Mestre Borlas!'

Quer mais prova de que havia um culto negro secreto dentro de Gondor?


Quanto ao texto que o 10º apresentou, eu tenho minhas dúvidas quanto a ele. Nenhuma fonte é apresentada e ele chega a citar até mesmo o nome de Boca de Sauron como sendo Malithôr, e que havia uma Irmandade que o reverenciava.
Até mesmo o trecho a seguir me parece estranho, visto que eu imaginava que tudo o que é dito acerca dos tempos de Eldarion está em "A Nova Sombra":

"O Rei Eldarion reuniu-se constantemente com seus conselheiros. Mas seu coração pulsava ressentido por não contar com os grandes conselheiros de seu Pai, que há muito partiram para o oeste. Seus esforços para constatar o povo de Valfenda falharam, e a Nova Sombra parecia estar se alastrando em segredo, como um veneno que aos poucos consome os mais fracos."

Não sei que fontes foram usadas para a produção deste texto. Se encontrar o Mithrandir pela internet eu o perguntarei acerca da veridicidade desse material.
 
Pandatur Parmandil disse:
E a parte "para or contra todo o povo (...)", creio que o correto seja "para se opor contra todo o povo (...)". Também verei se confirmo isso depois.
o "or" poderia ser ir tb, o que não afeta a frase que vc formulou :D

Mas vc não acredita que do reino de Sauron poderia ter sobrevivido um espírito negro e poderoso o suficiente para formar uma seita nova que reverenciava sauron?
 
* Creio que temos um erro aqui, e que esta fala seja na verdade de Saelon, não de Borlas. Vou tentar confirmar depois.
E a parte "para or contra todo o povo (...)", creio que o correto seja "para se opor contra todo o povo (...)". Também verei se confirmo isso depois.
Quem disse essa frase foi Saleon. Esse "poe que" no início da frase também deve estar errado.
o "or" poderia ser ir tb, o que não afeta a frase que vc formulou
Poderia e prevavelmente é, já que o I fica oa lado do O no teclado.

Mas vc não acredita que do reino de Sauron poderia ter sobrevivido um espírito negro e poderoso o suficiente para formar uma seita nova que reverenciava sauron?
Sauron já não tinha servos muito poderosos, ele usou tudo que tinha, o lider provavelmente seria um humano.
 
Sauron já não tinha servos muito poderosos, ele usou tudo que tinha, o lider provavelmente seria um humano.
Não tenho certeza quanto a isso, Morgoth caiu, mas sauron permaneceu na Terra Média, podia ser a história se repetindo de uma maneira muito, infinitesalmente menos poderosa.
 
Eu disso servos poderosos, seguidores ele tinha sim ( e muitos***).
EDITADO:*** orcs, homens do Leste, Haradrins, Umbar...
 
Existia essa tal seita secreta de culto a um líder, "injustiçado", que era Sauron. E isso é muito bem associável com os dias atuais, tanto é que essa época da Nova Sombra seria um mundo atual, que mostrasse o mal gerado por nós mesmos, ou homens, no caso de Gondor.

Para citar um exemplo bem comum nos dias atuais: em várias regiões do mundo existem seitas secretas e que fazem rituais diabólicos, as chamadas magias negras. Estes tem por objetivo e/ou líder alguma sede de vingança de algo que seus antepassados não conseguiram fazer/finalizar no passado. Sendo assim, os seguidores de Sauron na Terra-média que são narrados tendo "sede" no reino onde este destriuiu seu líder. Isso é, os seguidores habitam um reino, Gondor, que seu rei foi Aragorn, que por sua vez "destruiu" Sauron. É tipo de abrigar os inimigos na sua casa, como os EUA que abrigavam terroristas e tal...

Enfim, Tolkien escreveu algo atual e comum nos dias de hoje e futuros, pois sempre haverá aqueles que se achem injustiçados e que não tiveram oportunidades para tal coisa. Estes ainda querem que o Mal exista, afinal de contas, nunca o mal será exterminado, vice versa.
 
Peregrino disse:
Pandatur Parmandil disse:
E a parte "para or contra todo o povo (...)", creio que o correto seja "para se opor contra todo o povo (...)". Também verei se confirmo isso depois.
o "or" poderia ser ir tb, o que não afeta a frase que vc formulou :
Verdade, deve ser "ir" mesmo.

Peregrino disse:
Mas vc não acredita que do reino de Sauron poderia ter sobrevivido um espírito negro e poderoso o suficiente para formar uma seita nova que reverenciava sauron?
Creio que não, Peregrino. Na minha opinião se havia alguém por trás disso seriam humanos mesmo, no máximo algum descendente de um Numenoreano negro, ou quem sabe até mesmo um.
 
Pois ninguem ao meu ver (me corrijam se eu estiver enganada), sabe onde fora parar todos os aliados de Sauron e mais ainda como Gandalfa e quase todos os sábios falaram o mundo não teria equilibrio se o mal não existisse, assim como não poderia haver o bem absoluto.Portanto é de se esperar que realmente um espirito maligno tenha sobrevivido mas não que este provenha do próprio Sauron mas sim de um mal existente há muito tempo no mundo.
 
Só um observação:

Vocês falam muito de espiritos maligno, espírito negro...

Na obra do professor o poder do mal e do bem eram relativamente proporcionais.
ex:
Valar x Melkor
Noldor, Sindar e Homens x Dragão, Balrogs...
Homens e Elfos x Sauron e Um Anel
Homens mais fracos e poucos elfos x Sauron sem o Um Anel

Seguindo esse raciocinio o inimigo na quarta era não seriam um Maia ou alguem de grande poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo