• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciências Biológicas

Malva Cachopardo disse:
E, definitivamente, não é sendo professor de primeiro ou segundo grau q se vai conseguir juntar grana o suficiente pra isso.

Depende... tem muito professor de segundo grau que ganha 5 pilas por mês... mais do que muito pesquisador foda...
 
Voltando ao tópico com uma perguntinha, depois de um tempo sumida.
Pelo menos aqui em São Paulo, dizem que para seguir carreira como Biólogo, principalmente como pesquisador, o essencial é ir estudar na UNICAMP, que é até melhor do que estudar na USP.
Eu queria saber a opinião de vocês, se a melhor faculdade é garantia de um emprego no futuro.

Eu às vezes penso que não, porque ao menos pra mim, dar aulas está de bom tamanho, e creio que a USP é suficiente pra isso. Mas por outro lado, uma faculdade que é mais voltada pra pesquisa pode te oferecer mais oportunidades, mesmo antes de você se formar, então você já pode sair de lá envolvido em algum projeto ou com um possível emprego.

Como funciona isso dentro das universidades?
Eles divulgam cursos, anunciam que precisam de estagiários pra determinado projeto, ou depende unicamente de você ir atrás?

PS: Pandinha, ainda tá me devendo uma resposta. :mrgreen:
 
**Arwen** disse:
Voltando ao tópico com uma perguntinha, depois de um tempo sumida.
Pelo menos aqui em São Paulo, dizem que para seguir carreira como Biólogo, principalmente como pesquisador, o essencial é ir estudar na UNICAMP, que é até melhor do que estudar na USP.
Eu queria saber a opinião de vocês, se a melhor faculdade é garantia de um emprego no futuro.

Eu às vezes penso que não, porque ao menos pra mim, dar aulas está de bom tamanho, e creio que a USP é suficiente pra isso. Mas por outro lado, uma faculdade que é mais voltada pra pesquisa pode te oferecer mais oportunidades, mesmo antes de você se formar, então você já pode sair de lá envolvido em algum projeto ou com um possível emprego.

Como funciona isso dentro das universidades?
Eles divulgam cursos, anunciam que precisam de estagiários pra determinado projeto, ou depende unicamente de você ir atrás?

PS: Pandinha, ainda tá me devendo uma resposta. :mrgreen:

Na minha opinião, uma boa faculdade é fundamental. Não é garantia de emprego, porém você terá uma formação muito melhor, e isso sim conta pontos a favor.

Tanto a USP quanto a UNICAMP são excelentes. Em relação a pesquisa ambas estão bem acima da média nacional, mas a UNICAMP realmente é mais forte, uma verdadeira liderança nacional.

Dentro da Universidade aparecem alguns anuncios de estágios sim, mas você tem que aprender a se virar. Quem vai atrás, busca, está afim de alguma coisa, consegue; quem fica esperando a oportunidade cair no colo não se dá muito bem não...
 
Sméagol disse:
Na minha opinião, uma boa faculdade é fundamental. Não é garantia de emprego, porém você terá uma formação muito melhor, e isso sim conta pontos a favor.

Tanto a USP quanto a UNICAMP são excelentes. Em relação a pesquisa ambas estão bem acima da média nacional, mas a UNICAMP realmente é mais forte, uma verdadeira liderança nacional.

Dentro da Universidade aparecem alguns anuncios de estágios sim, mas você tem que aprender a se virar. Quem vai atrás, busca, está afim de alguma coisa, consegue; quem fica esperando a oportunidade cair no colo não se dá muito bem não...
Sem dúvida uma boa faculdade é fundamental.
Mas eu acho que não consegui me expressar direito. O ponto é: tendo como escolher entre a boa e a muito boa, escolher a boa não implica necessariamente um futuro profissional menos promissor do que se você tivesse optado pela outra, não?
 
Bom, sobre faculdade/futuro eu penso o seguinte:

Faculdade abre portas sim, mas nada substitui a capacidade/inteligência/dedicação. Se você tiver tudo isto e estiver em uma das melhores faculdades do Brasil pode ter certeza que seu futuro vai ser promissor, independente da área que você estiver se graduando (pode ser até letras). Agora se você tem capacidade, e inteligência, mas não tem dedicação, e mesmo assim estiver na melhor faculdade do Brasil, depois de 2 anos de formado uma outra pessoa que não é nem tão inteligente, mas que é bem mais dedicado que você vai estar em uma posição melhor do que você.

Eu faço Unesp, é uma boa faculdade, mas está longe de ser UNICAMP/USP. Mas mesmo assim conheço alguns veteranos que hoje ganham absurdos só porque estavam no lugar certo na hora certa e aproveitaram a oportunidade, enquanto eu também conheço uma galera da UNICAMP (estudei lá um ano) que está no oitavo ano de curso vivendo as custas dos pais...

Mas é inegável que você estudando lá você sai na frente dos outros... ficar à frente é outro problema.
 
Exato, como estão dizendo, depende muito de você. Sigo como exemplo meu orientador, que formou em Licenciatura na PUC-Minas. A PUC não tem a tradição que a UFV tem na Biologia, posso afirmar. Mas vejamos... meu orientador se formou na PUC e é hoje um dos maiores pesquisadores de anuros do Brasil. Citado em vários artigos científicos, participa de Congressos (foi convidado a dar uma palestra no congresso Nacional de Herpetologia que acontecerá neste mês em Curitiba, e no Congresso Nacional de Botânica que neste ano acontece aqui em Viçosa). Ano passado, um graduando de uma universidade americana veio fazer estágio com ele por uns meses. E ele corre atrás, faz diversas consultorias e coisas do tipo. Ou seja, você tem que fazer a sua parte, correr atrás, procurar estágios, fazer contatos (algo importantíssimo é ter contatos, o famoso "QI", ou "quem indica")... se ficar estagnado, não chega a lugar algum, tenha certeza.

USP e UNICAMP são duas ótimas entidades, e um diploma de qualquer uma delas já é algo que te favorece. Mas só ter o diploma não adianta. Você tem que ter feito algo durante sua graduação, participado de cursos, congressos, algum projeto, e coisas do tipo. É bem difícil chegar cru ao mercado de trabalho visando um bom emprego, em qualquer área. Experiência prévia é importantíssimo, e isso depende do aluno ir atrás de um estágio, mesmo que voluntário.
 
Aproveitando q agora vcs tão falando das universidades...
Uma bióloga uma vez falou que vc tem que ver que area da bio vc quer primeiro, antes de escolher uma faculdade. Tipo, vc não deve escolher a UFMS, por exemplo, se a area q vc quer seguir é biologia marinha. Não vai dar pra estudar legal. Ela da aula e faz pesquisa com animais (crocodilos, mais especificamente), então ela escolheu a UFMS. Até tentou fazer UNICAMP, mas não se deu muito bem exatamente porque não havia bosque ou coisa parecida para fazer pesquisa de campo. Era mais sala de aula e laboratório. Na UNICAMP naum eh mais com isso que eles mexem? Laboratório, genética ou coisa parecida?
 
Eli Nerwen disse:
Aproveitando q agora vcs tão falando das universidades...
Uma bióloga uma vez falou que vc tem que ver que area da bio vc quer primeiro, antes de escolher uma faculdade. Tipo, vc não deve escolher a UFMS, por exemplo, se a area q vc quer seguir é biologia marinha. Não vai dar pra estudar legal. Ela da aula e faz pesquisa com animais (crocodilos, mais especificamente), então ela escolheu a UFMS. Até tentou fazer UNICAMP, mas não se deu muito bem exatamente porque não havia bosque ou coisa parecida para fazer pesquisa de campo. Era mais sala de aula e laboratório. Na UNICAMP naum eh mais com isso que eles mexem? Laboratório, genética ou coisa parecida?
Parece que sim.
E é justamente por isso que eu não sei se compensa ir pra lá se você pretende trabalhar com pesquisas no meio do mato ou dar aulas.

E uma coisa que você disse e me chamou a atenção: eu acho que nem sempre dá certo você escolher a área que quer antes de entrar na faculdade. A grande maioria dos vestibulandos, por mais interessados que sejam, não tem real noção do quão vasto é o campo de estudo da Biologia, e nem o que se estuda exatamente em cada um desses campos.
Muitas vezes você entra determinado a seguir uma carreira, e quando começa a estudar o que sempre quis, vê que não era exatamente o que você pensava, ou acaba se envolvendo com projetos que te agradam mais e não se relacionam com o que você queria a princípio.
 
XXV ENEB - Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
21: Uma cidade, uma agenda e um século


Quando:
- - - - -> Inscrições: até dia 20 de Julho ou completar as 600 vagas
- - - - -> Evento: de 24 de Julho a 1º de Agosto

Quanto:
- - - -> Com alimentação: R$ 125,00
- - - -> Sem alimentação: R$ 80,00
Incluem todas as atividades, estadia e transporte para atividades fora do Campus

Onde: UFRJ - Ilha do Fundão
Av. Pau Brasil, no 211. Prédio do CCS, bloco A - Centro Acadêmico de Biologia. Ilha do Fundão - Cidade Universitária. CEP: 21.941-590 Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21) 2265-6425 / (21) 9271-7149 - Joana
------------- (21) 9999-1668 - Juliana
 
lol ..... o enebfis ai em sampa foi muito foda.... eu recomendo q vcs venham.. esses encontros sao sempre muito legais!!!






Dwarf
 
Malva Cachopardo disse:
XXV ENEB - Encontro Nacional de Estudantes de Biologia
21: Uma cidade, uma agenda e um século


Quando:
- - - - -> Inscrições: até dia 20 de Julho ou completar as 600 vagas
- - - - -> Evento: de 24 de Julho a 1º de Agosto

Quanto:
- - - -> Com alimentação: R$ 125,00
- - - -> Sem alimentação: R$ 80,00
Incluem todas as atividades, estadia e transporte para atividades fora do Campus

Onde: UFRJ - Ilha do Fundão
Av. Pau Brasil, no 211. Prédio do CCS, bloco A - Centro Acadêmico de Biologia. Ilha do Fundão - Cidade Universitária. CEP: 21.941-590 Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21) 2265-6425 / (21) 9271-7149 - Joana
------------- (21) 9999-1668 - Juliana



Eu queria ir ao eneb mas como eu sou duro de pai e mãe nem se eu ficar de jejum absoluto eu não dou conta. Quem for podia fazer o favor de ir postando aqui dizendo como está sendo e tal. OK?
 
Gente, eu queria saber se alguém assistiu uma reportagem no Fantástico
sobre um gene chamado SRY. Peguei a reportagem na metade,
mas, pelo q entendi, é um gene recem descoberto e q se ativado
determina q o sexo do feto seja masculino.
Alguém viu ou tem alguma informação à respeito?
 
*Artanis* disse:
Gente, eu queria saber se alguém assistiu uma reportagem no Fantástico
sobre um gene chamado SRY. Peguei a reportagem na metade,
mas, pelo q entendi, é um gene recem descoberto e q se ativado
determina q o sexo do feto seja masculino.
Alguém viu ou tem alguma informação à respeito?
Artanis, acho que o que você procura é isso aqui, não? :D
Não é nenhuma informação a mais, mas é a reportagem toda, e explica direitinho como funciona esse gene SRY.


A matéria desse link disse:
É como se o sexo feminino fosse o gênero padrão da humanidade. Portanto, simbolicamente, é o contrário do que diz a Bíblia: não foi Eva que nasceu da costela de Adão, e sim, o oposto. O homem é uma forma adaptada da mulher.
:obiggraz:
 
Sei que já tem o link da matéria que fala do gene SRY, mas vou dar uma resumidinha sobre ele aqui!!! :wink:

Este gene foi descoberto por volta de 1980 e ele se localiza no cromossomo Y (mais precisamente em seu braço curto), nele se encontra o gene SRY que é um fator determinante de testículo - TDF.
Em homens, o SRY ativa a diferenciação das gônodas pré-formadas e indiferenciadas em testículo, através da produção de testosterona. Nas mulheres, a ausência do SRY propicia a não produção de testosterona e consequente não formação de testículos.

A mulher é XX, se durante a meiose ocorrer uma troca de segmentos entre cromossomos X e Y (crossing-over) e for mandado para a mulher um cromossomo X normal e um outro cromossomo X com fragmentos do gene SRY; ocorrerá a produção de testosterona levando a formação de genitália externa masculina, porém esta mulher possui internamente órgãos reprodutivos feminino.
 
A mulher é XX, se durante a meiose ocorrer uma troca de segmentos entre cromossomos X e Y (crossing-over) e for mandado para a mulher um cromossomo X normal e um outro cromossomo X com fragmentos do gene SRY; ocorrerá a produção de testosterona levando a formação de genitália externa masculina, porém esta mulher possui internamente órgãos reprodutivos feminino.

Exatamente. Isso é chamado de crossing-over ilícito, pois teoricamente não deveria ocorrer. Vi isso semestre passado na faculdade...
 
Hmm... mas esse SRY SEMPRE se ativa, sendo então o caso da reportagem um crossing-over que retirou esse gen daquela XY, ou apenas ocorreu dele não ser ativado?
 
Malva Cachopardo disse:
Hmm... mas esse SRY SEMPRE se ativa, sendo então o caso da reportagem um crossing-over que retirou esse gen daquela XY, ou apenas ocorreu dele não ser ativado?

Malva, eu sou meio lerda e não consegui entender muito bem o que vc quis dizer....mas, este gene SRY está localizado no cromossomo Y, portanto ele SEMPRE ativará a produção de testosterona em homens e em mulheres, que podem ocasionalmente, ter algum fragmento deste gene adquirido por crossing-over ilícito, como disse o Sméagol.

P.S: Nunca tinha ouvido o termo "crossing-over ilícito" para esta situação....nem mesmo em genética. :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo