• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

2 perguntinhas...

Pessoal,

Sei que são perguntas básicas, mas são faceis de responder...é só para reviver a memoria...

- O que Frodo diz quando a Luz de Earendil acende em sua mao na toca da Laracna?!

- O que significa "Grond"?! (aquele troço que derruba os portoes de Minas Tirith).
Obrigado.

ate mais...
 
Frodo diz "Aiya Eärendil Elenion Ancalima!" (Salve, Eärendil, a mais brilhante das estrelas).

Não sei se há um significado para Grond, mas o fato é que o aríete de Mordor usado para derrubar o portão de Minas Tirith foi nomeado assim em homenagem a "Grond, o Martelo do Submundo", a terrível arma usada por Morgoth na Primeira Era. Se não me engano, Grond significa "club" (algo como porrete).
 
Panda disse:
Frodo diz "Aiya Eärendil Elenion Ancalima!" (Salve, Eärendil, a mais brilhante das estrelas).

Vale lembrar que quando ele fala isso, é inconsientemente, pois ele não sabia falar o idioma élfico, então foi por um impluso, tanto é que ele não fala normalmente, mas sim num ato de empolgação e superação: numa vontade de querer sair dali, de ganhar...
 
Sim Sr. Cachopardo...isso fica bem nitido quando ele diz...

E em relação ao Grond, eu imaginava que tivesse algo ligado a Morgoth, mas não me lembrava... :)

valeu!!

ate mais...
 
Sr. Cachopardo disse:
Panda disse:
Frodo diz "Aiya Eärendil Elenion Ancalima!" (Salve, Eärendil, a mais brilhante das estrelas).

Vale lembrar que quando ele fala isso, é inconsientemente, pois ele não sabia falar o idioma élfico, então foi por um impluso, tanto é que ele não fala normalmente, mas sim num ato de empolgação e superação: numa vontade de querer sair dali, de ganhar...

Frodo sabia sim.

"Aqui está um estudioso da Língua Antiga. Bilbo foi um bom mestre."

São palavras de Gildor Inglorion se referindo a Frodo.

Mas sim, quando Frodo grita na Toca de Laracna, fora como se outra voz dissesse as palavras por ele. Ele não dissera aquilo intencionalmente.
 
Só para encher um pouco de lingüiça neste tópico:
A frase em quenya Aiya Eärendil Elenion Ancalima" teve como fonte duas linhas do poema anglo-saxão Crist:
éala! éarendel engla beorhtast ofer middangeard monnum sended.
Algo como:
Salve, Earendel, mais brilhante dos anjos
Enviados aos homens sobre a Terra-Média.
 
Não em homenagem a Morgoth, mas sim ao seu Martelo, o responsável pela queda de Finglofin. Em "O Retorno do Rei", página 93, temos:
"Grandes máquinas se arrastavam através do campo, e no meio havia um enorme aríete.(...) Chamavam-no Grond, em memória do Martelo do Mundo Subterrâneo de outrora. Grandes animais o puxavam, (...)".
 
No Glossário do Silma, o ter usado no original é mace "maça". "Martelo do Mundo Subterrâneo" seria um título dela, talvez devido ao barulho que fazia quando Morgoth acertava algo com ela.
 
É basicamente a mesma coisa, mas "maça" seria uma tradução mais exata. "Clava" em inglês geralmente é club.
 
-Frodo evoca Eärendil para que aluz brilhe mais forte
-Grond era o nome da massa de Morgoth usada na luta contra Fingolfin :mrgreen:
 
Um monte de gente respondeu ä mesma pergunta!

Vocês estão a fim de floodar hein! :mrgreen:

Felagund, acho que não tem diferença. :wink:
 
Se tem diferença eu não sei, pois de Quenya não manjo quase nada. Só sei que no livro está "Elenion Ancalima".
 
-Felagund- disse:
Aiya Eärendil Elenion Ancalima!
panda, to aprendendo quenya agora mas essa frase ñ devia ser:"aiya Eärendil Ancalima elenion"?

Não necessariamente. A ordem do genitivo é um tanto livre em quenya. Nesse caso em particular, Tolkien escolheu colocá-lo antes do adjetivo superlativo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo