• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Empresas Multinacionais

Devia haver mais investimento em pesquisa e na educação escolar no país... o Japão fez isso no final da segunda guerra: em vez de importar maquinas, pediu dinheiro emprestado aos Estados Unidos e investiu em educação... não é a toa que hoje, apesar de ser um pais com pouquissimos recursos naturais, é um dos paises mais desenvolvidos do mundo...
Como se o Japão tivesse alguma escolha! Os EUA q resolveram investir no Japão com medo do comunismo se instalar (ainda mais) na Asia, q já tinha a Coreia e a China comunistas...

E mesmo assim, o Japão hoje está a ponto de quebrar.
 
pensem comigo. acho que todo mundo ja estudou historia. Numa parte da história, teve uns problemas de quebra quebra geral que todo mundo ficou quase sem grana nenhuma. ai, como o brasil não tinha dinheiro para importar, ele fez uma medida protecionista abrindo industrias nacionais, que botavam o produto no mercado interno por 20X menor (o preço). Enquanto estava assim, o brasil tava muito bem. não precisava-mos deles, mas ai aconteceu uns troço la, bla bla bla... (se errei alguma coisa por favor me corrijam mas a ideia principal é essa). :x
 
Ecthelion disse:
Devia haver mais investimento em pesquisa e na educação escolar no país... o Japão fez isso no final da segunda guerra: em vez de importar maquinas, pediu dinheiro emprestado aos Estados Unidos e investiu em educação... não é a toa que hoje, apesar de ser um pais com pouquissimos recursos naturais, é um dos paises mais desenvolvidos do mundo...
Como se o Japão tivesse alguma escolha! Os EUA q resolveram investir no Japão com medo do comunismo se instalar (ainda mais) na Asia, q já tinha a Coreia e a China comunistas...

E mesmo assim, o Japão hoje está a ponto de quebrar.

Não fala besteira kra... os EUA investiu no Japão porque planejava ter mais um mercado pra tornar dependente dele, assim como tentou fazer na Europa destruida com a segunda guerra, e felizmente não conseguiu...

O Japão a ponto de quebrar? Huahuahauhauhahauhauhauhaua, meu, sério, daonde voce tirou tamanha piada? O Japão tem uma das maiores economias do mundo, alem de ser um dos paises que mais produz tecnologia... Se um pais assim está prestes a quebrar, o Brasil jah deve estar quebrado faz tempo, não?
 
o japão não está "hoje" a ponto de quebrar. antes sim. ai os eua botaram grana e ao inves de comprar armas eles reconstruiram as cidades destruidas na guerra. :twisted:
 
O Japão pode não estar prestes a quebrar, mas a economia deles está em recessão há mais de dez anos.... Não cai, mas tbm não cresce....

pensem comigo. acho que todo mundo ja estudou historia. Numa parte da história, teve uns problemas de quebra quebra geral que todo mundo ficou quase sem grana nenhuma. ai, como o brasil não tinha dinheiro para importar, ele fez uma medida protecionista abrindo industrias nacionais, que botavam o produto no mercado interno por 20X menor (o preço). Enquanto estava assim, o brasil tava muito bem. não precisava-mos deles, mas ai aconteceu uns troço la, bla bla bla... (se errei alguma coisa por favor me corrijam mas a ideia principal é essa).

Você só simplificou extremamente a história. Primeiro, qdo o Brasil começou a se industrializar (governo do Getúlio, depois da Quebra da Bolsa de 29) ele já não produzia as mesmas coisas que os países desenvolvidos. Enquanto na Europa e nos Estados Unidos a indústria era química, siderúrgica e de bens de consumo (carros e coisas do tipo) no Brasil a industria era industria têxtil e de produtos de minúsculo valor agregado.

Só para vocês terem uma idéia, o Brasil só foi criar a sua primeira industria siderúrgica, a CSN, em 42 devido a um acordo com os EUA, em q o Brasil se afastava do nazismo e se aliava de vez com os EUA. Se não fosse pelo dinheiro deles, a gente nunca teria criado uma indústria dessas...

E mesmo depois disso, com todo esse protecisonismo q nunca existiu de verdade o Brasil só foi deixar de ter um PIB agrícola qdo o JK trouxe as indústrias de carro para o Brasil. Se não fossem elas, o Brasil seria até hj um país agrário.

A verdade é que nunca houve uma indústria brasileira. Houve um ensaio de indústria brasileira qdo a ditadura proibiu as importações pra poder pagar a dívida externa, mas a indústria brasileira era atrasada, pouco produtiva, cara e pouco competitiva, tanto q depois dessa "maravilhosa" decisão dos milicos o país quebrou completamente....

Aliás, do jeito q vc contou a história, realmente mostrou o nível da discussão.... Realmente depois de blábláblá ficou trelelele........
 
Não fala besteira kra... os EUA investiu no Japão porque planejava ter mais um mercado pra tornar dependente dele, assim como tentou fazer na Europa destruida com a segunda guerra, e felizmente não conseguiu...
Primeiro seja mais respeitoso comigo Kyo, o q eu disse não é besteira alguma. Os EUA investiram no Japão pro varios motivos:politico (ter algum pais capitalista na Asia, p evitar a ameaça comunista da Russia, China e Coreia) e economico (ter um mercado dependente dele).

O Japão a ponto de quebrar? Huahuahauhauhahauhauhauhaua, meu, sério, daonde voce tirou tamanha piada? O Japão tem uma das maiores economias do mundo, alem de ser um dos paises que mais produz tecnologia... Se um pais assim está prestes a quebrar, o Brasil jah deve estar quebrado faz tempo, não?
Isso não é piada alguma! O Japao esta vivendo uma crise sim!!! Muitos economistas já citaram mas provavelmente vc não estava prestando atenção nos noticiarios p nao perceber. O problema do Japão é o de investimento interno, o Japao ta completamente dependende de capital externo já q os japoneses poupam (é isso mesmo, do verbo poupar) muito e gastam muito pouco. Está a ponto de quebrar por causa disso.
 
Me desculpe se de alguma forma eu fui desrespeitoso com voce em meu post.

O Japão eh dependente do capital externo porque sua economia jah estaria quebrada ha anos e anos se fosse depender do consumo interno, que mesmo que a população se tornasse consumista como a dos estados unidos, por exemplo, não seria o bastante pra levar o país adiante. Por isso o Japão tem uma política economica totalmente voltada a exportações... sim, tambem importa bastante, mas o que exporta supera em muito o numero de importações em quantidade e em valor.

Não creio que um país com a infraestrutura e tecnologia do Japão vá quebrar tão cedo... não creio que pra um país sobreviver e ser uma grande economia precisa que toda sua população seja altamente consumista, é só tomar como exemplo o Canadá.
 
Me desculpe se de alguma forma eu fui desrespeitoso com voce em meu post.
:D Sem problema!!!

Não creio que um país com a infraestrutura e tecnologia do Japão vá quebrar tão cedo... não creio que pra um país sobreviver e ser uma grande economia precisa que toda sua população seja altamente consumista, é só tomar como exemplo o Canadá.
Pelo visto é uma questão de opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo