• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulheres

Shantideva

Adoro elfos ruivos!
Observo como as mulheres têm lugar secundário nas histórias de Tolkien(claro que existem algumas exceções, como Galadriel por exemplo), mas em geral elas são pouquíssimo citadas, tanto que irmãs, mães e esposas de grandes heróis muitas vezes nem nome tem. Claro que sei que Tolkien fez sua estória(pelo menos em termos temporais) em uma "idade média". Mas vocês acham que se ele tivesse escrito essas estórias nos dias de hoje(no caso final do século XX e começo do século XXI) em vez da primeira metade do século passado, as mulheres teriam, apesar da história se passar na idade média, mais papéis significativos? Vcs acham que a liberação feminina(principalmente a partir da écada de 70) teria o influenciado na composição das suas obras?
 
Sim, mulheres ou são importantes (e ganham destaque) ou não aparecem muito e não são muito destacadas.

Eu não consigo imaginar como seria o SdA escrito hoje, pois as coisas reais não são projetadas em outro tempo, pelo menos para mim, que imaginando assim terei de mudar outros fatores que vão se ligando, e por isos cada coisa tem seu tempo.

Isso talvez tenha a ver com o tema das histórias de Arda: a mitologia de Tolkien é uma mitologia que se desenrola por lutas, batalhas e conflitos. Se fosse uma mitologia mais pelo lado do 'romance romântico' haveriam mais mulheres...

Apesar de as mulheres serem poucas nas obras de Tolkien, das que aparecem são especiais para os fatos acontecerem. Elas são proporcionais para a medida dos contos, veja os casos de...

...Galadriel: o seu lado feminino e o lado de uma rainha élfica torna a história mais envolvente, é tipo para quebrar o clima e fazer com que a mulher ali seja importante. A beleza élfica ajuda nos fatos do capítulo "Espelho de Galadriel", no qual Frodo é vítima da tentação de Galadriel, pelo lado de cair na "magia" dela.

.... Fruta d'Ouro: esposa de Tom, ela tambem ajuda no desenvolvimento da história. Tom viver sozinho numa casa seria estranho, portanto um casal fica melhor, ainda mais sendo um casal enigmático. Tom é feliz, nós sabemos, mas Fruta parece ser mais ainda, ela parece ser uma boba alegre que convida os hobbits a ficarem mais descontraídos. Imagine um velho como Tom vivendo 'sozinho' no meio da floresta ?
 
Pode até ser que se Tolkien tivesse escrito suas estórias nos dias de hoje as mulheres teriam um papel diferente .... Mas não acredito que seria uma mudança drastica ,primeiro pq ficaria um pouco fora de contexto ,segundo pq existe outro aspecto ,tanto em SdA quanto no Simarllion Tolkien fala de guerras e conflitos ,e mesmo após a liberação feminina o numero de mulheres militares é muito inferior ao de homens .
 
Sr. Cachopardo disse:
...
Apesar de as mulheres serem poucas nas obras de Tolkien, das que aparecem são especiais para os fatos acontecerem...

...Galadriel: o seu lado feminino e o lado de uma rainha élfica torna a história mais envolvente, é tipo para quebrar o clima e fazer com que a mulher ali seja importante...

.... Fruta d'Ouro: esposa de Tom, ela tambem ajuda no desenvolvimento da história. Tom viver sozinho numa casa seria estranho, portanto um casal fica melhor, ainda mais sendo um casal enigmático...

São bons argumentos, mas isso não faz com que elas deixem de ser um personagem secundário naquela estória. Minha indagação principal é: se a estória tivesse sido escrita hoje, será que as mulhres teriam mais papéis principais no sentido de serem catalizadoras de acontecimentos?(como Éowyn foi na destruição do rei-Bruxo).
 
Shantideva disse:
São bons argumentos, mas isso não faz com que elas deixem de ser um personagem secundário naquela estória. Minha indagação principal é: se a estória tivesse sido escrita hoje, será que as mulhres teriam mais papéis principais no sentido de serem catalizadoras de acontecimentos?(como Éowyn foi na destruição do rei-Bruxo).

Não, para mim, se isso acontecesse o SdA não seria o SdA como nós conhecemos. Tolkien foi influênciado pelas guerras e pelo tempo que viveu, é impossível dizer se isto ou aquilo iria acontecer, pois isso segue a regra do 'E Se' que eu comentei a muito tempo, que não entra em detalhes...
 
O Deriel esses dias postou uma mensagem falando sobre o que é discutido nas listas e comunidades anglófonas e o comentário foi que a questão do "Machismo de Tolkien" é infimamente discutida.

Em geral nas aventuras épicas as personagens femininas são em número inferior, e na obra de Tolkien as personagens são poucas mas quase todas de vital importância. Varda, Luthien (ela que desafiou e fez Morgoth estremecer), Idril, Eowin, Elwing, Galadriel, Morwen, etc...

Até as que não aparecem nitidamente tem sua importância, pois sabemos que quem sustentava, cuidava da casa dos homens em periodos de guerra eram as suas mulheres.

O Enerdhil falou uma coisa certa, o pessoal adora discutir as qualidades de Arwen como mulher (elfa) e compara-la com Eowin e esquece que temos um mundo de heroínas, anti-heroínas, personagens fortes, etc...

A própria Eowin participa por um curto período da história, Arwen foi dita como um dos personagens centrais da trama pelo próprio professor, ele mesmo disse que não centraolizou mais o eixo em torno do amor de Aragorn e Arwen para dar um pouco mais de espaço aos Hobbits e sua aventura...

Resumindo as mulheres tem sim papel significativo na obra e pensar em Eowin como símbolo da mulher "lutadora" é um pensamento um tanto quanto machista.
 
nao acho que as mulheres tinham um papel secundario na obra...
muito pelo contrario, as mulheres eram respeitadas, logico que isso acontecia mais entre o povo elfico...
mas pegue como exemplo Ewin, ela foi uma das humanas com mais destaque em toda Terra-Media, nao so por ter derrotado o nazgul, mas por ter levado seu povo ate o Abismo de Helm, e se o povo a seguiu isso mostra que ela era respeitada...
e teve ate mesmo mulheres que governaram Gondor (to sem o livro aqui, alguem lenbra o nome da primeira? era Tar alguma coisa)...
mas em relação de dar o nome de todas as mulheres, seria dificil...
na TM eles respeitavam as mulheres no sentido de que elas eram especiais...
notem que nao tinha mulher na Comitiva ou no Conselho de Elrond, pois para eles as mulheres deviam ser polpadas de tudo e de todo mal, preferiam mandar uma criança a Guerra do que uma mulher, nao por serem fracas, mas por serem especiais....
mas lembrem-se que Elbereth era a mais amada por todos e a mais lembrada, mesmo entre homens...
a raça feminina devia ser louvada respeitada e amada, e se possivel adorada...
era assim que se viam as mulheres, e ela tinham um papel importante na vida dos eldar e eldain...
os anoes choraram quando as mulheres diminuiram de numero emtre seu povo....


(NOS MULHERES SOMOS D+...HAHAHAHAHAHAHA....
 
GaLaDr|eL disse:
nao acho que as mulheres tinham um papel secundario na obra...
muito pelo contrario, as mulheres eram respeitadas, logico que isso acontecia mais entre o povo elfico...
mas pegue como exemplo Ewin, ela foi uma das humanas com mais destaque em toda Terra-Media, nao so por ter derrotado o nazgul, mas por ter levado seu povo ate o Abismo de Helm, e se o povo a seguiu isso mostra que ela era respeitada...
e teve ate mesmo mulheres que governaram Gondor (to sem o livro aqui, alguem lenbra o nome da primeira? era Tar alguma coisa)...
mas em relação de dar o nome de todas as mulheres, seria dificil...
na TM eles respeitavam as mulheres no sentido de que elas eram especiais...
notem que nao tinha mulher na Comitiva ou no Conselho de Elrond, pois para eles as mulheres deviam ser polpadas de tudo e de todo mal, preferiam mandar uma criança a Guerra do que uma mulher, nao por serem fracas, mas por serem especiais....
mas lembrem-se que Elbereth era a mais amada por todos e a mais lembrada, mesmo entre homens...
a raça feminina devia ser louvada respeitada e amada, e se possivel adorada...
era assim que se viam as mulheres, e ela tinham um papel importante na vida dos eldar e eldain...
os anoes choraram quando as mulheres diminuiram de numero emtre seu povo....


(NOS MULHERES SOMOS D+...HAHAHAHAHAHAHA....

Hum...

Uma vez meu professor de Sociologia me contou que num outro país (não vou falar qual pra não parecer que estou dano uma e anti-nacionalista... hehehe) ele foi abrir a porta pra uma mulher passar em sua frente. Bem, ela simplesmente lhe disse que era um preconceito fazer isso, pois se ela everia, pelo menos em teoria, ser igual a ele, o lugar seria dele. Ceder um lugar a alguém é como se vc estivesse acima esse alguém, mas por piedade ou misericória, coloca a pessoa em seu lugar.

Poupar uma mulher e ir a uma guerra é similar a izer que ela é fraca e não terá forças para enfrentar tal situação. Ou seja, isso é o mesmo que dizer que ela é in ferior.

Por mais que se dê algo e bom a uma mulher,se for por diferenciação, mesmo assim isso vai ser um pré-conceito.

Éowyn era uma exceção, veja que Théoden até mesmo se esqueceu e considerá-la como regente quano ele partia para a guerra. Háma é que teve e citá-la. Quano ela quis ir para as Sendas os Mortos, Aragorn a impediu, usando mais de uma desculpa diferente, o que significa que ele estava mentino mesmo ( :roll: )...

As mulheres são meio que secundárias na obra de Tolkien sim, mas eu não chego a ter raiva. Tolkien estava ambientado nisso, além e ler muito a Bíblia, e veja só, a Bíblia mal cita certas personalidades femininas.
 
Por mais que se dê algo e bom a uma mulher,se for por diferenciação, mesmo assim isso vai ser um pré-conceito.

Éowyn era uma exceção, veja que Théoden até mesmo se esqueceu e considerá-la como regente quano ele partia para a guerra. Háma é que teve e citá-la. Quano ela quis ir para as Sendas os Mortos, Aragorn a impediu, usando mais de uma desculpa diferente, o que significa que ele estava mentino mesmo ( )...

As mulheres são meio que secundárias na obra de Tolkien sim, mas eu não chego a ter raiva. Tolkien estava ambientado nisso, além e ler muito a Bíblia, e veja só, a Bíblia mal cita certas personalidades femininas.

Como já falei tem de se analisar a época em que a obra foi escrita...

Mas discordo totalmente de que as mulheres tem um aspecto secundário na obra... O problema é justamente esse: ficar analisando Eowin e Arwen e se esquecer de nomes como Luthien (que de certa forma "derrotou" Morgoth)...
 
as mulheres tiveram um papel muito importante...
Luthien (praticamente 'derrotou' Meor), Arwen (Nova descendencia a Gondor), Eowin (Derrotou o Rei dos Bruxos de Angmar, que mais vcs querem?), Galadriel (sem comenterios), Gilraen (quem realmente deu o empurrãozinho que Elessar precisava), Idril (sem ela teria Eärendi?), Celebrían (nao teria Undomiel sem ela)....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo