• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Empresas Multinacionais

Chester Cubano

Chester_Cubano
Procurei procurei e não achei o que são direito empresas multinacionais... Alguem poderia me explicar direito o que são empresas multinacionais? O que elas fazem e etc...?
 
São basicamente empresas q se instalam no nosso país, mas que são originalmente internacionais (dai o multinacional),´o bom delas é geram empregos (tanto q foi isso que Jucelino queria quando trouxe dezenas de multinacionais para o Brasil...
o ruim é que todo o dinheiro ganho não é investido aki no Brasil e sim exportado para os paises de origem...

vc quer isso pra trabalho de escola né?!?
 
Tipo... digamos que no Brasil tenha uma impresa que produza televisores... essa empresa cresceu bastante ao ponto de já conseguir abastecer todo o mercado interno nacional, e já tem uma base boa estabelecida e capital o suficiente pra investir em modernização, etc... dai como essa empresa produz mais do que o suficiente no mercado interno, ela vai procurar vender seus produtos em outros paises que não tenham uma empresa que produza televisores, ou que mesmo a tendo, naum esteja tão desenvolvida quanto ela... então essa empresa abre fabricas para produzir televisores nesse determinado pais, utilizando mão-de-obra existente nele para tanto, mas tendo os cargos mais autos ocupados por pessoas do Brasil... Dai todo o lucro dessa empresa acaba sendo mandado para a empresa brasileira, que eh a matriz...

Isso, resumidamente, seria uma empresa multinacional... o lado "bom" delas eh dar emprego a pessoas do pais onde ela se instala, mas tras como desvantagem a falta de crescimento do mercado interno desse pais, jah que as empresas nacionais naum tem como competir em tecnologia com ela, e todo seu lucro acaba sendo mandado pra fora do pais, então não ha investimento no crescimento dele...
 
eu axo o q ele falou esta correto, tanto o 1o post quanto o 2o, e eh isso ai, continuem dando suas opinioes, q esse trabalho eu tb tenhu q fazer..

abraços Akuma[/img][/u][/list][/list][/code][/i]
 
Alias, esqueci de dizer outra consequencia ruim das multinacionais se instalando em paises de terceiro mundo... essas empresas podem muito bem decidir de uma hora pra outra abandonar o país para investir em algum lugar que de mais lucro, levando consigo os empregos que tinham sido gerados quando ela se instalou nesse determinado país.
 
Eh verdade...fora que quando lhe dão na telha elas fazem o famoso "demissão voluntária" ou simplesmente passam a régua em mais de 2000 funcionários...na volks acontece frequentemente...
 
Eu trabalho numa multinacional, e já é a segunda empresa deste porte em que atuo.
As duas empresas são americanas, que investem seu capital em nosso país, principalmente por termos mão de obra mais barata, apesar de uma certa capacitação profissional de nível elevado (para os níveis de um país subdesenvolvido como o nosso).
Pra estas empresas é interessante se instalar em nossos países por essas razões acima citadas, pois é garantia de lucro para eles.
Sei de pessoas que trabalham na mesma empresa que eu nos Estados Unidos, e pasmem, o salário deles chega a 4 mil dólares por mês, enquanto que muitas pessoas que trabalham aqui no Brasil fazendo o mesmo trabalho, muitas vezes não chegam a ganhar nem mil Reais...
 
simplesmente so servem para roubar o capital nacional. são uns merdas. e adivinha para onde vai esse dinheiro? para os EUA. :roll:
 
Afff... fala sério... nem toda empresa multinacional eh americana... alias, o Brasil tem uma grande multinacional chamada Petrobras, conhece?

Naum estou dizendo que esse tipo de empresa eh boa ou má, mas tenho que reconhecer que instalar uma em um pais sub-desenvolvido é uma maneira facil e esperta de manter seu crescimento..
 
ñ sao todas mas são a maioria. o meu professor de geografia nos fez um desafio. falar pelo menos 10 nomes de empresas nacionais, ninguem conseguiu. por que? pois quase que não tem. ja fomos arrombados e invadidos pelos outros paises poderosos!!! :evil: :x
 
pois é. é muito dificil. cada coisa que a gente falava ele intervia dizendo, "não, essa é sueca. não, essa é norte americana". :osigh:
 
Eu só sei da Petrobrás, mas eu tb deixei de lado esses assuntos assim que acabou o vestibular. O Bob's também é, não?

De qualquer maneira, o dinheiro delas não vai pros EFA, vai pra um monte de países diferentes. Os EFA podem ser a matriz de muitas delas, mas não chega a ser da maioria. Tem muitas japonesas, alemãs, italianas.... Nosso dinheiro é distribuído pelo mundo.

E dizer que são uns merdas tb é forçar demais, pq se não fossem esses merdas imagina como estaria o desemprego aqui. Eles podem até vir aqui por nós sermos mão de obra barata e sem fiscalização, mas no final das contas são eles que pagam a janta de grande parte dos brasileiros que não teriam de onde tirar isso se só tivéssemos as empresas brasileiras.
 
É muito fácil falar como as multinacionais estão estuprando o brasileiro quando a verdade é q a gente depende deles.... Pode ter certeza que se não fossem as multinacionais não teria nenhuma montadora de carros aqui..... Mesmo pq, se houvesse, ela ia depender de fornecedores estrangeiros para peças e tecnologia, o q, ná prática, dá na mesma........

Vc não pode esperar q um país q não tenha tecnologia como o nosso substitua as multinacionais por empresas brasileiras......
 
Vc não pode esperar q um país q não tenha tecnologia como o nosso substitua as multinacionais por empresas brasileiras......
Ditto. Apesar de que poderíamos estar fazendo mais investimentos em pesquisa. Assim, poderíamos parar de exportar cientistas pra eles descobrirem lá fora o que poderiam ter descoberto aqui, e deixado mais barato pra gente.
 
Devia haver mais investimento em pesquisa e na educação escolar no país... o Japão fez isso no final da segunda guerra: em vez de importar maquinas, pediu dinheiro emprestado aos Estados Unidos e investiu em educação... não é a toa que hoje, apesar de ser um pais com pouquissimos recursos naturais, é um dos paises mais desenvolvidos do mundo... Se o Brasil tivesse feito isso, com nossos recursos naturais poderiamos ser uma grande potencia... mas devido a nossa historia e a mentalidade de governantes e das elites em periodos anteriores, deixamos oportunidades passar e agora temos que correr atras do tempo perdido..
 
É muito fácil falar como as multinacionais estão estuprando o brasileiro quando a verdade é q a gente depende deles

Tá certo... eles geram empregos, são o verdadeiro capital de investimento em nosso país, e por mais q essa grana no final vá para o Bush, sem ela, o país quebra.
 
Tá certo... eles geram empregos, são o verdadeiro capital de investimento em nosso país, e por mais q essa grana no final vá para o Bush, sem ela, o país quebra.

Vai falar q elas não geram emprego??? Qtos funcionários tem a Ford hj??? A volks??? A Bayer????? Claro q geram.....

E tbm, se não fossem elas não teria nenhuma empresa do ramo no país pq a gente não tem capital próprio pra instalar uma....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo