• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Onde é o Vazio?

Valaquenta:

[...]"Então, Ilúvatar deu Vida a essa visão e a instalou no meio do Vazio; e o Fogo Secreto foi enviado para que ardesse no coração do Mundo; e ele se chamou Eä."

Nós estamos dentro do Vazio, logo ele existe sim. E não é nem um pouco Vazio. Tentem imaginá-lo como simplesmente o espaço não preenchido que existe ao redor do mundo de Ëa.

Então o vazio ta fora de Ëa :o?:
 
Analisando vossas opiniões e tirando conclusões:

1. As Mansões de Eru ficam fora dos Círculos do Mundo;

2. Todos os Ainur que entraram no Mundo estavam impedidos de sair antes do fim;

3. Se Morgoth, sendo um Ainu, esteve no Vazio, então o Vazio fica dentro dos Círculos do Mundo.

4. Portanto, as Mansões de Eru não ficam no Vazio :)


Quando se diz que o vazio está fora dos círculos do mundo

Onde isso é dito?

*
 
Quando se fala que os Ainu que desceram a Arda devem ficar aqui até o final dos tempos, eu interpreto como se seus poderes estivessem ligados a Eä de forma que sair dela significasse a perda de seus poderes (eu acho que alguém já disse isso).
Assim quando Melkor foi posto para fora de Eä, no vazio, ele ficou impossibilitado de "acessar" seus poderes.
 
Proview disse:
Quando se fala que os Ainu que desceram a Arda devem ficar aqui até o final dos tempos, eu interpreto como se seus poderes estivessem ligados a Eä de forma que sair dela significasse a perda de seus poderes (eu acho que alguém já disse isso).
Assim quando Melkor foi posto para fora de Eä, no vazio, ele ficou impossibilitado de "acessar" seus poderes.

Eu pessoalmente não acredito muito nisso. Eu acho que Melkor ficou impotente no Vazio simplesmente porque ele dissipou quase todo o seu poder dentro do mundo de Ëa. Mas os poderes de um Ainu vêm da essência do indivíduo e não do mundo em que ele se encontra.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Proview disse:
Quando se fala que os Ainu que desceram a Arda devem ficar aqui até o final dos tempos, eu interpreto como se seus poderes estivessem ligados a Eä de forma que sair dela significasse a perda de seus poderes (eu acho que alguém já disse isso).
Assim quando Melkor foi posto para fora de Eä, no vazio, ele ficou impossibilitado de "acessar" seus poderes.

Eu pessoalmente não acredito muito nisso. Eu acho que Melkor ficou impotente no Vazio simplesmente porque ele dissipou quase todo o seu poder dentro do mundo de Ëa. Mas os poderes de um Ainu vêm da essência do indivíduo e não do mundo em que ele se encontra.
Eu acho que o Proview está certo! E se não me engano, isso que ele disse está escrito no Silmarillion.
 
Mith disse:
Eu acho que o Proview está certo! E se não me engano, isso que ele disse está escrito no Silmarillion.

É verdade, havia me esquecido que era requisito necessário o poder dos Valar estar contido no mundo a partir do momento que eles entravam nele. Está no Silmarillion.
 
Na minha concepçao o vazio é o que fica ao redor de Arda onde com exceçao da mansao de eru ,pois quando Arda era ''plana'' quer dizer nao era redonda nela havia os portoes do dia ,que provavelmente dava para a mansao de Eru e os portoes da noite que é a ligaçao de Arda com o vazio ,e tambem penso que Arda foi feita no meio do vazio e que Ëa seria o interior de Arda de acordo com a passagem abaixo que ja foi citada acima:Valaquenta:

[...]"Então, Ilúvatar deu Vida a essa visão e a instalou no meio do Vazio; e o Fogo Secreto foi enviado para que ardesse no coração do Mundo; e ele se chamou Eä."
 
eu acredito que o Vazio seja um plano apenas espiritual. o vazio eh tudo . ele preenche tudo, mas ele compreende-se apenas em um plano espiritual. nao eh possivel que algum espirito do Vazio se comunique com algo de Eä, o Mundo que É, a nao ser que os dois estejam em mesmas condicoes, ou seja, sejam tanto Fëa sem Hröa como Fëa com Hröa. eh como se o universo, no caso Eä, fosse pintado em dois quadros iguais. Soh que um desses quadros foi pintado somente em branco e preto e outro foi pintado em colorido. sao duas coisas iguais, mas diferentes. há o plano espiritual e o plano material. deixei meu pensamento claro ou me confundi todo?? :lol: :lol: :eek: :o?:

nossa, ou eu viajei na maionese ou.........sei la........hahahahaha :lol: :lol: :lol:
 
Alguém podia reproduzir aqui as palavras de Eru aos Ainur sobre as condições para descer a Ëa e as conseqüências e obrigações decorrentes?

Não tenho o Silmarillion... :(
 
No Silmarillion disse:
Houve então inquietação entre os Ainur; mas Ilúvatar os conclamou, e disse: - Conheço o desejo em suas mentes de que aquilo que viram venha na verdade a ser, não apenas no pensamento, mas como vocês são e, no entanto, diferente. Logo eu digo: Ëa!Que essas coisas Existam! E mandarei para o meio do Vazio a Chama Imperecível; e ela estará no coração do Mundo, e o Mundo Existirá; e aqueles de vocês que quiserem, poderão descer e entrar nele. – E, de repente, os Ainur viram ao longe uma luz, como se fosse uma nuvem com um coração vivo em chamas; e souberam que não era apenas uma visão, mas que Ilúvatar havia criado algo novo: Ëa, o Mundo que É.
Aconteceu, assim, de entre os Ainur alguns continuarem residindo com Ilúvatar fora dos limites do Mundo; mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no Mundo e a ele restrito, e nele permaneceria, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo.
:mrgreen: Isso?
 
Isso mesmo, Mith! :D :clap:

É, Proviem, de acordo com esse trecho você pode estar certo...

Alguém sabe de alguma outra passagem esclarecedora a esse respeito? (Mith, o Enciclopedista...)
 
eh como se o universo, no caso Eä, fosse pintado em dois quadros iguais. Soh que um desses quadros foi pintado somente em branco e preto e outro foi pintado em colorido. sao duas coisas iguais, mas diferentes. há o plano espiritual e o plano material. deixei meu pensamento claro ou me confundi todo??

Tá confuso mas dá pra entender, Fënnarfin, quanto à natureza dos mundos material e espiritual; acho que concordamos nesse ponto. Mas como o Vazio se enquadra nisso... Você não pode explicar melhor? :D
 
Parisio disse:
Isso mesmo, Mith! :D :clap:

É, Proviem, de acordo com esse trecho você pode estar certo...

Alguém sabe de alguma outra passagem esclarecedora a esse respeito? (Mith, o Enciclopedista...)
:mrgreen:
Que nada, só ajudando!
Bom, eu acho que esse seria o parágrafo ideal para a sua pergunta. Não achei mais nenhum de acordo, a não ser de como os Valar se comportavam em Ëa, o que não tem nexo com o tópico. Ok? :mrgreen:
Parisio disse:
eh como se o universo, no caso Eä, fosse pintado em dois quadros iguais. Soh que um desses quadros foi pintado somente em branco e preto e outro foi pintado em colorido. sao duas coisas iguais, mas diferentes. há o plano espiritual e o plano material. deixei meu pensamento claro ou me confundi todo??

Tá confuso mas dá pra entender, Fënnarfin, quanto à natureza dos mundos material e espiritual; acho que concordamos nesse ponto. Mas como o Vazio se enquadra nisso... Você não pode explicar melhor? :D
Isso está parecendo mais a estrutura dos planos segundo o espiritismo!
 
Bom, eu acho que esse seria o parágrafo ideal para a sua pergunta. Não achei mais nenhum de acordo, a não ser de como os Valar se comportavam em Ëa, o que não tem nexo com o tópico. Ok?

Certo Mestre Mith! Agora, tem o trecho da Primeira Batalha, entre os Valar, quando Melkor é expulso e passa a deturpar coisas que estão fora de Arda... Onde é que Melkor está nesse momento? Se alguém quiser reproduzir a passagem... :assobio:

p.s - Mith, pq vc só usa esse: :mrgreen: ?
 
Eu acho que houve uma confusão de sua parte Parisio...
Melkor deturpou Arda mesmo, e não coisas fora de Arda.
E ele foi expulso da ordem dos Valar (que ele era incluído), e não de algum lugar.
 
Então alguns de vocês acham que no Vazio Morgoth teria de certa forma coabitado com Eru e os Ainur que permaneceram fora do Mundo? Voltado a de onde veio quando tomou parte no Ainulindale?

E agora me ocorre outra coisa... Depois da Queda de Númenor é dito que Aman é retirado dos Círculos do Mundo (não é?), mas isso não significa que Aman passou a ser fora de Ea, já que havia elfos lá e o destino dos eldar é permanecer em Ea até o Fim.

Então os Círculos do Mundo são algo diferente dos limites de Ea... :x
 
"Muitas vezes, Melkor penetrara sozinho nos espaços vazios em busca da Chama Imperecível, pois ardia nele o desejo de dar existência a coisas por si mesmo; e a seus olhos Ilúvatar não dava atenção ao vazio, ao passo que Melkor se impacientava com o vazio."

Proview, o momento de que falei é esse aí, eu acho. Eu me enganei quanto a deturpar, mas essa passagem tbm me faz achar que o Vazio é parte de Ea, inclusive porque aí Melkor não perdeu seus poderes ao sair para ele...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo