• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que O Senhor dos Anéis será -e deve- ser refilmado

Pandatur

Usuário
"Why Lord of the Rings Will - and Must -- Be Remade" (Porquê "O Senhor dos Anéis será - e deve - ser refilmado) é o título do artigo escrito por Doug Kern. Segundo Kern, dentro dos próximos vinte ou trinta anos, as crianças que assistiram "O Senhor dos Anéis" levarão seus próprios filhos aos cinemas para assistirem a um completo remake da trilogia. "É inevitável", diz o autor.

"Nós nunca veremos remakes de "O Poderoso Chefão", ou "E o Vento levou", ou nem mesmo "Guerra nas Estrelas". Mas "O Senhor dos Anéis" é diferente. "

Doug Kern levanta cinco razões que levarão a uma refilmagem de SdA:


1 – A fama pré-existente dos livros de SdA, impediu que os atores da trilogia dominassem seus papéis.

Kern afirma que "nenhum ator de juízo ousará recriar o papel de Vito Corleone", pois o papel encaixa-se perfeitamente com a performance de Marlon Brando. Contudo, ele acha que nenhum ator de SdA consumiu seu papel completamente. A melhor interpretação na opinião de Kern (não considerando Gollum) foi de Sir Ian McKellen como Gandalf, mas, apesar de ter gostado muito da do trabalho de McKellen, ele consegue visualisar outros atores no papel de Gandalf, como Sean Connery, Brian Blessed, Derek Jacobi, Anthony Hopkins, Michael Caine e Patrick Stewart, por exemplo.

2 - Os romances de Tolkien são tão ricamente detalhados e suas tramas intricadas com tanta astúcia que futuros diretores estarão aptos a recontar a estória a partir de seus próprios pontos vantajosos.

Kern diz que "Star Wars" poderia ser refilmado, mas a história poderia unicamente ser recontada, e não re-imaginada, já que cinematograficamente não há mais nada no mundo de SW além daquilo que George Lucas nos mostrou, de uma maneira que não dá oportunidade para um outro diretor dar sua própria visão dos fatos.
Já em SdA, um outro diretor poderia explorar pontos que Peter Jackson não tocou. Doug Kern cita que poder-se-ia fazer uma refilmagem com uma visão mais melancólica da Terra-Média, com os personagens cientes que o mundo tal como conhecem está acabando, e que vitória alguma impedirá que os barcos partam para o Oeste. Segundo ele, PJ tocou apenas superficialmente este tema doloroso.
Da mesma forma, outro diretor poderia refilmar a trilogia sob um aspecto mais infantil, por exemplo.

3 - A computação gráfica continuará a se desenvolver, possibilitando a criação de uma trilogia mais barata e com efeitos visuais espetaculares.

Kern diz que daqui a vinte anos, será uma tentação irresistível refazer a trilogia com efeitos visuais super modernos. O avanço da computação gráfica permitirá que se faça um filme mais barato, sem a necessidade de dezenas e dezenas de dublês maquiados ou de viagens a diversas locações.

4 - Qualquer fã que assistiu SdA é convencido de que poderia fazer um trabalho melhor na direção da trilogia. Um dia, um desses fãs estará na posição para tal.

Já passou pela cabeça de todos nós que poderíamos ter feito mais bonito que PJ (pelo menos na nossa cabeça) em diversas cenas dos filmes. Um dia algum novo diretor poderá colocar isso em prática.

5 - SdA = $$$

Isso é indiscutível. Não só pela bilheteria, mas principalmente pelos produtos licenciados, SdA mostrou-se uma verdadeira mina de ouro. E qualquer estúdio estaria disposto a fazer mais dinheiro no futuro com um remake de SdA.

Daqui a vinte anos, uma refilmagem de SdA parecerá tão óbvia e natural como um novo filme de Hamlet, afinal, os livros de Tolkien e os filmes de Peter Jackson assumiram uma posição canônica da cultura ocidental. Os Hobbits vieram para ficar, e a obra-prima de PJ é apenas a primeira grande exploração cinematográfica do épico do Professor, crê Doug Kern.

O texto completo (em inglês) de Doug Kern pode ser lido aqui.
 
1 – A fama pré-existente dos livros de SdA, impediu que os atores da trilogia dominassem seus papéis.

ele consegue visualisar outros atores no papel de Gandalf, como Sean Connery, Brian Blessed, Derek Jacobi, Anthony Hopkins, Michael Caine e Patrick Stewart, por exemplo.

:evil: Essa é a opinião dele. Eu não consigo visualizar nenhum outro ator no lugar de Gandalf, pois achei a atuação do McKellen espetacular, como também quase de todos os outros. Concordo que será inevitável uma futura nova adaptação, mas por enquanto acho muito difícil imaginar uma adaptação melhor que a que temos, sem PJ e tudo mais, a trilha de Shore, as paisagens de Nova Zelândia, etc.
 
Doug Kern cita que poder-se-ia fazer uma refilmagem

Isso foi um erro de tradução? :P

O que eu tenho medo é que coisas como efeitos especiais acabem "estragando" a "magia" e a condução da história. Uma aparente facilidade pode se tornar um pesadelo.
 
Hehehehe... caro Pandatur, QUASE que postamos juntos o mesmo texto 8O :lol: ... eu o estava traduzindo inteirinho quando o TT1 me avisou que vc já tinha enviado... mas eu só cheguei a traduzir até a razão 2. Ufa! :mrgreen:

Quanto a esse cidadão que escreveu a reportagem, até respeito a opinião dele no que diz respeito às ênfases que cada diretor poderia colocar na obra... mas ele faz parecer que a trilogia pode ser tão "esquecível" que seria facilmente refeita! Com ou sem as mudanças, os defeitinhos que nós fãs de Tolkien sempre discutiremos, não dá para negar que são três filmaços, que entraram e devem ficar na história, não só pelo que representam e ganharam de bilheteria e prêmios, mas também por sua qualidade. Além disso considero que os atores fizeram um trabalho memorável, marcado mesmo. Cada um tem a imagem de seu personagem favorito na cabeça, mas agora Viggo Mortensen é meu Aragorn mental e acabou. Ele conseguiu se tornar o MEU Aragorn... então ninguém poderá substitui-lo. O mesmo vale para, oh, deixe-me ver, Gandalf, Saruman, Frodo, Sam, Gimli... patati, patatá...

Não dá para entender... ele fala como se fosse fácil que outro diretor tenha a mesma paciência, a mesma iniciativa, a mesma equipe amigável e brilhante... ele parece esquecer que todos consideravam SDA infilmável até que PJ tomou as rédeas da coisa... se vierem outros remakes, que venham... mas que NÓS não nos esqueçamos de quem abriu as portas, de quem nos fez rir e chorar, de quem nos fez vibrar ao ver cenários, cenas e personagens, e de quem nos fez sentir o gostinho de ver SDA na tela, de quem nos fez até reclamar um pouco. Não nos esqueçamos dessa belíssimo trabalho de amor, que esse jornalista ingrato parece querer nos fazer esquecer. :|

Nossa, me empolguei. :mrgreen: Mas é o que eu penso. :obiggraz:
 
Bom, eu sinceramente não concordo com vários pontos de vista desse jornalista. Talvez ele queira mudar a mente de alguns fãs em relação a nossa tão amanda trilogia. :twisted:
Refilmar SdA é uma coisa de louco, tem que ter muita coragem (como o PJ teve) para enfrentar uma mar de fãs que não irão concordar com essa atitude um pouco precipitada.

Pandatur Parmandil disse:
1 – A fama pré-existente dos livros de SdA, impediu que os atores da trilogia dominassem seus papéis.

Kern afirma que "nenhum ator de juízo ousará recriar o papel de Vito Corleone", pois o papel encaixa-se perfeitamente com a performance de Marlon Brando. Contudo, ele acha que nenhum ator de SdA consumiu seu papel completamente. A melhor interpretação na opinião de Kern (não considerando Gollum) foi de Sir Ian McKellen como Gandalf, mas, apesar de ter gostado muito da do trabalho de McKellen, ele consegue visualisar outros atores no papel de Gandalf, como Sean Connery, Brian Blessed, Derek Jacobi, Anthony Hopkins, Michael Caine e Patrick Stewart, por exemplo.
Não mesmo, Sean Connery, mesmo que seja um ator perfeito, faria de Gandalf mais um de seus personagens.
Anthony Hopkins? Neca.

Panda disse:
Da mesma forma, outro diretor poderia refilmar a trilogia sob um aspecto mais infantil, por exemplo.
"Vamos brincar de escolinha, Frodo?!"
:eek:

:eek:

:eek:

Panda disse:
Não só pela bilheteria, mas principalmente pelos produtos licenciados, SdA mostrou-se uma verdadeira mina de ouro. E qualquer estúdio estaria disposto a fazer mais dinheiro no futuro com um remake de SdA.
Daqui a pouco ele vai dizer que SdA é o super cofre do Tio Patinhas! :disgusti:
 
Claurelin, vc falou tudo. Esse tal de kern fala como se SdA fosse uma trilogia qualquer q fez sucesso. O SENHOR DOS ANÉIS JÁ ENTROU NA HISTÓRIA DO CINEMA, e por mais pessoas como esse cara tentem menosprezar, essa trilogia facilmente se iguala (e talvez até supere) O Poderosos Chefão, Star Wars, Indiana Jones, etc. Sinceramente, reportagens como essa me deixam PUT* da vida. Esse cara não deve gostar de SdA e ficando dizendo q qualquer um pode fazer o mesmo. O q PJ fez foi um trabalho de Hércules e não é qualquer q iria encarar o tranco e ainda por cima se sair tão bem.

Kern diz que daqui a vinte anos, será uma tentação irresistível refazer a trilogia com efeitos visuais super modernos. O avanço da computação gráfica permitirá que se faça um filme mais barato, sem a necessidade de dezenas e dezenas de dublês maquiados ou de viagens a diversas locações.

A tentação é até grande, mas foi extamente o uso correto de efeitos especiais, sem pirotecnia, q garantiram, entre outros fatores, a qualidade dos filmes. Recriar paisagens ? Pelamordedeus, pra q fazer isso se podemos ter paisagens deslumbrantes q a Mãe Natureza nos deu. Mais barato ??? Cada filme de SdA saiu por uns 100 milhões, o q é pouco para os padrões hollywwodianos já q muitos blockbusters como Tróia tem orçamento acima dos 200 milhões (e são uma porcaria).

Daqui a uns cinquenta anos eu vou levar meus filhos ou netos pra assistir uma adaptação do Silma, pois os direitos deste já terão se tornado públicos. Aí sim eu vou querer ver quem mais uma vez teve a ousadia e coragem de tentar passar para as telas mais uma parcela do mundo de Tolkien. E dessa vez, esse futuro diretor vai ter q suportar ser comparado a PJ q fez um trabalho divino.

Refazer SdA ??? Hum, clássicos não são refilmados. No dia q fizerem um remake de SdA, eu vou estar assistindo aos remakes de SW e Poderoso Chefão.
 
Hum... eu já tinha ouvido várias pessoas falarem nisso.

Olha, clássicos realmente não são refilmados; e embora SdA seja um clássico; é bem provável sim que daqui a 20 anos haja uma nova versão sim.
Isso porque o livro é muito, muito, muito rico, e poderiam explorar vários outros aspectos da história.
Não seria remake, seria uma nova versão. Eu sei que com certeza eu ia ver :D (e sem saber o que esperar, porque seria realmente diferente).

....
Imagine se Kubrick tivesse feito SdA. PJ não iria refazer?
(detalhe: Kubrick queria que os hobits fossem os Beatles. 8O )
 
Imagine se Kubrick tivesse feito SdA. PJ não iria refazer?
(detalhe: Kubrick queria que os hobits fossem os Beatles. )

Mais aí teria sido um desatre e outro diretor (PJ :twisted: ) tentaria consertar o q houve de errado.

Por mais q o mundo de Tolkien seja vasto, eu continuo achando muito difícil alguém refazer SdA. PJ fez um trabalho impecável e não sei se algum diretor tentaria fezer outra versão. Por isso q eu digo q filme de Tolkien só O Hobbit (até 2010 se Deus qquiser !!!!!) e lá pra 2060 o Silma.

P.S: Se bem q me lembrei agora q vão refilmar A Fantástica Fábrica de Chocolate (medo...muito medo... :tsc: ).
 
EU ACHO QUE ESSE HOMEM TÁ DESABAFANDO MUITA INVEJA DO PETER JACKSON...
E MESMO QUE NÃO FOSSE...ELE DEVIA TRATAR ISSO COMO OPNIÃO DELI...

AGORA EU VOU DIZER OS MEUS MOTIVOS PARA NÃO HAVER UMA REFILMAGEM...

* NEMHUM ATOR SERÁ CAPAZ DE INTERPRETAR PERSONAGENS TAIS COMO GANDALF, GALADRIEL, ELROND, GIMLI, DENETHOR... COMO ESSES ATORES DO PETER JACKSON...

* ESSES ATORES QUEELE CITOU NÃO SÃO CONVICENTES...

* OS EFEITOS ESPECIAS JÁ SÃO MAIS QUE O SUFICIENTE PARA CONTAR A HISTORIA DE ACORDO COM O RELATO DOS LIVROS...

:o?: PRA QUE EFEITOS ESPECIAS MELHOR DO QUE ESSES? :o?:

* Acho que uma outra filmagem não vai trazer tanta enpolgação,emoção, drama,alegria...

PRA MIM FAZER OUTRO FILME, FAZER OUTRA TRILHA MUSICAL, FAZER OUTRO VIDEO GAME, FAZER OUTRA ILUSTRAÇÃO...NÃO VAI SER COMO ANTES...

É COMO SE OS LIVROS DE TOLKIEN FOSSEM REESCRITO POR OUTRA PESSOA...EMFIM NA MINHA OPIÃO SERIA UMA LASTIMA...

PREFIRO NÃO VER OUTRO FILME...MUITO MENOS SE FOSSE FEITO DA CABEÇA DESSE MOÇO AI...
 

Acredito que uma refilmagem do SdA seria bem vinda só no caso de adição de trechos q ficaram de fora, como Tom Bonbadil por exemplo. Mas eu preferiria q os produtores deixassem SdA de lado e seguissem para O Hobbit e Silmarillion. Seria muito mais interessante na minha opinião. :)
 
EU TAMBÉM JÁ TINHA PENSADO NA MESMA COISA, QUE DAQUI A 30 ANOS ALGUÉM IRIA FILMAR UM NOVO SENHOR DOS ANÉIS, E DIRIA: "VAMOS FAZER UM FILME BOM, E NÃO COMO AQUELA COISA FEITA EM 2000", :x E EU ENTENDO PERFEITAMENTE, PORQUE DAQUI UNS ANOS, QUEIRAM OU NÃO O SENHOR DOS ANÉIS FICARÁ ULTRAPASSADO EM EFEITOS ESPECIAIS, MAS COISAS QUE NUNCA PODERÃO TIRAR DELE É A MÚSICA MARAVILHOSA DE HOWARD SHORE, E AS INCRÍVEIS PISSAGENS DA NOVA ZELÂNDIA. TÁ, TEM BOAS INTERPRETAÇÕES, COMO A DO GANDALF, MAS NÃO DÁ PRA DIZER QUE É UM SHOW DE INTERPRETAÇÃO.

EU ACHO QUE FICARIA MUITO HORRIVEL SE O FILME FOSSE SÓ EFEITOS ESPECIAIS, COMO O CARINHA DA REPORTAGEM FALOU. FICARIA COMO OS NOVOS STAR WARS, QUE FORAM QUASE TOTALMENTE FILMADOS NA FRENTE DE UMA TELA VERDE. ISSO PERDE A BELEZA, SÓ COMPUTAÇÃO GRÁFICA....
O QUE ATRAIU NO SENHOR DOS ANÉIS FOI AS PAISSAGENS, QUE NÃO FORAM NADA CRIADAS POR COMPUTADOR, É TUDO DE VERDADE.... :? :?

MAS EU ENTENDO QUE DAQUI A 30 ANOS, QUANDO NÓS JÁ ESTIVERMOS MAIS VELHOS, VAMOS FALAR QUE A VERSÃO BOA MESMO DO FILME É A DE 2000, E OS NOSSOS FILHOS NÃO ENTENDERÃO.... ASSIM COMO EU NÃO ENTENDO COMO TEM GENTE QUE GOSTA DOS STAR WARS ANTIGOS, PQ EU ACHO OS NOVOS MUITO MELHORES DO QUE OS VELHOS TOSCOS..... :lol: :lol:
 
MAS TEMOS QUE ADMITIR QUE PETER JACKSON FEZ UM ÓTIMO TRABALHO, MESMO ELE TENDO TIRADO CENAS INTEIRAS DO FILME...
OLHEM SÓ, NO HARRY POTTER, O DIRETOR TENTOU COLOCAR TUDO O QUE TINHA NO LIVRO NO FILME, E FICOU UMA SALADA DE FRUTA!!!!! UMA HORA APARECIA UM DRAGÃO, QUE DERREPENTE DESAPARECIA, ERA UMA CONFUSÃO, JÁ NO SENHOR DOS ANÉIS, ELE TIRANDO SEQUENCIAS, FEZ COM QUE O FILME FICASSE MAIS INTELIGÍVEL.... 8O 8O 8O
ANTES DE PENSAR EM CRUSIFICAR PETER JACKSON POR NÃO TER COLOCADO O TOSCO DO TOM BOMBADIL, TEMOS QEU PENSAR QUE O FILME PODERIA TER SAÍDO MUITO PIOR... É SÓ OLHAR PARA O HARRY POTTER, E VER QUE MAL TRANSCRIÇÃO DE LIVRO PARA FILME FOI FEITO NELE ( QUEM LÊ HARRY POTTER ACHA O LIVRO MIL VEZES MELHOR QUE OS FILMES, QUE EU ACHO QUE SÓ AGRADA CRIANÇAS).....
PARABENS PARA PETER POR TER FEITO O MELHOR QUE PODE FAZER.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. E MESMO ASSIM, QUEM NÃO LEU O LIVRO, FICOU MEIO BOIANDO EM ALGUMAS CENAS, ENTÃO IMAGINE SE O FILME FOSSE IGUAL AO LIVRO!!! :lol: :lol:
 
Se bem q realmente os filmes não conseguiram captar o clima dos livros, mais especificamente o do Retorno do Rei, não consigo sentir no filme aquele clima de angústia e desespero do livro, td passa tão rápido e supérfulo, isso é minha opinião.
 
Gondorian Blade disse:
P.S: Se bem q me lembrei agora q vão refilmar A Fantástica Fábrica de Chocolate (medo...muito medo... :tsc: ).

Falando nisso, um dos atores será o Chrstopher Lee, o Saruman :roll: .

*Hobbit /\ Amigo* disse:
* OS EFEITOS ESPECIAS JÁ SÃO MAIS QUE O SUFICIENTE PARA CONTAR A HISTORIA DE ACORDO COM O RELATO DOS LIVROS...

Não me lembro aonde, mas eu li um comentário que os efeitos do SdA foram feitos na medida certa: nem a mais, nem a menos; e concordo com isso, poucos efeitos visuais seriam ruim, pois não mostrariam certos seres como foram mostrados, e efeitos a mais fariam o filme ser ruim, pois seriam um tipo de ''poluição de efeitos'' pois exageradamente iria fazer o filme ser computadorizado de mais.

Portanto, se um possível remake ou nova versão for filmado no futuro, e utilizar praticamente só efeitos visuais (pois vejam bem: a TM de Tolkien é cheia de detalhes e blá, blá, blá... Sendo assim ele pode ser feito no computador na imaginação dos caras lá das produções...) vai acabar (talvez :roll: depende de como) estragando o filme...
Bem, mas essa pode ser uma visão errada, pois cada um vive no seu tempo, nós vamos nos acostumar a cada tempo que os efeitos especiais forem evoluindo, ortanto projetando p/ futuro essa idéia de só digital pode ser errada.

De qualquer jeito, se for refilmado, que seja bem feito. Eu não me importo se for refilmado, com tanto que eu veja um filme que mereça levar o nome de Tolkien por trás e mereça respeito, senão é um fracasso.

:)
 
Mais aí teria sido um desatre e outro diretor (PJ ) tentaria consertar o q houve de errado.
Teria sido realmente um desastre. Tipo, eu acho o Kubrick foda, mas se ele tivesse feito SdA eu provavelmente odiaria ele hoje.
Por mais q o mundo de Tolkien seja vasto, eu continuo achando muito difícil alguém refazer SdA. PJ fez um trabalho impecável e não sei se algum diretor tentaria fezer outra versão. Por isso q eu digo q filme de Tolkien só O Hobbit (até 2010 se Deus qquiser !!!!!) e lá pra 2060 o Silma.

P.S: Se bem q me lembrei agora q vão refilmar A Fantástica Fábrica de Chocolate (medo...muito medo... ).
Mas veja bem; a questão não é um remake como esse aí que vão fazer da Fantástica Fábrica de chocolate(vai ser uma coisa linda:puke:), a questão é uma nova versão.
Apesar da essência do livro ser essa luta do bem contra o mal, a riqueza do livro(tem isso, aquilo, e blablabla, todo mundo sabe)proporciona que vários outros filmes sejam feitos com outro tópico.
Sei lá, podiam fazer uma crítica mais feroz a industrialização(Saruman), podiam focar mais na importância das pessoas simples no mundo(hobits) e etc.
Não tô dizendo que vai ser uma obra prima; e muito menos que vai ser melhor do que o do PJ; mas é bem provável.
 
Daqui a 30 anos, estarei feliz com qualquer avanço da ciência médica. E sinceramente, no cinema, acho que novas propostas podem aparecer, mas, um remake a altura de O Senhor dos Anéis by Peter Jackson, sonha neném...
E é melhor que o Howard Shore deixe logo as músicas gravadas porque, um Howard Shore 2, leva tempo... mais de 30 anos... :wink:
E o cara quer um filme melancólico? ai meu Deus viu... Um fulano desse tem miolos??? Sério, perdi a paciência... :evil:
 
Hummm o Viggo mesmo diz: daqui 30 anos os efeitos podem estar obsoletos, mas a carga emocional e a história estarão intactas. Mesmo com a gente opinando e tendo pontos de vistas diferentes, acho meio radical a opinião dele :tsc:
 
Sabem... Eu não gostei da opinião desse jornalista, ele é uma daquelas pessoas que foram ver os filmes do PJ, e, como num prestaram a atenção devida, saíram criticando... Eu odeio pessoas desse tipo... Ele é um que é fãzinho desses filmes mais aventuras, Sean C., afff, manda ele ir rever os conceitos dele sobre SdA! :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo