• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

oque o brasileiro acha de si mesmo?

O que eu acho é que muita gente acredita muito nos estereótipos. Certa vez, vi um caso em que uma gaúcha não acredita que um nordestino pudesse passar em um concurso "difícil" (não me lembro exatamente o que era agora, mas era um grande cargo do poder judiciário).

O que sempre esquecem é que se deve tratar cada pessoa de forma individual, independentemente de onde ela veio.
 
os cariocas acham q os paulistas só sabem ganhar dinhero e agente acha carioca folgado e devagar, to certo ou errado?
 
pesquisei aq em casa e vi q cada sotaqe tem seu motivo:
o nordestino:tem sotaqe provavelmente pelos nativos e pelos holandezes q ocuparam aqela região
o nortista:sotaque dos indios nativos e dos paises da america espanhola q faz divisa
o carioca:com a invasão francesa no século 18 os cariocas tem sotaqe por esse fato.
o paulista:sotaque pela grande quantidade de pessoas de muitas outras regioes e naçoes.
o sulista:sotaque vindo provavelmente de nativos da argentina.
Pronto?bem voltando o assunto do tópico oq cada região acha da outra?
 
Aqui em Maceió pelo menos nós não odiamos ninguém...
Mas algumas pessoas (eu incluido), não gostamos dos Suldestinos e sulistas preconceituosos, e ao que parece uma boa parte deles são.
 
Em Portugal há alguns sotaques. Cada região tem o seu, sendo considerado como o português mais correcto o de Coimbra, embora em Lisboa e no Centro o português usado seja sem qq sotaque, sendo utilizado apena um pouco mais de "calão" do que é costume em Coimbra.
 
Proview disse:
Aqui em Maceió pelo menos nós não odiamos ninguém...
Mas algumas pessoas (eu incluido), não gostamos dos Suldestinos e sulistas preconceituosos, e ao que parece uma boa parte deles são.
aqi em sampa agente odeia nordestino mas ñ pelo seu povo é q eles saem do nordeste vem para ca procurando emprego rouba emprego dos paulistano e os q ñ conseguem emprego viram mendigos criam favelas ou viram criminosos até q agente tem motivo né?
 
Não, não têm motivo. Isso é querer impedir que alguém tente melhorar sua vida.

Pra não ficar me alongando, leia este tópico (que foi trancado). Lá tem uma discussão exatamente sobre isso.
 
Nob disse:
Não, não têm motivo. Isso é querer impedir que alguém tente melhorar sua vida.

Pra não ficar me alongando, leia este tópico (que foi trancado). Lá tem uma discussão exatamente sobre isso.
aonde vc mora nob?
 
Eu não tenho nada contra ninguém... Tenho amigos que são de Curitiba e que são muito legais, adoro os mineiros que eu conheço, tem um moooooontede carioca aqui onde trabalho e tem muitos que ralam pra caramba e são legais, mas tbm tem os que são muito chatos, não fazem porcaria nenhuma e só querem ficar dando ordem e dando umas de bonzão. Já o pessoal da minha área que trampa no Rio é beeeeem folgado.....Mas isso existe em todo lugar, não é porque é carioca ou paulistano... Isso é indiferente, vai da pessoa, não de onde ela vem...
Também conheço vários paulistanos legais e alguns intragáveis....E gosto dos santistas.Eles são bem legais também.
Quanto aos nordestinos, acho que é um caso à parte. Não tenho nada contra nenhum deles, só acho que essa estória de vir tudo pro estado de SP pra tentar melhorar de vida e tals, acabou gerando uma superpopulação e consequentemente aumentou a falta de emprego, tanto pra eles como para os paulistas....
Mas como isso também depende muito do nosso governo, essa já é uma outra discussão...
Mas como pessoas, também curto eles sim. :P
 
só acho que essa estória de vir tudo pro estado de SP pra tentar melhorar de vida e tals, acabou gerando uma superpopulação e consequentemente aumentou a falta de emprego, tanto pra eles como para os paulistas....
é isso q eu reclamo, minha empregada é baiana e ela vive falando mal de sampa pq ñ tem praia pq tem favela d porra se nordestino ñ gosta de sampa vai para o rj tbm é sul e tem praia
 
Exportação de nordestinos tb é fuego, hein? O estado não exporta pq não vale à pena, e porque isso seria inconstitucional.

Eu acho que esse negócio de nordestinos roubarem nossos empregos não é tão verdade. É como no Alemanha e outros países europeus onde eles não querem imigrantes pq roubam seus empregos. O que essas pessoas de fora pegam são aqueles subempregos, como lixeiros, faxineiros, etc, que quase nenhum paulista ia querer. Podem ver que 99% das pessoas nesses empregos não são paulistas. O desemprego pode estar alto, mas tem muito mais fatores nisso do que a migração dos nordestinos.

Além do mais, quem pode culpá-los? Eles passam a vida inteira no meio da seca e da pobreza ouvindo falar de São Paulo, o centro das oportunidades, uma cidade superdesenvolvida com fábricas e empregos pra todo lado, é óbvio que vão querer vir pra cá. É como nós (não todos) quando ouvimos falar dos EFA, o superpaís. Só que quando vêm pra cá percebem que não é bem assim, que o negócio tá difícil e que ou eles viram porteiros ou morrem de fome. Mesmo assim, muitos deles preferem mil vezes passar dificuldades aqui do que no nordeste. Então não rola de mandar ninguém de volta.
 
Eu sempre tive a impressão que o resto do Brasil tem ao mesmo tempo inveja e raiva de nós, paulistas, e de São Paulo. Já ouvi gente até falar que São Paulo não é Brasil. É verdade que as pessoas nos outros estados veêm os paulistas como riquinhos arrogantes isolados do resto do país?

Quanto a mim... Pessoalmente, só tenho uma visão meio estereotipada de cariocas. Eu me surpreendo quando vejo algum carioca fazendo algo sério, pq tenho aquela idéia de que eles só pensam em praia, bagunça, festa e preguiça.
 
É, a situação é complicada... Por isso que não dá pra julgar as pessoas, mas devíamos, sim, questionar o governo. Afinal, entra governo, saí governo, e as promessas são sempre as mesmas e no final das contas acaba sendo sempre tudo igual...São só promesas de emprego, de educação e fica sempre assim, na promessa.

As pessoas têm todo o direito de procurar melhorar sua vida, mas acho que se nossos vereadores, deputados, senadores e toda essa corja que diz que representa o nosso povo parasse de nos roubar e se aproveitar do cargo em que estão para ficar milionários, acho que daria pra todo mundo no nosso país ter uma vida razoavelmente boa e sem precisar abandonar o seu lar.... :tsc:
 
Realmente tenho q admitir que o fluxo de nordestinos indo p/ São Paulo é grande, mas a culpa é da centralização financeira e educacional que São Paulo oferece.
Culpar os Nordestinos para mim é usa-los de bode expiatório para um problema do Brasil.
Afinal é mais fácil culpa-los do que reclamar do governo que não funciona.
 
Eu sempre tive a impressão que o resto do Brasil tem ao mesmo tempo inveja e raiva de nós, paulistas, e de São Paulo. Já ouvi gente até falar que São Paulo não é Brasil. É verdade que as pessoas nos outros estados veêm os paulistas como riquinhos arrogantes isolados do resto do país?
pra vc ter uma ideia a renda per capita do brasil é de 4 mil dolares por mes, só a renda per capta de sampa é de 9 mil (renda per capta é por pessoa)
 
¥Felagund¥ disse:
Nob disse:
Não, não têm motivo. Isso é querer impedir que alguém tente melhorar sua vida.

Pra não ficar me alongando, leia este tópico (que foi trancado). Lá tem uma discussão exatamente sobre isso.
aonde vc mora nob?

Brasília. Minha cidade também já sofre com a imigração, pois ela não foi planejada para receber tanta gente.

Por exemplo: Brasília foi planejada, dentre outras coisas, para não ter engarrafamentos. Só que o que se vê aqui é engarrafamento em todo canto.

pra vc ter uma ideia a renda per capita do brasil é de 4 mil dolares por mes, só a renda per capta de sampa é de 9 mil (renda per capta é por pessoa)

Bom, em 2000 Brasília tinha uma renda per capita anual de R$ 14.405, enquanto São Paulo tinha R$ 9.995. A do Brasil era de R$ 6.386.
 
Proview disse:
Mas algumas pessoas (eu incluido), não gostamos dos Suldestinos e sulistas preconceituosos, e ao que parece uma boa parte deles são.
Olha, eu não posso dizer a respeito dos outros sulistas q não eu (gaúcha), mas eu senti algum preconceito com sulistas no geral sim... e convenhamos, se eu fui morar lá eu não tinha pq ter preconceito, podia mto bem ter ido pra outro lugar se tivesse esse problema.

Lembro de um estudo q foi feito sobre os canaviais, acho q era isso, ou então era sobre o Rio São Francisco q queriam desviar... bem, o estudo foi feito por um cara do RS, no qual ele dizia q não precisava desviar o rio não, era só cuidar da região de forma mais sustentável, sem queimar os canaviais e mantendo áreas de mata, que já ia diminuir bastante a necessidade de irrigação - o que, de acordo com tudo q eu já li de permacultura e coisas desse tipo, é absolutamente verdade - e disseram q o cara não entendia nada do nordeste, que lá era diferente, q precisavam mudar o curso do rio sim... ou seja, não gostaram do trabalho dele alegando q ele era do sul.


Ah, e eu pessoalmente só não gosto mto de nordestino é um adesivo q tinha mto por lá (PB), "Orgulho de ser nordestino". Isso realmente me parece meio q preconceito com as outras regiões. Tudo bem, o brasil tem uma certa tendência a chamar o nordeste de coitadinho, mas pode ser só eu, mas me parece tão estranho ter orgulho de ser d determinado lugar! Talvez se fosse de um lugar REALMENTE mto legal, até vá lá...
E carioca orgulhoso de ser daqui tb enche o saco. Vivo achando defeito nesses, só pra implicar!


E preconceito q eu tenho é contra vaqueiro (d qq lugar), q geralmente vem junto com machismo. Eu sou mulher e monto a cavalo mto melhor q a maioria deles, apesar d ser meio insegura com alguma frequencia! Mas pelo menos eu consigo montar direito um cavalo nervoso q eu conheço com a embocadura mais suave do haras, enqnto um vaqueiro em geral estaria com algo q machucasse a boca do cavalo, e tendo como único resultado um bicho cada vez mais inquieto, nervoso e querendo fugir.
 
Lembro de um estudo q foi feito sobre os canaviais, acho q era isso, ou então era sobre o Rio São Francisco q queriam desviar... bem, o estudo foi feito por um cara do RS, no qual ele dizia q não precisava desviar o rio não, era só cuidar da região de forma mais sustentável, sem queimar os canaviais e mantendo áreas de mata, que já ia diminuir bastante a necessidade de irrigação - o que, de acordo com tudo q eu já li de permacultura e coisas desse tipo, é absolutamente verdade - e disseram q o cara não entendia nada do nordeste, que lá era diferente, q precisavam mudar o curso do rio sim... ou seja, não gostaram do trabalho dele alegando q ele era do sul.

isso foi só uma desculpa que arrumaram pra desmoralizar o estudo do cara. até aqui no nordeste tem polemica sobre isso, ja que tiraria o rio do seu curso natural pra irrigar areas distantes no ceara e na paraiba, deixando na mao as populaçoes ribeirinhas de sergipe e alagoas

Ah, e eu pessoalmente só não gosto mto de nordestino é um adesivo q tinha mto por lá (PB), "Orgulho de ser nordestino". Isso realmente me parece meio q preconceito com as outras regiões. Tudo bem, o brasil tem uma certa tendência a chamar o nordeste de coitadinho, mas pode ser só eu, mas me parece tão estranho ter orgulho de ser d determinado lugar! Talvez se fosse de um lugar REALMENTE mto legal, até vá lá...

isso é besteira. eu vejo direto carros circulando aqui em aju com a bandeira do RS.
se a pessoa quer fazer propaganda do lugar que nasceu, deixa fazer. eu nao vou me preocupar com isso (mas é ridiculo é)

tem muito estereotipo. é como dizer que todo gaucho é gay, ou dizer que todo paulista é viciado em trabalho, ou que todo nordestino é cabeçudo. mas em 5 minuto de convivencia deixa bem claro que nao é bem assim.

agora uma coisa é certa: todo gaucho que eu conheço te jura de morte se vc xingar o RS :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo