• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

KELVAR, OLVAR, ENTS, YAVANNA E TOM BOMBADIL

Rúmil

Usuário
No cápítulo intitulado "De Aulë e Yavanna", na Quenta Silmarillion, Yavanna mostra-se preocupada, quando Aulë diz que os filhos de Eru Ilúvatar derrubarão árvores, porque precisarão de madeira e vai conversar com Manwë sobre isso. O trecho que me causa dúvida é o seguinte:

"'Rei de Arda, é verdade, como Aulë me disse, que os filhos, quando vierem, terão o domínio sobre todas as coisas do meu labor, para procederem como lhes aprouver?'
'É verdade', respondeu Manwë. 'Mas porque perguntas, se não tens necessidade dos ensinamentos de Aulë?'
...'Porque todo meu coração está inquieto, a pensar nos dias que virão. Todas as minhas obras me são queridas. Não basta que Melkor tenha desfigurado tantas delas? Nada do que eu concebi estará livre do domínio de outros?'
'Se pudesses fazer a tua vontade, que reservarias?' Perguntou Manwë. 'De todo teu reino, que consideras mais querido?'
'Tudo tem o seu valor', respondeu Yavanna, 'e cada coisa contibui para o valor das outras. Mas os
kelvar podem fugir ou defender-se, ao passo que os olvar que crescem não podem. E entre estes são-me queridas as árvores. Lentas no crescimento, serão rápidas no cair, e, a não ser que paguem tributo com frutos nos ramos, poucos chorarão sua morte. É assim que vejo no meu pensamento. Quem dera que as árvores pudéssem falar em nome de todas as coisas que têm raízes e punir aqueles que as prejudicassem!'
'Estranho pensamento esse' comentou Manwë.
...
...E Manwë disse:
'Ó, Kementári, Eru falou e disse: 'Acaso algum dos valar supõe que eu não ouvi o cnto todo, até o mínimo som da mínima voz? Olhai! Quando os filhos acordarem,
então o pensamento de Yavanna acordará também e convocará espíritos de longe, e eles irão entre os kelvar e os olvar, e alguns habitarão lá e serão reverenciados e a sua justa cólera será temida. Durante algum tempo: enquanto os primogénitos estiverem em seu poder e enquanto os vindouros forem jovens.'" ...

Bem... Esses "espíritos de longe" não são os Ents, pois estes são mencionados no trecho a seguir, quando Manwë diz:

..."Mas nas florestas caminharão os pastores das árvores."

Este trecho não é diretamente relacionado com o trecho mais acima (em negrito), embora venha logo na sequência. Minhas dúvidas são:

1º - O que são Kelvar e Olvar? Animais e plantas???
2º - O que seriam esses tais "espíritos" que vem de longe? Seriam os Ents mesmo ou essa é uma explicação para o que é Tom Bombadil?
 
Kelvar - Animais ou seres vivos que se movem
Olvar - Coisas que crescem com raízes na terra

Esses termos só são usados nessa conversa entre os dois, agora sobre os espíritos não tenho idéia, mas relendo o trecho, parece que estão falndo dos ents sim. Acho que não pode ser Bombadil já que é dito que os filhos despertarão a ira deles, e acho difícil que Bombadil ficasse irritado
 
Rúmil disse:
então o pensamento de Yavanna acordará também e convocará espíritos de longe, e eles irão entre os kelvar e os olvar, e alguns habitarão lá e serão reverenciados e a sua justa cólera será temida. Durante algum tempo: enquanto os primogénitos estiverem em seu poder e enquanto os vindouros forem jovens.'" ...

Acho que realmente são os ents pois, não lembro onde eu li, é dito que com o Domínio dos Homens os ents foram aos poucos se extinguindo. Assim sendo:

enquanto os primogénitos estiverem em seu poder(no poder de Endor)

Os ents somente seriam reverenciados e sua cólera seria temida durante o tempo dos Eldar.
 
Acho que, se formos levar em conta a hipótese de que o Tom Bombadil seria um desses "Espíritos", ele poderia não ser o único.
E mais: Gandalf (não lembro agora se em O Senhor dos Anéis ou em um dos apêndices do mesmo), fala para Frodo, em um determinado momento, que a partir do momento em que tudo estava resolvido na Terra Média, precisaria ter uma certa conversinha com o Tom. Considerando isso, podemos ver o que o Olórin falou acima sobre os Ents como uma coisa totalmente aplicável para o Tom em dois aspectos:

Primeiro - Se o Tom era o único de quem se tinha conhecimento na época de O Senhor dos Anéis, ele poderia ser o último dos tais "espíritos" dos quais Eru falou.

Segundo - Se o Gandalf precisava ter uma conversinha com ele, sobre o papel deles na Terra Média, ainda mais agora que o domínio dos Primogénitos findava, essa é mais uma razão para levarmos em conta a idéia de Tom Bombadil ser um desses espíritos.

P.S.: Relendo o que escrevi acima, achei que não fui muito claro no que quis dizer. Se alguém não entender alguma coisa, por favor, poste!!!

Valew!
 
Saranel Morevendë disse:
Tauron disse:
Mesmo porque é espíritos e não espírito.
Por que no singular?

Porque no plural não poderia ser o Tio Bomba! :mrgreen:

Foi isso mesmo que vc quis dizer, Tauron? :o?:
É tah certo, não pensei nisso :doh:
Rúmil, até entendi o que você disse mas se pensarmos que são espíritos, e que o papel do Bombadil ninguém sabe direito, acho que seria pouco provável que fosse ele.Se fosse o Tom, qual seriam os outros espíritos?Fruta D'Ouro?
Ah e só pra completar, o Gandalf fala que precisa falar com o Tom qdo eles estão voltando para o Condado, na hora que ele deixa os hobbits por conta própia.
 
Então, Tauron, o interessante dessa hipótese é que não precisam ter outros! Podem ter acontecido milhares de coisas com os outros e o Bombadil ser o último que restou, entende? Por exemplo, o Bombadil pode ser o "espírito" mais relutante em deixar a Terra Média pois, como vemos acima, as palavras de Eru através de Manwë são as seguintes:

..."então o pensamento de Yavanna acordará também e convocará espíritos de longe, e eles irão entre os kelvar e os olvar, e alguns habitarão lá e serão reverenciados e a sua justa cólera será temida. Durante algum tempo: enquanto os primogénitos estiverem em seu poder e enquanto os vindouros forem jovens."...

Ou seja: a época de O Senhor dos Anéis os primogénitos não estão mais em seu poder e os vindouros não são mais jovens. Com isso, os "espíritos" não habitam mais na Terra Média sendo que só o Tom Bombadil seja o que restou deles...

Claro que isso não passam de hipóteses... Mas que podem estar certas, até podem, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo