• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Código Da Vinci" (Dan Brown)

Não recomendo nenhum livro em especial. Recomendo livros de história mesmo e não romances históricos. Recomendo livros que narram factos, baseados em dados concretos e não em teorias. Sobretudo em história acho q o principio deve ser "Ver para crer" e "Querer para ver". quem tem cerebro que entenda.
 
Ah me desculpe mas vc acabou de cair em contradição, se mostrou anti-científico e ingênuo. Se vc tem cérebro vai perceber seu escorregão. Se vc tem algum preconceito sobre teóricos da conspiração, sugiro analisar mais cuidadosamente o assunto...

Agora por favor voltemos a discutir o livro normalmente...

Só pra reanimar o tópico, quais atores vcs acham q deviam ser escalados pro futuro filme?

Por enquanto eu só consigo pensar nesses:

Robert Langdon - Pierce Brosnan?
Sophie Neveu - Sophie Marceau?

:obiggraz:
 
Na História eu diria q eh quase tudo suposições, mesmo na contemporanea..

Como já dizia o ditado, "a história é escrita pelos que vencem"
 
Ou como diz William Wallace, naquele atentado histórico (embora seja dos meus filmes preferidos) que é o Braveheart, "A história é feita por aqueles que enforcam os heróis".
Finalmente concordamos em algo.
Mas mesmo assim acredito muito na história, feita de maneira séria por historiadores, não por romancistas, que deitam para os livros teorias em que acreditam e por isso vêm sinal delas em tudo.
Por saber que a história é feita pelos que ganham é que este me livro assusta, porque na batalha dos media, onde parece que a historia é escrita, este amontoado de mentiras já venceu.

(Deixar claro que, mesmo não tendo a sua opinião, este é o tópico em que mais gostei de participar neste forum, porque gosto muito de uma boa discussao)
 
Hehe eu tbem estou gostando...isso é a prova q existe discussão sudável em fórum, sem cair na baixaria

Bom, eu tbem acredito na história q existe nos livros, mas não 100%... eu acredito q certas partes dela já foram modificada em favor do interesse de qualquer organização ou grupo. Ou também foram escritas com dados insuficientes ou corrompidos pelos olhos do escritor.... Por isso eu acho q novas pesquisas de documentos históricos podem levantar hipóteses q mais tarde reescreverão os fatos.

O problema é q poucas pessoas aceitam q a verdade ou algo próximo dela substitua o q lhe foi ensinado durante sua vida....

Veja, não estou defendendo o Dan Brown, estou defendendo sim as teorias q ele expôs que eu já sabia q existem historiadores e cientistas trabalhando nelas...

O resto? não sei, pode ser verdade, pode não ser. Temos q admitir ambas as possibilidades, pois não existem provas substanciais para torná-la um fato. No que se refere ao ser humano, eu diria q nada é o que parece...
 
Não tenho argumentos ou conhecimento para provar que os argumentos históricos de Dan Brawn. Continuo a acreditar n história que estudei e que me parece mais fiavel do que as teorias de Dan Brawn. Mas penso que não eu o conseguirei convencer, nem voce me convecera.
Agora há factos no livro que não são história e estou a falar da Opus Dei. Há muitas mentiras e meias verdades sobre Opus Deis no livro. Eu afirmo o com esta certeza porque conheço essa realidade de perto, tendo familiares que pertencem a essa perlatura e que não ricos, nem tratam mal suas esposas, nem sequer se flagelam.
Parece me grave atribuir certas caracteristicas falsas, so porque não se concorda com a doutrina mais conservadora da Opus Dei.
 
Qto à Opus Dei eu não posso falar nada pois não conheço muito bem a instituição. Pois é, acho q esse foi o jogo pra ganhar "audiência" do Dan. Acho q ele insinuou a auto-flagelação como algo deprimente, e sendo verdade ou não, coisas muito piores acontecem com católicos de todo o mundo q mereceriam isso
 
Samwise Português disse:
Agora há factos no livro que não são história e estou a falar da Opus Dei. Há muitas mentiras e meias verdades sobre Opus Deis no livro. Eu afirmo o com esta certeza porque conheço essa realidade de perto, tendo familiares que pertencem a essa perlatura e que não ricos, nem tratam mal suas esposas, nem sequer se flagelam.
Parece me grave atribuir certas caracteristicas falsas, so porque não se concorda com a doutrina mais conservadora da Opus Dei.
O meu pai faz parte da Opus Dei e, relmente, aquilo que é dito nunca se aplicou a ele. Mesmo assim, existe uma passagem no livro que retrata a existência de dois grupos na Opus Dei: um formado por pessoas como o Silas e outras formadas por pessoas normais, que não se submetem a auto-flagelação e outros métodos mais "apaixonados", ou seja, pessoas normais que tem sua crença baseada em uma igreja mais conservadora.

*Por pessoas normais digo aqueles que fazem parte da sociedade, como médicos, advogados, etc.

Mesmo assim, não posso ter muita certeza sobre as idéias e aplicações da Opus Dei já que nunca conversei com o meu pai sobre assunto, ou pelos menos nunca me aprofundei na conversa.

Bem, eu li o livro já faz pouco mais que uma semana. Gostei bastante. Mesmo sendo católico não me senti ofendido em momento algum, muito menos irritado. Acho que a idéia do autor não era falar a verdade, e sim expor sua opinião sobre certos aspectos e usar outros aspectos para enriquecer a trama e a levar para algum lugar. Por mais que alguns fatos fossem meio conspirativos demais, era essa a idéia inicial, e como não atrapalhou em nada a trama (muito pelo contrário), eu gostei.

E vou fazer todo mundo aqui de casa ler. :D
 
Concordo com o Knolex......a morte de Jacques de Molay realmente ocorreu como descrito....e sim....morreram os grandes...mas a ordem sobreviveu....não sei se o pessoal leu o prefácio...mas Dan Brown entrevistou duas pessoas do Opus Dei pra fazer o livro...uma remanescente da ordem e uma que já saiu....ele ainda deixou bem claro que Silas exagerava nos sacrifícios corporais, e mostrou a boa índole de seu Bispo.... O livro tem um teor histórico que revelou uma grande pesquisa sobre o assunto....Como a descrição da Rosslyn Chapel, e a semiótica linguística e imagética....e, me desculpem , ele não é o primeiro a dizer que a Mona Lisa é andrógina, sendo que algumas teorias ainda admitem que ele se baseou em seu próprio rosto para fazer....Detalhes das ordens dos templários (que eram segundo os estudos de leigos sobre as grandes ordens o braçomilitar do Priorado de Sião, dos maçons (que eram o braço operário do templários) e da Rosa Cruz foram bem pesquisados...até mesmo por sua esposa....e outra coisa..ele deixa bem claro de onde tirou a pesquisa que fez logo no prefácio....

Pra quem ficou interessado em ver como são as colunas maçonicas e a Capela Rosslyn :
http://www.rosslynchapel.org.uk/
 
Eu estava para comentar o prefácio do livro. De fato ele pegou informações de pessoas membras e ex-membras da Opus Dei para ter base. Além disso, ele chega a citar um site que denuncia as "atrocidades" cometidas por essa instituição. O que rola é o que o Mornion disse: há grupos distintos na Opus Dei. Nem todos são fanáticos como Silas.

Bem, eu acabei de terminar o livro e gostei bastante. Independente da discussão do que é verdade e do que não é (creio, no entanto, que temos que ter cuidado e saber separar a realidade da ficção para não sair falando besteira), numa coisa a obra de Dan Brown tem sucesso: prende extremamente o leitor. Ainda que isso ou aquilo seja clichê, inverossímel ou previsível, não há nada mais refrescante do que ver novamente esse gênero onde os personagens vão fazendo deduções absurdas e descobrindo aos pouquinhos a verdade por trás da história.


Enquanto eu lia o livreo, a toda hora eu pensava como ficaria uma adaptação para o cinema.

Eu acho que se quiserem um thriller, falta ação. Tirando o albino, nenhum outro personagem tem profundidade. E tem que melhorar a relação amorosa que surge entre o Robert com a Sofia que é horrível no livro.
Eu acho que seria um filme que se sustentaria somente na trama; os personagens estão em segundo plano. Na verdade, com tanta coisa para se colocar, enfatizar o "romance" entre Langdon e Sophie seria totalmente desnecessário.

Anyway, deixando o assundo de filme de lado, concordo com você quando diz que apenas Silas tem profundidade. Aliás, ele foi o único personagem por quem eu realmente me importava e o único cujo destino eu aguardava ansiosamente. Quando este chegou, foi o momento do livro em que o drama finalmente funcionou - porque eu já tinha chegado a conclusão de que Brown pode ser um ótimo escritor de suspense, mas definitivamente não serve pra inventar dramas e romances. :lol:
 
Realmente o livro é tudo de bom...e dá margem pra buscar vários outros livros sobre o assunto......=))) quanto ao filme...desde que eles não foquem exclusivamente na historinha policial vai valer a pena....
 
Sobre os pregaminhos do Mar Morto:
Dan Brown faz alguma confusão neste sentido, pois houve na região duas descobertas arqueológicas semelhantes, a dos chamados Pergaminhos do Mar morto, ou de Qumran,em 1947 e uns outros numa região que não me lembro do nome agora, em meados dos anos 50, que é a data que Brown aponta para os de Qumran.

Os textos que Brown fala como o "evangelho de filipe" foram encontrados não em Qumran mas na outra descoberta. Estes textos são datados de cerca do fim do sec. I, por outras palavras demasiado longe dos acontecimentos para serem considerados documentos históricos.
Os pergaminhos do Mar Morto falam essencialmente do modo de vida das comunidades da região, e uma das coisas que surpreendeu os cientistas que os estudaram foi a correspondencia entre esse modo de vida e o Antigo Testamento, sendo portanto este segundo muito mais historico do que se pensava até á data.

Uma descoberta muito importante foi a descoberta do pergaminho 7Q5, um pequeno fragmento no qual se encontrava uma passagem do evangelho de S. Marcos. Pela análise escrita datou-se esta descoberta entre 50 A.C. e 50 D.C. e pela história da comunidade de Qumran sabe-se que em 50 D.C. as grutas onde foram descobertos os pergaminhos foram seladas para evitar a destruição devido a ataques que a população sofreu.
No máximo o 7Q5 foi escrito 17 anos apos a morte de Jesus, o que dá ao evangelho de S. Marcos um caracter histórico que o de Filipe não tem.

Do ponto de vista histórico a biblia é tão correcta que muitos arqueologos a tomam como ponto de partida para suas escavações e o mais importante é que encontram tudo onde e como diz a bíblia.

nerjal disse:
Recomenda algum livro? Não-católico por favor, quero estudar o q dizem com olhos neutros

Apesar de pedir um livro não católico, se quiser saber sobre Jesus e a sua vida, eu recomendo a Biblia pela sua historicidade.

Já procurei muitos livros sobre os vários assuntos do Código daVinci mas não encontrei nenhum neutro, mesmo não sendo católicos.
 
hmmmmm o grande problema é que dos 4 evangelhos bíblicos, dois são datados de pelo menos 70 anos após a morte de Cristo e a estética e a técnica literária da época pode não corresponder com as nossas interpretações...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo