• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arton

Bom, pessoal, andei procurando algum tópico que falasse do cenário medieval da Dragão Brasil, Tormenta, mas não encontrei nada...

Gostaria de saber qual é a opinião de vocês sobre este cenário ao mesmo tempo amado e odiado por muitos, em seus muitos aspectos.
 
Tormenta é até legal, principalmente para um iniciante em RPG, mas não é muito eficiente, é simples demais para chamar muita atenção, mesmo assim tem seus méritos e considero que em termos de Descrição de cenários é muito eficiente, é em Tormenta também que surge o maior número de incidentes potenciais ao tópico 'Lendas Lendárias".
 
Eu não jogo, mesmo pq gastei 60 paus no forgotten realms, mas eu admiro alguma qualidades do Tormenta....

Primeiro q ele é acessecível e simples..... Qquer um pode comprar.... Além disso, por causa da DB ele recebe atualizações mais constantes q todos os outros cenários no Brasil....

Só acho q ainda falta um pouco de peso no cenário pra ele se firmar.... O Forgotten tem todo aquele feelong Forgotten, assim como o Dragonlance e o Ravenloft, mas o Tormente não tem isso.... Por ser um cenário muito simples, o metaplot tem muita importância.... Parece q tudo gira em torno da Tormenta e da invasão goblinóide.... O FR consegue se sustentar sem apoio pq tem tudo já muito mais estruturado mas se a DB parar de falar de Tormenta o cenário não dura 6 meses......
 
Concordo que o cenário de Tormenta é interessante, mas "capengamente" estruturado, conforme brilhantemente dito por Barlach, o cenário peca imensamente em ser voltado DEMAIS para a Tormenta e para a Aliança Negra.
Mestrei por muito tempo no cenário e, sinceramente, usei apenas o conteúdo do Reinado... nem sombra de Tormenta e Twor Ironfist...

O pouco que conheço de FR adquiri jogando Baldur's e Icewind Dale (hehe, apesar da longa carreira no RPG, jamais joguei uma campanha de mesa no cenário mais tradicional de meu jogo favorito!), gostaria da opinião de vocês... o Abismo de Arton (em Bielefeld) é uma cópia de Undermountain?

Até!
 
Mas e sobre Undermountain Vs. Abismo?

Não tem nada a ver uma coisa com a outra..... O Abismo é um buraco no chão....

Undermountain é uma das dungeouns mais antigas de FR... Tem uma grande história por trás, já foi cenário de várias novels e tem alguma personalidade....
 
Barlach disse:
Undermountain é uma das dungeouns mais antigas de FR... Tem uma grande história por trás, já foi cenário de várias novels e tem alguma personalidade....

Sei que Undermountain tem uma certa história, conheço algumas partes apenas...
Mas vcs acham que o Abismo foi uma cópia?
 
Até ondeu eu sei o Abismo é somente um buraco no chão.... Eu soube q um cara fez um mapa todo do abismo e imagino q ele tenha criado alguma história para o lugar, mas não parece ter muito a ver com o Undermountain...
 
Hehe, existe, um verdadeiro caça-níqueis pro Cassaro e Cia.
O cenário, no começo, parecia ser bem atraente, mas vários detalhes passaram a desagradar MUITA gente (mesmo sendo ainda, segundo eles, o mais jogado no Brasil).
Tem sim várias idéias boas... como, felizmente, o mestre pode decidir o que usar e o que NÃO usar...
 
Hehe, existe, um verdadeiro caça-níqueis pro Cassaro e Cia.
O cenário, no começo, parecia ser bem atraente, mas vários detalhes passaram a desagradar MUITA gente (mesmo sendo ainda, segundo eles, o mais jogado no Brasil).
Tem sim várias idéias boas... como, felizmente, o mestre pode decidir o que usar e o que NÃO usar...

Eu penso o contrário.... Acho q o cenário era horrível e tá melhorando, mas ainda falta muito....

Com certeza Tormenta não é o cenário mais jogado do Brasil..... Sabe como q eles fazem essas pesquisas?? Aquelas promoções da DB q eles fazem de tempos em tempos em q pra concorrer pra algum livro vc tem q mandar uma pesquisa respondida..... Isso seria ótimo se não fosse o fato q esse tipo de pesquisa só atinge os leitores da DB.... O único tipo de pesquisa que funcionaria no Brasil seria uma desse tipo, mas com ampla divulgação, especialmente na net (site da Devir) e nas lojas especializadas.... Eu conheço muita gente q só tem contato com o RPG fora da mesa de jogo nas lojas, pq não lê a DB nm nenhuma outra revista, não tem costume de entrar nos sites nm nada.....
 
Sem duvida o cenario é bem fraquinho pois é voltado para iniciantes, mas para mestres habilidosos tudo é possivel!!!!!!Até jogar uma campanha memoravel em Arton.
... :gotinha:
pena que eu naum seja tão habil :mrgreen:
gosto mais de FR, Ravenloft ou algo inventado por mim mesmo :obiggraz:
 
Barlach disse:
Hehe, existe, um verdadeiro caça-níqueis pro Cassaro e Cia.
O cenário, no começo, parecia ser bem atraente, mas vários detalhes passaram a desagradar MUITA gente (mesmo sendo ainda, segundo eles, o mais jogado no Brasil).
Tem sim várias idéias boas... como, felizmente, o mestre pode decidir o que usar e o que NÃO usar...

Eu penso o contrário.... Acho q o cenário era horrível e tá melhorando, mas ainda falta muito....

Com certeza Tormenta não é o cenário mais jogado do Brasil..... Sabe como q eles fazem essas pesquisas?? Aquelas promoções da DB q eles fazem de tempos em tempos em q pra concorrer pra algum livro vc tem q mandar uma pesquisa respondida..... Isso seria ótimo se não fosse o fato q esse tipo de pesquisa só atinge os leitores da DB.... O único tipo de pesquisa que funcionaria no Brasil seria uma desse tipo, mas com ampla divulgação, especialmente na net (site da Devir) e nas lojas especializadas.... Eu conheço muita gente q só tem contato com o RPG fora da mesa de jogo nas lojas, pq não lê a DB nm nenhuma outra revista, não tem costume de entrar nos sites nm nada.....

Eu não confio, nem jamais confiei, nas pesquisas deles...

Arton pode ser palco de campanhas memoráveis, particularmente Holy Avenger, que é um exemplo muito bom. Se fosse um pouco mais sóbria (talvez escrita na forma de romances) a idéia seria melhor aproveitada.
Mestrei várias campanhas lá, algumas delas umas das mais prazeirosas de minha "vida RPGística".

A maior vantagem de Tormenta, principalmente para iniciantes, é o custo relativamente baixo e o fato de ser um dos cenários com maior número de títulos no Brasil.
Seu maior problema neste ponto é ter vários textos "clonados" em dezenas de suplementos diferentes (quem acompanha sabe do que estou falando...).
 
O mérito de Tormenta é a concretização de um sonho do qual muitos aqui compartilham creio eu: o sucesso de uma ambientação criada por você.

Mas, por ser uma colcha de retalhos (apanhado de inúeras matérias, das quais acompanhei pela DB), e por algum outro fator que não consigo identificar, o cenário me parece um tanto sem brilho. O Vinte Deuses não tem charme algum, ao meu ver.

Essa é a minha opinião, mas não desmereço o cenário, principalmente porque tem atraído muitos novos jogadores.

Contudo, concordo com todos os posts do Barlach neste tópioco, principalmente no que diz respeito à "pesquisa".
 
Mas, por ser uma colcha de retalhos (apanhado de inúeras matérias, das quais acompanhei pela DB), e por algum outro fator que não consigo identificar, o cenário me parece um tanto sem brilho. O Vinte Deuses não tem charme algum, ao meu ver.

Era exatamente disso q eu tava falando quando eu disse q antes ele era muito ruim mas agora tá melhorando. Agora o pessoal da DB já tá criando as coisas voltadas para o Tormenta, mas antes eles simplesmente juntaram um monte de coisas q eles tinham criado ao longo dos anos. O maior exemplo disso é o Mestre Arsenal, o personagem mais deslocado do cenário...

Dentre os deuses, o único interessante é a Valkaria, q tem toda aquela história de que seus clérigos perdem os poderes se saírem de Daheon mas ainda assim são obrigados a partir em uma viagem por ano para expandir a humanidade de alguma maneira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo