Ka Bral o Negro
Tchokwe Pós-Moderno
Elaborei esse tópico de modo auxiliar o maior número possível dos pretendentes a escritor que freqüentam este Clube, constantemente engolfados em suas dúvidas e defeitos de escrita.
Atentem, portanto, para as Seis Qualidades Essenciais da Escrita:
1) CORREÇÃO
Um escritor que não respeita a língua com certeza está trilhando um péssimo caminho; a não ser que sua intenção seja construir um texto propositalmente vulgar, preste atenção especial para a correção gramatical. Um escritor que não ama a própria língua corre sério risco de ser considerado um escritor medíocre. Pense: um pianista profissional executaria deliberadamente uma sonata cheia de erros técnicos?
2) CONCISÃO
Podemos defini-la como o dispêndio mínimo de esforço com o máximo efeito de expressão. Um texto possui mais força quando se usa o menor número possível de palavras para expressar aspectos, fatos ou opiniões. Obviamente, o excesso de concisão redunda em obscuridade e desarmonia.
3) CLAREZA
É importantíssimo atentar para uma transmissão mais compreensível de suas idéias. Um texto pouco claro e/ou excessivamente metafórico torna-se chato e imensamente desagradável. Busque demonstrar uma maior exatidão naquilo que deseja apresentar.
4) HARMONIA
É comum que escritores amadores (ou mesmo profissionais) pequem pela desarmonia. Textos possuem melodia, a qual deve (ou pelo menos deveria ser) cuidadosamente trabalhada. Não pensem que somente narrativas em forma de poema possuem música; uma prosa desarmônica é enfadonha, irritante e tola. Não conseguirá sequer ler bem todo aquele que não for capaz de perceber os ritmos entre os períodos. Procure desenvolver sua sensibilidade, e note como o texto clama por um ritmo mais harmônico.
5) ORIGINALIDADE
Outra qualidade perigosa, da qual se perdem muitos dos autores comuns. Costuma-se dizer que tantas expressões foram criadas que hoje é impossível ser original; saiba, pois, que tal inverdade denota preguiça e carência de brilhantismo. Evite ao máximo os clichês (seja de idéias, seja de expressões); busque novas imagens, ou renove as antigas. Além disso, um texto desprovido de inversões que realcem os termos torna-se monótono, e, portanto, pobre.
6) VIGOR
Transmita suas idéias e concepções com mais incisão e energia, de modo excitar e prender a atenção do leitor; note, contudo, que é facílimo apelar para descrições excessivamente grandiosas e solenes, o que apenas aborrece ainda mais o leitor.
Respectivamente opostos às Seis Qualidade Essenciais, há os Seis Defeitos: impureza, prolixidade, obscuridade, desarmonia, banalidade e frouxidão.
Percebam que é ruim desejar adquirir, imediatamente, as Seis Qualidades; é mais fácil e construtivo evitar, desde já, os Seis Defeitos.
Se for do interesse dos usuários, posso aprofundar o estudo das Seis Qualidades, detalhando uma por uma.
Atentem, portanto, para as Seis Qualidades Essenciais da Escrita:
1) CORREÇÃO
Um escritor que não respeita a língua com certeza está trilhando um péssimo caminho; a não ser que sua intenção seja construir um texto propositalmente vulgar, preste atenção especial para a correção gramatical. Um escritor que não ama a própria língua corre sério risco de ser considerado um escritor medíocre. Pense: um pianista profissional executaria deliberadamente uma sonata cheia de erros técnicos?
2) CONCISÃO
Podemos defini-la como o dispêndio mínimo de esforço com o máximo efeito de expressão. Um texto possui mais força quando se usa o menor número possível de palavras para expressar aspectos, fatos ou opiniões. Obviamente, o excesso de concisão redunda em obscuridade e desarmonia.
3) CLAREZA
É importantíssimo atentar para uma transmissão mais compreensível de suas idéias. Um texto pouco claro e/ou excessivamente metafórico torna-se chato e imensamente desagradável. Busque demonstrar uma maior exatidão naquilo que deseja apresentar.
4) HARMONIA
É comum que escritores amadores (ou mesmo profissionais) pequem pela desarmonia. Textos possuem melodia, a qual deve (ou pelo menos deveria ser) cuidadosamente trabalhada. Não pensem que somente narrativas em forma de poema possuem música; uma prosa desarmônica é enfadonha, irritante e tola. Não conseguirá sequer ler bem todo aquele que não for capaz de perceber os ritmos entre os períodos. Procure desenvolver sua sensibilidade, e note como o texto clama por um ritmo mais harmônico.
5) ORIGINALIDADE
Outra qualidade perigosa, da qual se perdem muitos dos autores comuns. Costuma-se dizer que tantas expressões foram criadas que hoje é impossível ser original; saiba, pois, que tal inverdade denota preguiça e carência de brilhantismo. Evite ao máximo os clichês (seja de idéias, seja de expressões); busque novas imagens, ou renove as antigas. Além disso, um texto desprovido de inversões que realcem os termos torna-se monótono, e, portanto, pobre.
6) VIGOR
Transmita suas idéias e concepções com mais incisão e energia, de modo excitar e prender a atenção do leitor; note, contudo, que é facílimo apelar para descrições excessivamente grandiosas e solenes, o que apenas aborrece ainda mais o leitor.
Respectivamente opostos às Seis Qualidade Essenciais, há os Seis Defeitos: impureza, prolixidade, obscuridade, desarmonia, banalidade e frouxidão.
Percebam que é ruim desejar adquirir, imediatamente, as Seis Qualidades; é mais fácil e construtivo evitar, desde já, os Seis Defeitos.
Se for do interesse dos usuários, posso aprofundar o estudo das Seis Qualidades, detalhando uma por uma.