• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Código Da Vinci" (Dan Brown)

Heceldamar disse:
Unh... só tomem cuidado com essas "verdades". Tudo aquilo é teoria, e das mais conspiratórias possíveis.

Há fatos e teorias no livro. É fato que Da Vinci não era exatamente um admirador do Vaticano, e que o Priorado de Sião realmente existiu; mas não há como comprovar, por exemplo que o apostólo ao lado de Jesus seria Maria Madalena. As provas são interresantes: a roupa oposta a de Cristo (o que seria uma suposta harmônia entre o masculino e o feminino) e o jeito ameçador de Pedro, principalmente sua mão. Mas, infelizmente, não há como provar qualquer ligação, nessa, e nas outras teorias apresentadas ao longo do livro.

O "Código Da Vinci" é interresantissimo e tem uma ótima narrativa, cheia de suspense, mas não contém uma verdade absoluta. Já tem muita gente neste tópico afirmando isso e aquilo, tendo como base unicamente um livro ficticio.

Cuidado pessoal. :wink:


Exato. E pra mim é exatamente isso que torna o livro ainda mais interessante. Ele te faz indagar sobre essas questões do Cristianismo sem querer dizer que a Igreja Católica é errada ou coisa do tipo. Apenas dá algumas pistas e incita o leitor a tirar suas próprias conclusões.
 
Samwise Português disse:
Só há um coisa que eu não percebo. Se agora eu escrevesse um livro a contar meia duzia de balelas sobre o budismo, pegando numas quantas teorias da conspiração da treta para dizer mal de buda, todos me chamariam de intolerante, anti-budista, etc.
Mais quando aparece um filme que narra a historia da paixão de Cristo de uma maneira fiel aos livros mais antigos e fiaveis que temos sobre o assunto é anti-semita.
Mas qaunda aparece um livro que, atraves de teorias da treta, acusa a Igreja e os santos de coisas gravissimas é uma obra prima, histórica que só é pena é que só agora se saiba.
É vdd q ha intolerancia de alguns católicos, mas é impressionante ver a intolerancia dos que se dizem mais tolerantes...

Mas há motivos para isso.

O Budismo nunca mentiu para ninguém, diferente da Igreja. Não importa se Maria Madalena foi realmente mulher de Jesus, porque não seria a primeira mentira da Igreja para presevar a integridade da fé que ela construiu.

Além disso, há muitos indicios de que a Igreja estaria escondendo algo - há muitos textos referindo-se ao suposta casamento de Madalena e Jesus. Sabemos também, que a Bíblia não foi um "fax caido do céu" (de acordo com Langdon, no livro :) ), e que foi um instrumento muito mais político do religioso durante muito tempo.

As pessoas tem o porque de não acreditar no Vaticano, e tem boas razões. Na verdade, a Igreja deveria é agradecer ao seu deus que metade desses documentos prejudiciais a ela encontra-se na Biblioteca do Vaticano, longe de curiosos e da mídia. Infelizmente.

PS: Dan Brown se diz católico. Uau, acho que essa é a maior revelação de todas. :lol:
 
Diz-se que este livro é um ataque directo da Maçonaria a Igreja, mais concretamente a Opus day.
De histórico tem quase nada, têm é por trás uma das orndes secretas mais poderosas que existe.
 
Terminei de ler o livro e ele é muito bom. Realmente nos faz pensar no que é verdade e o que não é, no tema que o livro propõe
 
MaDZ disse:
Terminei de ler o livro e ele é muito bom. Realmente nos faz pensar no que é verdade e o que não é, no tema que o livro propõe
Eu estou exatamente na metade do livro, que por sinal é ótmo. O fato mais interessante que eu achei é o Santo Graal e sobre os cavaleiros Templários, eu perguntei sobre isso à meu professor e ele me disse que existem muitas teorias sobre isso mesmo, até me mostrou 1 atlas histórico com algumas hipóteses e a conscistência da Ordem dos Cavaleiros Templários. Não que este livro irá reconstruir a estrutura cristã, mas que vai dar muito bafafá vai, igual ao Em Nome da Rosa deu na sua época.
Alguem viu a matéria sobre o O Código da Vinci na folha??
 
O Código Da Vinci

Vinicius disse:
Não que este livro irá reconstruir a estrutura cristã, mas que vai dar muito bafafá vai, igual ao Em Nome da Rosa deu na sua época.
Ou A Última Tentação De Cristo (muito melhor que A Paixão De Cristo) que trata de um tema bem parecido. Ou também se fosse adaptado para o cinema.
 
O Código Da Vinci

Enquanto eu lia o livreo, a toda hora eu pensava como ficaria uma adaptação para o cinema.

Eu acho que se quiserem um thriller, falta ação. Tirando o albino, nenhum outro personagem tem profundidade. E tem que melhorar a relação amorosa que surge entre o Robert com a Sofia que é horrível no livro.

Mas como parece ser o Ron Howard que irá adaptar, eu acho que o filme pode sair bem legal.
 
Devorei esse livro e terminei hoje. Foi um dos poucos livros que conseguiram me empolgar desde o princípio. Aliás, a grande força do livro é saber instigar com a ficção entrelaçada com os fatos reais. excelente.
 
Concordo totalmente com o Samwise Português. E mais, a mim espanta-me como é que um autor que supostamente é perito nesses assuntos, afirma logo na primeira página que é tudo factos, qundo nem acerta na data da descoberta dos pergaminhos do Mar Morto.
quanto há Mona-Lisa, desculpem-me mas eu não a acho uma representação andrógena como diz no livro, pois sabe-se que é o retrato dea mulher de Francesco del giocondo e ela ia ficar um bocado chateada se não foose igual. :mrgreen: :D :mrgreen:
 
Heceldamar disse:
Samwise Português disse:
Só há um coisa que eu não percebo. Se agora eu escrevesse um livro a contar meia duzia de balelas sobre o budismo, pegando numas quantas teorias da conspiração da treta para dizer mal de buda, todos me chamariam de intolerante, anti-budista, etc.
Mais quando aparece um filme que narra a historia da paixão de Cristo de uma maneira fiel aos livros mais antigos e fiaveis que temos sobre o assunto é anti-semita.
Mas qaunda aparece um livro que, atraves de teorias da treta, acusa a Igreja e os santos de coisas gravissimas é uma obra prima, histórica que só é pena é que só agora se saiba.
É vdd q ha intolerancia de alguns católicos, mas é impressionante ver a intolerancia dos que se dizem mais tolerantes...

Mas há motivos para isso.

O Budismo nunca mentiu para ninguém, diferente da Igreja. Não importa se Maria Madalena foi realmente mulher de Jesus, porque não seria a primeira mentira da Igreja para presevar a integridade da fé que ela construiu.

Além disso, há muitos indicios de que a Igreja estaria escondendo algo - há muitos textos referindo-se ao suposta casamento de Madalena e Jesus. Sabemos também, que a Bíblia não foi um "fax caido do céu" (de acordo com Langdon, no livro :) ), e que foi um instrumento muito mais político do religioso durante muito tempo.

As pessoas tem o porque de não acreditar no Vaticano, e tem boas razões. Na verdade, a Igreja deveria é agradecer ao seu deus que metade desses documentos prejudiciais a ela encontra-se na Biblioteca do Vaticano, longe de curiosos e da mídia. Infelizmente.

PS: Dan Brown se diz católico. Uau, acho que essa é a maior revelação de todas. :lol:

O budismo nunca mentio para ninguem ? Ora, e desde quando vc prova isso ? haha pelo amor de deus, não é possivel provar.
Erros do passado não justificam uma organização do presente, quem comandava a igreja nakela época não é quem comanda hoje, as atitudes de um papa em criar cruzadas não implica na organização de um igreja, e sim de um ser, no caso, o proprio papa.
Esta é minha opnião, mas por favor, vamos falar oque podemos provar...
é como os Beatles e Pink Floyd, muita coisa tem dita sobre akilo ... porque ninguem fazia analogias às bandas fundo de quintal ? Cuidado, criticar a igreja tb pode fazer parte d eum marketing, todo mundo quer fazer polemica com quem está no poder, afinal, que escandalo da mais grana. Um nos EUA ou no Brasil ?
 
Código Da Vinci

Carnildor disse:
quanto há Mona-Lisa, desculpem-me mas eu não a acho uma representação andrógena como diz no livro,
Tem muitas coisas no livro que são forçadas como essa androginia da Mona Lisa e algumas interpretações da Santa Ceia.
 
Me metendo no meio da conversa.


Comecei a ler o livro ontem. Muito bom mesmo, nem li muito do tóp. pq vi que tava cheio de uns spoilers escondidos, mas quando terminar vou me juntar aí.
 
Embora parecendo que Dan Brown não acha mal a Igreja, e que faz cada um pensar por si é errado, pois a deturpação de todos os factos, históricos e religiosos, que passam por forçar interpretações artisticas, e chamar seita ao movimento católico Opus Dei, inventando muitos factos acerca desse movimento, condicionam a mente do leitor menos informado. O facto de se considerar católico não influência o caso, pois eu conheço muitos desses "católicos" que são contra a Igreja. E não se esqueçam que Dan Brown não pinta a Igreja pior do que faz, porque no livro a Igreja foi reformada e é mais "liberal", o que não deixa de ser uma critica a esta Igreja de Hoje. E na prequela, que é igualmente má, tudo leva a implicar que o Papa mau que morreu é o Papa João Paulo II, apesar de não estar escrito no livro. Mais um ataque à Igreja. E é pouco proval que a biblia seja mentira, com todos os estudos que estão a ser feitos.
Não acreditem em tudo o que leem
 
Como disseram, a polemica com a igreja catolica fez com q o livro fizesse sucesso, visto q os tres livros anteriores do Dan Brown não fizeram tanto estardalhaço....

Mas uma coisa vcs podem ter certeza, ele se embasou em estudos reais, porém recentes e pouco conhecidos, para escrever o livro. Como o dos templarios (jah li um artigo de um maçon a um tempo atras falando quase tudo o q o Dan escreveu) e da Maria Madalena (Alguém lembra da famosa frase do Imperador Constantino?). Claro, existe muitas suposições, como os supostos significados das pinturas e a existencia do Priorado hj, etc...q podem ser verdade ou não. Mas o fato eh q todo o contexto histórico apresentado faz muito sentido, desde as civilizações neolíticas pagãs até os dias de hoje...
 
Quanto ao facto de ele escrever o que os maçons dizem sobre os tempelários é natural, pq ele escreveu o livro a mando da maçonaria como ataque a Opus Dei.
Já li o livro. Tá cheio de mentira em relação à história e sobretudo mentiras sobre a Opus Dei.
Por exemplo a questão de as mulheres serem desprezadas na Opus Dei é mentira, se bem que eles sejam consevadores. Os sacrificios corporais também estão exagerados, tal como o poder económico da Opus Dei.
Históricamente, a história de da Vinci é mais ficção do que Harry Potter e o fim dos templários como ele escreve só mesmo se for lenda, pq de vdd n têm nada.
Para além disso é um livro previsivel, um livro onde o melhor coisa que têm é que realmente é facil de ler, mesmo tendo 400 páginas.
O sucesso desde livro deve-se ao seu ataque a Igreja e a Opus Dei, através de mentiras e meias-verdades. Só que no nosso mundo quando se ataca a Igreja têm-se coragem para quebrar tabus, qq outra religião é desrespeito pela fé dos outros.
Sejam coerentes, respeitem a Igreja, que é actualmente, qm mais faz pelos pobres e pela paz.
 
Com todo respeito, eu pensando q so lê os livros do Dan Brown quem eh chegado numa conspiração, me parece q vcs, Samwise Portugues e o Carnildor, estão mais nessa.... :duplosrolletos:
 
tipo... por mais que o livro seja ficção, a descrição do fim dos templários está totalmente de acordo com os registros históricos...
 
Mas quais registos históricos? Daquele genero que já eram falsos quando o Dan Brown os escreveu?????????
Os templários foram extintos pelo Rei de França, que temia o seu poder.
E não foram assasinados, a ordem foi simplesmente extinta.
Quanto a questão de Maria Madalen e do concilo Niceno-constantino é simplesmente ridicula. É pura teoria da conspiração sem qualquer tipo de provas. Acusações desse calibre exigem mais do que leves investigações de teóricos da conspiração.
Só a frase "Há sinais onde tu os quiseres ver" revela o espirito do livro, que é encontrar teorias da conspiração onde simplesmente está um retratato de uma senhora um bocado feia.
Quanto as razões que li o livro: foi só para confirmar que ele dizia as tretas que as pessoas diziam que ele dizia, não gosto de falar sem conhecimento de causa.
Aconselho a quem se interessa por história a estudar mesmo e não se ficar por pesquisas na net e pela leitura de romances de cordel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo