• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Importancia da religião dentro da sociedade

>> Tatá << disse:
Vela disse:
A título de curiosidade:

Gramaticalmente/etimologicamente, "católico" significa "infalível". E "ciência" significa "saber".

Um pretende ser infalível; o outro, saber tudo. E nós, no meio, deduzindo cada qual seu caminho.

Católico quer dizer universal

A palavra "católico" quer dizer "universal", vem do grego katholikos. Catolicismo romano já é por si só uma contradição. John Gerstner escreveu: "...rigorosamente falando, católica romana é uma contradição de termos. Católico significa universal; romano significa particular".
 
Exatamente!!! O motivo pelo qual se colocou o nome "romano" foi apenas diferenciar da "ortodoxa", depois da cisao da igreja... Mas o nome realmente ao pé da letra causa contradição...
 
Eu falei da igreja catolica pq é a maior e a que movimenta mais dinhero, e ainda talvez seja a maior fortuna do mundo.

Minha mãe praticamente vive na igreja, por isso conheço-a bem. Sem duvidas a igreja ajuda muitas pessoas necessitadas, mas nem ela foje da corrupção ou do maior mal do homem: a ganancia. E como bispos e padres são homens....

Teoria sobre satanismo: Todo satanico é cristão e todo cristão é satanico. Onde satam foi "mencionado" pela primera vez? Na bíblia. Para ser satanico precisa acreditar na bíblia. Para acreditar na bíblia, teoricamente precisa ser cristão.

O que pega mesmo é ser pagão, e humanista. Acreditar somente em si mesmo e em seu potencial. Falo isso mas acredito em deus :mrgreen:
 
Cuidado ao usar o termo "pagão". Tecnicamente, pagão significa "camponês" (me corrijam denovo se eu errar denovo), mas os que seguem o antigo panteão celta reivindicam esse termo. Logo, ao mencionar pagão, vc pode atingí-los (e eles são muitos, atualmente - independentemente da sinceridade ou profundidade).

E acreditar em si mesmo e em seu potencial não tem relações com o paganismo.

Existe uma linha de pensadores/místicos que dizem que o homem é Deus. Devemos nos ver cada um como um próprio Deus, e com todos os atributos que se atribui ao termo, e que esse é o único Deus que pode existir: o Homem. O maior problema que eles enfrentam com essa definição é que suas portas estão sempre cheias de garotinhos mimados querendo aprender a soltar bolas de fogo. Patético.
 
Seria uma sociedade sem vícios, sem fraqueza, chata. A felicidade franciscana tomaria conta disso! Eu odiaria..

Bem... ai realmente eu nem comento!!! Se felicidade eh ruim?! Agradeça por viver nesse mundo atual, cheio de violência, insegurança... se vc consegue gostar disso...

Pra mim não faz sentido, já perdi a perspecitva de Deus e nem por isso falta amor e acredito que tmabém não faltaria ao mundo se a imagem divina caísse.

Seu coração está fechado pra Deus, mas nem por isso vc deixou de ser filho dEle! Deus nao pune por vc nao querer saber dEle, Ele te ama mesmo sem vc amá-lo, por isso q Ele eh amor! Pra vc nao faz falta? Espero q um dia faça... e pro mundo... o mundo já está o bastante sem Deus.
 
>>Tatá<< disse:
sou católica e conheço muita coisa dentro da Igreja da qual faço parte, e posso te garantir que esta Igreja sustenta muitas instituições do tipo creches, orfanatos, asilos, escolas...
A Igreja mesmo não sustenta. Quem sustenta são os fiéis que doam dinheiro para a Igreja. Se a Igreja Católica quisesse mesmo fazer alguma coisa pelo mundo, poderia ter feito. Todo mundo sabe que ela tá cheia de dinheiro...
Aliás, até onde eu sei (e, pelo menos por aqui), a igreja católica usa seu nome nessas pastorais e coisas do tipo. Quem leva mesmo adiante são os fiéis, ou até mesmo não-fiéis (tenho um professor que não acredita em Deus e o considera uma forma de manipulação e mesmo assim faz parte de pastorais).

Cuidado ao usar o termo "pagão". Tecnicamente, pagão significa "camponês" (me corrijam denovo se eu errar denovo), mas os que seguem o antigo panteão celta reivindicam esse termo. Logo, ao mencionar pagão, vc pode atingí-los (e eles são muitos, atualmente - independentemente da sinceridade ou profundidade).
Seria Wicca? Outro dia eu fui procurar por wicca na internet e encontrei exatamente isso: Wicca, a religião pagã. É uma religião, do meu ponto de vista, muito interessante, até onde eu pude ler sobre eles e estão crescendo muito ao redor do mundo...
Citação:

Seria uma sociedade sem vícios, sem fraqueza, chata. A felicidade franciscana tomaria conta disso! Eu odiaria..



Bem... ai realmente eu nem comento!!! Se felicidade eh ruim?! Agradeça por viver nesse mundo atual, cheio de violência, insegurança... se vc consegue gostar disso...
Essa "felicidade franciscana" é tão impossível e bate de frente com a natureza humana, que é melhor pensar em algum tipo de felicidade com esses vícios e fraquezas...
 
Sim, seria a Wicca. Eu preferi não usar esse nome a princípio, porque há muita polêmica a respeito. Wicca existe há menos de 100 anos, mas é baseada numa religião que existe há milhares (mais antiga que o cristianismo) - a Celta. Dizer que Wicca é a religião pagã é falso, mas dizer que Wicca é uma religião pagã é verdadeiro. Logo, eles têm seu direito ao termo "pagão".
 
Sim, seria a Wicca. Eu preferi não usar esse nome a princípio, porque há muita polêmica a respeito. Wicca existe há menos de 100 anos, mas é baseada numa religião que existe há milhares (mais antiga que o cristianismo) - a Celta. Dizer que Wicca é a religião pagã é falso, mas dizer que Wicca é uma religião pagã é verdadeiro. Logo, eles têm seu direito ao termo "pagão".

wicca naum eh uma religião, na verdade, quem inventou isso de wicca ser uma religião foram os americanoszinhos idiotas que acharam que podiam soltar bola de fogo... como o vela disse, caso eles fisessem alguns rituais ou traduzido algumas runas celticas.
mas na verdade wiccas eram as mulheres celtas, praticantes de magia branca, e os druidas são os homens celtas praticantes de magia branca, se alguém quiser saber alguma coisa sobre bruxaria ou mais especificamente a magia branca, leia sobre celtas, e naum livros sobre wiccas, eles geralmente usam a sua ignorância para leva-los para o lado negro... isso eh verdade, jah li muitos livros quando eu cai nesta modinha de wicca, e depois que amadureci este meu lado espiritual eu vi que a bruxaria contemporânea naum tem nada de magia branca. uma prova disso, eh que os bruxos contemporâneos, comemoram o sabbats.

eu digo que sou wicca, mas eh apenas para naum dizer que sou druida e as pessoas falarem "o que é isso?"

um livro interessante que fala sobre isso, é "celta o livro dos mortos"

alguém aqui conhece a religião wecca?
 
Eli Nerwen disse:
>>Tatá<< disse:
sou católica e conheço muita coisa dentro da Igreja da qual faço parte, e posso te garantir que esta Igreja sustenta muitas instituições do tipo creches, orfanatos, asilos, escolas...
A Igreja mesmo não sustenta. Quem sustenta são os fiéis que doam dinheiro para a Igreja. Se a Igreja Católica quisesse mesmo fazer alguma coisa pelo mundo, poderia ter feito. Todo mundo sabe que ela tá cheia de dinheiro...
Aliás, até onde eu sei (e, pelo menos por aqui), a igreja católica usa seu nome nessas pastorais e coisas do tipo. Quem leva mesmo adiante são os fiéis, ou até mesmo não-fiéis (tenho um professor que não acredita em Deus e o considera uma forma de manipulação e mesmo assim faz parte de pastorais).


Citação:

Seria uma sociedade sem vícios, sem fraqueza, chata. A felicidade franciscana tomaria conta disso! Eu odiaria..



Bem... ai realmente eu nem comento!!! Se felicidade eh ruim?! Agradeça por viver nesse mundo atual, cheio de violência, insegurança... se vc consegue gostar disso...
Essa "felicidade franciscana" é tão impossível e bate de frente com a natureza humana, que é melhor pensar em algum tipo de felicidade com esses vícios e fraquezas...


Ok.. pode ser uma utopia.. mas daí a achar q seria ruim eh demais!! Sabemos q o mundo não pode ser perfeito, mas buscando a perfeição podemos pelo menos melhorá-lo um pouco! Católico não é alienado tb não! hehehehehehehe



Respondendo a primeira... O que vc acha que é a Igreja Católica?! A Igreja são os fiés que dela participam! E as pastorais são compostas por esses fiés logicamente, pode ser que tenha tb alguns não-fiés como vc citou, mas são raros. E a Igreja é sustentada pelos fiéis sim, logicamente. E tem dinheiro? Rapaz.. acho q sim, mas vc não sabe o q eles fazem com o dinheiro q recebem! Eu sei de mtas coisas, e são boas coisas. Claro q, como todos nós, padres, bispos e etc tb estão sujeitos a erros, e mtos são corruptos sim, fazer o q?! Mas mtos não são!
 
>> Tatá << disse:
Seria uma sociedade sem vícios, sem fraqueza, chata. A felicidade franciscana tomaria conta disso! Eu odiaria..

Bem... ai realmente eu nem comento!!! Se felicidade eh ruim?! Agradeça por viver nesse mundo atual, cheio de violência, insegurança... se vc consegue gostar disso...

Eu não disse que felicidade, no sentido geral, era ruim, disse que a felicidade franciscana é ruim, e p/ mim. É uma questão de gosto, eu não me habituaria àquilo e nem me sentiria feliz, o paradoxo da infeliz felicidade..

Pra mim não faz sentido, já perdi a perspecitva de Deus e nem por isso falta amor e acredito que tmabém não faltaria ao mundo se a imagem divina caísse.

Seu coração está fechado pra Deus, mas nem por isso vc deixou de ser filho dEle! Deus nao pune por vc nao querer saber dEle, Ele te ama mesmo sem vc amá-lo, por isso q Ele eh amor! Pra vc nao faz falta? Espero q um dia faça... e pro mundo... o mundo já está o bastante sem Deus.

E isso não há o que discutir, questão de crença, não vai adiantar nada eu negar tudo o que vc disse.
 
k!&& me disse:
wicca naum eh uma religião, na verdade, quem inventou isso de wicca ser uma religião foram os americanoszinhos idiotas que acharam que podiam soltar bola de fogo... como o vela disse, caso eles fisessem alguns rituais ou traduzido algumas runas celticas.
mas na verdade wiccas eram as mulheres celtas, praticantes de magia branca, e os druidas são os homens celtas praticantes de magia branca, se alguém quiser saber alguma coisa sobre bruxaria ou mais especificamente a magia branca, leia sobre celtas, e naum livros sobre wiccas, eles geralmente usam a sua ignorância para leva-los para o lado negro... isso eh verdade, jah li muitos livros quando eu cai nesta modinha de wicca, e depois que amadureci este meu lado espiritual eu vi que a bruxaria contemporânea naum tem nada de magia branca. uma prova disso, eh que os bruxos contemporâneos, comemoram o sabbats.

eu digo que sou wicca, mas eh apenas para naum dizer que sou druida e as pessoas falarem "o que é isso?"

um livro interessante que fala sobre isso, é "celta o livro dos mortos"

alguém aqui conhece a religião wecca?
Já faz bastante tempo que eu to tentando achar um site legal que tente me explicar alguma coisa sobre wicca. Quanto ao lance do dos druidas, uma vez eu tinha mesmo lido alguma coisa numa revista sobre uma religião celta e druidesas(lá apresentava o feminino de druidas como druidesas...) e eu achei muito interessante, pensei em me tornar uma, mas nunca mais achei informações sobre isso. Daí uma amiga minha disse que tanto fazia religião celta, wicca...era tudo igual e eu comecei a procurar coisas sobre wicca, que é mais divulgada; o meu único medo é que essa não fosse magia branca...
Mas, você sabe de algum site bom sobre esse assunto? Eu não acho nada que preste e tô totalmente sem grana pra comprar um livro...
 
bem, tenho que discordar um pouco do k!&& me. Wicca É sim uma religião, que usa também a denominação de neo-paganismo. Os pagãos antigos cultuavam um Dei Pater, ou Deus-Pai, que eles não gostavam de nomear, mas que era conhecido por Baal ou Cernunnos. Ele tinha uma contra-parte feminina, De-Mater (ou Deusa-Mãe, ou Dana). A diferença é que o neo-paganismo cultua em primeiro lugar a Dé-Mater, que tem Cernunnos por consorte.
A Magia é uma coisa à parte, e essa coisa de "livros de Wicca levam pro lado negro" me soou meio Yoda.
Não sei se me seria permitido fazer maiores esclarecimentos, serei cauteloso à medida do possível:
A Magia, também chamada Sanctum Regnum (ou "Reino de Deus", ou "Grande Obra", ou "A Sagrada Arte", etc) não tem cor, nem rótulo, nem cheiro. Não existe magia vermelha, azul, rosa, cor-de-burro-quando-foge, roxo com bolinhas verdes e listas bege, etc. Existe magia com ética e magia sem ética - e a isso chamamos, por razões associativas, magia "branca" e "negra", respectivamente. E magia não é soltar bola de fogo, nem raios pelas mãos. Magia é interferir no plano físico através do plano espiritual. Logo, uma oração é uma magia, de um determinado ponto de vista - o que leva rapidamente ao raciocínio de que as práticas religiosas (de todas as religiões) são mágicas, deste ponto de vista (ou seja, ignorando o conceito estereotipado/hollywood da palavra "magia").
Existe um princípio de que é impossível causar o mal através do plano espiritual. Ou antes, é impossível causar o que você acredita que é o mal. Por quê? Porque tudo tem uma origem, um meio, e um fim. A origem é a pessoa que está criando a causa (não gosto de dizer "fazendo magia", soa muito RPG), o fim é a pessoa que é alvo dessa causa, ou seja, a consequência. Mas qual o meio? Oras, já foi definido: o plano espiritual. Um meio cósmico, por assim dizer; celeste. Parece óbvio - e parecerá ainda mais óbvio para os cristãos - que esse meio celestial não permita a passagem/transmissão de nada que seja "mal". Mas o que é "mal" para uma pessoa não é "mal" para outra; é relativo. Logo, como poderia haver distinção? Simples: a distinção é feita por você mesmo, antes mesmo de criar a causa. Você acredita que aquilo é o mal, logo essa informação vai junto com o efeito que você quer criar. É como se você rotulasse "maldade" no pacote que você está mandando - e aí o pacote não chega. Se você acreditar piamente que aquilo que você está tentando causar é o bem, vai dar certo. Por isso as religiões estão sempre desesperadamente preocupadas com a moral e a ética: precisamos fazer os habilidosos saberem o que é o mal para nós, pois assim eles mesmos se bloquearão.

Surge quase imediatamente uma pergunta: se não é possível utilizar o meio espiritual (a.k.a. magia) para causar o mal, como pode existir magia negra?
Bem, magia negra (magia sem ética) não é dita "sem ética" só por querer causar o mal. Frequentemente, se quer causar o bem, mas sem respeitar o meio. Por exemplo, você quer que dois amigos façam as pazes. Para isso, você tenta um ritual esquisito, matando uma galinha preta. Isso é magia negra, porque a coitada da galinha não tem culpa de ter as penas escuras, e não merece morrer por causa de uma briguinha de dois amigos seus. Isso é anti-ético de quase qualquer ponto de vista. Ou você acredita que passar numa universidade americana é o bem para determinada pessoa - mesmo que essa pessoa não queira morar nos EUA. Nesse ponto, você acredita estar fazendo o bem, mas estaria agredindo a vontade da pessoa.

Por isso é recomendável só fazer uso do Sanctum Regnum (seja através de reza, círculo de oração, grupo ritualístico, sabbat, ou qualquer religião - já que está na base de todas) quando se está de acordo com a vontade da pessoa por quem agimos, e nós mesmos também acreditamos ser o bem, sem que o processo cause mal a qualquer um. Já dizem os Wiccans: "faça o que quiser, desde que ninguém seja prejudicado". Isso os caracteriza como magia branca, não?
 
bem axu que religião eh uma coisa complexa, ainda mais quando ela naum tem dogmas, e axu que eu naum deveria ter dado uma opinião como dei... entaum pesso que desconssiderem
 
Esclarecedor, Vela...
Mas ainda não sei de um site onde tenham mais informações sobre wicca, druidas e afins. Deve existir um...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo