• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Zanza disse:
Opa, retornando ao fórum...

Bueno, estava lendo estes dias na internet algumas coisa sobre kung fu (só para variar :mrgreen: ) e me deparo com a seguinte afirmação: "Pratico kung fu a dois anos, estilo Boxe Chinês Kung Fu Wu Shu."

O cara ainda diz que o Bruce Lee fala muito deste "estilo" no filme "O Vôo do Dragão"...

Fiquei um pouco na dúvida quanto uma coisa, existe realmente um estilo que poderia se intitular "Boxe Chinês"? Pois vi em outro lugar que "San Tay" seria o tal... Além dele dizer que é um dos "poucos" estilos baseados no homem, o restante seriam os baseados em animais. Disse que o Sanshou é uma modalidade do San Tay, isto confere?

Sempre imaginei que todos os estilos seriam uma "espécie" de Boxe Chinês...

Não so imaginou, como esta certo né Zanza? ( bem vindo de volta :) )


Vc repara q a maioria das modalidade, estilos tem como sufixo Quan ( Kuen, Chuan etc) ? Pois é, esse sufixo significa em modo grosso, punho, socos, e derivados q por fim significa boxe. Por isso alguns chamam em portugues os nomes dos estilos com essa terminologia tb... Boxe da Garça, Boxe do Leopardo, Boxe do Bebado, Boxe de Buda e assim por diante. Então.. em termos simples, teoricos e por fim corretos: Sim! Todos os estilos de kung fu, são boxe chines.

O q acontece ai e um confusão ( talvez oportunua, não sei, mas vamos descobrir), de uma modalidade de luta e um estilo de kung fu.

Vajamos, o San Tay é um modalidade com regras prpria de combate, assim como o San Shou, ou combate Wu Shu e Kuo Shu. Então teoricamente todos os estilos podem participar de um combate com regras San Tay, então votamos ao principio q todos os estilos são boxe chines, certo?

Pois eh.. eu sei que existem academias, escolas q dizem q ensinam boxe chines, mas oq eles fazem e usar as regras da modalidade Sab Tay ( aparentemente sao as regras mais antigas de combate da china tb), para treinar lutas de contato, fora dos padroes tradicionais do kung fu, digamos q rola umas lutas estilo fullcontact com uns arremesos de jiu jitsu e umas compilaçoes de tecnicas de kung fu. Mas ate ai eles estao fazendo o bruto de todos os estilos de kung fu. Chutes, socos, arremesos e imobilizaçoes, aplicadas em combates sob as regras de San Tay.

Eu sinceramente não sei se é algo "valido" no sentido de oficial, ou alguem q se aproveitando de algo diferente criou algo em cima para ter oq ensinar e dar aula... etc.

Mas bem, talvez essa de "invenção" pode ate caber mais ao caso, por q e chato quando eles colocam informaçoes teoricas erradas para justificar oq eles chama de estilo.

Zanza, vc sabe como eu, q esse não é um dos únicos estilos baseados no homem, e tipo.. ele quase afirma q quase so esxitam estilos baseados em animais.

Sabemos q isso é quase um mito, q existem centanas de mais estilos baseados em filosofias, regioes, pensametos, familias e tecnicas especificas do q em animais.

Existe outra afirmação q fazem que é "quem pratica Boxe Chines - San Tay, esta preparado para lutar contra qualquer outro estilo". Então, isso é uma obviedade superstimada. Afinal, quem conhece um estilo q não prepara vc para lutar com outros estilos? Tipo.. e meio marketing usando informaçao comum para dar um toque sensacionalista para tornar o "estilo" unico e ter um diferencial...

Truque velho ne? hehehe... Mas todo mundo acredita, ate os professores dessas academias dizem isso como verdade absoluta.. ¬¬"


Mas bem, Bruce Lee falava muito de Boxe Chines sim, hahaha.. Mas ele se referia ao Kung Fu mesmo, nada de mais. Na verdade algumas pessoas chamam mais o Wing Chun de Boxe Chines do q os outros estilos, bem ate a faz sentido, pelo motivo deles usarem quas 90% dos punhos, e o boxe ocidental ser preso a esse conceito ne? A bem.. bruce lee praticava wing chun ne?


Hmm..todo misterios tem seus segredos revelados ne? Um hora ou outra...haha.. :mrgreen:
 
É Orc... O problema é que eu não sabia explicar o que era o San Tay, o nome não me era estranho mas quando li que se tratava de um "estilo", fiquei confuso... :mrgreen:

Não culpo o cara porque ele treina à dois anos, seria muito para alguém que procura se informar sobre o que está treinando, de onde vem o estilo, sua história e filosofia, mas como sabemos que a grande maioria só está praticando um esporte ou querendo dar porrada, não é de se admirar que saiba tão pouco do que está praticando... :|

Lembro que treinei, logo que entrei na academia, o "boxe chinês", na verdade era apenas um treino específico para lutar sanshou, wu shu ou kuo shu... Na camiseta tínhamos escrito "Lei Tai - Chinese Boxing". Mas nosso professor sempre nos disse que era treino para lutar em campeonato, nada mais que isso, que tudo faz parte do kung fu...

Mas alguns meses depois acabei me dedicando somente ao Garra de Águia, até porque os horários do treino ficaram ruins para mim...

Outra coisa que me assustei... Um cara que diz treinar Pá Kua e que aprende o estilo japonês de espada! 8O

Acabei associando ao Miao Dao, que discutimos tempos atrás... Mas na verdade só estou especulando, uma vez que ele não foi tão claro na sua colocação...
 
Zanza disse:
Outra coisa que me assustei... Um cara que diz treinar Pá Kua e que aprende o estilo japonês de espada! 8O

Acabei associando ao Miao Dao, que discutimos tempos atrás... Mas na verdade só estou especulando, uma vez que ele não foi tão claro na sua colocação...

A então, sobre o boxe chines ta resolvido. Esse lance do Pa Kwa ( pode- se falar Ba Gua), eu poderia ate ficar com a pulga atraz da orelha, veja assim, um cara q ensina Pa Kwa é um mestre competente de Kung Fu, Pa Kwa não é um estilo simples e convencional de kung fu, e bem complexo e filosofico. Então se ele treina na mesma academia, como um cara q ensina Pa Kwa pode cometer falhas na explicação do q seria o San Tay? Então ai temos algumas opçoes:

Ou esse cara ai esta falando por si, tipo ele pouco quiz saber oq era simplesmente aprende.

A academia comete o erro grave de não explicar direito certas coisas.

Ou rola uma picaretagem mesmo, o cara ensina um Full Contact fala q eh Boxe Chines e aprendeu alguma coisa de Pa Kwa em algum lugar e diz q ensina isso como apoio, oq na verdade devia ser o contrario.



Mas esse lance de espada japonesa, com ceteza não deve ser Miao Dao, qts estilos vc ja viu q ensinam aqui no Brasil o sabre chines? Então, possivelmente deve ser espada Japonesa mesmo, com alguma folosofia de q devem aprender tudo q possivel.. e bla bla bla.. bem pode ser uma salada absurda. E o problema e ainda ele ter citado Pa Kwa, um professor desse estilo q sabe ele de verdade nunca deixaria acontecer esses desetendimentos.
 
Opa, desculpe, não fui claro...

O cara de Pa Kwa não é o mesmo do Boxe Chinês... :mrgreen:

Estava vendo e ele disse que realmente é um estilo de espada japonesa, pelo que entendi um estilo de kendô ou kenjutsu....
 
Zanza disse:
Opa, desculpe, não fui claro...

O cara de Pa Kwa não é o mesmo do Boxe Chinês... :mrgreen:

Estava vendo e ele disse que realmente é um estilo de espada japonesa, pelo que entendi um estilo de kendô ou kenjutsu....

Oh.. :roll:


A mas a situação é a mesma ne? :mrgreen:


Sei la se um mestre q ensina Pa Kwa, oq ja é rassimo no brasil ia misturar com alguma tecnica japonesa de combate. Bem, não é um pecado tb ne? Nada impede de um professor saber duas artes diferentes, mas é complicado ensinar dentro do mesmo treino talvez. Bem, se ambas as artes seguirem o protocolo proprio, e o cara realmente souber as duas artes... tudo bem ne?

Mas na maioria das vezes nem é assim... e alguem q aprende as coisas e acaba jogando uma coisa em cima da outra pra tentar parecer q tem conteudo.. assim: :think:
 
Aproveitando que surgiu o assunto da miao dao, conheço um site muito interessante sobre espadas chinesas de várias dinastias diferentes (acho que todas) com várias informações históricas e técnicas, bem como imagens das espadas, inclusive uma das páginas lista as várias escolas de miao dao existentes. Como essa página tem alguns links para figuras de alguns dos manuais de miao dao e eu não tenho certeza se isso viola ou não as regras daqui, se alguém estiver interessado me comunique em pvt que eu passo o link.
 
Por falar em espadas, a capa da Made In Japan desse mes é sobre as katanas.
Eu li e vale a pena comprar a revista pq ta trazendo muita informação boa e nova.
 
Putz! Esse site é muito bom!

Tem muita coisa interessante, a evolução das espadas chinesas desde as primeiras dinastias...

Grande achado!! :clap:
 
Ei, Angelo, pode botar o link para o site sim, isso não e contra as regras não. Afinal, vc da dando credito por site, e não fazendo algo tipo pirataria...

Coloca ai...


A esqueci... quem curte armas, e baratas e a entrega garantida, bem o frete para outros estados pode quebrar hehe.. mas em sampa eu faço questao de fazer propaganda da AGS Kung Fu .

De kung fu tem todos os tipos de armas, ele mesmo q importa, e as q não tem se vc pedir ele faz! E um chines muito abilidoso, eu comprei la minha argola a Xi Gou, quando eu fazia forma com ela. Ele fez na minha medida ficou show.

Ele tem armas japonesas tb, mas vcs vão reparar que a especialidade dele é kung fu mesmo, para quem conhece poucas armas eu aconselho dar uma olhada na sessão de armas especiais... hehehe.
 
Uglúk, o link não abriu, não consegui visualizar...

Meu professor costuma fazer encomendas na Jugui. O site não é lá grandes coisas, mas eles tem uma variedade grande de equipamentos, uniformes e utensílios diversos...

Esta não é uma loja exclusiva de kung fu, tem de tudo, é voltada para artes marciais em geral. :wink:
 
A Jugui e veia de guerra... alem do mais ela e aqui do lado da minha casa, hehehe... Eu sempre dou um pulinho por lá. Mas eles dão preferewncia a professores... e bem... a AGS em se tratar de armas, é melhor q a Jugui, inclusive no preço...
 
Eu vi um filme antigo do Bruce Lee onde ele demostra os seus treinos. É mais como reportagem, mas mesmo assim maravilhoso.


Alguem ja viu aquela serie da Discovery sobre Artes MArcias?
 
Eu não cheguei a ver, no entanto um amigo meu estava gravando...

Aproveitando, alguém tem alguma idéia de quantos praticantes de artes marciais existem no país? Ou pelo menos da arte que cada um pratica?

Algum valor feito em alguma possível pesquisa... Se alguém souber...

Estou procurando levantar estes dados para poder fazer meu Trabalho de Conclusão na faculdade...
 
Aproveitando, alguém tem alguma idéia de quantos praticantes de artes marciais existem no país? Ou pelo menos da arte que cada um pratica?

Isso é quase impossivel de saber. Existem academias registradas e outras nao. O pior ainda é q existe varias artes marcias. Desde a capoeira até o Kung-fu.

Cara q tema mais ruim q vc pegou na sua faculdade em :tsc: ta lascado
 
Sarcasmo disse:
Aproveitando, alguém tem alguma idéia de quantos praticantes de artes marciais existem no país? Ou pelo menos da arte que cada um pratica?

Isso é quase impossivel de saber. Existem academias registradas e outras nao. O pior ainda é q existe varias artes marcias. Desde a capoeira até o Kung-fu.

Cara q tema mais ruim q vc pegou na sua faculdade em :tsc: ta lascado

Não.. tem estatisca disso sim, a q tem mais praticantes é o Kung Fu ( por incrivel q pareça ) 30 mil praticantes no país, seguido por Tae Kwon Do, Karate e Judo todos com aproximadamente 20 mil praticantes.

Uma curiosidade é que a arte marcial mais praticada no mundo, é o Tae Kown Do... cerca de 80% dos praticantes de arte marcial do mundo praticam Tae Kown Do.
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Sarcasmo disse:
Aproveitando, alguém tem alguma idéia de quantos praticantes de artes marciais existem no país? Ou pelo menos da arte que cada um pratica?

Isso é quase impossivel de saber. Existem academias registradas e outras nao. O pior ainda é q existe varias artes marcias. Desde a capoeira até o Kung-fu.

Cara q tema mais ruim q vc pegou na sua faculdade em :tsc: ta lascado

Não.. tem estatisca disso sim, a q tem mais praticantes é o Kung Fu ( por incrivel q pareça ) 30 mil praticantes no país, seguido por Tae Kwon Do, Karate e Judo todos com aproximadamente 20 mil praticantes.

Uma curiosidade é que a arte marcial mais praticada no mundo, é o Tae Kown Do... cerca de 80% dos praticantes de arte marcial do mundo praticam Tae Kown Do.


Isso so nas academias registradas........... mas onde vc achou essa informação, eu quero da uma olhada depois
 
Sarcasmo disse:
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Sarcasmo disse:
Aproveitando, alguém tem alguma idéia de quantos praticantes de artes marciais existem no país? Ou pelo menos da arte que cada um pratica?

Isso é quase impossivel de saber. Existem academias registradas e outras nao. O pior ainda é q existe varias artes marcias. Desde a capoeira até o Kung-fu.

Cara q tema mais ruim q vc pegou na sua faculdade em :tsc: ta lascado

Não.. tem estatisca disso sim, a q tem mais praticantes é o Kung Fu ( por incrivel q pareça ) 30 mil praticantes no país, seguido por Tae Kwon Do, Karate e Judo todos com aproximadamente 20 mil praticantes.

Uma curiosidade é que a arte marcial mais praticada no mundo, é o Tae Kown Do... cerca de 80% dos praticantes de arte marcial do mundo praticam Tae Kown Do.


Isso so nas academias registradas........... mas onde vc achou essa informação, eu quero da uma olhada depois

Não existem academias registradas na verdade, essa é uma media tirada pelas areas de populaçao em relaçao aos praticantes, por exemplo: Vc averigua qtas academias tem em um raio de km quadrados e qts academias e ve em media qts praticantes tem nelas. Esse foi uma trabalho do pessoa da super interesante, nem sei onde vc pode achar, talvez no site da super interessante de numeros antigos.

Mesmo assim se fossemos contar por academias registradasme federaçao e confederaçoes a media seria quase a mesma, ou exata. Claro excluido as academias q se repetem em federa;coes diferentes. Então junta-se os dados de todas as mais de 20 federaçoes brasileiras no caso do kung fu, se alcaça uma media de 30 mil praticantes tb.

E esse numero e quase exatao, por entre 10 academias somente 1 é ainda nao registrada, e essa uma nao chega ao numero de mais de 30 alunos, oq da uam erro infimo ao resultado final.

As outras artes sao mais exatas, como Karate e Tae Kown q tem uma ou duas federaçoes apenas, e quase nem um academia não registrada.


Vc percebe que o nivel de difulculdade e rigidex do treino no brasil é inversamente proporcional ao numero de praticantes da arte... hahaha

Vide Kung Fu no brasil ter em sua maioria estilos e praticantes fracos.
 
Eu estava justamente procurando a Super que publicou estes dados, mas ainda não achei...

Cara q tema mais ruim q vc pegou na sua faculdade em ta lascado

Na verdade não considero um tema ruim, só que é relevante eu ter este tipo de informação para poder justificar meu tema...

Sarcasmo, eu faço arquitetura e vou fazer um centro de artes marciais. Eu já tinha postado isto a algum tempo aqui... Só que muitos professores meus ficam arredios quando comento que pratico kung fu. Eles levam sempro pro lado "violento" da coisa, o que torna difícil...

O que eu pretendo é fazer uma conceituação e uma justivicativa plausível para propor este projeto, o que me leva a procurar dados quantitativos e qualitativos...

E quanto a história das academias não registradas, é mais um motivo para justificar o meu tema, uma vez que tendo um centro integrado poderia se controlar a qualidade e seriedade dos professores e federações (acredito)...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo