• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pq a mãe de Feanor morreu?

Como diz no silmarillion, depois no nascimento, ela foi consumida em corpo e em espirito, o q a deixou sem vontade de viver.
Aos poukinhos ela foi definhando, até seu espirito ir pra Mandos...
 
Pelo que eu entendi, quando os elfos têm filhos, eles passam parte do seu espírito pra ele. O problema é que na hora que Fëanor nasceu ele consumiu quase todo o espírito da mãe dele (Miriel?), e por isso que ela acabou definhando. É por isso também que ele é o elfo mais poderoso de todos.
 
Fëanor, desde seu nascimento estava deestinado a ser o maior dos elfos. Seu espirito era de força tal, que ao nascer, sua mãe teve seu espirito quase que totalmente consumado, para que Fëanor pudesse nascer.
Mesmo o nome Fëanor significa Espirito de fogo, em vista do enorme Poder de seu Fëa.
 
No Silmarillion: capítulo VI (De Feanor e da libertação de Melkor) diz o seguinte:

Professor disse:
Naquela época nasceu em Eldamar, na Casa do Rei em Tirion, no cume de Túna, o filho mais velho de Finwe, e o mais amado. Curunfinwë era seu nome, mas por sua mãe ele foi chamado de Fëanor, Espírito de Fogo; e assim é lembrado em todas as histórias dos noldor.
Míriel era o nome da sua mãe, que era chamada de Serindë, por sua extraordinária competência no tear e no bordado; pois suas mãos eram mais adequadas à delicadeza do que quaisquer outras entre os noldor. O amor de Finwë e Míriel era imenso e cheio de alegria, pois começara no Reino Abençoado nos Dias de Bem-aventurança. Entretanto, ao dar à luz seu filho, Míriel foi consumida em corpo e espírito; e, depois do nascimento da criança, ela ansiava por se livrar do esforço de viver. E, quando deu nome ao filho, disse ela a Finwë: - Nunca mais terei filhos; pois as forças que teriam nutrido as forças de muitos foram todas para Fëanor.
(...)
-É mesmo uma infelicidade - disse Míriel -, e eu choraria, se não estivesse tão exausta. Mas não me culpe por isso, nem por nada que possa acontecer.
Ela foi então para os Jardins de Lórien, onde se deitou para dormir. No entanto, embora parecesse estar dormindo, seu espírito de fato deixou o seu corpo e passou em silêncio para os palácios de Mandos.
 
Então ela foi o primeiro elfo a morrer certo? Quando Mandos responde a Feanor dizendo qu ele não seria o primeiro elfo a morrer em Valinor, não se estaria a referir a Miriel?
 
Não, aí foi um erro de tradução ou de expressão. Ele quis dizer que seria o primeiro elfo a ser assassinado, ou seja, morto por alguém. Com certeza vários elfos já tinham morrido caindo de penhascos, atacados por algum animal ou coisa que o valha.
 
Peregrino disse:
Como diz no silmarillion, depois no nascimento, ela foi consumida em corpo e em espirito, o q a deixou sem vontade de viver.
Aos poukinhos ela foi definhando, até seu espirito ir pra Mandos...
isso tem alguma coisa haver com o destino de fëanor?
 
Não. mas, como esta escrito no texto, o poder q era pra ser dividido entre vários, foi destinado a apenas UM. Então, por hipótese, já dava pra imaginar q aquele elfo seria diferente...
 
Exatamente isso, ela deu todas as suas forças para Feanor, e quando naum aguentava mais foi para Lórien, e caiu num sono profundo e nunca mais acordou. :wink:
 
Legolas Greenleaf disse:
Não, aí foi um erro de tradução ou de expressão. Ele quis dizer que seria o primeiro elfo a ser assassinado, ou seja, morto por alguém. Com certeza vários elfos já tinham morrido caindo de penhascos, atacados por algum animal ou coisa que o valha.

Hum... será? Sem querer duvidar já duvidando, mas... ninguém tem esse trecho em inglês não, pra confirmar?
 
Saranel, no Silma original o Fëanor diz I shall be slain, e to slay significa matar de forma não natural, muitas vezes por violência.
 
Valeu Swan!^^

Pois é, é como meu professor diz: é melhor ler uma obra na língua que ela foi escrita. Traduções sempre dão problema... (o ruim é que ele quer que a gente aprenda grego pra ler Aristóteles...)
 
Pra mim parece que ela desistiu da vida como Luthien, a Lu(thien) pelo amor, ela pelo cansaço... Não considero uma morte, me parece mais um suicídio
 
As elfas consomem seu espírito ao dar luz. Por isso elas costumam ter apenas dois ou no máx três filhos (só Fëanor que teve energia p/ 7). E Fëanor possuia um espírito muito poderoso, por isso o espírito de Miriel foi tão "consumido".
 
O nascimento de Fëanor a [Míriel] desgastou muito e boa parte de suas forças foram passadas para ele. Logo, ela ficou muito cansada, e seu fëa quis descansar daquela vida indo para Mandos, assim separando- se do seu hröa que foi cuidado pelas servas de Estë .
Ela "morreu" voluntariamente, por assim dizer.
 
Aliás, a esposa de Fëanor devia ter um espírito forte também, pois pra ter sete filhos e passar um pouco da própria força pra cada um, continuando viva, não deve ser fácil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo