• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Oi pessoal,

Tenho algumas dúvidas; será que alguém poderia me ajudar? :)

1) Procurei, procurei, mas não encontrei um termo em quenya para definir uma pessoa "que se contempla". será que existe?

2) Existe algum termo em quenya que defina "ego".

3) Idem, mas para "a arte de escrever"?

4) Tentei formar "Donzela da Fonte" (de água), mas o nome ficou muito grande.. será que não existe um termo mais curto?

5) O nome SAIRON, para "mago", tem alguma relação com o nome de Sauron?

6) Qual a relação entre o termo MORGUL com o termo KURU?

Por favor, me enviem as respostas em MP, para não atrapalhar este fórum. Obrigada! :wink:
 
Pessoal, tô querendo passar uma frase aqui pra quenya, só que tá difícil, ehehhe. Mas acho que é rapidinho pra quem entende disso. Alguém sabe como se fala "Pra tudo se dá um jeito" em quenya?
 
Legolas Greenleaf disse:
Pessoal, tô querendo passar uma frase aqui pra quenya, só que tá difícil, ehehhe. Mas acho que é rapidinho pra quem entende disso. Alguém sabe como se fala "Pra tudo se dá um jeito" em quenya?

Acho q ficaria mais fácil d se traduzir s transformássemos a frase em Para tudo existe uma solução, ou Para tudo nós temos uma solução. Serve??[/b]
 
ilya = tudo
haryalmë = nós temos
i nanquenië = uma resposta

Ñ encontrei nada melhor para solulção do q resposta.

Haryalmë i nanquenië anilya

Ao q sei, o prefixo "an-" é usado para o superlativo, mas talvez possa ser usado para esse tido de preposição, formando "para tudo" ou " a tudo" -> anilya.
Me corrija alguém, por favor, se estiver errado
 
Talvez seja "ilyan", no dativo, mas eu não sei se esse caso preenche também a função de complemento relativo. Depois, "ter uma resposta" (tente-se apassivar a oração ou cliticizar o objeto) é quase uma lexia, seria melhor buscar outra forma para se traduzir. Além disso, o verbo "harya" tem o sentido puro de "possuir", o que torna a construção ainda mais estranha. Talvez o Tilion, que tem um conhecimento sólido da gramática alto-élfica, possa dar uma ajuda mais concreta.
 
O prefixo an- é um prefixo superlativo, com o significado de "mais" (ex: ancalima "o mais brilhante"), e é diferente da palavra unitária an que significa "pois", e não "para".

De fato, o dativo é o caso a ser aplicado aqui; parafraseando a sentença para "Para tudo há uma resposta", temos Ilyan ëa i nangwesa (a palavra *nangwesa é uma reconstrução do Helge para "resposta" a partir do cognato sindarin dangweth).
 
Bom e velho Tilion, eu estava aqui pensando com meus botões; geralmente, no quenya, terminologias em indicam substantivos abstratos; por exemplo, Nolwë = sabedoria.

Muito bem, eu estava passando os olhos num dicionário quenya/português e vi que finwa significa "sagaz"; estaria eu correto ao cogitar que o significado do nome Finwë fosse algo no sentido de "Sagacidade"?
 
Então "Pra tudo tem uma resposta" é "Ilyan ëa i nangwesa"? Valeu pessoal. :obiggraz:

Fala como escreve? Bom, isso eu vejo, acho que tem no Silma uma lista disso. :mrgreen:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Bom e velho Tilion, eu estava aqui pensando com meus botões; geralmente, no quenya, terminologias em wë indicam substantivos abstratos; por exemplo, Nolwë = sabedoria.

Muito bem, eu estava passando os olhos num dicionário quenya/português e vi que finwa significa "sagaz"; estaria eu correto ao cogitar que o significado do nome Finwë fosse algo no sentido de "Sagacidade"?

Não nesse caso, pois outro uso da desinência -wë é o de sufixo em nomes masculinos (como Eönwë, Manwë, etc).

A desinência está anexada a uma raiz que tem a ver com "cabelo" (find-, simplificada para fin- nesse caso). O próprio Tolkien disse que o significado do nome é obscuro, mas o mais provável que ele tenha a ver com "cabelo" mesmo.
 
Tilion disse:
A desinência está anexada a uma raiz que tem a ver com "cabelo" (find-, simplificada para fin- nesse caso). O próprio Tolkien disse que o significado do nome é obscuro, mas o mais provável que ele tenha a ver com "cabelo" mesmo.

É, eu sei disso, mas não me contentei com tão pouco... :roll: :mrgreen:
 
Cuio mae é "viva bem" em sindarin.

Almarë é usada como saudação, "salve", "saudações", mas significa literalmente "bem-aventurança, bem-estar, contentamento" em quenya.
 
Quando escrevo uma mensagem aparece meu nome do lado , com minha data de registro , total de mensagens , etc. E tb tem escrito Hobbit e vários anéis apagados com apenas um aceso . O que quer dizer isso ? Significa os meus privilégios nesta página ? E como chego a ascender ? Poderei chegar a elfgo , alto-elfo , etc? como faço isso ?
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Bom e velho Tilion, eu estava aqui pensando com meus botões; geralmente, no quenya, terminologias em indicam substantivos abstratos; por exemplo, Nolwë = sabedoria.

Muito bem, eu estava passando os olhos num dicionário quenya/português e vi que finwa significa "sagaz"; estaria eu correto ao cogitar que o significado do nome Finwë fosse algo no sentido de "Sagacidade"?

Não responderei sua dúvida , Fëaruin , mas colocarei outra aqui minha : Nolwë , como seria esta palavra pronunciada ? há um "o" curto e um "ë" com trema . Esse trema indica apenas um lembrete à pronúncia do "e" para não ser esquecida , não ? Mas indicaria tb a sílaba tônica ? Seria nOlwe ou nolwE ? e seu nome ? seria fearuIn , fEaruin ou fearUin ? Sei que há explicações no curso , mas não ficaram muito claras para mim ainda
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo