• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova DB

3D&T é um exelente sistema para iniciantes!
Milhares de RPGistas começaram com ele.
E a DB não ta exelente, mas como dise o Barlach, ta achando o rumo...
 
Conan disse:
Po, ai eu ja acho meio que um preconceito... Eu acho o sistema de vampiro uma merda, mas tem gente que gosta... Eles tem de ser pelo menos um pouco imparcias( coisa que eles não são)

Acontece que o próprio sistema 3D&T não é imparcial. O sistema é um lixo, e as coisas que escrevem para ele também.
Sim, pode até ser bom para principiantes, mas apenas para introduzí-los ao mundo do RPG. Sugiro que mudem logo para um sistema de verdade. Ele não é bom o bastante para merecer meia página de uma revista.
Não há exatamente um problema muito grave com o fato deles fazerem coisas para 3D&T, o maior problema nisso é que eles não fazem matérias para outros sistemas que podem ser muito mais interessantes. Eu, por exemplo, nunca vi algo na Dragão Brasil sobre Coda. Se vi, nem me lembro, deveria ser algo muito insignificante. Eles se mantém muito presos aos sistemas, não exploram novos campos.
Acho ridículo eles utilizarem meia página para falar sobre 3D&T e não usarem nem mesmo um parágrafo para falar sobre Coda, ou Tagmar, ou qualquer outra coisa. Eles poderiam muito bem tentar divulgar sistemas menos conhecidos, fazer matérias interessantes sobre algo que não seja apenas D&D, 3D&T, Storyteller, GURPS e afins. Poderiam também fazer mais matérias que não envolvessem sistema algum, mas que pudessem ser adaptadas. Mais matérias sobre coisas realmente interessantes, e não essas porcarias que eles lançam todo mês, mal redigidas e falando sobre coisas bestas.


Além do mais, o 3D&T não foi inventado com o intuito de ser "bom para principiantes". Eles realmente acham aquilo um bom sistema. Li uma reportagem escrita por aquele tal de Saladino falando sobre isso, e o cara achava que o sistema era mesmo bom, que dava liberdade para a criação, que incentivava a interpretação.
Incentiva nada.
Aquele sistema não presta. E não é preconceito meu, mesmo porque eu conheço bem este sistema. Não gosto de Vampiros também, por exemplo, mas respeito-o. Já o 3D&T não consigo nem respeitar. É estúpido demais.
 
Messiah disse:
Ele não é bom o bastante para merecer meia página de uma revista.
Não há exatamente um problema muito grave com o fato deles fazerem coisas para 3D&T, o maior problema nisso é que eles não fazem matérias para outros sistemas que podem ser muito mais interessantes. Eu, por exemplo, nunca vi algo na Dragão Brasil sobre Coda. Se vi, nem me lembro, deveria ser algo muito insignificante. Eles se mantém muito presos aos sistemas, não exploram novos campos.
Acho ridículo eles utilizarem meia página para falar sobre 3D&T e não usarem nem mesmo um parágrafo para falar sobre Coda, ou Tagmar, ou qualquer outra coisa. Eles poderiam muito bem tentar divulgar sistemas menos conhecidos, fazer matérias interessantes sobre algo que não seja apenas D&D, 3D&T, Storyteller, GURPS e afins. Poderiam também fazer mais matérias que não envolvessem sistema algum, mas que pudessem ser adaptadas. Mais matérias sobre coisas realmente interessantes, e não essas porcarias que eles lançam todo mês, mal redigidas e falando sobre coisas bestas.

E é neste ponto que eu concordo plenamente com vc e é por isto que eu acho um absurdo alguem declara que a DB é uma boa revista de rpg quando rpg cobre uma area( ate mesmo fora de sistemas, como literatura fantastica só como um exemplo) bem maior do que a explorada por eles. Tipo, eu por exemplo jogo CoC( Call of Cthulhu) e até entendo que tal sistema praticamente inexiste por aqui... Mas isto em grande parte porque eles não estão nem um pouco preucupados em criar e informar um bom publico de RPG... Jabá! Jabá puro! Praticamente o que não for de dominio deles ou seja modinha no Brasil( tipo manga) não é do interesse deles! Fraca é apelido para a DB! Até tem matérias boas, mas o potencial do universo de RPG é muito maior!
 
Eu acho que todo mundo sabe reclamar, mas fazer alguma coisa melhor, ninguem se presta.
naum vejo as coisas desse ponto. A db esta sendo usada como um meio de propaganda para apenas os sistemas e suplementos criados pelos integrantes da db!!!!!!!! isso foge completamente de uma coisa decente....

nao0 foi por falta de vontade de ajudar a criar algo melhor que muitos ja mandaram cartas com sugestoes para a db! mas naum eh do interesse deles mudar pois afinal saum eles que taum lucrando....
 
Dyeison disse:
Eu acho que todo mundo sabe reclamar, mas fazer alguma coisa melhor, ninguem se presta.

Muitas vezes nao é possivel fazer algo, que vc nao esta gostando, por alguém. E também nem toda crítica é destrutiva, muitas vezes ela visa ajudar. Eu por exemplo nao gosto da DB e nem por isso vou fazer uma revista de rpg pra expressar meu desgosto. 8O
Se algum dia ela melhorar :lol: :silenced: eu elogio... :roll:
 
Dyeison disse:
Eu acho que todo mundo sabe reclamar, mas fazer alguma coisa melhor, ninguem se presta.

Discordo. Essa tua visão é muito comodista. Nós somos consumidores (em tese) da DB e, sendo assim, temos o direito de exigir um produto de qualidade, não aquela porcaria que sai todo mês.
 
Concordo, Skywalker.

O que podems fazer para mudar a revista? Enviar sugestões e reclamações. E eles não vão mudar. A revista vende bem do jeito que é.
 
Eu acho que o 3D&T matou a DB. Eu tenho desde o número 1 até o número... bom, até o 3D&T. Era uma boa revista, com bons artigos, bem intencionada pelo menos, mas começou a legislar em causa própria e ferrou tudo :|
 
Concordo plenamente com o Deriel. Comecei a ler a DB na edição 20 (a saudosa adaptação dos Swat Kats para GURPS...) e, "coincidentemente", o índice de matérias interessantes e, consequentemente, úteis, caiu vertiginosamente depois que o 3D&T foi lançado.
Coincidência?
Creio que não.

Concordo que esse sistema tem seu valor como "introdutor ao mundo do RPG", mas creio que isso já foi longe demais... A exaltação desse sistema e o exceço de "apreço" dedicado a ele é deveras irritante e, por que não dizer...? DECEPCIONANTE.

Creio que o Daemon, da editora homônima, do Marcelo Del Debbio, funciona muito bem e é simples o bastante para ser ensinado a iniciantes (inclusive possui vários modos de simular os d10 necessários e nem sempre fáceis de se conseguir...).
Porém, não é devidamente reconhecido nem valorizado. A DB, de certa forma, acaba manipulando o público iniciante. Apesar de divulgar (mal e porcamente), por exemplo, o trabalho da Daemon, exalta TANTO seus próprios feitos que acaba por ofuscar outros sistemas, editoras e livros.
 
Nós precisávamos mesmo é de novas revistas sobre RPG no mercado. Eu, por exemplo, só conheço a DB. É a única que se encontra facilmente por aí, ao menos.
O mercado do RPG é muito monopolizado. A DB, a Devir, essas coisas de sempre... E as outras editoras? E os outros sistemas? E o pessoal que joga Daemon? O público RPGista (ou pelo menos eu) já está farto de ser bombardeado com as mesmas coisas de sempre. Eu quero é algo novo, algo diferente. Algo... BOM. Não quero comprar todo mês uma revista de merda que só saiba lançar adptações de mil coisas para GURPS e D&D. Eu posso adaptar por mim mesmo. Não quero comprar uma revista que fique criando suas próprias aventuras e mundos vagabundos, eu posso criar por mim mesmo.

A DB precisa é de vergonha na cara. Marqueteiros desgraçados.
 
Bom, Messiah.... o que você sugere, então?!
O que você lançaria em uma revista SUA de RPG???

Criticar sem sugerir nada de novo/útil é fácil demais....
 
Meu ponto é o seguinte: com certeza a maioria de vocês não pega numa DB a algum tempo.

O 3D&T praticamente sumiu da revista, coisa que eu agradeço muito, porque eu também não gosto de 3D&T. Eu não acredito nessa de RPG pra iniciante, mesmo porque eu aprendi a jogar com Vampiro, que muita gente diz que é o menos recomendável pra iniciante.

Hoje a DB é uma revista que quase só fala de D20, coisa que faz muito sentido, considerando que esse é o sistema mais jogado do mundo. Eu vi um cara aí pedindo Tagmar na revista! Qual seria o sentido disso? Ninguém mais joga esses jogos, tirando uns sobreviventes de 10 anos atrás. Hoje o público quer D20 e é isso que a DB tá dando.

Eu concordo que a DB gasta muito espaço com regras e resenhas e que ela já foi melhor, mas a impressão que fica é que, pra muita gente, a DB é um lixo até que se prove o contrário...
 
MAs que muita gente começou com 3D&T, e joga ate hoje (sendo eu uma delas, mas que hje não quero 3D&T pintado de ouro).
E quantoa ser comodista, a DB é comercial, e tem que vender mais, por isso faz tanta coisa com D20, mas nessa ultima (108), eles colocaram coisa para Vampiro (Clube masquerade, ridiculo, mas ja é alguma coisa) e GURPS (agora eu me esqueci oque, mas que tinha, tinha).
E se elas não respondem a criticas, parem de lela, realmente sites muito melhores.
 
Meus caros, quanto à DB ser comercial, é lógico que ela tem de vender mais, mas eles exageram. Eu mesmo comprei o manual de 3D&T, algumas Holy Avengers e Tormentas há algum tempo, e digo que isso tudo, esses mundos e sistemas prórpios, são unicamente criados para vender (além de serem um lixo). Eles não querem apenas vender, eles querem deixar-nos presos à revista.

Não sei exatamente como seria uma boa revista sobre RPG, mesmo porque nunca vi uma. Mas sei que ela seria algo muito distante do que a DB é (ou era).
Ela não teria matérias sobre adaptações idiotas, por exemplo. Dei uma folheada em minhas velhas DBs e encontrei coisas omo uma adaptação da Lara Croft para GURPS, Storyteller e 3D&T. Eles vivem publicando coisas desse tipo. Agora, que pessoa que jogue estes sistemas não tem capacidade de fazer uma ficha dela? Eles poderiam utilizar este espaço para algo melhor.

A DB publica muita coisa que eles mesmos criam, como seus mundos e tal, mas tudo é uma porcaria. Nunca vi eles criarem algo que fosse realmente interessante.

Nenhum deles escreve bem. Muitas de suas matérias são muito mal redigidas.

A Holy Avenger é muito ruim. A história é estúpida e comum, extremamente sem graça. A Tormenta também, não tem nada de bom.


Se tivéssemos mais opções de revistas sobre RPG, talvez a DB melhorasse. Se não melhorasse, alguma outra tomaria seu trono.


Eles poderiam escrever algo sobre a história do RPG, contar sobre seus primórdios e evoluções. Falar sobre video-games de RPG de vez em quando. Expandir os temas. Falar sobre filmes, música, celebridades do RPG talvez. Falar coisas mais úteis sobre as novidades do mercado. Informar algo sobre sistemas menos conhecidos, nem que seja só por curiosidade. Nada de mundos ou sistemas próprios (a não ser que seja mesmo algo de qualidade). Mais espaço para os leitores mandarem cartas e discorrerem seus próprios assuntos, além de coisas curiosas e engraçadas (como as Lendas Lendárias). Poderiam fazer dissertações filosóficas sobre o RPG, por que não? E nada de adaptações idiotas.
Talvez isso tudo fizesse uma revista decente. Pelo menos uma muito melhor.


Os próprios assuntos discutidos aqui neste fórum também podem ser interessantes.
Sim, talvez eu saiba como fazer um boa revista de RPG.
 
Eu num axu a HA sem graça. É uma das poucas coisas descentes tem q tinha db. se vc acompanhou todas as edições vai achar legal. é divertido pelo menos.
 
Não acho. Acompanhei várias edições (uantas são, no total?) e achei muito ruim. Totalmente sem graça, história banal e podre, sem falar que eu não vou muito com o estilo do desenho. Aquela armadura do paladino é horrível, e a falta de vestes daquela maga peituda também. Esses caras têm pouco criatividade.
 
Vc acha ruim pq num acompanhou todas as edições e para ver a surpresa final. Tem coisas ruins mas tem muita coisa boa. É a única coisa q salva o pessoal da DB. Acha q o pessoalvai criar outra saga dessas meio-mangá para ganhar uns trocados a mais?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo